Opinião sobre receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo Palermo

Member
Joined
May 8, 2020
Messages
18
Reaction score
8
Location
Minas Gerais
Pessoal, não tenho muita experiencia, portanto não estou me aventurando em receitas muito complexas e além disso detesto mistura de cerveja com frutas e outras coisas.
Apenas para explicar um pouco minha experiência, eu preparei poucas, mas felizmente ainda não fiz nenhuma cerveja intragável como ja ouvi alguns relatos.
1- IRISH RED (receita pronta) - ficou aguada, e com baixa carbonatação mas acho que porque foi minha primeira e meu mashing foi péssimo
2-Weiss (receita pronta) - um amigo esperimentou e queria comprar, mas eu particularmente não curti,então não vendi.. ficou meio azeda ainda vou voltar a tentar. PS: tava SUUUUPER carbonatada rsrs, pesei a mao para cima por conta da falta de carbonatação da primeira... era quase champanhe abrindo
3-Russian imperial stout - errei o fermento e por fim a cerva ficou mais adocicada, ficou bem forte e uma delicia, todos que beberam adoraram
4-IPA - coloquei o fermento da RIS,, ficou boa, forte, seca e lupulo muito presente (fiz DH pela primeira vez na vida)
5-RIS - com o fermento correto - ficou super forte tipo .. deve estar com uns 10% ABV, esta bem gostosa, mas é duro tomar mais que uns dois copos

agora quero fazer uma cerva mais leve (que a RIS) por conta do verão então eu estou escolhendo as próximas duas ou 3 levas que vou fazer.
agradeço se me derem a opinião / sugestão de vocês:

estou pensando:
6 - Amber Lager
1604587796673.png


7- IRISH RED
1604587863315.png

8-IPA (dessa vez com o fermento correto
1604588297472.png
 
Pensando no calor, iria com essa receita de ipa. só trocaria esse malte café por algum caremelo/crystal.
Obs: fica difícil imaginar a receita sem os parâmetros vitais.
 
Vamos la
Vou falar sobre a de IPA
Eu particularmente prefiro as minhas so com viena ou munich e pilsen, ressalta mais o lupulo
Olha, a lupulagem ta muito aquem do que eu acho ideal numa ipa
Seu DH ta 1,6 gramas por litro que é uma quantidade absurdamente pequena para uma IPA
Em relacao a lupulagem
Concentra tudo no comeco e no fim (flame out), essas lupulagens de 30 e 20 minutos nao ajudam nem tanto para amargor nem tanto para sabor, logo não são das melhores

Voce ta fazendo uma single hop de centennial, tem uma american IPA classica que é a Two Hearted Ale que é assim também.

Precisa ter OG e IBU para ver se sua relacao BU/GU ta adequada tambem

Eu exploraria outros lupulos mais modernos, tem sabores mais pungentes que somente o Centennial
 
Last edited:
Diogo. Bom dia...
Penso que as falhas que apontou em suas primeiras brassagens são perfeitamente aceitáveis, e tb cometi algumas, embora não tenha sido tão ousado em minhas receitas, no início....
Mas, tenho como experiência, que o aprimoramento do processo de fermentação é o segredo...
Já lí por aqui, que "O cervejeiro faz o mosto e a levedura faz a cerveja"... é a mais pura verdade.
À respeito a IPA... a melhor que fiz, foi bem simples, com base em Pilsen e muito pouco de algum malte cristal...lúpulos com columbus em amargor e chinook em sabor e aroma... não fiz DH (receio de oxidação)... mas com a mão pesada, senão transformaria-se em uma APA!!!!
Abraços, e lembre-se, somente a prática levará seu processo a algum lugar próximo da perfeição....
 
Red Ale, a receita parece legal, mas se for considerar as guidelines do estilo, usaria algum lupulo inglês ou alemão. E não usaria o açucar. Vai secar demais a cerveja e se sua OG for baixa, vai dar a impressão de aguada por baixo corpo combinado com baixo teor de alcool. Para compensar, faria a mostura em temperatura na faixa mais baixa (~64°C ) para favorecer a atenuação.

Para a Amber, trocaria Centennial por Saaz e baixaria um pouco o Carared. Dependendo da temperatura de brassagem, vai ficar muito caramelo/doce que pode tornar a cerveja enjoativa.

Quanto a IPA, simplificaria os maltes (Pale Ale + Cara Blond por exemplo). Outro ponto: na minha opinião, usar lupulos mais "clássicos" como Centennial, Cascade, Columbus e Citra é bom para testar seu processo, comparando com outros exemplos de mercado, ou simplesmente para duplicar a receita de uma cerveja que você goste. Se seu objetivo é este, manda ver. Agora, se você quer uma IPA com personalidade própria, explore outros lúpulos. Exemplos: Galaxy, Vic Secret, Nelson Sauvin (este doi o bolso, mas o resultado comigo sempre foi incrivel), Taiheke se pensarmos em Australia e Nova Zelandia ou até mesmo Hallertau Blanc, Huel Mellon e Mandarina Bavaria pensando na Alemanha (fiz uma Brut IPA combinando estes três que ficou incrível).

Pensando em calor, ficaria ou com a Amber (cuidado com o dulçor... senão fica pesada para o calor) ou com a IPA.

Reiterando o PS do Lucas: Sempre que for publicar receita, coloca OG/FG prevista, cor (SRM ou EBC) e IBU total. Também fale de sua rampa de temperatura de brassagem, que influencia muito. Ajuda nas opiniões :)
 
Pessoal,

Obrigado pelas respostas!!!

Bom como estou começando eu vou muito na pesquisa de receitas bem quotadas no Beersmith 3 e faço o minimo de mudança possível para conseguir aprender o básico, depois que eu conseguir fazer essas receitas e ficar gostosa ai sim eu começo a brincar.
Sobre o lúpulo eu por fim estou usando o que eu tenho heheh para poupar no frete tenho comprado quantidades maiores, sempre escuto o povo falando sobre outros que vou experimentar em breve :)

Sobre o tema do dulçor, eu achei que era meio padrão isso, então estou fazendo a mostura a 68 graus, como funciona essa questão de aumentar / diminuir o dulçor ?

pontos que aprendi hoje:
  1. IPA tenho que simplificar.. malte base mais um vienna para aumentar o corpo e pronto .. o resto é lupulo
  2. temperatura da brassagem muda o dulçor da cerva :)
  3. postar sempre com o print completo das receitas heheheh
vou ajustar as receitas com o que eu li aqui e vou postá-las novamente
 
A questão do dulçor, é simples....
Uma mostura a temperaturas mais altas, isso é, acima de 67º gera uma maior quantidade de açúcares não fermentáveis, pela ação da enzima Alfa Amilase...
Uma mostura a temperatura mais baixa prevalece a ação da enzima Beta Amilase, o que leva a formação de maior quantidade de açúcares fermentáveis...
Um mosto com maior quantidade de açúcar não-fermentável gera dulçor, sua FG tende a ficar mais alta, terás uma cerva com mais corpo, etc...
Um mosto com maior quantidade de açúcar fermentável gera uma cerveja mais seca e a FG tende a ficar mais baixa, como resultado uma cerveja mais leve...
Vai do seu gosto....
Para ter idéia, minhas brassagens faço em média a 66º... pois é minha preferência uma cerveja mais leve....
Espero ter ajudado.
 
Pessoal, não tenho muita experiencia, portanto não estou me aventurando em receitas muito complexas e além disso detesto mistura de cerveja com frutas e outras coisas.
Apenas para explicar um pouco minha experiência, eu preparei poucas, mas felizmente ainda não fiz nenhuma cerveja intragável como ja ouvi alguns relatos.
1- IRISH RED (receita pronta) - ficou aguada, e com baixa carbonatação mas acho que porque foi minha primeira e meu mashing foi péssimo
2-Weiss (receita pronta) - um amigo esperimentou e queria comprar, mas eu particularmente não curti,então não vendi.. ficou meio azeda ainda vou voltar a tentar. PS: tava SUUUUPER carbonatada rsrs, pesei a mao para cima por conta da falta de carbonatação da primeira... era quase champanhe abrindo
3-Russian imperial stout - errei o fermento e por fim a cerva ficou mais adocicada, ficou bem forte e uma delicia, todos que beberam adoraram
4-IPA - coloquei o fermento da RIS,, ficou boa, forte, seca e lupulo muito presente (fiz DH pela primeira vez na vida)
5-RIS - com o fermento correto - ficou super forte tipo .. deve estar com uns 10% ABV, esta bem gostosa, mas é duro tomar mais que uns dois copos

agora quero fazer uma cerva mais leve (que a RIS) por conta do verão então eu estou escolhendo as próximas duas ou 3 levas que vou fazer.
agradeço se me derem a opinião / sugestão de vocês:

estou pensando:
6 - Amber Lager
View attachment 125057

7- IRISH RED
View attachment 125058
8-IPA (dessa vez com o fermento correto
View attachment 125059
Já tenho quase dois anos brassando 600l x semana (creio que já tenho alguma experiência!). Já fiz várias single hops tanto com Galaxy, Citra, Amarillo, etc... Contudo, as melhores IPAs, Session IPAs e NE IPAs foram aquelas que tiveram um blend de lúpulos (por exemplo, uma NE IPA que teve Mosaic + Amarillo + Simcoe, ficou fantástica!) Se tiver maior variedade de lúpulo disponível creio que seria uma boa para a IPA!
 
Já tenho quase dois anos brassando 600l x semana (creio que já tenho alguma experiência!). Já fiz várias single hops tanto com Galaxy, Citra, Amarillo, etc... Contudo, as melhores IPAs, Session IPAs e NE IPAs foram aquelas que tiveram um blend de lúpulos (por exemplo, uma NE IPA que teve Mosaic + Amarillo + Simcoe, ficou fantástica!) Se tiver maior variedade de lúpulo disponível creio que seria uma boa para a IPA!
Curiosidade aqui

600l/semana

Brew pub?
 
Back
Top