Oxidação na primeira cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeVello

Member
Joined
Aug 6, 2020
Messages
20
Reaction score
1
Location
Brasília/DF
Boa noite, senhores. Sou iniciante no mundo cervejeiro caseiro.
Gostaria da ajuda de vocês para eu entender como ocorreu um problema na minha cerveja.
Fiz uma american IPA e pra minha surpresa a cerveja ficou com um aspecto escuro após o envase. Assistindo um vídeo hoje, por acaso, me parece que a minha cerveja oxidou. (anexei no post um print do vídeo que eu tava assistindo e a minha cerveja ficou idêntica a do cara).
Anexei também uma foto da cerveja no dia do envase (a que está dentro da proveta). Mudou bastante a coloração.
Se for oxidação mesmo, poderiam me explicar onde poderia ter dado o problema?

- fiz dry hopping abrindo o fermentador e jogando o lúpulo direto no líquido
- utilizei lúpulos fechados (não usei pacote aberto de geladeira)
- o cheiro de lúpulo continua presente e bom
- não transferi de um balde fermentador pra outro
- utilizei aquele enchedor de garrafa que vai dentro da garrafa e vai enchendo quando pressiona ele no fundo

Obrigado.
 

Attachments

  • Screenshot_2020-08-09-19-05-27-278_com.google.android.youtube.jpg
    Screenshot_2020-08-09-19-05-27-278_com.google.android.youtube.jpg
    52.3 KB · Views: 112
  • Screenshot_2020-08-09-19-59-34-001_com.whatsapp.jpg
    Screenshot_2020-08-09-19-59-34-001_com.whatsapp.jpg
    25.8 KB · Views: 111
Cara, sou leigo no assunto, mas achei bem "feia" a cor da proveta... Parece muito opaca, tem cara de mosto fermentando, não pré envase. Vc fez cold? Teve algum problema no airlock ? No dry hopping vc pode ter vacilado deixando a tampa mt tempo aberta ou mal vedada?
 
Cara, sou leigo no assunto, mas achei bem "feia" a cor da proveta... Parece muito opaca, tem cara de mosto fermentando, não pré envase. Vc fez cold? Teve algum problema no airlock ? No dry hopping vc pode ter vacilado deixando a tampa mt tempo aberta ou mal vedada?

Não fiz recirculação e no cold não deu pra baixar de 5 graus.

Quanto aos demais pontos, vou observar na próxima brassagem.

Obrigado pelas dicas.
 
Dependendo do caso, esse enchedor pode agitar a cerveja ao sair e oxidar, mas teria q ver o envase pra saber se é isso mesmo.
 
Vamos la
Voce tem alguns pontos ai que podem ter levado uma oxidacao
- primming mistourou aonde e como? Se foi direto no balde, e misturou de forma agressiva, ta ai um dos motivos
- DH, meio que inevitavel, mas abre as portas ao oxigenio, em qual momento voce fez? (Dou preferencia pra quando tem atividade de levedura ainda, porque ela consome o oxigenio)
- mudar o balde é cagada na minha opiniao, uma pratica que vc ve em textos mais antigos, maioria nao faz mais, expoe bastante ao oxigenio, principalmente se feito de forma errada
- envase em garrafa introduz oxigenio


Quantos gramas por litro voce fez o DH? Se foi pouquinho dificil ficar assim a cerveja por conta da oxidação
 
Chegou a provar a cerveja? Quando ela oxida deixa off-flavors, o principal é gosto de papelão, papel molhado (Oxidação − Série Off Flavors (Falhas na Cerveja) » Concerveja).
Não acredito que a mudança de cor seja por conta de oxidação, quando faço as minha cervejas durante todo o processo a cerveja vai mudando de cor (geralmente vai ficando mais clara). Pode ser também por conta do lúpulo ou dos maltes utilizados (qualidade, tipos, etc)
O ideal é vc especificar todo processo e maltes utilizados pra gente ter uma melhor ideia do que possa ser.
 
Vamos la
Voce tem alguns pontos ai que podem ter levado uma oxidacao
- primming mistourou aonde e como? Se foi direto no balde, e misturou de forma agressiva, ta ai um dos motivos
- DH, meio que inevitavel, mas abre as portas ao oxigenio, em qual momento voce fez? (Dou preferencia pra quando tem atividade de levedura ainda, porque ela consome o oxigenio)
- mudar o balde é cagada na minha opiniao, uma pratica que vc ve em textos mais antigos, maioria nao faz mais, expoe bastante ao oxigenio, principalmente se feito de forma errada
- envase em garrafa introduz oxigenio


Quantos gramas por litro voce fez o DH? Se foi pouquinho dificil ficar assim a cerveja por conta da oxidação
- O primming foi direto nas garrafas;
- Já tinha acabado a fermentação quando foi feito o Dry Hopping;
- Não mudei de balde;

Obrigado, brother.
 
Adionalmente, a oxidação poderia ser causada pela quantidade de líquido na garrafa ? Ou seja, menos líquido que o recomendado ?
Enchemos até a base da parte mais fina da garrafa (parte superior). Seria isso ?
 
Quando vc baixou a temperatura para o cold, vc fechou o fermentador? Normalmente temperatura mais baixa q a fermentação gera pressão negativa, sugando O2 pra dentro do fermentador.
 
Isso velho
Mas assim, pelo que voce ta falando voce tomou bastante cuidado
Nao é so turbidez na breja isso nao?

Envasa sempre oxida mas dificil ser rapido assim quando voce toma esse cuidado
E vc falou que ta com aroma tambem
Oxidacao muda muito sabor e aroma, nao da pra confundir
Abre uma roleta russa aqui na minha cidade que voce nunca esquece kkk
 
Quando vc baixou a temperatura para o cold, vc fechou o fermentador? Normalmente temperatura mais baixa q a fermentação gera pressão negativa, sugando O2 pra dentro do fermentador.
Pois é, camarada. Não fechei. Fui cabaço. Pode ter sido isso, né ?
A cerveja fermentou na casa de um amigo meu (pois eu não tinha frigobar/geladeira e queria fazer logo a cerva), mas quando fui envasar, tinha um pouquinho de água no air lock ainda.
Muito obrigado!
 
Isso velho
Mas assim, pelo que voce ta falando voce tomou bastante cuidado
Nao é so turbidez na breja isso nao?

Envasa sempre oxida mas dificil ser rapido assim quando voce toma esse cuidado
E vc falou que ta com aroma tambem
Oxidacao muda muito sabor e aroma, nao da pra confundir
Abre uma roleta russa aqui na minha cidade que voce nunca esquece kkk
[/QUOT
Então, a cor da cerveja está escura, mas tem cheiro realmente muito bom de lúpulo.
Não sei te dizer se é só turbidez, mas acho que não. Mudou muito a cor do dia do envase pra pós-carbonatação.

Obrigado!
 
Pois é, camarada. Não fechei. Fui cabaço. Pode ter sido isso, né ?
A cerveja fermentou na casa de um amigo meu (pois eu não tinha frigobar/geladeira e queria fazer logo a cerva), mas quando fui envasar, tinha um pouquinho de água no air lock ainda.
Muito obrigado!
Acredito que foi isso então, mas como outros falaram talvez essa turbidez não seja só da fermentação, teria q dar uma revisada no seu processo total. Muita gente nunca se atentou a fechar o fermentador quando manda pro cold e dizem q a ceva fica boa. Mas acredito que um cold bem feito, temperatura de uns 2° por uma semana ajudaria muito.
 
Acredito que foi isso então, mas como outros falaram talvez essa turbidez não seja só da fermentação, teria q dar uma revisada no seu processo total. Muita gente nunca se atentou a fechar o fermentador quando manda pro cold e dizem q a ceva fica boa. Mas acredito que um cold bem feito, temperatura de uns 2° por uma semana ajudaria muito.
Beleza. Na próxima brassagem vou corrigir isso.
Aproveitando o ensejo, vou comprar um frigobar desses da consul de 120L. Pergunto: consigo baixar a temperatura dele pra 2 graus ? Pra conseguir fazer o cold.

Obrigado.
 
Beleza. Na próxima brassagem vou corrigir isso.
Aproveitando o ensejo, vou comprar um frigobar desses da consul de 120L. Pergunto: consigo baixar a temperatura dele pra 2 graus ? Pra conseguir fazer o cold.

Obrigado.
cara, eu tenho um frigobar da consul antiguinho o top 12, ele vai até zero tranquilo, demora umas 18 hrs dando pausas, por que coloquei um controlador por wi fi, então ele fica ligado duas horas e meia e desliga e fica 40 mim, em ciclos até baixar a 0,2°, não deixo a 0 ou menos por medo de congelar,
mas vai de boa..
 
ele é ótimo! aí não tem o risco de superaquecer o motor da geledeira e diminuir a vida útil, e como vc vai deixar uns 5 a 7 dias de cold demorar umas horas a mais para chegar a zero não vai influenciar em nda
 
Enchemos até a base da parte mais fina da garrafa (parte superior). Seria isso ?
Pra encher com enchedor, vc coloca a vareta na garrafa e enche até a boca, quase transbordando mesmo. Ai quando vc tirar a vareta de dentro, o headspace ja ficou certinho, um pouco acima do começo do pescoço.
 
Isso velho
Mas assim, pelo que voce ta falando voce tomou bastante cuidado
Nao é so turbidez na breja isso nao?

Envasa sempre oxida mas dificil ser rapido assim quando voce toma esse cuidado
E vc falou que ta com aroma tambem
Oxidacao muda muito sabor e aroma, nao da pra confundir
Abre uma roleta russa aqui na minha cidade que voce nunca esquece kkk
Verdade. Adorei o exemplo, kkk.
 
Beleza. Na próxima brassagem vou corrigir isso.
Aproveitando o ensejo, vou comprar um frigobar desses da consul de 120L. Pergunto: consigo baixar a temperatura dele pra 2 graus ? Pra conseguir fazer o cold.

Obrigado.
Cara, tira todas aquelas partes, prateleiras que ficam entre o congelador e o fermentador. Eu deixei só a bandeja que fica em baixo do congelador, porque a minha não é fross free, então pinga água. Eu alcancei -1°C na geladeira, não abaixei mais porque não era necessário, mas deve que ainda abaixaria mais, se tentasse. Minha geladeira já é mais antiga, comprei usada pesquisando muito no facebook por 100 reais há uns 3 meses.
 
Boa noite, senhores. Sou iniciante no mundo cervejeiro caseiro.
Gostaria da ajuda de vocês para eu entender como ocorreu um problema na minha cerveja.
Fiz uma american IPA e pra minha surpresa a cerveja ficou com um aspecto escuro após o envase. Assistindo um vídeo hoje, por acaso, me parece que a minha cerveja oxidou. (anexei no post um print do vídeo que eu tava assistindo e a minha cerveja ficou idêntica a do cara).
Anexei também uma foto da cerveja no dia do envase (a que está dentro da proveta). Mudou bastante a coloração.
Se for oxidação mesmo, poderiam me explicar onde poderia ter dado o problema?

- fiz dry hopping abrindo o fermentador e jogando o lúpulo direto no líquido
- utilizei lúpulos fechados (não usei pacote aberto de geladeira)
- o cheiro de lúpulo continua presente e bom
- não transferi de um balde fermentador pra outro
- utilizei aquele enchedor de garrafa que vai dentro da garrafa e vai enchendo quando pressiona ele no fundo

Obrigado.

Cara, isso é "hot side aeration", ou seja, oxidação na fase quente. Não tem a ver com head space, transferência, balde fechado ou aberto. E não gera gosto de papelão como a oxidação da cerveja pronta.

Tem a ver com o manuseio do mosto durante a mostura e o mash out. Normalmente esse problema é causado durante a recirculação e lavagem dos grãos. Acontece muito quando se usa aqueles "chuveirinhos".
 
Cara, isso é "hot side aeration", ou seja, oxidação na fase quente. Não tem a ver com head space, transferência, balde fechado ou aberto. E não gera gosto de papelão como a oxidação da cerveja pronta.

Tem a ver com o manuseio do mosto durante a mostura e o mash out. Normalmente esse problema é causado durante a recirculação e lavagem dos grãos. Acontece muito quando se usa aqueles "chuveirinhos".

Tô tendo esse problema direto nas minhas cervejas, quando usava panela de alumínio, e depois que comecei a usar a panela chinesa automática também.
A cerveja pode ser qquer estilo vai ficando escura e pra mim parece um gosto de cinza de cigarro. Até o fermentado a breja tá boa, bem aromática depois que envasa acontece isso.
Percebi que começou depois que comecei a usar chiller de placas, na saída do mosto eu coloquei um te com um termômetro que da uma turbilhada e jogo direto pro fermentador, será q pode ser isso?
 
É tudo oxidacao de parte fria
Hot side aeration nao causa esse grau de oxidacao

O descrito no topico e por voce é oxidacao pos fermentacao

Podem ter varias partes de ingresso de oxigenio
Dry hopping
Cold crash
Trasfega
Movimentacao do fermentador

Na minha opiniao começa melhorando sua fermentacao pra depois melhorar a mostura

Vale mais um fermentador pressurizavel e refrigerado do que qualquer panela automatica
 
Back
Top