• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Opinião Receita American IPA 55L

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14
O FWH vc tem que SUBSTITUIR o lupulo dos 60. Do jeito que ta na receita, vai ficar mtoo amargo. Tem que tirar aquele que vc manteve dos 60, mas pode continuar com a relação IBU/OG tranquilamente, só ir adaptando.

Como você optou por maltes especiais nessa proporção (eu nunca fiz com tantos, entao vale a experiênca), talvez seja bacana jogar essa adição - que voce vai ter que tirar - aos 30, junto com o cascade, para mais sabor e deixar o amargor sem adstringência. Sobre o Munich, nao usaria mais que 10%, mas, novamente, vale a experiência para ver o que sai.

A fermentação é tranquila. S05 é o monstro que a gnt já conhece. Particularmente, gosto de fazer toda fermentação a 18, subindo para 19. Depois um bom tempo de secundária. Somando as duas, costumo deixar duas semanas, o que me traz ótimos resultados. Mas ai vai do fregues. Manda ver que nao tem erro!

Abs!

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's
As IPAs são tradicionalmente feitas usando o Pale Ale como malte base, porém o preço dele no Brasil é muito mais elevado do que o Pilsen...

Sendo assim eu sempre uso o Pilsen e adiciono o Caramunich com uma torra leve para dar uma imitada no Pale Ale...

O Carared ou Crystal uso só para dar o tom avermelhado...

Pale Ale e Pilsen são diferentes, mas sinceramente acredito que a diferença é mínima em uma cerveja tão complexa quanto as IPAs...

A carga de lúpulo é tão elevada que a diferença deles passa a ser sutil

[ ]´s

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Chegou o dia de pedir os insumos... e eu ainda tenho uns detalhes a acertar nessa receita. :confused:

Primeiro de tudo, não quero ser o cara chato que discorda de tudo, as opiniões e discussões aqui estão bem saudaveis e estou aprendendo muito. Quero agradecer a ajuda e paciencia de todos.

Agora vamos la... sobre o FHW, eu li um artigo do Brad Smith (link do artigo) onde além de falar da técnica me chamou a atenção que ele recomenda uso nos mais variados estilos de cerveja, menos IPA.

Also if you speak to many competitive brewers, you will find that they are using FWH for large portions of their hop schedule – some even brewing great beers using only first wort hops. While this would not be appropriate for a hoppy beer like an IPA, the smooth blending of flavors that occur with FWH can be very desirable for many styles where hops is not the dominant flavor such as ales, continental lagers, what beers, Marzen, and many more.
O que entendi, lendo comentários de alguns foruns, é que na IPA você quer um punch no amargor e a suavização que o FWH traz para esse estilo não é tão desejado.

Então, resolvi que vou de infusão normal aos 60min nesta primeira IPA e na próxima vou de FWH, eu quero testar essa diferença.

Sobre Pilsen x Pale Ale, vou economizar a diferença e ir de Pilsen mesmo e na próxima leva eu testo o Pale Ale para comparar.
Na "economia" de $$ do malte vou gastar mais em fermento, a principio falei de 4 saches de US-05, pois bem, vou seguir a recomendação da calculadora do brewersfriend e vou de 7 saches. :rockin::rockin::rockin:
O que dizem por aí e que todos deveriam saber: Uma fermentação bem feita é uma das peças chaves para ser uma boa ou ótima cerveja. Então não vou economizar nisso.

Nas próximas eu pretendo fazer starter, ontem estudei um pouco sobre o assunto e não me parece ser tão complicado. Não vai ter jeito, não serão mais apenas 20L, agora são 50L a 60L, haja levedura! Vamos fazer isso direito e tentando não gastar muito $$$.

Na imagem a baixo a receita atualizada. E aí, encaro?

[ ] 's

Attachments

Última edição:

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Chegou o dia de pedir os insumos... e eu ainda tenho uns detalhes a acertar nessa receita. :confused:

Primeiro de tudo, não quero ser o cara chato que discorda de tudo, as opiniões e discussões aqui estão bem saudaveis e estou aprendendo muito. Quero agradecer a ajuda e paciencia de todos.

Agora vamos la... sobre o FHW, eu li um artigo do Brad Smith (link do artigo) onde além de falar da técnica me chamou a atenção que ele recomenda uso nos mais variados estilos de cerveja, menos IPA.

O que entendi, lendo comentários de alguns foruns, é que na IPA você quer um punch no amargor e a suavização que o FWH traz para esse estilo não é tão desejado.

Então, resolvi que vou de infusão normal aos 60min nesta primeira IPA e na próxima vou de FWH, eu quero testar essa diferença.

Sobre Pilsen x Pale Ale, vou economizar a diferença e ir de Pilsen mesmo e na próxima leva eu testo o Pale Ale para comparar.
Na "economia" de $$ do malte vou gastar mais em fermento, a principio falei de 4 saches de US-05, pois bem, vou seguir a recomendação da calculadora do brewersfriend e vou de 7 saches. :rockin::rockin::rockin:
O que dizem por aí e que todos deveriam saber: Uma fermentação bem feita é uma das peças chaves para ser uma boa ou ótima cerveja. Então não vou economizar nisso.

Nas próximas eu pretendo fazer starter, ontem estudei um pouco sobre o assunto e não me parece ser tão complicado. Não vai ter jeito, não serão mais apenas 20L, agora são 50L a 60L, haja levedura! Vamos fazer isso direito e tentando não gastar muito $$$.

[ ] 's
Para economizar você pode após concluir a fermentação, lavar o fermento e reaproveitá-lo em outras levas (tem vários tópicos no fórum explicando como funciona)... se quiser tem esse documento anexo...

Muitas cervejarias reutilizam o fermento de 5 a 8 vezes

Sobre o artigo em não usar FWH em IPA, olha eu nem li, mas discordo que não deva ser usado em IPA.

O amargor é praticamente o mesmo, porém a diferença é que fica menos áspero...mais macio...

E outra a diferença no amargor é sútil...Se você separar uma com FWH e outra sem, em teste as cegas, pode ser até que muitos nem percebam...

Quanto ao fermento... Erre para mais...

Attachments

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14

[ ] 's
Cara, vc ta mais que certo. Negócio nunca é ciência exata, então vai muito de experimentação. Discordar não é ser chato.

Tudo que te disse até agora é fruto de teste que eu fiz, então eu assino embaixo no que falei.

Quanto ao FWH, discordo com o Brad (não li o artigo). A técnica não esconde o amargor, mto menos acaba com ele. A única mudança é que aquele amargor rasgante, até adstringente, acaba sendo suavizado, aveludado. O punch ainda permanece, mas de uma maneira mto mais positiva. Faz os testes. Vai ser legal vc ter a ideia de um e de outro, ai tira as conclusões.

Faça starter sim. Passei para levas de 50l a pouco tempo atras e pesquisei btt para fazer a mudança. Com stater, alem de ter um fermentação rápida e saudável, economizo uma grana preta com levedura. Porem, tive que comprar equipo para fazer o stir plate e erlenmeyer.

7 pacote eu acho mto. Se vc hidratar, 4 já é suficiente (tudo bem que a calculadora vai te dar um parametro negativo, mas eu faria com 4 na boa). Enfim, vai de voce!

Pela receita, ainda acho que o Chinook aos 60 tá mto alto. Eu abaixaria para no máximo 20 IBU, considerando a quantidade de malte especial. Sempre coloco 15 a 17, como falei anteriormente, mas não uso mto malte especial, então não precisa balancear tanto. 34 IBU acho que vai ser pesado de mais.

Abs!

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Cara, vc ta mais que certo. Negócio nunca é ciência exata, então vai muito de experimentação. Discordar não é ser chato.

Tudo que te disse até agora é fruto de teste que eu fiz, então eu assino embaixo no que falei.

Quanto ao FWH, discordo com o Brad (não li o artigo). A técnica não esconde o amargor, mto menos acaba com ele. A única mudança é que aquele amargor rasgante, até adstringente, acaba sendo suavizado, aveludado. O punch ainda permanece, mas de uma maneira mto mais positiva. Faz os testes. Vai ser legal vc ter a ideia de um e de outro, ai tira as conclusões.

Faça starter sim. Passei para levas de 50l a pouco tempo atras e pesquisei btt para fazer a mudança. Com stater, alem de ter um fermentação rápida e saudável, economizo uma grana preta com levedura. Porem, tive que comprar equipo para fazer o stir plate e erlenmeyer.

7 pacote eu acho mto. Se vc hidratar, 4 já é suficiente (tudo bem que a calculadora vai te dar um parametro negativo, mas eu faria com 4 na boa). Enfim, vai de voce!

Pela receita, ainda acho que o Chinook aos 60 tá mto alto. Eu abaixaria para no máximo 20 IBU, considerando a quantidade de malte especial. Sempre coloco 15 a 17, como falei anteriormente, mas não uso mto malte especial, então não precisa balancear tanto. 34 IBU acho que vai ser pesado de mais.

Abs!
Se a calculadora do Brewers indica 7 e você utilizar 4, significa que estará em torno de 40% abaixo do recomendado...

Um certo underpitching até pode ser aceitável, dependendo da levedura utilizada chega a nem comprometer...agora uma diferença tão grande, não é o ideal....

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Bom dia cervejeiros!

Ontem foi o dia da brassagem.. primeira vez usando fundo falso, gostei bastante do resultado. Acho que foi um bom rendimento na mostura pois a densidade pré fervura estimada pelo BS era 1,051 e atingimos 1,054. Em contrapartida a OG era 1,060 e se manteve em 1,054. Fervura estava vigorosa, mas fizemos algumas correções para baixar um pouco, talvez erramos nisso.. O volume final foi acima dos 55L, estimamos em uns 58L a 60L, acho que errei na taxa de evaporação (8,5L/h) ou a fervura não foi tão vigorosa como deve ser.

Resfriamos para uns 35 graus, levamos 33min pra isso. Usamos um chiller de imersão de aluminio de 3/8" e supostos 15m, sim ele não esta dimensionado para este volume. Pensamos em partir para contra-fluxo ou placas com ajuda de uma chugger.

Os 6 saches de fermento nós reidratamos com água resfriada (pós ferver por 10min) a 35C ~ 40C no começo da mostura, a cada meia hora agitamos o erlenmeyer, ficou bem homogenia a mistura. Como nosso chiller não deu conta de resfriar para a temperatura de fermentação, acredito que cometemos um grande erro ao inocular as leveduras com o mosto a 35C. Poucas horas após a inoculação a atividade no airlock começou e com bastante força, borbulhando bem forte. Acho que teremos alguns off flavors por aí..

Tirando o processo de resfriamento que foi um tanto caótico, todos os demais processos (fora a inoculação tambem) foram bem controlados e tranquilos.

Vamos ver o quanto vai atenuar e dar sequencia ao dry hop.

Valeu pela ajuda galera e seguimos o topico até o dia de beber

[ ] 's

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Ontem tirei uma amostra para medir a densidade.

Foi de 1,054 para 1,034 em praticamente 24 horas e o airlock continua com atividade muito forte a ponto de ter que enche-lo novamente com álcool 70.

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14
Ontem tirei uma amostra para medir a densidade.

Foi de 1,054 para 1,034 em praticamente 24 horas e o airlock continua com atividade muito forte a ponto de ter que enche-lo novamente com álcool 70.
Boa!

Vai dando noticia pra nos ai!

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Esses dias tive uma surpresa... vazou pelo airlock.
Acho que o volume esta acima dos 60L e faltou headspace. Logo da para entender porque não atingimos a OG de 1,060, faltou fervura e por isso tivemos o volume acima do estimado (55L).

Troquei de airlock para não ficar esse todo sujo e de la pra ca a fermentação deu uma diminuída na intensidade, o airlock esta borbulhando mais devagar, mas ainda temos atividade.

Seguimos fermentando a 18°C..

Attachments

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.

Attachments

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.
Show! :mug:

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Opa..

Deixei uma amostra durante 24h na geladeira, sem controle de temperatura, só para dar uma baixada na temperatura e ver se decantava algo. E aí esta o resultado... imagina quando for a 0°C e aplicar gelatina.. :ban:

Só achei a quantidade de fermento decantado excessiva, será que rolou um over pitching?

Attachments

skinner_rj

Well-Known Member
Afiliado
14/11/15
a densidade pré fervura estimada pelo BS era 1,051 e atingimos 1,054. Em contrapartida a OG era 1,060 e se manteve em 1,054.

[ ] 's

Algo parece errado com estas medições. Se a pre fervura estava em 54, após a fervura não poderia estar em 54, mesmo com volume final acima do objetivo, que ainda assim é menor que o volume pre fervura. A menos que tenhas feito correções de volume depois da medida pre. Lembrou de corrigir a temperatura?

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Skinner, realmente ficou em estranha essa medição.
Eu usei o Beersmith para fazer a correção de temperatura quando medi a densidade.
Mas sinceramente eu acabei por descartar a medição pré fervura pois acredito que fizemos alguma confusão..

[ ] 's

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's
Sim...

Quando matura a 25c por um tempo, acaba desprendendo um pouco mais de CO² residual, então eu tenho utilizado 7.5 g/L, pois fica mais de meu agrado.
Nas minhas primeiras levas, menos do que isso, ficava com pouco gás...

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's

Attachments

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's
Eu uso a do Brewers: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Repare que eles dão uma explicada de como estimar o CO² residual.

Usa 7g/L ...caso prefira aumentar posteriormente, em nova leva vc ajusta

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
tomazela, obrigado pela dica do brewers friend, usei a calculadora e deu pouco menos de 7g, então vou de 7g e vamos ver no que vai dar! hehe
Obrigado

[ ] 's

2
Group Builder