Opinioes: primeira IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera,
depois que a minha APA ficar pronta esse fds, pretendo partir pra minha segunda brassagem uma American IPA. Fiz essa receita no Brewer`s Friend, depois de ler bastante e comparar preços de insumos. Como é minha segunda brassagem, o medo de algo dar errado me fez optar por uma receita menos cara. Por favor me deem criticas e opiniões. O lúpulo de sabor/amargor queria usar o Citra mas era o dobro do preço do Azacca, do qual ouvi falar muito bem, portanto resolvi usar ele.

Style Name: American IPA
Batch Size: 20L

OG: 1.065 FG: 1.013
ABV: 6.88% IBU: 65 SRM: 13.06

Maltes:
5 kg - Pale Ale Agrária (87%)
500 g - CaraMunich III (8.7%)
250 g - CaraRed (4.3%)

HOPS:
20 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: First Wort, IBU: 41.39
30 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 10 min, IBU: 23.61
30 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 0 min
40 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 7 days

MASH:
Temp: 68 C

Fermento:
1 pacote - Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

OBS: Esses cálculos de IBU do Brewers Friend é confiável? fiz o calculo em uma outra calculadora de IBU aqui e o total deu 42,6 ao invés dos 65.
Gracias!
 
Colocaria menos caramelo - Uns 8% no máximo
Colocaria menos First wort - Uns 30% do total do amargor
Colocaria bem mais late hopping - tenho usado uns 7, 8g/L a partir dos 20' - muito mais sabor de lúpulo
Colocaria mais DH - ao menos uns 4, 5g/L

sim, IPA boa é cara...
 
Pode colocar 2 pacotes de fermento 1 e pouco
Não sei a cor que quer chegar, nas minhas American IPA uso 5-7% somente de malte caramelo e uso os mais claros (caraminich 1 ou 2, carabelge, carared...). Pra English IPA uso 10-13% e uso os médios a mais escuros (caramunich 2-3, Caraaroma)
Mais isso e questão de gosto.
Só tem que por mais um pacote de fermento ai

André Wenderosck
 
Pode colocar 2 pacotes de fermento 1 e pouco
Não sei a cor que quer chegar, nas minhas American IPA uso 5-7% somente de malte caramelo e uso os mais claros (caraminich 1 ou 2, carabelge, carared...). Pra English IPA uso 10-13% e uso os médios a mais escuros (caramunich 2-3, Caraaroma)
Mais isso e questão de gosto.
Só tem que por mais um pacote de fermento ai

André Wenderosck

Eu gosto de um laranja escuro, minha APA usei 4kg pilsen e 1kg carared e achei ela muito clara. mas entendo que ficou muito caramelo, vou tirar o carared e manter so o caramunich 3.
Em relação ao fermento, me disseram que 1 pct pra 20L da tranquilo, usei um so na minha APA e atenuou em 5 dias... por que acha que está pouco?

Valeu pelas opiniões!
 
Pela calculadora do brewersfriend da under piching
d459969814c77f725509e3fdc3298a73.jpg


André Wenderosck
 
Literatura básica cervejeira

Cara, acho esse tipo de comentário desnecessário, de nenhuma ajuda e totalmente arrogante.
Li o How to brew do Palmer (literatura basica cervejeira) e não tinha muita informação sobre isso. O resto que encontrei sobre inoculação de fermento achei extremamente complicado e não consegui chegar a conclusões exatas. Então se não tiver afim de explicar, ou não souber, só não comente nada que não vai agregar.
Um comentario do tipo "Pagina X do livro Tal" ja seria bem vindo.
Valeu.
 
Pela calculadora do brewersfriend da under piching[/IMG]

André Wenderosck

Eu até utilizei essa calculadora, mas não soube direito qual Target Pitch Rate usar.
Utilizando esse mesmo que você usou, eu tinha colocado o volume pra 18L (que é o que realmente vai ter no fermentador) e eu olhei no site da fermentis, eles falam que no pacotinho tem 19 bilhões de células por grama. modificando esses parâmetros o underpitching foi por muito pouco, acha que é necessário mesmo dobrar a qtd de fermento?
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-09-05 às 12.10.02.png
    Captura de Tela 2017-09-05 às 12.10.02.png
    68.4 KB · Views: 38
A questão da taxa de inóculo é mais por garantia por se tratar de uma cerveja acima do padrão (ABV 6%+), eu nunca usei setup de "Pro Brewer" na calculadora por achar desnecessário no universo caseiro.

Como sempre faço cerveja "padrão", uso 1 medida para 20l e nunca tive problemas.

No seu caso eu indicaria a medida a mais para não ter dor de cabeça apenas.
 
A sua receita possui vários pontos que, se ajustados, farão a sua cerveja ficar melhor, mas como é a sua segunda brassagem não vejo tanta necessidade disso.

O conselho que eu te dou é anotar tudo durante o processo, e depois anotar as características finais da cerveja. Assim, com o tempo, você vai conseguir identificar como cada variável interfere no resultado final.
 
Eu até utilizei essa calculadora, mas não soube direito qual Target Pitch Rate usar.
Utilizando esse mesmo que você usou, eu tinha colocado o volume pra 18L (que é o que realmente vai ter no fermentador) e eu olhei no site da fermentis, eles falam que no pacotinho tem 19 bilhões de células por grama. modificando esses parâmetros o underpitching foi por muito pouco, acha que é necessário mesmo dobrar a qtd de fermento?
Cara em um arquivo que eu tenho da Fermentis eles falam em 6Bi/g. Mais não acho isso muito confiante, pois dependenso da forma de armazenamento ou de inoculação isso pode ser menor, tem muita gente experiente aqui recomendando 1g de fermento por litro de cerveja (inclusive o guenther)
94c9be69abbd2f16ade4f014448fb46e.jpg
7919c19bc4e6b6562970b177d887bb3b.jpg


André Wenderosck
 
Sugiro utilizar mais fermento também (considerando 6B de células por grama, indicado no site da fermentis). A recomendação do brewersfriend é a seguinte:
Pro Brewer 0.75 -> Ales com densidade até 1,060
Pro Brewer 1.00 -> Ales com densidade acima de 1,060

Quanto ao IBU, veja qual o método de cálculo está utilizando. Se não me engano o mais utilizado é o do Tinseth... Algumas calculadoras utilizam o método do Rager, por isso a diferença.
 
Opa, valeu pelas respostas galera.
Vou utilizar 2 pacotes de fermento, como vcs indicaram, pra evitar qlqr problema!

Quanto aos insumos (ja tirando os 250g de carared) e adições/quantidade de lúpulo. Algum comentário?

Quanto ao IBU, veja qual o método de cálculo está utilizando. Se não me engano o mais utilizado é o do Tinseth... Algumas calculadoras utilizam o método do Rager, por isso a diferença.

Cara, eu achei algumas calculadoras de IBU em diferentes sites (todas Tinseth), e a do brewersfriend sempre da um valor muito mais alto de IBU que as outras.
Estou apanhando do BeerSmith aqui pra tentar passar a receita pra la e ver o resultado deles!

Abraços
 
Opa, valeu pelas respostas galera.
Vou utilizar 2 pacotes de fermento, como vcs indicaram, pra evitar qlqr problema!

Quanto aos insumos (ja tirando os 250g de carared) e adições/quantidade de lúpulo. Algum comentário?



Cara, eu achei algumas calculadoras de IBU em diferentes sites (todas Tinseth), e a do brewersfriend sempre da um valor muito mais alto de IBU que as outras.
Estou apanhando do BeerSmith aqui pra tentar passar a receita pra la e ver o resultado deles!

Abraços
Se for isso que procura vai sair breja boa, mais 10%de caramunich 3 se usado desde o início da mostura vai deixar bastante sabor caramelo (estilo ESB da Fullers)

Primeiro uso de lúpulo (pra conhecer) gosto de usar 2g/l em cada uma das 3 adições e dryhop ai conheço as características de cada um tendo sempre a mesma base de comparação.
André Wenderosck
 
Se for isso que procura vai sair breja boa, mais 10%de caramunich 3 se usado desde o início da mostura vai deixar bastante sabor caramelo (estilo ESB da Fullers)

André Wenderosck

Aaahn... eu estou querendo a cor dela bem laranja, mas não quero que o sabor de malte/caramelo sobressaia ao lúpulo... Para ter uma cor mais forte mas sem exagerar no sabor do malte, qual malte/quantidade melhor?
 
Aaahn... eu estou querendo a cor dela bem laranja, mas não quero que o sabor de malte/caramelo sobressaia ao lúpulo... Para ter uma cor mais forte mas sem exagerar no sabor do malte, qual malte/quantidade melhor?
Primeira coisa... vc sabe quanto de srm essa receita chega?

André Wenderosck
 
Costumo usar malte Black pra corrigir a cor das minhas IPAs, e uso cada vez menos malte caramelo/cristal, às vezes nada.
 
Primeira coisa... vc sabe quanto de srm essa receita chega?

André Wenderosck

Sem o carared q eu ja tirei, so com os 5kg pale + 500g Caramunich 3 ta ficando 15 SRM (ate sai do estilo, talvez seja muito)... eu tava querendo pelo menos uns 13 SRM..

Com 5kg pale ale + 300g Caramunich 3 bate 13 SRM certinho.. será que com essa proporção o sabor de caramelo não afeta?

essas outras dicas como infusão a frio e tal são muito boas, mas como é minha segunda brassagem estou querendo simplificar.

Abraço
 
Pra vc ter uma ideia da cor, a mais vermelha e uma Irish Red ale 16SRM
A mais clara e uma English IPA 11SRM
Essa IPA usa 10% de malte caramelo fica bem maltada, com caramelo pronunciado,
Se quer essa cor com pouco sabor caramelo, eu te recomendaria usar um malte mais escuro, como o Caraaroma (3%5%) ou usar o caramunich 3 (5-7%) e usar um pouquinho, bem pouquinho de carafa 3 pra terminar de ajustar a cor.
c4c0462cc4430112ac2b08afe7454ae6.jpg
cbe263dc9b5508b5cbbc7e63730d84b3.jpg
d40008ffc82d28efb2064f346e058684.jpg


André Wenderosck
 
Se quer essa cor com pouco sabor caramelo, eu te recomendaria usar um malte mais escuro, como o Caraaroma (3%5%) ou usar o caramunich 3 (5-7%) e usar um pouquinho, bem pouquinho de carafa 3 pra terminar de ajustar a cor.
André Wenderosck

Curti a cor dessa IPA demais!
No beer smith, com 5,7% de caramunich fica 13 SRM. No caso acho que rola de dispensar o carafa 3 né?
Com 3,8% de caraaroma tb fica 13 SRM.

Na sua opinião, qual fica melhor (menos sabor caramelo)?
Ficaria então:
OG: 1.060 FG: 1.010
IBU: 69 SRM: 13 ABV: 6,6%

5kg Pale ale (94,3%) / (96,2%)
300g Caramunich 3 (5,7%) OU 200g Caraaroma (3,8%)

20g Chinook FWH
10g Chinook 60'
30g Azacca 10'
30g Azacca 0'
40g Azacca DH 5 dias

2pct Fermentis Safale US-05
 
Curti a cor dessa IPA demais!
No beer smith, com 5,7% de caramunich fica 13 SRM. No caso acho que rola de dispensar o carafa 3 né?
Com 3,8% de caraaroma tb fica 13 SRM.

Na sua opinião, qual fica melhor (menos sabor caramelo)?
Ficaria então:
OG: 1.060 FG: 1.010
IBU: 69 SRM: 13 ABV: 6,6%

5kg Pale ale (94,3%) / (96,2%)
300g Caramunich 3 (5,7%) OU 200g Caraaroma (3,8%)

20g Chinook FWH
10g Chinook 60'
30g Azacca 10'
30g Azacca 0'
40g Azacca DH 5 dias

2pct Fermentis Safale US-05
Nenhuma das duas opções vai ficar forte sabor caramelo. A única coisa que te recomendo e
T E S T A R
Faz com um, depois faz com outro, e vê qual te agrada mais. Quero ver como ela vai ficar depois !!
Sobe o tempo do azacca de 10min pra 15min adição de sabor o melhor aproveitamento e entre 15-20min (te mandei uma MP)[emoji482]

André Wenderosck
 
Cara, acho esse tipo de comentário desnecessário, de nenhuma ajuda e totalmente arrogante.
Li o How to brew do Palmer (literatura basica cervejeira) e não tinha muita informação sobre isso. O resto que encontrei sobre inoculação de fermento achei extremamente complicado e não consegui chegar a conclusões exatas. Então se não tiver afim de explicar, ou não souber, só não comente nada que não vai agregar.
Um comentario do tipo "Pagina X do livro Tal" ja seria bem vindo.
Valeu.

Pode achar o que quiser. Se tu procura Um comentario do tipo "Pagina X do livro Tal", de mim é que não vai vir. Temos um baita fórum a disposição, é só procurar um pouquinho.
Se procurar aqui no fórum, na área de fermentação, tem um tópico FIXO sobre taxa de inóculo, escrito pelo Guenther e listando bibliografia.
 
Nenhuma das duas opções vai ficar forte sabor caramelo. A única coisa que te recomendo e
T E S T A R
Faz com um, depois faz com outro, e vê qual te agrada mais. Quero ver como ela vai ficar depois !!
Sobe o tempo do azacca de 10min pra 15min adição de sabor o melhor aproveitamento e entre 15-20min (te mandei uma MP)[emoji482]

André Wenderosck

Fala André. Agora que vi sua MP!!
Fiz a brassagem ontem, ficou assim:

Boil Size: 23.25 l
Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.061
Color: 14.3 SRM
IBU: 60.7 IBUs

Ingredients:
5.00 kg - Pale Ale Agraria 95.2 %
0.25 kg - Caraaroma 4.8 %
20.00 g - Chinook [13.00%] - First Wort
30.00 g - Azacca [15.00 %] - Boil 15.0 min
30.00 g - Azacca [15.00 %] - Boil 0.0 min
2.0 pkg - Safale American (DCL/Fermentis #US-05)
40.00 g - Azacca [15.00 %] - Dry Hop 7.0 Days

Deu td certo e OG bateu exato!! Poreeem, depois que fiz a recirculação e mandei pra panela achei ela muuuito escura :confused: , não tenho muita experiência com a cor que vai ficar olhando pelo SRM da receita, mas o desenho no beersmith me deu outra impressão! hahaha...
Depois falo como ficou!

Abraço
 
Back
Top