Pós brassagem - Pior parte - Limpeza - Single Vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrerossini

Member
Joined
Sep 4, 2020
Messages
7
Reaction score
7
Location
Campinas
Faaala turma,

tenho uma single vessel automatizada de 52L da Inversa.

Depois de algumas (vaaarias) brassagens to com o processo redondinho, tudo fluindo, eficiência ok, enfim, tudo certo.

Agora to querendo resolver/facilitar a parte mais chata do processo… Lavar a panela antes de guardar…

Hoje em dia, eu tiro os grãos do cesto, lavo o cesto com mangueira, detergente e esponja. A panela em si eu (i) ou desconecto da eletricidade e mando a mangueira, esponja e detergente (tomando um mega cuidado com as partes eletrônicas); ou (ii) tento deixar ela na eletricidade e uso a bomba, balde com água, esponja e detergente.

Nas duas opções tô achando muito trabalho! Ainda mais no frio, mangueira e água gelada… Hahaha… comecei a pesquisar fazer CIP com algum produto mais forte (kalyclean), só retirando os grãos do cesto, voltando o cesto pra panela (e talvez hopspider e chiller) e deixar tudo lá circulando com água quente.

Alguém faz algo parecido? Alguma recomendação? Como vocês lavam suas panelas elétricas?

Valeu!
André
 
Faaala turma,

tenho uma single vessel automatizada de 52L da Inversa.

Depois de algumas (vaaarias) brassagens to com o processo redondinho, tudo fluindo, eficiência ok, enfim, tudo certo.

Agora to querendo resolver/facilitar a parte mais chata do processo… Lavar a panela antes de guardar…

Hoje em dia, eu tiro os grãos do cesto, lavo o cesto com mangueira, detergente e esponja. A panela em si eu (i) ou desconecto da eletricidade e mando a mangueira, esponja e detergente (tomando um mega cuidado com as partes eletrônicas); ou (ii) tento deixar ela na eletricidade e uso a bomba, balde com água, esponja e detergente.

Nas duas opções tô achando muito trabalho! Ainda mais no frio, mangueira e água gelada… Hahaha… comecei a pesquisar fazer CIP com algum produto mais forte (kalyclean), só retirando os grãos do cesto, voltando o cesto pra panela (e talvez hopspider e chiller) e deixar tudo lá circulando com água quente.

Alguém faz algo parecido? Alguma recomendação? Como vocês lavam suas panelas elétricas?

Valeu!
André
Também acho muito trabalho a limpeza.
Estou planejando colocar um dreno na panela para facilitar, porque hoje tem de virar ela para sair todo trub. Aí adicionando o dreno deve ajudar nessa parte pelo menos. Já comprei as peças e quando adicionar posto umas fotos.
 
Eu já tentei construir uma spray ball para fazer limpeza CIP na Chinesinha, mas não deu nada certo. Teria que ser uma bomba muito forte para fazer diferença, e não acho que pouparia tanto esforço assim pois parece que tem que esfregar de qualquer forma.

Hoje despejo o trub no ralo virando a panela no braço, e depois vou lavando com esponja com a bomba ligada, jogando a água suja fora (e já passa pelo chiller de placas). Faço isso duas vezes, com uns 20L de água ao todo.

De tempos em tempos em deixo meia hora recirculando com percarbonato de sódio a 70ºC, para lavar melhor a bomba e o chiller.
 
É triste lavar esses equipamentos. Faço cerveja com um amigo que montou uma single vessel, qualquer dia posto aqui no fórum. Já estou pensando em comprar uma panela e um ebulidor e montar com um controlador, sem bomba, só para facilitar a manutenção. O cesto ja abandonei, uso BIAB. Kkk.

Nos fóruns em inglês o pessoal passa solução de soda e água quente. Mas é perigoso, já relataram alguns acidentes.

Eu faço no box do chuveiro e adapto a ducha do junker em uma mangueira, então lavo com água quente e alguma pressão. Ajuda, mas não adianta, vai manchando o equipamento e incrustando a resistência. Faz parte.
 
Cesto não acho tão ruim de lavar não, acho o pior é bomba, mangueira, essas coisas que não dá pra esfregar. Eu também sou um que quanto mais penso em single vessel mais eu fico no biab.
 
Valeu, turma!

Jurava que alguém ia sacar uma solução milagrosa e fácil de fazer... mas pelo jeito o negócio é repensar o equipamento mesmo! hahaha...

Essa de abandonar o cesto, vou pensar a respeito viu... não achei de todo ruim a ideia e seria uma coisa a menos... talvez perca um pouco a eficiencia, já que não terá o cesto suspenso para uma boa lavagem, mas a economia de agua para lavar o cesto talvez compense.

Como disse, minha panela é de 52L. To até pensando em vender e pegar uma menor para ficar mais fácil a limpeza (na maior parte das vezes faço 20L)...
 
Eu tenho uma Single Vassel de 35 litros, no final da fervura já jogo uma água do resfriamento para tirar o lúpulo que está no fundo e faço um enxague, depois eu jogo mais um pouco de água quente do resfriamento e mando soda caustica, com uma luva e lado liso da esponja esfrego a parede interna da panela, é só enxaguar com água em abundância que a panela fica limpinha por dentro com pouquíssimo esforço.
 
Esqueci de falar da limpeza da bomba e do contra-fluxo: Tudo isso eu faço com água morna e soda caustica, depois faço um enxague com água filtrada e iodo.
 
Mesmo assim, TRAMPO, eu lavo o meu bag por cima mesmo, nem que encarda um pouco, deuzolivre ficar mexendo com soda cáustica.
 
Valeu, turma!

Jurava que alguém ia sacar uma solução milagrosa e fácil de fazer... mas pelo jeito o negócio é repensar o equipamento mesmo! hahaha...

Essa de abandonar o cesto, vou pensar a respeito viu... não achei de todo ruim a ideia e seria uma coisa a menos... talvez perca um pouco a eficiencia, já que não terá o cesto suspenso para uma boa lavagem, mas a economia de agua para lavar o cesto talvez compense.

Como disse, minha panela é de 52L. To até pensando em vender e pegar uma menor para ficar mais fácil a limpeza (na maior parte das vezes faço 20L)...
Eu tenho um Brewzilla de 35L, e talvez a única coisa "diferente" que eu faço é coletar a água quente que sai do chiller num galão, e uso essa água quente logo em seguida pra fazer a lavagem da panela. É água suficiente, dá uma economizada, e a temperatura ajuda a lavar. o que eu faço é recircular essa água com detergente neutro e costuma soltar tudo com facilidade (assumindo que vc vai lavar logo depois da brassagem)
 
por essas e outras eu até hoje (faço cerveja desde 2009) uso a boa e velha bazooka. 2 Panelas, lavagem simples e rápida. Em 10 min ta pronto!
 
Eu tenho um Brewzilla de 35L, e talvez a única coisa "diferente" que eu faço é coletar a água quente que sai do chiller num galão, e uso essa água quente logo em seguida pra fazer a lavagem da panela. É água suficiente, dá uma economizada, e a temperatura ajuda a lavar. o que eu faço é recircular essa água com detergente neutro e costuma soltar tudo com facilidade (assumindo que vc vai lavar logo depois da brassagem)
Faço igual vc. Também tenho uma brewzilla 35. Depois de lavar com detergente neutro enxáguo e deixo recirculando em 50 graus por 20/30 minutos com uma colher de vanish branco. Depois enxáguo. Tudo isso com água que coleto do chiller.
 
Eu tenho uma chinesa de 52 litros. No final lavo tudo manualmente com sabao, depois coloco todos apetrechos dentro da panela com água quente ( que veio do resfriamneto do mosto) e vanish completo a agua que faltar, ligo a panela ate 60º e deixo recirculando por alguns minutos. Sempre deu boa.
 
Tenho uma inversa de 40L e utilizo a água do resfriamento para a lavagem. Nas últimas brassagens, como estava com dores na coluna, até utilizei a bomba pra jogar trub e as águas utilizadas na lavagem pra fora, e evitar ficar suspendendo e invertendo a panela. Com a água quente a sujeira solta bem mais fácil (4 trocas de água e já fica tudo limpo).
 
Eu tenho uma chinesa de 52 litros. No final lavo tudo manualmente com sabao, depois coloco todos apetrechos dentro da panela com água quente ( que veio do resfriamneto do mosto) e vanish completo a agua que faltar, ligo a panela ate 60º e deixo recirculando por alguns minutos. Sempre deu boa.
Boa idéia, essa, agiliza bem o processo e economiza agua.
 
Rapaz, vocês acham mesmo mais fácil limpar BIAB? Porra, achava um saco ter que tirar todos os pedacinhos de malte do bag.
A limpeza realmente é um saco, mas não vejo muito como fugir dessa etapa.

Uma coisa que eu faço, que não faz ser menor trabalho mas diminuí o tempo de lavagem é que, quando eu ligo o chillher para iniciar o resfriamento, eu já vou limpando o cesto e acessórios.
Depois fica só a panela, aí eu só viro ela, jogo água e passo uma bucha com detergente pra limpar, depois ligo a bomba e tiro toda a água por ela. Aí é deixar secar.
 
Engraçado, eu acho a limpeza de single vessel um negócio tão simples: terminou a mostura, lavo o cesto com um pouco de vanish. Depois da fervura, uso a água do resfriamento e vanish para lavar a panela, recirculo água para lavar a bomba etc. Faço tudo com a parte amarela da esponja e dez minutos depois de passar o mosto para o fermentador estou guardando as coisas.
Trabalhoso é fazer decocção, lavar single vessel é mole, ainda que não seja divertido.
P.S.: hop spider é uma bosta de lavar mesmo, até parei de usar por isso.
 
Eu já tentei construir uma spray ball para fazer limpeza CIP na Chinesinha, mas não deu nada certo. Teria que ser uma bomba muito forte para fazer diferença, e não acho que pouparia tanto esforço assim pois parece que tem que esfregar de qualquer forma.

Hoje despejo o trub no ralo virando a panela no braço, e depois vou lavando com esponja com a bomba ligada, jogando a água suja fora (e já passa pelo chiller de placas). Faço isso duas vezes, com uns 20L de água ao todo.

De tempos em tempos em deixo meia hora recirculando com percarbonato de sódio a 70ºC, para lavar melhor a bomba e o chiller.

Eu também usava percarbonato. Mas Assisti um vídeo há um tempo que dizia que não pode usar percarbonato no inox. Hoje, vou só no detergente.
 
Back
Top