• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Pós maturação, posso extrair em partes?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

douglasdedo

Well-Known Member
Afiliado
15/1/16
Mensagens
47
Comprei um keg de 5 litros, e faço levas de 20 litros, estou pensando fazer o seguinte:

No fim da maturação, vou tirar 5 litros e colocar no keg para beber, os outros 15 litros vou deixar na maturação, quando acabar meu keg eu retiro mais 5 litros, pretendo repetir esse processo até o fim. Vai ter algum problema nisso? O fato de eu abrir, extrair e fechar, pode causar alguma oxigenação? Que vocês acham?
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
Pode fazer isto? Pode.
Tem problema? Não, ou melhor, não muitos.
Vale a pena? Não.

Vai haver um contato com ar atmosférico (e com alguma contaminação, afinal são pelo menos 5l de ar que tem que entrar no fermentador). Vai oxidar, vai. Mas antes disto, vai ocorrer uma infinidade de reações decorrentes da própria maturação da cerveja. Isto tudo pensando que vais deixar em uma geladeira dedicada. Se estiver em temperatura ambiente a coisa vai ser ainda mais agressiva e rápida.

Some-se a isto o fato de manter teu fermentador e geladeira ocupada com uma leva por muito tempo, inviabilizando a produção de uma nova.
 
Afiliado
10/6/13
Mensagens
20
Douglas, um modo de você fazer isso correndo menos riscos é adaptar uma conexão de CO2 na tampa do seu fermentador (pode ser um simples espigão que consiga vedar, uma mangueira que vede bem no furo do airlock ou então a melhor solução que é um carbonator). Fazendo dessa forma você consegue injetar CO2 no fermentador para empurrar a cerveja por uma torneira no fundo, aí não precisa nem abrir ou tirar o fermentador do lugar, além de não ter risco nenhum de oxidação.

Só cuide com a pressão que vai colocar na bombona, pra não ter risco de estourar. Aí só fica a questão da geladeira ocupada por bastante tempo em baixa temperatura.
 
Topo