Opinião de Receita – Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreinigrin

Member
Joined
Feb 3, 2020
Messages
6
Reaction score
0
Bom dia entusiastas da arte cervejeira . Gostaria de uma opinião , sugestões , criticas e afins da receita de witbier que fiz nesse domingo passado.

BIAB

17 litros de água Iniciais + 5 litros na “lavagem”

2 Kg malte Pilsen
1 Kg Trigo não Maltado
1Kg Shorot de Trigo


-MOSTURA-
20 min a 50 °C ( Parada proteica )
50 min entre 62 °C – 65 °C


-LUPULAGEM-
10g Magnum a 60 min
---------------------------------------

Whirfloc a 15 min

-ESPECIARIAS- a 5 min
15g de sementes de coentro maceradas;
10g de Pimenta Rosa;
40g de Cascas de Laranja Bahia

-LEVEDURA-
T-58 – Inoculação a 22 Graus com levedura hidratada e aclimatada. Inicio da ação no airlock no mesmo dia cerca de 3 horas após inoculação

Cerca de 17 litros para o fermentador.

OG: 1050
FG: No Aguardo

Aqui na região de Curitiba consigo uma temperatura constante dentro de uma sala fechada de 21 °C. É meu recurso por hora sem geladeira.
 
mas se vc já fez não tem o que mudar neh, só curtir o resultado final.

Só do uma dica, apesar de ser iniciante tbm:

BIAB não necessita de lavagem, mas caso vc faça consegue um pouquinho mais de rendimento, porém, é importante ajustar o pH da lavagem. Qdo vc faz a mosturação o próprio processo abaixa o pH pra algo entre 5-6, só que a agua da lavagem nao passou por essa etapa então deve ter um pH mais alto, que seria capaz de extrair os taninos dos grãos, gerando um off-flavor de adstringência.

Isso pode acontecer ou nao, tem mais fatores envolvidos, mas sempre é legal ir aperfeiçoando.
 
mas se vc já fez não tem o que mudar neh, só curtir o resultado final.

Só do uma dica, apesar de ser iniciante tbm:

BIAB não necessita de lavagem, mas caso vc faça consegue um pouquinho mais de rendimento, porém, é importante ajustar o pH da lavagem. Qdo vc faz a mosturação o próprio processo abaixa o pH pra algo entre 5-6, só que a agua da lavagem nao passou por essa etapa então deve ter um pH mais alto, que seria capaz de extrair os taninos dos grãos, gerando um off-flavor de adstringência.

Isso pode acontecer ou nao, tem mais fatores envolvidos, mas sempre é legal ir aperfeiçoando.

Eu também utilizo BIAB, mas depois que comecei a fazer lavagem a eficiência aumentou. É um trabalho a mais que na minha opinião vale muito a pena, e tbm todo processo de brassagem é muito legal pra mim kkkkkk. Mas claro, as vezes vc nao tem muito tempo ou esta sem paciência.

Abraço
 
Back
Top