Opinião sobre receita Weissbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nathanguilherme

Well-Known Member
Joined
Feb 20, 2018
Messages
123
Reaction score
28
Bom dia galera, estou querendo fazer uma receita de Weissbier e gostaria da opinião de vocês, sou meio novo então se tiver alguma gafe ai, desculpe desde ja.

20L
2,5 kg Malte Pilsner
3,5 kg Malte Trigo
0,300 gr Caraamber (para cor)

28 gr Hallertauer Mittelfrueh (60 minutos)
28 gr Styrian Goldings (60 minutos)

Fermento SY055 da bio4

Gostaria de saber tambem qual melhor temperatura para fazer a mostura se faço rampa ou faço direto a uma temperatura, gostaria de uma cerveja mais incorpada.
A fermentação gostaria de começar a 17º e terminar a 22º para ver se consigo deixas o sabor de cravo e banana aparente.

Obrigado desde ja
 
Bom dia galera, estou querendo fazer uma receita de Weissbier e gostaria da opinião de vocês, sou meio novo então se tiver alguma gafe ai, desculpe desde ja.

20L
2,5 kg Malte Pilsner
3,5 kg Malte Trigo
0,300 gr Caraamber (para cor)

28 gr Hallertauer Mittelfrueh (60 minutos)
28 gr Styrian Goldings (60 minutos)

Fermento SY055 da bio4

Gostaria de saber tambem qual melhor temperatura para fazer a mostura se faço rampa ou faço direto a uma temperatura, gostaria de uma cerveja mais incorpada.
A fermentação gostaria de começar a 17º e terminar a 22º para ver se consigo deixas o sabor de cravo e banana aparente.

Obrigado desde ja

Para cravo, é necessário uma rampa de 15 a 20 minutos a 45C

A mostura pode fazer a 67c ou 68C

Eu não mexeria na temperatura. Setaria direto em 20C

Usando o Mangrove fermentei na última leva a 21C e gostei do resultado.
 
Vai de Biab? Se não, melhor considerar acrescentar casca de arroz pra não entupir...
 
Eu colocaria 45% de Pilsen e 45% de trigo e 10% de carapils. Levedura usei wb-06 e yestlab a ylb4000 , ambas com starter de 24hs . Rampas na mostura 43 °C a 15min , parada ácida , 53°C a 15min, para protéica , e 65 a 67 °C por uma hora ( ate a conversão).lúpulo hallertau Magnum . Detalhe tanto no starter qto na fervura utilizo 0,5% em mg de peso de levedo de cerveja em relação ao volume de mosto ( ex.20000 ml uso 100mg de levedura , dessas que se compram em lojas de produtos naturais ) serve como nutriente para levedura . Inóculo a levedura a 16°C e seto o controlador a 18°C , qdo atenuar pela metade elevo a 20°C até o final da atenuação e depois aumento 1°C por dia até o limite de tolerância da levedura para eliminação de posdivel diacetyl e outros compostos como os sulfurosos por exemplo . Ao final faço o condicionamento baixando a temperatura em média 2 a 3°C por dia até 5/6°C . Tem ficado boas .
 
Bom dia galera, estou querendo fazer uma receita de Weissbier e gostaria da opinião de vocês, sou meio novo então se tiver alguma gafe ai, desculpe desde ja.

20L
2,5 kg Malte Pilsner
3,5 kg Malte Trigo
0,300 gr Caraamber (para cor)

28 gr Hallertauer Mittelfrueh (60 minutos)
28 gr Styrian Goldings (60 minutos)

Fermento SY055 da bio4

Gostaria de saber tambem qual melhor temperatura para fazer a mostura se faço rampa ou faço direto a uma temperatura, gostaria de uma cerveja mais incorpada.
A fermentação gostaria de começar a 17º e terminar a 22º para ver se consigo deixas o sabor de cravo e banana aparente.

Obrigado desde ja


Estude esse artigo --> https://braumagazin.de/article/brewing-bavarian-weissbier-all-you-ever-wanted-to-know/

Da sua receita só mudaria a lupulagem, é muito lúpulo pra pouco volume. Procure algo em torno de 10~15IBU.

Infusão simples a 68ºC, se quiser cravo pronunciado inicie em 45°C por uns 10min.

Fermentação pode largar lá pelos 19~22ºC que a levedura trabalha bem e essa cepa é qualidade garantida.
 
Natan,
As cervejas clássicas de trigo são em sua maioria elaboradas 50% trigo 50% pilsen . No meu entendimento, o aspecto de cravo e banana são regidos pela temperatura de fermentação. Range inferior de fermentação aspecto de cravo, range superior aspecto de banana. Em relação às rampas de temperatura de brassagem, tenha por hábito fazer uma de 10 a 15 min entre 40/50 exopeptidase, outra de 10 a 15 min entre 50/60 endopeptidase , estas rampas estão voltadas pra quebrar as proteínas de alto peso e facilitar as reações. Depois faz uma rampa mais longa 50 min de 64 a 67, dependendo do corpo que quer, e fecha com a temperatura de mashout por 10 min. Se fizer rampa única, o resultado não fica tão bom. De qualquer forma , cerveja artesanal é isso, tudo é experiência. Boas cervas.
 
O Marcelo Barga da Bio4 recomendou que a fermentação comece nos 16 ºC até 1/3 da atenuação, deixando subir sozinho até o final da fermentação. Segundo ele esse esquema garante uma boa relação cravo/banana.
Na minha fiz o mash em 40ºC e fui subindo direto até os 67ºC. O fermento inoculei nos 16ºC no final da tarde e na manhã seguinte já setei o controlador em 21ºC (não me lembro se ele recomendou alguma temperatura máxima) e deixei esquentar com a própria fermentação. Pra mim faltou um pouco de cravo, então na próxima vou fazer uma parada maior nos 45ºC.

E para uma boa Weiss, o fermento faz TODA a diferença.... Já tinha feito outras com fermentos secos, mas nunca com bom resultado. Sempre faltava a característica marcante de uma Weiss. Quando usei fermentos líquidos (Bio4 e YeastLab) consegui realmente os aromas e sabores que se esperam desse estilo. E o da Bio4, pra mim, foi o melhor de todos.
 
Back
Top