Pão de Malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
INGREDIENTES:

• 1 Kg Farinha de Trigo Integral
• 1 Colher de Sopa de Sal
• 3 Colheres de Sopa de Açúcar (Cristal, Mascavo, Demerara ou Mel)
• 1 Copo de Leite (ou Mosto)
• 2 Ovos (1 se não for pincelar o pão)
• 3 Colheres de Sopa de Manteiga (ou Azeite)
• 500g de Bagaço de Malte
• 2 Sachês de Fermento Seco

MODO DE PREPARO:

• Misture todos os ingredientes secos (Farinha, Sal, Malte, Fermento)
• Misture o Açúcar (ou Mel), a Manteiga e o Ovo
• Vá acrescentando o Leite ou Mosto e amassando até dar o ponto da massa
• Depois de dar o ponto, amasse tudo por mais uns 10 minutos
• Deixe descansar por 1 hora
• Amasse novamente, divida em 3 ou 4 pães e deixe crescer até praticamente dobrar de tamanho
• Asse em fogo baixo (180°C / 200°C) por cerca de 45 minutos

DICAS:

• Pode-se rechear o pão com linguiça, salame, tomate seco, azeitona, queijo, ervas... É só misturar os ingredientes desejados quando for amassar pela segunda vez para moldar os pães

• Em vez de Leite, pode-se utilizar o Mosto retirado no final do processo, para medir a OG

• Quando a massa parar de grudar na mão e descolar da tigela, está no ponto

• Deixar um restinho de farinha para polvilhar a bancada quando for amassar e moldar os pães

• Se quiser um pão mais dourado, antes de assar pincele toda a superfície com uma gema de ovo batida com um pouco de leite.

• Depois de assado, esse pão dura até 3 semanas na geladeira e 1 semana fora da geladeira. Depois de frio, embrulhe os pães que não forem ser consumidos na hora em filme de pvc para mantê-los mais frescos (ou guarde em recipiente lacrado).
 
Boa receita AntonioMartins,

Fica muito bom também quando o bagaço é proveniente de uma brassagem de Weiss... O trigo cozido da uma textura incrível ao pão.
Fiz por esses dias, a única diferença da sua receita é que usei farinha normal branca e bagaço de uma weiss que brassei. Ficou ótimo, superou expectativas.

abraço.
 
Boa receita AntonioMartins,

Fica muito bom também quando o bagaço é proveniente de uma brassagem de Weiss... O trigo cozido da uma textura incrível ao pão.
Fiz por esses dias, a única diferença da sua receita é que usei farinha normal branca e bagaço de uma weiss que brassei. Ficou ótimo, superou expectativas.

abraço.

Pellin

Com farinha refinada fica ótimo também, mas eu particularmente prefiro a farinha integral.

A minha primeira (e por enquanto, mas não por muito tempo, única) brassagem foi uma wit com malte de cevada, trigo e aveia.

O pão ficou uma coisa incrível, sem exagerar, um dos melhores pães que já provei.

Na próxima vez, vou separar a massa em três partes, deixar um sem nada e rechear os outros dois, um com linguiça e um com queijo e tomate seco.

Abraço
 
Pellin

Com farinha refinada fica ótimo também, mas eu particularmente prefiro a farinha integral.

A minha primeira (e por enquanto, mas não por muito tempo, única) brassagem foi uma wit com malte de cevada, trigo e aveia.

O pão ficou uma coisa incrível, sem exagerar, um dos melhores pães que já provei.

Na próxima vez, vou separar a massa em três partes, deixar um sem nada e rechear os outros dois, um com linguiça e um com queijo e tomate seco.

Abraço


Realmente fica muito bom, eu mesmo faço pão toda semana e fiz esse com malte por curiosidade, mas já preparado para jogar fora, pois não botava fé. Fica delicioso mesmo, e o legal é que da pra guardar o bagaço congelado para fazer em outro momento.
Abraço.
 
Fiz uma receita só que errei em alguma parte, pois o pão ficou um tijolo, rs.
Vou tentar mais uma vez essa receita postada.
:mug:
 
Existe outra dica também.

Eu esse finde fiz fogo no fogão a lenha, e aproveitei o calor do forno pra secar a sobra do malte.
Se vocês querem o pão com a farinha mais refinada, uma boa é secar o bagaço da brassagem por completo, e depois triturar tudo, fica como uma farinha mesmo. O pão fica mais macio desta forma.
 
Fiz a receita do primeiro post.

O pão quentinho ficou bom... mas achei ele meio... "grosso". Depois de 2 dias já não consegui comer mais...

Mas também fiz outra receita... Fiz um pão "normal", só que ao invez de usar 1kg de farinha de trigo, usei 900g e os outros 100g de bagaço de malte.

Ficou ótimo... bem mais leve e macio...
Ficou branquinho e as casquinhas do bagaço deram uma aparência linda no pão...

Até bati uma foto, vou procurar aqui e postar depois...
 
Eu TB fiz o pao, mas não gostei das casquinhas nao ! Achei que elas pegam na garganta.
 
Existe outra dica também.

Eu esse finde fiz fogo no fogão a lenha, e aproveitei o calor do forno pra secar a sobra do malte.
Se vocês querem o pão com a farinha mais refinada, uma boa é secar o bagaço da brassagem por completo, e depois triturar tudo, fica como uma farinha mesmo. O pão fica mais macio desta forma.

Já testou secar no forno normal? Quanto tempo deixou no fogão a lenha?

Guardou ou utilizou toda?
 
A receita que a Acerva Catarinense propaga nas apostilas dos cursos é um pouquinho diferente, e é a que eu tenho feito desde sempre.

Vamos à receita:
- 300gr de malte de cevada moído (bagaço)
- 800gr de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 300ml de leite
- 1 colher (sopa) de banha (ou margarina)
Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa
homogênea. Daí amasse bem por no mínimo 10 minutos.
Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora.
Amasse novamente e coloque em forma para pão untada com óleo.
Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho).
Se desejar, antes de ir ao forno pode-se pincelar 1 ovo batido sobre o pão para deixá-lo
bem dourado.
Asse em forno alto (250ºC) por 45 minutos.

A única coisa que faço diferente dessa receita, é bater o bagaço de malte com o leite no liquidificador pra dar uma triturada melhor nas cascas.
O pessoal em casa reclamava que incomodava igual casca de pipoca nos dentes. LOL.
 
Back
Top