• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Opinião Receita American IPA 55L

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Pessoal,

Vou brassar minha primeira American IPA no meu novo equipamento de 60L

Quero começar com os pés no chão, então procurei a receita mais básica de uma American IPA, encontrei aquela famosa receita da Eisenbahn.

Passei os parâmetros para o Beersmith e fiz alguns ajustes, gostaria de opinião de vocês.

Gostaria de uma mostura, fervura e lupulagem bem simples. Nada First Wort Hopping, whirlpool hopping, late hopping, etc. Somente as infusões normais (amargor, sabor e aroma). Então nestes pontos eu não pretendo mudar muito.

A dúvida maior mesmo é na proporção de lúpulos e no punch de aroma do Dry Hop

Segue a receita:

IBU: 50,9
Cor: 17,3 EBC
ABV: 6,0%
IBU/GU: 0,854 IBU/SG
OG: 1,060
FG: 1,014
Pre boil gravity: 1,050
Tempo de fervura: 60min
Eficiencia estimada do equipamento: 68%
Volume: 55L

Maltes:
11Kg Pilsen Agrária (3,3 EBC) 71,9%
2,50Kg Munich I (Weyermann) (15,0 EBC) 16,3%
1,3Kg Carared (Weyermann) (45,0 EBC) 8,5%
0,50Kg Caramunich I (Weyermann) (90,0 EBC) 3,3%
Total: 15,30Kg

Lupulos:
70g Chinook 60min
61g Cascade 30min
35g Cascade 5min
25g Chinook 5min
Total: 191g

Dry hop
Ainda não defini, mas penso algo em torno de 5g/L usando Chinook e Cascade. Na proporção de 60% para Cascade e 40% Chinook.
Algo do tipo:
165g de Cascade
110g de Chinook

Fermento:
3pkg SafAle US-05

Mosturação a 67°C por 90min
Mash-out a 76°C por 10min

Fermentação:
Fermentação primária durante 10 dias a 18°C (motivo, usei este mesmo perfil de fermentação para três brown ales que fiz e atenuou conforme esperado com sabor neutro)
Fermentação secundária 5 dias a 23°C

Maturação/Clarificação:
0°C com gelatina durante 3 dias

Dúvidas:

1- Este grist de maltes esta bom? Nos tópicos que li aqui no forum vi que o pessoal não recomenda uma mistura com mais de 2 ou 3 maltes, o que devo retirar?
2- A mostura entre 65 e 67 graus esta boa? 90min ou 60min?
3- A proporção de lupulos na fervura esta coerente?
4- 5g/L para Dry Hop é o suficiente para um bom punch de aromas?

Se precisarem de mais algum detalhe que tenha esquecido de escrever aqui é só pedir!! Valeu

Por ora é isso!

[ ] 's

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Tem 02 maltes base na receita...pilsen e munich...eu deixaria somente o pilsen...já o carared acho que destoa um pouco do estilo...só que tem ver se o outro que sobrou tem uma proporção alta para não fugir tanto do estilo...

A mostura seria melhor a 65C...fervura de 60 minutos acho que está bom...

Olha a descrição no BJCP:

Characteristic Ingredients: Pale ale or 2-row brewers malt as the base, American or New World hops, American or English yeast with a clean or slightly fruity profile. Generally all-malt, 38 BJCP Beer Style Guidelines – 2015 Edition
but mashed at lower temperatures for high attenuation. Sugar additions to aid attenuation are acceptable. Restrained use of crystal malts, if any, as high amounts can lead to a sweet finish and clash with the hop character.

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Tem 02 maltes base na receita...pilsen e munich...eu deixaria somente o pilsen...já o carared acho que destoa um pouco do estilo...só que tem ver se o outro que sobrou tem uma proporção alta para não fugir tanto do estilo...

A mostura seria melhor a 65C...fervura de 60 minutos acho que está bom...

Olha a descrição no BJCP:

Characteristic Ingredients: Pale ale or 2-row brewers malt as the base, American or New World hops, American or English yeast with a clean or slightly fruity profile. Generally all-malt, 38 BJCP Beer Style Guidelines – 2015 Edition
but mashed at lower temperatures for high attenuation. Sugar additions to aid attenuation are acceptable. Restrained use of crystal malts, if any, as high amounts can lead to a sweet finish and clash with the hop character.
Permita-me discordar, mas o Carared na proporção utilizada não descaracteriza o estilo...Já fiz essa receita da Eisenbah e a cor da IPA fica linda...

A minha base é a mesma, alterei somente o Carared para o Crystal recentemente e também adicionei em torno de 10% de trigo para trazer um frescor...

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Pessoal,

Vou brassar minha primeira American IPA no meu novo equipamento de 60L

Quero começar com os pés no chão, então procurei a receita mais básica de uma American IPA, encontrei aquela famosa receita da Eisenbahn.

Passei os parâmetros para o Beersmith e fiz alguns ajustes, gostaria de opinião de vocês.

Gostaria de uma mostura, fervura e lupulagem bem simples. Nada First Wort Hopping, whirlpool hopping, late hopping, etc. Somente as infusões normais (amargor, sabor e aroma). Então nestes pontos eu não pretendo mudar muito.

A dúvida maior mesmo é na proporção de lúpulos e no punch de aroma do Dry Hop

Segue a receita:

IBU: 50,9
Cor: 17,3 EBC
ABV: 6,0%
IBU/GU: 0,854 IBU/SG
OG: 1,060
FG: 1,014
Pre boil gravity: 1,050
Tempo de fervura: 60min
Eficiencia estimada do equipamento: 68%
Volume: 55L

Maltes:
11Kg Pilsen Agrária (3,3 EBC) 71,9%
2,50Kg Munich I (Weyermann) (15,0 EBC) 16,3%
1,3Kg Carared (Weyermann) (45,0 EBC) 8,5%
0,50Kg Caramunich I (Weyermann) (90,0 EBC) 3,3%
Total: 15,30Kg

Lupulos:
70g Chinook 60min
61g Cascade 30min
35g Cascade 5min
25g Chinook 5min
Total: 191g

Dry hop
Ainda não defini, mas penso algo em torno de 5g/L usando Chinook e Cascade. Na proporção de 60% para Cascade e 40% Chinook.
Algo do tipo:
165g de Cascade
110g de Chinook

Fermento:
3pkg SafAle US-05

Mosturação a 67°C por 90min
Mash-out a 76°C por 10min

Fermentação:
Fermentação primária durante 10 dias a 18°C (motivo, usei este mesmo perfil de fermentação para três brown ales que fiz e atenuou conforme esperado com sabor neutro)
Fermentação secundária 5 dias a 23°C

Maturação/Clarificação:
0°C com gelatina durante 3 dias

Dúvidas:

1- Este grist de maltes esta bom? Nos tópicos que li aqui no forum vi que o pessoal não recomenda uma mistura com mais de 2 ou 3 maltes, o que devo retirar?
2- A mostura entre 65 e 67 graus esta boa? 90min ou 60min?
3- A proporção de lupulos na fervura esta coerente?
4- 5g/L para Dry Hop é o suficiente para um bom punch de aromas?

Se precisarem de mais algum detalhe que tenha esquecido de escrever aqui é só pedir!! Valeu

Por ora é isso!

[ ] 's
Dá só uma lidinha nesse tópico que vai mudar sua vida: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
@tomazela, eu li este topico sim, aquela aula do @Guenther é genial!
certamente vou aprimorar essa receita com o que foi discutido no tópico.
obrigado pela opinião sobre a receita, acho que deve ser uma receita muito "padrão" para este estilo.. sem exageros, simples de fazer e com resultados modestos mas aceitaveis. Bom para uma primeira IPA. Vou arriscar! Assim mesmo como descrevi a receita no primeiro post. A não ser que alguém aponte algo muito errado.

@rodfon, obrigado pela opinião e orientações. Acredito que se a receita não tem grandes defeitos vou partir para executa-la e nas proximas vou considerar a sua sugestão quanto aos maltes. Vamos testando e vendo no que podemos melhorar.

[ ] 's

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
obrigado pela opinião sobre a receita, acho que deve ser uma receita muito "padrão" para este estilo.. sem exageros, simples de fazer e com resultados modestos mas aceitaveis. Bom para uma primeira IPA. Vou arriscar! Assim mesmo como descrevi a receita no primeiro post. A não ser que alguém aponte algo muito errado.

@rodfon, obrigado pela opinião e orientações. Acredito que se a receita não tem grandes defeitos vou partir para executa-la e nas proximas vou considerar a sua sugestão quanto aos maltes. Vamos testando e vendo no que podemos melhorar.

[ ] 's
Cara, eu já andei modificando bem minha receita...mas essa originalzinha aí é muito boa...

Atualmente eu tenho utilizado o Pilsen, Caramunich, Crystal e Trigo, conforme sugestão do Guenther no post...

Aumentei bem a lupulagem, pois o da receita é fraco....

Outra coisa a cuidar quanto a receita é que ela tem algumas falhas técnicas de pitching rate e etc, mas os insumos em si...são bem escolhidos

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Cara, eu já andei modificando bem minha receita...mas essa originalzinha aí é muito boa...

Atualmente eu tenho utilizado o Pilsen, Caramunich, Crystal e Trigo, conforme sugestão do Guenther no post...

Aumentei bem a lupulagem, pois o da receita é fraco....

Outra coisa a cuidar quanto a receita é que ela tem algumas falhas técnicas de pitching rate e etc, mas os insumos em si...são bem escolhidos
tomazela, a lupulagem que você aumentou foi no geral ou só no dry hop?
no dry hop esta bem baixo mesmo.. você acha que devo me importar em aumentar os lupulos durante a fervura?
Me preocupei em ter uma relação IBU:GU conforme o estilo pede...

Ja o pitching rate, eu segui o que o beersmith recomendou, 3 pacotes, mas penso que 4 para 55L seja mais garantido.

[ ] 's

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
no dry hop esta bem baixo mesmo.. você acha que devo me importar em aumentar os lupulos durante a fervura?

Ja o pitching rate, eu segui o que o beersmith recomendou, 3 pacotes, mas penso que 4 para 55L seja mais garantido.

[ ] 's
Aumentei no DH, pois o da receita é bem baixo...

Os IBUs hoje costumo deixar entre 55 e 60.

Já li diversos artigos na web onde dizem para estimar o IBU das IPAs acompanhando a densidade sendo 1.055 com 55 IBUs, 1.062 com 62 IBUs e etc...
Apesar de bater no caso da minha receita essa relação, sinceramente não acredito que tenha muito sentido e prefiro experimentar a cerveja e ajustar o amargor de acordo com os lúpulos utilizados, pois alguns podem gerar os IBUs alvos e terem um amargor mais áspero...

Eu costumo utilizar o First Wort Hopping em todas minhas receitas, pois percebi um amargor mais agradável com a técnica, que não dificulta em nada o processo...

Com relação à quantidade de fermento, se considerar a calculadora do http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ o ideal para a receita, seria um pouco mais do que 5 pacotinhos de US-05

Eu costumo fazer starters, pois infelizmente devido ao dolar o valor do fermento está bem puxado e, considero 1.0 (million cells / ml / degree plato) usando o US-05, para que gere o menor stresse possível e a fermentação fique bastante neutra, maximizando os aromas de lúpulo.

Dá pra fazer com menos? Obviamente...É o ideal? Para o meu gosto, não...

Com esses parâmetros na calculadora, você precisaria de 7 pacotinhos, mas como eu disse, faço starters e uso somete um...

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14
Cara, eu diminuiria a lupulagem aos 60, fazendo o FWH com 15-17 IBU no máximo para essa adição. o BS vai te dar essas informações.

Também tiraria um dos maltes especiais.

5g/l de Dry Hop, a meu ver é muito. O casacade é top e, se bem feito, com 3g/l já vai ser show.

Temperatura de mostura eu colocaria em 65, por 60 minutos.

Obviamente essas são as minhas experiencias e o que faria, não que seja o certo!

Abs

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14

[ ] 's
Sim, 4 é melhor. Se fizer um bom starter, um pacote dá.

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Sim, 4 é melhor. Se fizer um bom starter, um pacote dá.
Se fizer um bom starter, meio pacote dá...

O que determina um bom starter é a quantidade correta de células que a densidade pede.

Particularmente eu utilizo a calculadora do brewersfriend...

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Aumentei no DH, pois o da receita é bem baixo...

Os IBUs hoje costumo deixar entre 55 e 60.

Já li diversos artigos na web onde dizem para estimar o IBU das IPAs acompanhando a densidade sendo 1.055 com 55 IBUs, 1.062 com 62 IBUs e etc...
Apesar de bater no caso da minha receita essa relação, sinceramente não acredito que tenha muito sentido e prefiro experimentar a cerveja e ajustar o amargor de acordo com os lúpulos utilizados, pois alguns podem gerar os IBUs alvos e terem um amargor mais áspero...

Eu costumo utilizar o First Wort Hopping em todas minhas receitas, pois percebi um amargor mais agradável com a técnica, que não dificulta em nada o processo...

Com relação à quantidade de fermento, se considerar a calculadora do http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ o ideal para a receita, seria um pouco mais do que 5 pacotinhos de US-05

Eu costumo fazer starters, pois infelizmente devido ao dolar o valor do fermento está bem puxado e, considero 1.0 (million cells / ml / degree plato) usando o US-05, para que gere o menor stresse possível e a fermentação fique bastante neutra, maximizando os aromas de lúpulo.

Dá pra fazer com menos? Obviamente...É o ideal? Para o meu gosto, não...

Com esses parâmetros na calculadora, você precisaria de 7 pacotinhos, mas como eu disse, faço starters e uso somete um...
O DH da receita é baixo mesmo, nos originais 20L são somente 1,25g/L, pelos relatos que li no forum não da nem para o cheiro.

Para definir os IBU's eu peguei como base a relação IBU:GU do site Mad Alchemist (link) com base nos vídeos do canal Beer School do Jamal Awadallak, ajustei de forma que a relação ficasse mais próxima de 0,84 que é a recomendada para o estilo. Resultando em algo próximo de 51 IBU's.

Tenho visto muita gente recomendando o First Wort Hopping, como o @Tuta do post abaixo. Sei que é bem simples de fazer e o benefício parece interessante. Mas nessa primeira tentativa vou ser bem fiel a receita original para justamente aos poucos tentar novas técnicas e ir avaliando ao longo das levas.

A relação de fermento eu peguei como base o calculo que o BS me deu (ver imagem abaixo), que foi de 3,7 saches, na verdade os 3 que eu previ era pouco. Então vou arriscar ir com somente 4 saches seguindo a recomendação do @Tuta, conforme for 5. Uma observação, eu coloquei a data de fabricação para uns três meses atras que da a viabilidade de 85,7% e 170,23 bilhoes de celulas... sera que foi por isso que ele recomendou poucos saches?

Seria um proximo passo começar a entender a arte de fazer starters, acho que no momento não é o caso pois os equipamentos são um pouco caros (agitador, etc). Mas vou correr atras de mais informações, sem duvidas é muito melhor não precisar pagar o absurdo que cobram (por causa da importação).

Agora entra outra dúvida em relação ao BS.
Eu salvei os insumos na lista do BS a partir de outros arquivos de receitas, boa parte de cervejas da Bodebrown.
Procurei na internet por arquivos de insumos e encontrei outros sites disponibilizando, até aqui no forum tem. Porem as características dos mesmos insumos mas em arquivos BSMX são diferentes... será que da problema na montagem de uma receita?
E se eu uso um malte com um parâmetro e a brewshop que me vende os maltes usa outro?
Nos preocupamos muito em detalhes, etc.. e chega na hr de comprar os insumos e acaba dando essa diferença.

[ ] 's

Attachments

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Cara, eu diminuiria a lupulagem aos 60, fazendo o FWH com 15-17 IBU no máximo para essa adição. o BS vai te dar essas informações.

Também tiraria um dos maltes especiais.

5g/l de Dry Hop, a meu ver é muito. O casacade é top e, se bem feito, com 3g/l já vai ser show.

Temperatura de mostura eu colocaria em 65, por 60 minutos.

Obviamente essas são as minhas experiencias e o que faria, não que seja o certo!

Abs
Tuta, valeu pela indicação da lupulagem, na proxima leva eu vou partir para o FWH sim e daí comparo os resultados.

Para ser fiel a receita original no momento não vou tirar nenhuma malte, só para ver no que da. Mas fica anotado aqui para tirar um especial na proxima.

Quanto ao DH, valeu pela recomendação, não sabia que o Cascade era um lupulo top, como esta em maior proporção em relação ao Chinook, vou reduzir um pouco para os 3g/l que recomendou.

Uma duvida em relação ao DH, voces fazem tudo na mesma infusão ou fazem em duas vezes, como o @Guenther indicou no topico "Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs"?

Já é a segunda recomendação de baixar a temperatura de mostura de 67 para 65, qual seria o principal motivo?
Como na receita esta 60min, vou ser fiel a ela e tambem vou baixar de 90 para 60min.

Valeu pela contribuição!

[ ] 's

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15

[ ] 's
Fique à vontade...eu só expressei minha opinião mesmo! Eu prefiro ter uma receita com o grist mais simples para cervejas que o lúpulo/fermento dominam, mas isso é uma opinião minha!

@tomazela, o objetivo do forum é esse mesmo! compartilhar opiniões e ve oq é melhor para o seu caso! É que eu uso algum malte caramelo/crystal para corrigir a cor das minhas ipas, mas nada impede de usar outro malte...

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Tuta, valeu pela indicação da lupulagem, na proxima leva eu vou partir para o FWH sim e daí comparo os resultados.

Para ser fiel a receita original no momento não vou tirar nenhuma malte, só para ver no que da. Mas fica anotado aqui para tirar um especial na proxima.

Quanto ao DH, valeu pela recomendação, não sabia que o Cascade era um lupulo top, como esta em maior proporção em relação ao Chinook, vou reduzir um pouco para os 3g/l que recomendou.

Uma duvida em relação ao DH, voces fazem tudo na mesma infusão ou fazem em duas vezes, como o @Guenther indicou no topico "Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs"?

Já é a segunda recomendação de baixar a temperatura de mostura de 67 para 65, qual seria o principal motivo?
Como na receita esta 60min, vou ser fiel a ela e tambem vou baixar de 90 para 60min.

Valeu pela contribuição!

[ ] 's
A 65C você produz mais açúcares fermentáveis deixando a cerveja mais seca e mais alcoolica...ai vai muito do que prefere! A 68/69C você tem no final uma cerveja menos alcoolica e com mais corpo...

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
A 65C você produz mais açúcares fermentáveis deixando a cerveja mais seca e mais alcoolica...ai vai muito do que prefere! A 68/69C você tem no final uma cerveja menos alcoolica e com mais corpo...
Justamente. A recomendação de mosturar mais baixo é para deixar a cerveja com menos corpo, aumentando a drinkability, de uma cerveja que devido ao amargor elevado e ao teor alcoólico tb mais alto, não é tão fácil de beber...

Eu começo a mostura com 66C e como não corrijo, a maioria do tempo acaba ficando na casa dos 65C...

[ ]´s

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14
Bom dia!

Beleza, vou seguir a recomendação dos 65C. Obrigado pelas explicações.

Sobre os maltes, vejo que a recomendação é simplificar um pouco..

Pude entender que:

O malte pilsen é o malte base, ok esse não pode faltar. Mas tive uma recomendação de trocar por Pale Ale para seguir mais a risca o estilo. Procede?
O malte Munich I é para dar um pouco de corpo e destaque de aroma e sabor de malte a cerveja. OK.
Ja os maltes carared e caramunich pelas características eles são bem semelhantes.. basicamente notas de caramelo, incremento de cor mais escura ou vermelha. Penso que é possível tirar um deles e deixar o grist mais simples. Neste caso, qual manter?

[ ] 's
Ja fiz IPA com pale, IPA com pilsen e IPA misturada. O pale sempre fica melhor, mas a diferença é pouca. Negocio do estilo é focar nas verdinhas. Quanto aos especiais, o que acredito mais viavel é um carapils de 5 a 10% - eu usaria 250 para sua receita (no seu caso é o Munich) e um malte caramelo, mas bem pouco. Particularmente nao gosto de dar perfil maltado para uma IPA, entao uso Pale e Carapils. Quanto à cor, se usar só pale como base, vai ter uma boa cor.

Sobre a questão da temperatura, o ideal, a meu ver, é 65ºC. Já mosturei a 67, 68 e 66, e os melhores resultados são a 65-66. A cerveja mais seca e menos encorpada destaca o sabor dos lupulos e não fica muito doce residual, o que atrapalharia a percepçao sensorial do estilo.

Meu segredo para IPA é um só: simplificar e adicionar o máximo possivel de lupulo.

E na boa, vai de FWH de primeira! Deixa para testar na cerveja de um amigo. a diferença É GRITANTE!

Grande abraço!

Tuta

Well-Known Member
Afiliado
20/10/14
Justamente. A recomendação de mosturar mais baixo é para deixar a cerveja com menos corpo, aumentando a drinkability, de uma cerveja que devido ao amargor elevado e ao teor alcoólico tb mais alto, não é tão fácil de beber...

Eu começo a mostura com 66C e como não corrijo, a maioria do tempo acaba ficando na casa dos 65C...

[ ]´s
Eu geralmente faço assim tb!

spoock

Well-Known Member
Afiliado
27/7/16
Ja fiz IPA com pale, IPA com pilsen e IPA misturada. O pale sempre fica melhor, mas a diferença é pouca. Negocio do estilo é focar nas verdinhas. Quanto aos especiais, o que acredito mais viavel é um carapils de 5 a 10% - eu usaria 250 para sua receita (no seu caso é o Munich) e um malte caramelo, mas bem pouco. Particularmente nao gosto de dar perfil maltado para uma IPA, entao uso Pale e Carapils. Quanto à cor, se usar só pale como base, vai ter uma boa cor.

Sobre a questão da temperatura, o ideal, a meu ver, é 65ºC. Já mosturei a 67, 68 e 66, e os melhores resultados são a 65-66. A cerveja mais seca e menos encorpada destaca o sabor dos lupulos e não fica muito doce residual, o que atrapalharia a percepçao sensorial do estilo.

Meu segredo para IPA é um só: simplificar e adicionar o máximo possivel de lupulo.

E na boa, vai de FWH de primeira! Deixa para testar na cerveja de um amigo. a diferença É GRITANTE!

Grande abraço!
Opa!

Então, vamos aderir ao FWH.
Pelo que entendi o que posso fazer é usar um pouco do lupulo dos 60min (Chinook amargor) no FWH. (também pode usar 100%, enfim, varia)
Adicionei uma quantidade para dar algo entre os 15 e 17 IBUs conforme sugeriu no post anterior e ajustei a infusão dos 60min com o restante do lúpulo Chinook observando para manter uma boa relação IBU/OG (algo proximo de 0,84, conforme o estilo pede).
O FWH eu faço enquanto transfiro o mosto da panela de mostura para fervura, ou assim que ele é 100% transferido. Enfim, existe algum momento exato ou recomendado?

Achei interessante essa jogada de FWH e relação IBU/OG que mesmo com essa modificação o amargor final mudou pouquissimo.

Sobre a mostura, vamos para 65C
Baixei o perfil de mostura para 65 graus e notei um aumento no alcool, como vocês falaram que ocorreria, uma cerveja mais alcoolica.
Mantive o mash-out em 76C por 10minutos. Fly sparge com 76C com a quantidade de agua recomendada pelo BS.

O grist de maltes eu ainda estou relutante, penso em trocar o Pilsen por Pale Ale (74,3%), manter o Munich I (16,9%) e Carared 8,8%.
Retirei o Caramunich I.

No final a receita ficou como esta na imagem abaixo.

E aí, da pra encarar?

Ainda preciso falar um pouco sobre a fermentação, mas nada muito diferente do que esta no post do @Guenther sobre fermentação/maturação, etc...

[ ] 's

Attachments

2
Group Builder