Pac2 cheiro ruim

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreTomazini

Member
Joined
Oct 23, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Boa tarde pessoal. Comecei a utilizar o produto PAC2 para higienização e venho estranhando o cheiro do produto. Azedo, que lembra vinagre...

Mesmo bem secas, ainda sobra um cheiro dele bem perceptível nas garrafas na hora do envase.

É normal esse cheiro do PAC na hora do envase ou será que estou usando muito PAC para pouca água? Ou ainda devo passar água corrente ou alcool 70 nas garrafas antes do envase para retirar o excesso de PAC?

Valeu pessoal.

Att:

André Tomazini
 
Boa tarde pessoal. Comecei a utilizar o produto PAC2 para higienização e venho estranhando o cheiro do produto. Azedo, que lembra vinagre...

Mesmo bem secas, ainda sobra um cheiro dele bem perceptível nas garrafas na hora do envase.

É normal esse cheiro do PAC na hora do envase ou será que estou usando muito PAC para pouca água? Ou ainda devo passar água corrente ou alcool 70 nas garrafas antes do envase para retirar o excesso de PAC?

Valeu pessoal.

Att:

André Tomazini



Boa tarde amigo, de fato o cheiro do PAC lembra o do vinagre, porém nunca tive esse problema das garrafas ficarem cheirando a um nivel tão perceptivel...
Vc deixa as garrafas escorrerem por completo após a sanitização? Com o gargalo virado para baixo?
Se vc deixar liquido do PAC dentro da garrafa, com gargalo para cima e liquido dentro, talvez deixe esse cheiro mesmo.

Sobre a quantidade para utilizar, eu sigo a recomendação da embalagem, que pelo que me lembro é de 1g/L.

Abraço.
 
melhor sanitizar com iodofor não terá esse problema já que o pac a base dele ativa é àcido peracetico o cheiro é forte
 
Se usado na especificação que é de 1g/L não tem problema nenhum de cheiro, pelo menos eu nunca tive
 
Boa tarde amigo, de fato o cheiro do PAC lembra o do vinagre, porém nunca tive esse problema das garrafas ficarem cheirando a um nivel tão perceptivel...
Vc deixa as garrafas escorrerem por completo após a sanitização? Com o gargalo virado para baixo?
Se vc deixar liquido do PAC dentro da garrafa, com gargalo para cima e liquido dentro, talvez deixe esse cheiro mesmo.

Sobre a quantidade para utilizar, eu sigo a recomendação da embalagem, que pelo que me lembro é de 1g/L.

Abraço.
Olá. Sim, deixei elas secando de cabeça para baixo naquele secador FERRARI. Acredito que o problema seja o excesso - quando usei coloquei BEMMM mais que o recomendado 1g/litro (+- 5g para 200 ml kkk). Por via das dúvidas depois do PAC2 dei uma boa chaqualhada com alcool 70 dentro das garrafas daí pelo menos saiu o cheiro do pac. Mas a cerveja ficou boa!
 
Olá. Sim, deixei elas secando de cabeça para baixo naquele secador FERRARI. Acredito que o problema seja o excesso - quando usei coloquei BEMMM mais que o recomendado 1g/litro (+- 5g para 200 ml kkk). Por via das dúvidas depois do PAC2 dei uma boa chaqualhada com alcool 70 dentro das garrafas daí pelo menos saiu o cheiro do pac. Mas a cerveja ficou boa!

Então é isso mesmo, foi o excesso, só reduzir para o recomendado que não vai ter esse trabalho a mais com o alcool :mug:
 
Uso o ácido peracético na concentração de 1g/L e funciona bem. Só tomaria cuidado com concentrações muito "pesadas" pra não corroer algo... tipo suas mãos... eheheheh

Um detalhe: o peracético funciona melhor qdo acima de 25ºC. Eu aqueço a água perto dos 50ºC no começo do envase, misturo o PAC e o uso durante o processo todo, não só pras garrafas, mas pras mangueiras, tampinhas etc. O último envase que fiz foi numa dessas noites frias de Sampa e no fim a água ainda estava a 35ºC.

Prefiro o ácido nesta concentração baixa ao Iodo com seu risco de manchar as coisas, sem contar que não desperdiço a água. Depois do envase, lavo o fermentador e o encho com o PAC. Deixo "sanitizar" por 24h pra ajudar a tirar o cheiro e passar o prazo de ação do ácido. Depois, jogo a água na piscina, q já precisaria de água pra repor a perda com a evaporação...

Pra cada envase, são 60 litros de água que deixam de ir pro ralo e vão pra piscina...
 
Back
Top