Opiniões sobre novo Equipamento - Caldeirão inox 201 (32L)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Boa tarde cervejeiros,

Pretendo adquirir um caldeirão de aço inox para usar BIAB para levas de 20L. O tamanho que se encaixa para meu caso seria de 32~36L, porém outras variáveis estão me deixando louco devido a minha pouca experiência.

O produto que estou olhando está anunciado no Mercado Livre, segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/...cerveja-32-litros-com-valvula-e-termmetro-_JM

Minhas dúvidas são:

1 - O aço inox do tipo 201 é problemático? Quero dizer, é limitante para produzir cerveja em escala caseira? Sei que os grandes fabricantes de panelas e equipamentos em inox utilizam o aço 304.

2 - Este caldeirão do anúncio tem espessura de 1,0mm tanto nas laterais quanto no fundo. Logo, não tem o famoso fundo triplo aço-aluminio-aço. A questão aqui é, esse fundo único de Aço inox 201 atrapalharia/concentraria a distribuição de calor pela totalidade da panela/mosto. Utilizarei um fogareiro regulável de 12 caulins de alta pressão, é o que tenho. OBS: já li aqui no fórum sobre este tipo de fundo concentrar o calor apenas nos pontos onde as chamas incidem.

3 - O que mais me chamou a atenção neste produto foi realmente o preço. É um caldeirão de aço inox de 32L com válvula de aço inox tripartida e termômetro de aço inox, todos já instalados, tudo por R$ 570,00. Na opinião dos amigos, vale o investimento ou é melhor pegar um de alumínio mesmo do mesmo tamanho?

4 - Alguém teria mais alguma recomendação ou ressalva para fazer? Ou até alguma indicação de um fornecedor de aço inox idôneo e confiável?

Agradeço a atenção e a paciência. Estou realmente precisando de opiniões de experientes para não fazer bobeira agindo pelo impulso.

Valeu!
 
Fala Junior!

Não sei se vou te ajudar, mas o que posso dizer é que eu comprei um caldeirão desse vendedor no mercado livre. No meu caso foi o caldeirão no. 30, que veio para funcionar como segunda panela (panela de fervura)... Antes eu fazia BIAB com apenas 1 panela... Agora faço all grain, com fundo falso...

Sobre o vendedor, o que posso dizer é que ele foi muito atencioso e que a venda ocorreu sem problemas, parece um vendedor confiável.

Sobre o produto, o que posso dizer é que ele tem boa aparência, parece ser bem resistente (apesar dessa menor espessura) e eu particularmente não notei muita diferença entre a fervura que fazia antes (no caldeirão de alumínio) para essa nova panela... O tempo de alcançar as temperaturas foi o mesmo... A questão, no entanto, é que com a panela de alumínio eu chegava sempre na OG planejada, tranquilo... Agora as duas brassagens que fiz com a panela de inox não cheguei... Mas como disse, eu mudei todo o meu processo (de BIAB para ALL grain)... O que pode ter a ver com essa mudança no desempenho também...

Enfim, é algo que ainda estou investigando...

Mas se quiser saber alguma outra informação sobre a panela, estamos aí!

Abs


Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Show rmrcarvalho, agradeço sua atenção meu amigo!

Então, eu já estou querendo fazer o rumo contrário do seu, mando 10L para o fermentador, utilizo o método 3 panelas, sendo a de mostura com fundo falso. E quero passar para BIAB com capacidade de produzir entre 10 a 20L. Estou optando por BIAB pela praticidade, como o volume é pequeno está ficando cansativo lavar toda essa panelada + o fundo falso toda vez que termino de brassar...

A minha maior dúvida é quanto à espessura do fundo em relação à distribuição (ou focalização) de calor nos pontos onde a chama incide diretamente, pois vi alguns relatos tratando disso, mas sem conclusão definitiva.

Sua OG não está batendo pq alterou seu processo da água para o vinho, mudou tudo, tem que adaptar sua mão com o novo setup, normal.

Obrigado pela resposta. Aguardo mais esclarecimentos dos amigos!
 
Minah contribuição sobre o assunto:
Se ela não tem o fundo triplo a unica desvantagem que vejo seria na mosturação, se por um acaso ficar com o mosto recirculando, o calor não vai ser bem distribuido pela superficie inferior da panela, podendo ter pontos nela que sejam mais quentes que os outros. No caso pode ser que onde a chama incide fique mais quente que nas bordas por exemplo. Mas se faz uma infusão simples e só sobe pra mashout não tem BO.

Pra fervura ele vai começar a ferver por este local, mas ao iniciar as borbulhas fazem o liquido circular pela panela.
 
Opa! Valeu Marqueze!

Então amigo, meu fogareiro é aquele de 12 caulins, com as chamas bem distribuídas... Eu só recirculo o mosto na mosturação quando ligo a chama, ou seja, só no começo, com o intuito de homogenizar a temperatura por toda a panela. Homogenizou, eu tampo, passo uma toalha de banho em volta da panela e por 90 min fica desse jeito.

Estou quase optando por uma panela de Alumínio mesmo, esse fundo simples de aço inox com 1,0mm de espessura está me quebrando...

OBS: recirculo sempre com duas jarras de inox, manualmente. Por isso só recirculo quando ligo a chama.
 
E aí cevejeiros! Ainda estou nessa odisséia...

Na opinião de vcs, para BIAB, pegariam esta panela do anúncio ou pegariam uma igual porém de aluminio mesmo?

Ou ainda, conhecem algum fornecedor de caldeirões de aço inox 304 fundo triplo de confiança? Puts, iria quebrar um puta galho!
 
Bom dia.
Eu tenho 2 panelas dessa de aço 201, são muito boas, resistentes, bem acabadas e acho q funcionaria para vc, porém, são mttttt difíceis de furar em casa, vc precisa mandar num serralheiro ou ter uma furadeira de bancada para não ficar muito cansado no processo.
Se vc quiser fazer mts adaptações na panela eu aconselharia mandar alguém furar/adaptar ou comprar de alumínio que é bem mais maleável.
Abraço
 
Valeu MatheusN !!

Uma pergunta, a suas panelas tem fundo simples de inox ou fundo triplo (inox-Alum-inox) ??
 
Back
Top