Opinião Receita American IPA 55L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

spoock

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2016
Messages
82
Reaction score
14
Pessoal,

Vou brassar minha primeira American IPA no meu novo equipamento de 60L

Quero começar com os pés no chão, então procurei a receita mais básica de uma American IPA, encontrei aquela famosa receita da Eisenbahn.

Passei os parâmetros para o Beersmith e fiz alguns ajustes, gostaria de opinião de vocês.

Gostaria de uma mostura, fervura e lupulagem bem simples. Nada First Wort Hopping, whirlpool hopping, late hopping, etc. Somente as infusões normais (amargor, sabor e aroma). Então nestes pontos eu não pretendo mudar muito.

A dúvida maior mesmo é na proporção de lúpulos e no punch de aroma do Dry Hop

Segue a receita:

IBU: 50,9
Cor: 17,3 EBC
ABV: 6,0%
IBU/GU: 0,854 IBU/SG
OG: 1,060
FG: 1,014
Pre boil gravity: 1,050
Tempo de fervura: 60min
Eficiencia estimada do equipamento: 68%
Volume: 55L

Maltes:
11Kg Pilsen Agrária (3,3 EBC) 71,9%
2,50Kg Munich I (Weyermann) (15,0 EBC) 16,3%
1,3Kg Carared (Weyermann) (45,0 EBC) 8,5%
0,50Kg Caramunich I (Weyermann) (90,0 EBC) 3,3%
Total: 15,30Kg

Lupulos:
70g Chinook 60min
61g Cascade 30min
35g Cascade 5min
25g Chinook 5min
Total: 191g

Dry hop
Ainda não defini, mas penso algo em torno de 5g/L usando Chinook e Cascade. Na proporção de 60% para Cascade e 40% Chinook.
Algo do tipo:
165g de Cascade
110g de Chinook

Fermento:
3pkg SafAle US-05

Mosturação a 67°C por 90min
Mash-out a 76°C por 10min

Fermentação:
Fermentação primária durante 10 dias a 18°C (motivo, usei este mesmo perfil de fermentação para três brown ales que fiz e atenuou conforme esperado com sabor neutro)
Fermentação secundária 5 dias a 23°C

Maturação/Clarificação:
0°C com gelatina durante 3 dias

Dúvidas:

1- Este grist de maltes esta bom? Nos tópicos que li aqui no forum vi que o pessoal não recomenda uma mistura com mais de 2 ou 3 maltes, o que devo retirar?
2- A mostura entre 65 e 67 graus esta boa? 90min ou 60min?
3- A proporção de lupulos na fervura esta coerente?
4- 5g/L para Dry Hop é o suficiente para um bom punch de aromas?

Se precisarem de mais algum detalhe que tenha esquecido de escrever aqui é só pedir!! Valeu

Por ora é isso!

[ ] 's
 
Tem 02 maltes base na receita...pilsen e munich...eu deixaria somente o pilsen...já o carared acho que destoa um pouco do estilo...só que tem ver se o outro que sobrou tem uma proporção alta para não fugir tanto do estilo...

A mostura seria melhor a 65C...fervura de 60 minutos acho que está bom...

Olha a descrição no BJCP:

Characteristic Ingredients: Pale ale or 2-row brewers malt as the base, American or New World hops, American or English yeast with a clean or slightly fruity profile. Generally all-malt, 38 BJCP Beer Style Guidelines – 2015 Edition
but mashed at lower temperatures for high attenuation. Sugar additions to aid attenuation are acceptable. Restrained use of crystal malts, if any, as high amounts can lead to a sweet finish and clash with the hop character.
 
Tem 02 maltes base na receita...pilsen e munich...eu deixaria somente o pilsen...já o carared acho que destoa um pouco do estilo...só que tem ver se o outro que sobrou tem uma proporção alta para não fugir tanto do estilo...

A mostura seria melhor a 65C...fervura de 60 minutos acho que está bom...

Olha a descrição no BJCP:

Characteristic Ingredients: Pale ale or 2-row brewers malt as the base, American or New World hops, American or English yeast with a clean or slightly fruity profile. Generally all-malt, 38 BJCP Beer Style Guidelines – 2015 Edition
but mashed at lower temperatures for high attenuation. Sugar additions to aid attenuation are acceptable. Restrained use of crystal malts, if any, as high amounts can lead to a sweet finish and clash with the hop character.

Permita-me discordar, mas o Carared na proporção utilizada não descaracteriza o estilo...Já fiz essa receita da Eisenbah e a cor da IPA fica linda...

A minha base é a mesma, alterei somente o Carared para o Crystal recentemente e também adicionei em torno de 10% de trigo para trazer um frescor...
 
Pessoal,

Vou brassar minha primeira American IPA no meu novo equipamento de 60L

Quero começar com os pés no chão, então procurei a receita mais básica de uma American IPA, encontrei aquela famosa receita da Eisenbahn.

Passei os parâmetros para o Beersmith e fiz alguns ajustes, gostaria de opinião de vocês.

Gostaria de uma mostura, fervura e lupulagem bem simples. Nada First Wort Hopping, whirlpool hopping, late hopping, etc. Somente as infusões normais (amargor, sabor e aroma). Então nestes pontos eu não pretendo mudar muito.

A dúvida maior mesmo é na proporção de lúpulos e no punch de aroma do Dry Hop

Segue a receita:

IBU: 50,9
Cor: 17,3 EBC
ABV: 6,0%
IBU/GU: 0,854 IBU/SG
OG: 1,060
FG: 1,014
Pre boil gravity: 1,050
Tempo de fervura: 60min
Eficiencia estimada do equipamento: 68%
Volume: 55L

Maltes:
11Kg Pilsen Agrária (3,3 EBC) 71,9%
2,50Kg Munich I (Weyermann) (15,0 EBC) 16,3%
1,3Kg Carared (Weyermann) (45,0 EBC) 8,5%
0,50Kg Caramunich I (Weyermann) (90,0 EBC) 3,3%
Total: 15,30Kg

Lupulos:
70g Chinook 60min
61g Cascade 30min
35g Cascade 5min
25g Chinook 5min
Total: 191g

Dry hop
Ainda não defini, mas penso algo em torno de 5g/L usando Chinook e Cascade. Na proporção de 60% para Cascade e 40% Chinook.
Algo do tipo:
165g de Cascade
110g de Chinook

Fermento:
3pkg SafAle US-05

Mosturação a 67°C por 90min
Mash-out a 76°C por 10min

Fermentação:
Fermentação primária durante 10 dias a 18°C (motivo, usei este mesmo perfil de fermentação para três brown ales que fiz e atenuou conforme esperado com sabor neutro)
Fermentação secundária 5 dias a 23°C

Maturação/Clarificação:
0°C com gelatina durante 3 dias

Dúvidas:

1- Este grist de maltes esta bom? Nos tópicos que li aqui no forum vi que o pessoal não recomenda uma mistura com mais de 2 ou 3 maltes, o que devo retirar?
2- A mostura entre 65 e 67 graus esta boa? 90min ou 60min?
3- A proporção de lupulos na fervura esta coerente?
4- 5g/L para Dry Hop é o suficiente para um bom punch de aromas?

Se precisarem de mais algum detalhe que tenha esquecido de escrever aqui é só pedir!! Valeu

Por ora é isso!

[ ] 's

Dá só uma lidinha nesse tópico que vai mudar sua vida: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949
 
@tomazela, eu li este topico sim, aquela aula do @Guenther é genial!
certamente vou aprimorar essa receita com o que foi discutido no tópico.
obrigado pela opinião sobre a receita, acho que deve ser uma receita muito "padrão" para este estilo.. sem exageros, simples de fazer e com resultados modestos mas aceitaveis. Bom para uma primeira IPA. Vou arriscar! Assim mesmo como descrevi a receita no primeiro post. A não ser que alguém aponte algo muito errado.

@rodfon, obrigado pela opinião e orientações. Acredito que se a receita não tem grandes defeitos vou partir para executa-la e nas proximas vou considerar a sua sugestão quanto aos maltes. Vamos testando e vendo no que podemos melhorar.

[ ] 's
 
@tomazela, eu li este topico sim, aquela aula do @Guenther é genial!
certamente vou aprimorar essa receita com o que foi discutido no tópico.
obrigado pela opinião sobre a receita, acho que deve ser uma receita muito "padrão" para este estilo.. sem exageros, simples de fazer e com resultados modestos mas aceitaveis. Bom para uma primeira IPA. Vou arriscar! Assim mesmo como descrevi a receita no primeiro post. A não ser que alguém aponte algo muito errado.

@rodfon, obrigado pela opinião e orientações. Acredito que se a receita não tem grandes defeitos vou partir para executa-la e nas proximas vou considerar a sua sugestão quanto aos maltes. Vamos testando e vendo no que podemos melhorar.

[ ] 's

Cara, eu já andei modificando bem minha receita...mas essa originalzinha aí é muito boa...

Atualmente eu tenho utilizado o Pilsen, Caramunich, Crystal e Trigo, conforme sugestão do Guenther no post...

Aumentei bem a lupulagem, pois o da receita é fraco....

Outra coisa a cuidar quanto a receita é que ela tem algumas falhas técnicas de pitching rate e etc, mas os insumos em si...são bem escolhidos
 
Cara, eu já andei modificando bem minha receita...mas essa originalzinha aí é muito boa...

Atualmente eu tenho utilizado o Pilsen, Caramunich, Crystal e Trigo, conforme sugestão do Guenther no post...

Aumentei bem a lupulagem, pois o da receita é fraco....

Outra coisa a cuidar quanto a receita é que ela tem algumas falhas técnicas de pitching rate e etc, mas os insumos em si...são bem escolhidos

tomazela, a lupulagem que você aumentou foi no geral ou só no dry hop?
no dry hop esta bem baixo mesmo.. você acha que devo me importar em aumentar os lupulos durante a fervura?
Me preocupei em ter uma relação IBU:GU conforme o estilo pede...

Ja o pitching rate, eu segui o que o beersmith recomendou, 3 pacotes, mas penso que 4 para 55L seja mais garantido.

[ ] 's
 
tomazela, a lupulagem que você aumentou foi no geral ou só no dry hop?
no dry hop esta bem baixo mesmo.. você acha que devo me importar em aumentar os lupulos durante a fervura?
Me preocupei em ter uma relação IBU:GU conforme o estilo pede...

Ja o pitching rate, eu segui o que o beersmith recomendou, 3 pacotes, mas penso que 4 para 55L seja mais garantido.

[ ] 's

Aumentei no DH, pois o da receita é bem baixo...

Os IBUs hoje costumo deixar entre 55 e 60.

Já li diversos artigos na web onde dizem para estimar o IBU das IPAs acompanhando a densidade sendo 1.055 com 55 IBUs, 1.062 com 62 IBUs e etc...
Apesar de bater no caso da minha receita essa relação, sinceramente não acredito que tenha muito sentido e prefiro experimentar a cerveja e ajustar o amargor de acordo com os lúpulos utilizados, pois alguns podem gerar os IBUs alvos e terem um amargor mais áspero...

Eu costumo utilizar o First Wort Hopping em todas minhas receitas, pois percebi um amargor mais agradável com a técnica, que não dificulta em nada o processo...

Com relação à quantidade de fermento, se considerar a calculadora do http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ o ideal para a receita, seria um pouco mais do que 5 pacotinhos de US-05

Eu costumo fazer starters, pois infelizmente devido ao dolar o valor do fermento está bem puxado e, considero 1.0 (million cells / ml / degree plato) usando o US-05, para que gere o menor stresse possível e a fermentação fique bastante neutra, maximizando os aromas de lúpulo.

Dá pra fazer com menos? Obviamente...É o ideal? Para o meu gosto, não...

Com esses parâmetros na calculadora, você precisaria de 7 pacotinhos, mas como eu disse, faço starters e uso somete um...
 
Cara, eu diminuiria a lupulagem aos 60, fazendo o FWH com 15-17 IBU no máximo para essa adição. o BS vai te dar essas informações.

Também tiraria um dos maltes especiais.

5g/l de Dry Hop, a meu ver é muito. O casacade é top e, se bem feito, com 3g/l já vai ser show.

Temperatura de mostura eu colocaria em 65, por 60 minutos.

Obviamente essas são as minhas experiencias e o que faria, não que seja o certo!

Abs
 
tomazela, a lupulagem que você aumentou foi no geral ou só no dry hop?
no dry hop esta bem baixo mesmo.. você acha que devo me importar em aumentar os lupulos durante a fervura?
Me preocupei em ter uma relação IBU:GU conforme o estilo pede...

Ja o pitching rate, eu segui o que o beersmith recomendou, 3 pacotes, mas penso que 4 para 55L seja mais garantido.

[ ] 's

Sim, 4 é melhor. Se fizer um bom starter, um pacote dá.
 
Sim, 4 é melhor. Se fizer um bom starter, um pacote dá.

Se fizer um bom starter, meio pacote dá...

O que determina um bom starter é a quantidade correta de células que a densidade pede.

Particularmente eu utilizo a calculadora do brewersfriend...
 
Aumentei no DH, pois o da receita é bem baixo...

Os IBUs hoje costumo deixar entre 55 e 60.

Já li diversos artigos na web onde dizem para estimar o IBU das IPAs acompanhando a densidade sendo 1.055 com 55 IBUs, 1.062 com 62 IBUs e etc...
Apesar de bater no caso da minha receita essa relação, sinceramente não acredito que tenha muito sentido e prefiro experimentar a cerveja e ajustar o amargor de acordo com os lúpulos utilizados, pois alguns podem gerar os IBUs alvos e terem um amargor mais áspero...

Eu costumo utilizar o First Wort Hopping em todas minhas receitas, pois percebi um amargor mais agradável com a técnica, que não dificulta em nada o processo...

Com relação à quantidade de fermento, se considerar a calculadora do http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ o ideal para a receita, seria um pouco mais do que 5 pacotinhos de US-05

Eu costumo fazer starters, pois infelizmente devido ao dolar o valor do fermento está bem puxado e, considero 1.0 (million cells / ml / degree plato) usando o US-05, para que gere o menor stresse possível e a fermentação fique bastante neutra, maximizando os aromas de lúpulo.

Dá pra fazer com menos? Obviamente...É o ideal? Para o meu gosto, não...

Com esses parâmetros na calculadora, você precisaria de 7 pacotinhos, mas como eu disse, faço starters e uso somete um...

O DH da receita é baixo mesmo, nos originais 20L são somente 1,25g/L, pelos relatos que li no forum não da nem para o cheiro.

Para definir os IBU's eu peguei como base a relação IBU:GU do site Mad Alchemist (link) com base nos vídeos do canal Beer School do Jamal Awadallak, ajustei de forma que a relação ficasse mais próxima de 0,84 que é a recomendada para o estilo. Resultando em algo próximo de 51 IBU's.

Tenho visto muita gente recomendando o First Wort Hopping, como o @Tuta do post abaixo. Sei que é bem simples de fazer e o benefício parece interessante. Mas nessa primeira tentativa vou ser bem fiel a receita original para justamente aos poucos tentar novas técnicas e ir avaliando ao longo das levas.

A relação de fermento eu peguei como base o calculo que o BS me deu (ver imagem abaixo), que foi de 3,7 saches, na verdade os 3 que eu previ era pouco. Então vou arriscar ir com somente 4 saches seguindo a recomendação do @Tuta, conforme for 5. Uma observação, eu coloquei a data de fabricação para uns três meses atras que da a viabilidade de 85,7% e 170,23 bilhoes de celulas... sera que foi por isso que ele recomendou poucos saches?

Seria um proximo passo começar a entender a arte de fazer starters, acho que no momento não é o caso pois os equipamentos são um pouco caros (agitador, etc). Mas vou correr atras de mais informações, sem duvidas é muito melhor não precisar pagar o absurdo que cobram (por causa da importação).

Agora entra outra dúvida em relação ao BS.
Eu salvei os insumos na lista do BS a partir de outros arquivos de receitas, boa parte de cervejas da Bodebrown.
Procurei na internet por arquivos de insumos e encontrei outros sites disponibilizando, até aqui no forum tem. Porem as características dos mesmos insumos mas em arquivos BSMX são diferentes... será que da problema na montagem de uma receita?
E se eu uso um malte com um parâmetro e a brewshop que me vende os maltes usa outro?
Nos preocupamos muito em detalhes, etc.. e chega na hr de comprar os insumos e acaba dando essa diferença.

[ ] 's
 

Attachments

  • fermento.png
    fermento.png
    25.7 KB · Views: 84
Cara, eu diminuiria a lupulagem aos 60, fazendo o FWH com 15-17 IBU no máximo para essa adição. o BS vai te dar essas informações.

Também tiraria um dos maltes especiais.

5g/l de Dry Hop, a meu ver é muito. O casacade é top e, se bem feito, com 3g/l já vai ser show.

Temperatura de mostura eu colocaria em 65, por 60 minutos.

Obviamente essas são as minhas experiencias e o que faria, não que seja o certo!

Abs

Tuta, valeu pela indicação da lupulagem, na proxima leva eu vou partir para o FWH sim e daí comparo os resultados.

Para ser fiel a receita original no momento não vou tirar nenhuma malte, só para ver no que da. Mas fica anotado aqui para tirar um especial na proxima.

Quanto ao DH, valeu pela recomendação, não sabia que o Cascade era um lupulo top, como esta em maior proporção em relação ao Chinook, vou reduzir um pouco para os 3g/l que recomendou.

Uma duvida em relação ao DH, voces fazem tudo na mesma infusão ou fazem em duas vezes, como o @Guenther indicou no topico "Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs"?

Já é a segunda recomendação de baixar a temperatura de mostura de 67 para 65, qual seria o principal motivo?
Como na receita esta 60min, vou ser fiel a ela e tambem vou baixar de 90 para 60min.

Valeu pela contribuição!

[ ] 's
 
@tomazela, eu li este topico sim, aquela aula do @Guenther é genial!
certamente vou aprimorar essa receita com o que foi discutido no tópico.
obrigado pela opinião sobre a receita, acho que deve ser uma receita muito "padrão" para este estilo.. sem exageros, simples de fazer e com resultados modestos mas aceitaveis. Bom para uma primeira IPA. Vou arriscar! Assim mesmo como descrevi a receita no primeiro post. A não ser que alguém aponte algo muito errado.

@rodfon, obrigado pela opinião e orientações. Acredito que se a receita não tem grandes defeitos vou partir para executa-la e nas proximas vou considerar a sua sugestão quanto aos maltes. Vamos testando e vendo no que podemos melhorar.

[ ] 's

Fique à vontade...eu só expressei minha opinião mesmo! Eu prefiro ter uma receita com o grist mais simples para cervejas que o lúpulo/fermento dominam, mas isso é uma opinião minha!

@tomazela, o objetivo do forum é esse mesmo! compartilhar opiniões e ve oq é melhor para o seu caso! É que eu uso algum malte caramelo/crystal para corrigir a cor das minhas ipas, mas nada impede de usar outro malte...
 
Tuta, valeu pela indicação da lupulagem, na proxima leva eu vou partir para o FWH sim e daí comparo os resultados.

Para ser fiel a receita original no momento não vou tirar nenhuma malte, só para ver no que da. Mas fica anotado aqui para tirar um especial na proxima.

Quanto ao DH, valeu pela recomendação, não sabia que o Cascade era um lupulo top, como esta em maior proporção em relação ao Chinook, vou reduzir um pouco para os 3g/l que recomendou.

Uma duvida em relação ao DH, voces fazem tudo na mesma infusão ou fazem em duas vezes, como o @Guenther indicou no topico "Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs"?

Já é a segunda recomendação de baixar a temperatura de mostura de 67 para 65, qual seria o principal motivo?
Como na receita esta 60min, vou ser fiel a ela e tambem vou baixar de 90 para 60min.

Valeu pela contribuição!

[ ] 's

A 65C você produz mais açúcares fermentáveis deixando a cerveja mais seca e mais alcoolica...ai vai muito do que prefere! A 68/69C você tem no final uma cerveja menos alcoolica e com mais corpo...
 
A 65C você produz mais açúcares fermentáveis deixando a cerveja mais seca e mais alcoolica...ai vai muito do que prefere! A 68/69C você tem no final uma cerveja menos alcoolica e com mais corpo...

Justamente. A recomendação de mosturar mais baixo é para deixar a cerveja com menos corpo, aumentando a drinkability, de uma cerveja que devido ao amargor elevado e ao teor alcoólico tb mais alto, não é tão fácil de beber...

Eu começo a mostura com 66C e como não corrijo, a maioria do tempo acaba ficando na casa dos 65C...

[ ]´s
 
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's
 
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's

Ja fiz IPA com pale, IPA com pilsen e IPA misturada. O pale sempre fica melhor, mas a diferença é pouca. Negocio do estilo é focar nas verdinhas. Quanto aos especiais, o que acredito mais viavel é um carapils de 5 a 10% - eu usaria 250 para sua receita (no seu caso é o Munich) e um malte caramelo, mas bem pouco. Particularmente nao gosto de dar perfil maltado para uma IPA, entao uso Pale e Carapils. Quanto à cor, se usar só pale como base, vai ter uma boa cor.

Sobre a questão da temperatura, o ideal, a meu ver, é 65ºC. Já mosturei a 67, 68 e 66, e os melhores resultados são a 65-66. A cerveja mais seca e menos encorpada destaca o sabor dos lupulos e não fica muito doce residual, o que atrapalharia a percepçao sensorial do estilo.

Meu segredo para IPA é um só: simplificar e adicionar o máximo possivel de lupulo.

E na boa, vai de FWH de primeira! Deixa para testar na cerveja de um amigo. a diferença É GRITANTE!

Grande abraço!
 
Justamente. A recomendação de mosturar mais baixo é para deixar a cerveja com menos corpo, aumentando a drinkability, de uma cerveja que devido ao amargor elevado e ao teor alcoólico tb mais alto, não é tão fácil de beber...

Eu começo a mostura com 66C e como não corrijo, a maioria do tempo acaba ficando na casa dos 65C...

[ ]´s

Eu geralmente faço assim tb!
 
Ja fiz IPA com pale, IPA com pilsen e IPA misturada. O pale sempre fica melhor, mas a diferença é pouca. Negocio do estilo é focar nas verdinhas. Quanto aos especiais, o que acredito mais viavel é um carapils de 5 a 10% - eu usaria 250 para sua receita (no seu caso é o Munich) e um malte caramelo, mas bem pouco. Particularmente nao gosto de dar perfil maltado para uma IPA, entao uso Pale e Carapils. Quanto à cor, se usar só pale como base, vai ter uma boa cor.

Sobre a questão da temperatura, o ideal, a meu ver, é 65ºC. Já mosturei a 67, 68 e 66, e os melhores resultados são a 65-66. A cerveja mais seca e menos encorpada destaca o sabor dos lupulos e não fica muito doce residual, o que atrapalharia a percepçao sensorial do estilo.

Meu segredo para IPA é um só: simplificar e adicionar o máximo possivel de lupulo.

E na boa, vai de FWH de primeira! Deixa para testar na cerveja de um amigo. a diferença É GRITANTE!

Grande abraço!

Opa!

Então, vamos aderir ao FWH.
Pelo que entendi o que posso fazer é usar um pouco do lupulo dos 60min (Chinook amargor) no FWH. (também pode usar 100%, enfim, varia)
Adicionei uma quantidade para dar algo entre os 15 e 17 IBUs conforme sugeriu no post anterior e ajustei a infusão dos 60min com o restante do lúpulo Chinook observando para manter uma boa relação IBU/OG (algo proximo de 0,84, conforme o estilo pede).
O FWH eu faço enquanto transfiro o mosto da panela de mostura para fervura, ou assim que ele é 100% transferido. Enfim, existe algum momento exato ou recomendado?

Achei interessante essa jogada de FWH e relação IBU/OG que mesmo com essa modificação o amargor final mudou pouquissimo.

Sobre a mostura, vamos para 65C
Baixei o perfil de mostura para 65 graus e notei um aumento no alcool, como vocês falaram que ocorreria, uma cerveja mais alcoolica.
Mantive o mash-out em 76C por 10minutos. Fly sparge com 76C com a quantidade de agua recomendada pelo BS.

O grist de maltes eu ainda estou relutante, penso em trocar o Pilsen por Pale Ale (74,3%), manter o Munich I (16,9%) e Carared 8,8%.
Retirei o Caramunich I.

No final a receita ficou como esta na imagem abaixo.

E aí, da pra encarar?

Ainda preciso falar um pouco sobre a fermentação, mas nada muito diferente do que esta no post do @Guenther sobre fermentação/maturação, etc...

[ ] 's
 

Attachments

  • IPA2.png
    IPA2.png
    60.2 KB · Views: 79
O FWH vc tem que SUBSTITUIR o lupulo dos 60. Do jeito que ta na receita, vai ficar mtoo amargo. Tem que tirar aquele que vc manteve dos 60, mas pode continuar com a relação IBU/OG tranquilamente, só ir adaptando.

Como você optou por maltes especiais nessa proporção (eu nunca fiz com tantos, entao vale a experiênca), talvez seja bacana jogar essa adição - que voce vai ter que tirar - aos 30, junto com o cascade, para mais sabor e deixar o amargor sem adstringência. Sobre o Munich, nao usaria mais que 10%, mas, novamente, vale a experiência para ver o que sai.

A fermentação é tranquila. S05 é o monstro que a gnt já conhece. Particularmente, gosto de fazer toda fermentação a 18, subindo para 19. Depois um bom tempo de secundária. Somando as duas, costumo deixar duas semanas, o que me traz ótimos resultados. Mas ai vai do fregues. Manda ver que nao tem erro!

Abs!
 
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's

As IPAs são tradicionalmente feitas usando o Pale Ale como malte base, porém o preço dele no Brasil é muito mais elevado do que o Pilsen...

Sendo assim eu sempre uso o Pilsen e adiciono o Caramunich com uma torra leve para dar uma imitada no Pale Ale...

O Carared ou Crystal uso só para dar o tom avermelhado...

Pale Ale e Pilsen são diferentes, mas sinceramente acredito que a diferença é mínima em uma cerveja tão complexa quanto as IPAs...

A carga de lúpulo é tão elevada que a diferença deles passa a ser sutil

[ ]´s
 
Chegou o dia de pedir os insumos... e eu ainda tenho uns detalhes a acertar nessa receita. :confused:

Primeiro de tudo, não quero ser o cara chato que discorda de tudo, as opiniões e discussões aqui estão bem saudaveis e estou aprendendo muito. Quero agradecer a ajuda e paciencia de todos.

Agora vamos la... sobre o FHW, eu li um artigo do Brad Smith (link do artigo) onde além de falar da técnica me chamou a atenção que ele recomenda uso nos mais variados estilos de cerveja, menos IPA.

Also if you speak to many competitive brewers, you will find that they are using FWH for large portions of their hop schedule – some even brewing great beers using only first wort hops. While this would not be appropriate for a hoppy beer like an IPA, the smooth blending of flavors that occur with FWH can be very desirable for many styles where hops is not the dominant flavor such as ales, continental lagers, what beers, Marzen, and many more.

O que entendi, lendo comentários de alguns foruns, é que na IPA você quer um punch no amargor e a suavização que o FWH traz para esse estilo não é tão desejado.

Então, resolvi que vou de infusão normal aos 60min nesta primeira IPA e na próxima vou de FWH, eu quero testar essa diferença.

Sobre Pilsen x Pale Ale, vou economizar a diferença e ir de Pilsen mesmo e na próxima leva eu testo o Pale Ale para comparar.
Na "economia" de $$ do malte vou gastar mais em fermento, a principio falei de 4 saches de US-05, pois bem, vou seguir a recomendação da calculadora do brewersfriend e vou de 7 saches. :rockin::rockin::rockin:
O que dizem por aí e que todos deveriam saber: Uma fermentação bem feita é uma das peças chaves para ser uma boa ou ótima cerveja. Então não vou economizar nisso.

Nas próximas eu pretendo fazer starter, ontem estudei um pouco sobre o assunto e não me parece ser tão complicado. Não vai ter jeito, não serão mais apenas 20L, agora são 50L a 60L, haja levedura! Vamos fazer isso direito e tentando não gastar muito $$$.

Na imagem a baixo a receita atualizada. E aí, encaro?

[ ] 's
 

Attachments

  • IPA3.png
    IPA3.png
    55.2 KB · Views: 74
Last edited:
Chegou o dia de pedir os insumos... e eu ainda tenho uns detalhes a acertar nessa receita. :confused:

Primeiro de tudo, não quero ser o cara chato que discorda de tudo, as opiniões e discussões aqui estão bem saudaveis e estou aprendendo muito. Quero agradecer a ajuda e paciencia de todos.

Agora vamos la... sobre o FHW, eu li um artigo do Brad Smith (link do artigo) onde além de falar da técnica me chamou a atenção que ele recomenda uso nos mais variados estilos de cerveja, menos IPA.



O que entendi, lendo comentários de alguns foruns, é que na IPA você quer um punch no amargor e a suavização que o FWH traz para esse estilo não é tão desejado.

Então, resolvi que vou de infusão normal aos 60min nesta primeira IPA e na próxima vou de FWH, eu quero testar essa diferença.

Sobre Pilsen x Pale Ale, vou economizar a diferença e ir de Pilsen mesmo e na próxima leva eu testo o Pale Ale para comparar.
Na "economia" de $$ do malte vou gastar mais em fermento, a principio falei de 4 saches de US-05, pois bem, vou seguir a recomendação da calculadora do brewersfriend e vou de 7 saches. :rockin::rockin::rockin:
O que dizem por aí e que todos deveriam saber: Uma fermentação bem feita é uma das peças chaves para ser uma boa ou ótima cerveja. Então não vou economizar nisso.

Nas próximas eu pretendo fazer starter, ontem estudei um pouco sobre o assunto e não me parece ser tão complicado. Não vai ter jeito, não serão mais apenas 20L, agora são 50L a 60L, haja levedura! Vamos fazer isso direito e tentando não gastar muito $$$.

Na imagem a baixo a receita atualizada. E aí, encaro?

[ ] 's

Para economizar você pode após concluir a fermentação, lavar o fermento e reaproveitá-lo em outras levas (tem vários tópicos no fórum explicando como funciona)... se quiser tem esse documento anexo...

Muitas cervejarias reutilizam o fermento de 5 a 8 vezes

Sobre o artigo em não usar FWH em IPA, olha eu nem li, mas discordo que não deva ser usado em IPA.

O amargor é praticamente o mesmo, porém a diferença é que fica menos áspero...mais macio...

E outra a diferença no amargor é sútil...Se você separar uma com FWH e outra sem, em teste as cegas, pode ser até que muitos nem percebam...

Quanto ao fermento... Erre para mais...
 

Attachments

  • Procedimento para reutilização de LAMA e propagação de fermento.pdf
    298.7 KB · Views: 67
Chegou o dia de pedir os insumos... e eu ainda tenho uns detalhes a acertar nessa receita. :confused:

Primeiro de tudo, não quero ser o cara chato que discorda de tudo, as opiniões e discussões aqui estão bem saudaveis e estou aprendendo muito. Quero agradecer a ajuda e paciencia de todos.

Agora vamos la... sobre o FHW, eu li um artigo do Brad Smith (link do artigo) onde além de falar da técnica me chamou a atenção que ele recomenda uso nos mais variados estilos de cerveja, menos IPA.



O que entendi, lendo comentários de alguns foruns, é que na IPA você quer um punch no amargor e a suavização que o FWH traz para esse estilo não é tão desejado.

Então, resolvi que vou de infusão normal aos 60min nesta primeira IPA e na próxima vou de FWH, eu quero testar essa diferença.

Sobre Pilsen x Pale Ale, vou economizar a diferença e ir de Pilsen mesmo e na próxima leva eu testo o Pale Ale para comparar.
Na "economia" de $$ do malte vou gastar mais em fermento, a principio falei de 4 saches de US-05, pois bem, vou seguir a recomendação da calculadora do brewersfriend e vou de 7 saches. :rockin::rockin::rockin:
O que dizem por aí e que todos deveriam saber: Uma fermentação bem feita é uma das peças chaves para ser uma boa ou ótima cerveja. Então não vou economizar nisso.

Nas próximas eu pretendo fazer starter, ontem estudei um pouco sobre o assunto e não me parece ser tão complicado. Não vai ter jeito, não serão mais apenas 20L, agora são 50L a 60L, haja levedura! Vamos fazer isso direito e tentando não gastar muito $$$.

Na imagem a baixo a receita atualizada. E aí, encaro?

[ ] 's

Cara, vc ta mais que certo. Negócio nunca é ciência exata, então vai muito de experimentação. Discordar não é ser chato.

Tudo que te disse até agora é fruto de teste que eu fiz, então eu assino embaixo no que falei.

Quanto ao FWH, discordo com o Brad (não li o artigo). A técnica não esconde o amargor, mto menos acaba com ele. A única mudança é que aquele amargor rasgante, até adstringente, acaba sendo suavizado, aveludado. O punch ainda permanece, mas de uma maneira mto mais positiva. Faz os testes. Vai ser legal vc ter a ideia de um e de outro, ai tira as conclusões.

Faça starter sim. Passei para levas de 50l a pouco tempo atras e pesquisei btt para fazer a mudança. Com stater, alem de ter um fermentação rápida e saudável, economizo uma grana preta com levedura. Porem, tive que comprar equipo para fazer o stir plate e erlenmeyer.

7 pacote eu acho mto. Se vc hidratar, 4 já é suficiente (tudo bem que a calculadora vai te dar um parametro negativo, mas eu faria com 4 na boa). Enfim, vai de voce!

Pela receita, ainda acho que o Chinook aos 60 tá mto alto. Eu abaixaria para no máximo 20 IBU, considerando a quantidade de malte especial. Sempre coloco 15 a 17, como falei anteriormente, mas não uso mto malte especial, então não precisa balancear tanto. 34 IBU acho que vai ser pesado de mais.

Abs!
 
Cara, vc ta mais que certo. Negócio nunca é ciência exata, então vai muito de experimentação. Discordar não é ser chato.

Tudo que te disse até agora é fruto de teste que eu fiz, então eu assino embaixo no que falei.

Quanto ao FWH, discordo com o Brad (não li o artigo). A técnica não esconde o amargor, mto menos acaba com ele. A única mudança é que aquele amargor rasgante, até adstringente, acaba sendo suavizado, aveludado. O punch ainda permanece, mas de uma maneira mto mais positiva. Faz os testes. Vai ser legal vc ter a ideia de um e de outro, ai tira as conclusões.

Faça starter sim. Passei para levas de 50l a pouco tempo atras e pesquisei btt para fazer a mudança. Com stater, alem de ter um fermentação rápida e saudável, economizo uma grana preta com levedura. Porem, tive que comprar equipo para fazer o stir plate e erlenmeyer.

7 pacote eu acho mto. Se vc hidratar, 4 já é suficiente (tudo bem que a calculadora vai te dar um parametro negativo, mas eu faria com 4 na boa). Enfim, vai de voce!

Pela receita, ainda acho que o Chinook aos 60 tá mto alto. Eu abaixaria para no máximo 20 IBU, considerando a quantidade de malte especial. Sempre coloco 15 a 17, como falei anteriormente, mas não uso mto malte especial, então não precisa balancear tanto. 34 IBU acho que vai ser pesado de mais.

Abs!

Se a calculadora do Brewers indica 7 e você utilizar 4, significa que estará em torno de 40% abaixo do recomendado...

Um certo underpitching até pode ser aceitável, dependendo da levedura utilizada chega a nem comprometer...agora uma diferença tão grande, não é o ideal....
 
Bom dia cervejeiros!

Ontem foi o dia da brassagem.. primeira vez usando fundo falso, gostei bastante do resultado. Acho que foi um bom rendimento na mostura pois a densidade pré fervura estimada pelo BS era 1,051 e atingimos 1,054. Em contrapartida a OG era 1,060 e se manteve em 1,054. Fervura estava vigorosa, mas fizemos algumas correções para baixar um pouco, talvez erramos nisso.. O volume final foi acima dos 55L, estimamos em uns 58L a 60L, acho que errei na taxa de evaporação (8,5L/h) ou a fervura não foi tão vigorosa como deve ser.

Resfriamos para uns 35 graus, levamos 33min pra isso. Usamos um chiller de imersão de aluminio de 3/8" e supostos 15m, sim ele não esta dimensionado para este volume. Pensamos em partir para contra-fluxo ou placas com ajuda de uma chugger.

Os 6 saches de fermento nós reidratamos com água resfriada (pós ferver por 10min) a 35C ~ 40C no começo da mostura, a cada meia hora agitamos o erlenmeyer, ficou bem homogenia a mistura. Como nosso chiller não deu conta de resfriar para a temperatura de fermentação, acredito que cometemos um grande erro ao inocular as leveduras com o mosto a 35C. Poucas horas após a inoculação a atividade no airlock começou e com bastante força, borbulhando bem forte. Acho que teremos alguns off flavors por aí..

Tirando o processo de resfriamento que foi um tanto caótico, todos os demais processos (fora a inoculação tambem) foram bem controlados e tranquilos.

Vamos ver o quanto vai atenuar e dar sequencia ao dry hop.

Valeu pela ajuda galera e seguimos o topico até o dia de beber

[ ] 's
 
Ontem tirei uma amostra para medir a densidade.

Foi de 1,054 para 1,034 em praticamente 24 horas e o airlock continua com atividade muito forte a ponto de ter que enche-lo novamente com álcool 70.
 
Ontem tirei uma amostra para medir a densidade.

Foi de 1,054 para 1,034 em praticamente 24 horas e o airlock continua com atividade muito forte a ponto de ter que enche-lo novamente com álcool 70.
Boa!

Vai dando noticia pra nos ai!
 
Esses dias tive uma surpresa... vazou pelo airlock.
Acho que o volume esta acima dos 60L e faltou headspace. Logo da para entender porque não atingimos a OG de 1,060, faltou fervura e por isso tivemos o volume acima do estimado (55L).

Troquei de airlock para não ficar esse todo sujo e de la pra ca a fermentação deu uma diminuída na intensidade, o airlock esta borbulhando mais devagar, mas ainda temos atividade.

Seguimos fermentando a 18°C..
 

Attachments

  • IMG-20161213-WA0074.jpg
    IMG-20161213-WA0074.jpg
    66.7 KB · Views: 45
  • Sem título.jpg
    Sem título.jpg
    102.8 KB · Views: 49
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.
 

Attachments

  • IMG_20161222_210753.jpg
    IMG_20161222_210753.jpg
    76.1 KB · Views: 55
  • IMG_20161226_132235.jpg
    IMG_20161226_132235.jpg
    136 KB · Views: 50
  • IMG_20161226_132339.jpg
    IMG_20161226_132339.jpg
    140.4 KB · Views: 53
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.

Show! :mug:
 
Opa..

Deixei uma amostra durante 24h na geladeira, sem controle de temperatura, só para dar uma baixada na temperatura e ver se decantava algo. E aí esta o resultado... imagina quando for a 0°C e aplicar gelatina.. :ban:

Só achei a quantidade de fermento decantado excessiva, será que rolou um over pitching?
 

Attachments

  • IMG_20161227_123244.jpg
    IMG_20161227_123244.jpg
    75.9 KB · Views: 54
  • IMG_20161227_123255.jpg
    IMG_20161227_123255.jpg
    63.3 KB · Views: 58
a densidade pré fervura estimada pelo BS era 1,051 e atingimos 1,054. Em contrapartida a OG era 1,060 e se manteve em 1,054.



[ ] 's


Algo parece errado com estas medições. Se a pre fervura estava em 54, após a fervura não poderia estar em 54, mesmo com volume final acima do objetivo, que ainda assim é menor que o volume pre fervura. A menos que tenhas feito correções de volume depois da medida pre. Lembrou de corrigir a temperatura?



Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Skinner, realmente ficou em estranha essa medição.
Eu usei o Beersmith para fazer a correção de temperatura quando medi a densidade.
Mas sinceramente eu acabei por descartar a medição pré fervura pois acredito que fizemos alguma confusão..

[ ] 's
 
Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's
 
Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's

Sim...

Quando matura a 25c por um tempo, acaba desprendendo um pouco mais de CO² residual, então eu tenho utilizado 7.5 g/L, pois fica mais de meu agrado.
Nas minhas primeiras levas, menos do que isso, ficava com pouco gás...
 
Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    20.2 KB · Views: 21
  • Carbonation.png
    Carbonation.png
    12.4 KB · Views: 24
  • Sem título1.png
    Sem título1.png
    15.6 KB · Views: 23
Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's

Eu uso a do Brewers: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Repare que eles dão uma explicada de como estimar o CO² residual.

Usa 7g/L ...caso prefira aumentar posteriormente, em nova leva vc ajusta
 
tomazela, obrigado pela dica do brewers friend, usei a calculadora e deu pouco menos de 7g, então vou de 7g e vamos ver no que vai dar! hehe
Obrigado

[ ] 's
 
Back
Top