Opiniões sobre uma "double vessel"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filiperosa

New Member
Joined
Oct 15, 2020
Messages
1
Reaction score
0
Salve galera,

Faço cerveja em um barril de 50 litros adaptado e, com bastante dificuldade para utilizar BIAB, já que é difícil conseguir cortar a boca do barril rente com o lado (fica uma espécie de boca cônica), irei adicionar mais uma panela, para ser a de mostura.

No barril possuo resistência e pensei em utiliza-lo para esquentar a água da mostura também.
Como fonte de calor possuo 1 boca de fogão e 1 resistência instalada na panela de fervura. Para mim o ideal é manter as duas fontes conectadas na panela de fervura, para caso ocorra uma falta de energia, por exemplo, posso acionar o gás e continuar a fervura.

Pensei em fazer o processo de mostura e recirculação assim:

Grãos: panela de mostura, com BIAB ou bazooka, ainda a definir
Água quente: panela de fervura
Processo de recirculação: água da mostura será mantida por volta de 65°C na panela de FERVURA > então é jogada para a bomba de recirculação > entra na panela de MOSTURA > volta para panela de fervura para continuar a recirculação (na panela de fervura irei adicionar uma "mangueira coletora", que vai receber o mosto da panela de mostura através de um espigão e jogar para o fundo da panela de fervura, para evitar oxigenação)

Esse setup faz sentido?

Segue imagem com mais informações.

Obrigado.

Filipe
 

Attachments

  • thumbnail_IMG_4714.jpg
    thumbnail_IMG_4714.jpg
    51.9 KB · Views: 136
eai mestre! chegou a fazer o setup? eu utilizo um esquema parecido. Posso relatar que a perda de temperatura na mostura é grande, tu vai precisar estar sempre com alguma fonte de aquecimento ligada, por mais fraca que seja, para tentar manter a temperatura constante.
 
Faz totalmente sentido esse setup, melhora em tudo, principalmente a eficiencia e a capacidade de produção. Estou querendo mudar minha single com cesto por algo parecido, mas o fundo da panela mostura(cima) com tela e um pouco dentro (5cm) da de aquecimento(baixo). Minha preocupação e justamente a "perda de temperatura" maior que a single, talvez uma manta térmica na panela de cima ajude bastante.
 
Last edited:
Ola Filipe, esses sistemas double-vessel são bem interessantes de se montar.
Estou planejando converter meu Tri-bloco em uma double-vessel para poder ter mais comodidade nas brassagens.
Você pode se basear nos projetos da Ezbrew, eles tem vários setups nessa configuração double-vessel.
No meu setup penso em fazer o retorno do mosto para a panela de fervura de forma que o tubo coletor fique oculto na parte de dentro da panela de fervura, para diminuir a perda de temperatura para o ambiente.
Outra coisa que da para fazer é colocar aquela espuma de refrigeração em volta da tubulação que sai da bomba até a panela superior, para reduzir também a perda térmica.
Quanto a colocar um isolamento na panela superior, acho valido colocar (mal não vai fazer).
 
Back
Top