• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Opiniões sobre uma "double vessel"

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

-filipe

New Member
Afiliado
15/10/20
Mensagens
1
Localização
São José dos Campos
Salve galera,

Faço cerveja em um barril de 50 litros adaptado e, com bastante dificuldade para utilizar BIAB, já que é difícil conseguir cortar a boca do barril rente com o lado (fica uma espécie de boca cônica), irei adicionar mais uma panela, para ser a de mostura.

No barril possuo resistência e pensei em utiliza-lo para esquentar a água da mostura também.
Como fonte de calor possuo 1 boca de fogão e 1 resistência instalada na panela de fervura. Para mim o ideal é manter as duas fontes conectadas na panela de fervura, para caso ocorra uma falta de energia, por exemplo, posso acionar o gás e continuar a fervura.

Pensei em fazer o processo de mostura e recirculação assim:

Grãos: panela de mostura, com BIAB ou bazooka, ainda a definir
Água quente: panela de fervura
Processo de recirculação: água da mostura será mantida por volta de 65°C na panela de FERVURA > então é jogada para a bomba de recirculação > entra na panela de MOSTURA > volta para panela de fervura para continuar a recirculação (na panela de fervura irei adicionar uma "mangueira coletora", que vai receber o mosto da panela de mostura através de um espigão e jogar para o fundo da panela de fervura, para evitar oxigenação)

Esse setup faz sentido?

Segue imagem com mais informações.

Obrigado.

Filipe
 

Attachments

Felipe Volken

Active Member
Afiliado
12/9/18
Mensagens
41
Localização
Lajeado RS
eai mestre! chegou a fazer o setup? eu utilizo um esquema parecido. Posso relatar que a perda de temperatura na mostura é grande, tu vai precisar estar sempre com alguma fonte de aquecimento ligada, por mais fraca que seja, para tentar manter a temperatura constante.
 

Mpey

Member
Afiliado
19/10/20
Mensagens
9
Localização
fpolis/SC
Faz totalmente sentido esse setup, melhora em tudo, principalmente a eficiencia e a capacidade de produção. Estou querendo mudar minha single com cesto por algo parecido, mas o fundo da panela mostura(cima) com tela e um pouco dentro (5cm) da de aquecimento(baixo). Minha preocupação e justamente a "perda de temperatura" maior que a single, talvez uma manta térmica na panela de cima ajude bastante.
 
Última edição:

Alexandre Atanazio

New Member
Afiliado
9/7/18
Mensagens
2
Localização
Joinville
Boa tarde...
Estou fazendo um projeto com barril de chopp parecido justamente para fazer uma quantidade maior de cerveja...
 

Mario.Kara

Member
Afiliado
27/5/18
Mensagens
13
Localização
Limeira - SP
Ola Filipe, esses sistemas double-vessel são bem interessantes de se montar.
Estou planejando converter meu Tri-bloco em uma double-vessel para poder ter mais comodidade nas brassagens.
Você pode se basear nos projetos da Ezbrew, eles tem vários setups nessa configuração double-vessel.
No meu setup penso em fazer o retorno do mosto para a panela de fervura de forma que o tubo coletor fique oculto na parte de dentro da panela de fervura, para diminuir a perda de temperatura para o ambiente.
Outra coisa que da para fazer é colocar aquela espuma de refrigeração em volta da tubulação que sai da bomba até a panela superior, para reduzir também a perda térmica.
Quanto a colocar um isolamento na panela superior, acho valido colocar (mal não vai fazer).
 
Topo