• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Pão italiano com levedura de cerveja

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Contezini

Member
Afiliado
7/4/20
Boa tarde, cervejeiros em quarentena!

Há duas semanas, comecei o processo de fazer uma Ipa aqui em casa, é a segunda vez que estou fazendo cerveja (fiz por volta de 13L).
Guardei os grãos de cevada para fazer pão, assim como a levedura que ficou no fundo da cerveja.
Resolvi fazer um pão usando essa levedura (a qual só guardei uma parte num pote de sorvete sem lavar nem nada), e cresceu bem, o pão ficou muito bonito. Mas quando fui comer... Tava muitíssimo amargo, intragável.
Acredito que é porque a levedura continha muito lúpulo usei cerva de 3 colheres bem servidas da levedura. Alguém saberia me dizer como eu deveria ter feito pra evitar o amargo do lúpulo?

Obrigado! Abraços

Attachments

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Pega só uma parte das leveduras, uns 2 mL e faz starter fracionado...

como vc vai começar apenas com 2 mL da lama, não vai ter tanto amargor

e pega apenas a parte com levedura e descarta o trub frio

Última edição:

mBbortolini

Member
Afiliado
22/12/14

Há duas semanas, comecei o processo de fazer uma Ipa aqui em casa, é a segunda vez que estou fazendo cerveja (fiz por volta de 13L).
Guardei os grãos de cevada para fazer pão, assim como a levedura que ficou no fundo da cerveja.
Resolvi fazer um pão usando essa levedura (a qual só guardei uma parte num pote de sorvete sem lavar nem nada), e cresceu bem, o pão ficou muito bonito. Mas quando fui comer... Tava muitíssimo amargo, intragável.
Acredito que é porque a levedura continha muito lúpulo usei cerva de 3 colheres bem servidas da levedura. Alguém saberia me dizer como eu deveria ter feito pra evitar o amargo do lúpulo?

Obrigado! Abraços
Creio que isso resolve usando fermento de uma cerveja de estilo maltado e não lupulado como a IPA. Pois além do lúpulo que já foi na fervura, se fizer dry hop vai ainda mais lúpulo pra lama.

[]s

Contezini

Member
Afiliado
7/4/20
Entendi! Vou fazer isso hoje já, daqui uns dias posto se deu boa :D obrigadooo

Robinho

Member
Afiliado
13/2/19
Você pode lavar a lama para tirar o trub e evitar o amargor.

Dilue essa lama em água mineral (se tiver cloro pode matar a levedura) e deixa decantar, como o lupulo e outras impurezas são mais pesadas vão para o fundo, dai é só despejar em outro recipiente sem deixar o trub passar.

Pode repetir o procedimento quantas vezes forem necessárias, mas só uma ja deve ser suficiente.

Contezini

Member
Afiliado
7/4/20
Entendi, Rob! Vou fazer isso então, obrigado!

Saberias dizer mais ou menos a quantidade de água pra diluir? (Guardei um pote de sorvete) uns 2/3L é suficiente?

Afiliado
6/6/18

Obrigado! Abraços
Não entendi o porque de colocar a levedura. Tem que colocar só a cevada e fermento para pão. Com certeza a lama estava impregnada de lúpulo.

Contezini

Member
Afiliado
7/4/20
Antônio, o fermento de pão é a mesma levedura da cerveja. Da mesma forma que fiz com fermento, gostaria de usar a levedura da cerveja para não precisar ficar usando fermento toda vez que fizer pão :) e também pela curiosidade de saber de influencia no gosto hehe

Denis Eiras

Member
Afiliado
17/5/19
Pega só uma parte das leveduras, uns 2 mL e faz starter fracionado...

como vc vai começar apenas com 2 mL da lama, não vai ter tanto amargor

e pega apenas a parte com levedura e descarta o trub frio
Olá !
So bre o starter fracionado, seria fazer varios starters ? ja fiz com 100 ml de levedura, 100 de DME e 1 L dágua. Poderia fazer, por exemplo, num potinho de 100 ml, 5ml de levedura, 5g de DME e 50 ml de água, reservando um espaço para o CO2 ? Cacoalha de tempos em tempos antes de usar ... e vai abrindo pra aliviar a pressão ? Tenho varios potinhos vazios de 100ml de outra levedura líquida.

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Olá !
So bre o starter fracionado, seria fazer varios starters ? ja fiz com 100 ml de levedura, 100 de DME e 1 L dágua. Poderia fazer, por exemplo, num potinho de 100 ml, 5ml de levedura, 5g de DME e 50 ml de água, reservando um espaço para o CO2 ? Cacoalha de tempos em tempos antes de usar ... e vai abrindo pra aliviar a pressão ? Tenho varios potinhos vazios de 100ml de outra levedura líquida.
vc começa com um volume pequeno e vai aumentando, por exemplo, nao faz sentido vc fazer 5 mL de levedura em 1L de mosto (risco de contaminaçao), dai vc pega faz 5 mL em 50 mL, depois de 24 pega esse 50 mL e faz outro starter em 500 mL e assim por diante ate chegar no qtidade de celula q vc precisa. A vantagem de é que usando um volume pequeno de starter vc sempre mantem a levedura suprimindo as outras bacterias, caso vc comece com 5 ml de levedura em 1L vc acaba tendo mto espaço para outras bacterias presentes.

Calmezini

Well-Known Member
Afiliado
25/11/18
Seguinte, durante muito tempo cultivei um "Levain" de WB-06, antes de começar é importante lavar a levedura como já disseram aí acima. Também já fiz com levedura "suja" virou um pão meio dry-hopped hardcore.

Nas primeiras vezes o pão demora muuuuito para crescer (com levain normal já demora, com uma cepa de levedura de cerveja demora mais ainda), mas, com o tempo, alimentando o fermento e usando ele ativo e tal ele fica tão bom quanto qualquer levedura natural. Obviamente que vão entrar outra leveduras selvagens na história, mas, a base continua sendo a levedura de cerveja.

No começo ele preserva mais as características da levedura, o pão fica com o aroma característico, no caso do WB-06 o pão ficou com um cheirão mítico de Weiss, ao ficar mais velho essas características vão desaparecendo, dando lugar a um sabor mais ácido, e fica mais escuro.

Quanto à receita, minha preferida é o Sourdough básico tradicional. Só água, farinha, sal e levedura.

Denis Eiras

Member
Afiliado
17/5/19
Obrigado pelas informações valiosas! Só mais uma coisa, como é alimentado o levain? Trigo? Qual proporção? Quando alimentar novamente e remover se crescer muito?

Calmezini

Well-Known Member
Afiliado
25/11/18
Alimenta jogando trigo. Não uso uma quantia estipulada, vou no olho mesmo. Jogando pouquinho até cobrir a superfície. De vez em quando jogar um pouco de água morna, quando começar a ficar muito seco. Se ficar em temperatura ambiente é bom alimentar todo dia, se ficar na geladeira não sei porque nunca fiz. Normalmente após alimentar, entre 1 e 2 horas ele vai ficar bem ativo e crescer bastante, depois ele volta a descer. Aí tu vai calculando, se não estiver usando e começar a ficar muito, é só retirar um pouco (frita ele numa frigideira, fica muito bom e crocante).

jose octavio

Member
Afiliado
23/3/19
FD419D3E-C4AA-4563-9F10-BA4AD05C1AF9.jpeg

Pao feito com fermentação natural com cama de grãos misturado aos demais ingredientes.
Também já fiz um pão ( igual ao da foto) com a lama que sobrou no fermentador. Não vi diferença. Mais ainda quando você alimenta aquelas leveduras com farinha de trigo, igual ao fermento natural. Com o passar do tempo, a levedura assume características “selvagens” e tudo se iguala.
Em resumo, não vale o esforço de “purificar” a lama para salvar as leveduras. A cultura perderá as características primárias devido ao processo de nutrição e o tempo.

Leandro Souza

Active Member
Afiliado
28/8/18
Bonito pão!

Tentei fazer o levain de cerveja, seguindo as dicas postadas aqui. Ficou ótimo!
Fiz com dois tipos de fermento diferente: S-23 de uma pilsner e S33 da tripel que está maturando... Ambos ficaram bons.
Não eliminei as sujeiras do fermento, nem me prendi a medir meticulosamente as quantidades. Tomei o cuidado de não adicionar uma quantidade de farinha com agua muito maior que a de fermento na primeira mistura.
Minha primeira tentativa foi frustada (s-33), mas a segunda foi tão boa que o levain, após a segunda adição de farinha com agua, começou fugir depois de vazar pela tampa do recipiente (que era pequeno) e tentar sair pela porta da cozinha.....Era o S-23. A parte que não conseguiu escapar eu coloquei em uma vasilha maior e tornei a alimentar. Usei no pão por uma semana e tenho agora uns 5 ou 6kg de levain.
Não desisti do S-33. extrai novamente uma quantidade de fermento de meu fermentador cônico e refiz a experiencia. na primeira alimentação quase desanimei: só deu algumas bolhinhas e mais nada. Mas na segunda vez que alimentei ele reagiu e duplicou de tamanho (sem fugir do recipiente...). Tornei a alimentar outras duas vezes e já fiz pães com ele também.

As fotos são do S-23

Attachments

Latest posts