Onde furar Consul CRC12 Kegerator

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Landrade

Active Member
Joined
Aug 6, 2021
Messages
36
Reaction score
25
Location
Pelotas/RS
Olá, bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum.

Estou montando um Kegerator com o Consul CRC12.

Encontrei o fórum através do Google, pois me surgiu a dúvida de qual o melhor lugar para furar.

Em principio, vou passar somente a mangueira do chopp.

Pretendo utilizar também com geladeira, mantendo o congelador.

Qual o melhor lugar para furar?

Agradeço desde já.

Lucas Rafael/Pelotas-RS


consul.jpg
 
Evite furar as laterais. Na porta qualquer lugar é seguro. No topo se a idéia é montar uma torre pode fazer um furo centralizado também. Sugiro que antes de ligar a furadeira, faça um pequeno furo de dentro pra fora com uma chave de fenda bem fina, verificando se há alguma interferência antes de chegar na lataria.
 
Evite furar as laterais. Na porta qualquer lugar é seguro. No topo se a idéia é montar uma torre pode fazer um furo centralizado também. Sugiro que antes de ligar a furadeira, faça um pequeno furo de dentro pra fora com uma chave de fenda bem fina, verificando se há alguma interferência antes de chegar na lataria.

Obrigado Alexandre!

Vou fazer um balcão de pedra para a torre, por isso o furo pode ser em qualquer lugar.

Por questões estéticas, acredito que o furo na parte traseira do refrigerador seria o ideal.

Vi em alguns tópicos que na parte traseira um pouco acima do motor seria recomendável.

O que acha?
 
Obrigado Alexandre!

Vou fazer um balcão de pedra para a torre, por isso o furo pode ser em qualquer lugar.

Por questões estéticas, acredito que o furo na parte traseira do refrigerador seria o ideal.

Vi em alguns tópicos que na parte traseira um pouco acima do motor seria recomendável.

O que acha?
Um pouco acima do degrau é seguro. Foi onde furei para passar tanto a tubulação do cilindro, que no meu caso fica do lado de fora quanto o sensor. Mas vale a pena testar primeiro com a chave de fenda pequena.
 
Olá, bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum.

Estou montando um Kegerator com o Consul CRC12.

Encontrei o fórum através do Google, pois me surgiu a dúvida de qual o melhor lugar para furar.

Em principio, vou passar somente a mangueira do chopp.

Pretendo utilizar também com geladeira, mantendo o congelador.

Qual o melhor lugar para furar?

Agradeço desde já.

Lucas Rafael/Pelotas-RS


View attachment 126944
Fala amigo, tudo bem?
Olá, bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum.

Estou montando um Kegerator com o Consul CRC12.

Encontrei o fórum através do Google, pois me surgiu a dúvida de qual o melhor lugar para furar.

Em principio, vou passar somente a mangueira do chopp.

Pretendo utilizar também com geladeira, mantendo o congelador.

Qual o melhor lugar para furar?

Agradeço desde já.

Lucas Rafael/Pelotas-RS


View attachment 126944
Olá amigo, tudo bem?
Irei deixar aqui um link de algumas fotos do meu
Olá, bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum.

Estou montando um Kegerator com o Consul CRC12.

Encontrei o fórum através do Google, pois me surgiu a dúvida de qual o melhor lugar para furar.

Em principio, vou passar somente a mangueira do chopp.

Pretendo utilizar também com geladeira, mantendo o congelador.

Qual o melhor lugar para furar?

Agradeço desde já.

Lucas Rafael/Pelotas-RS


View attachment 126944

Amigo,
irei deixar aqui um link que tem algumas fotos do meu frigobar consul 120L de quando estava montando meu kegerato que vai te ajudar.
Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L
 
Fala amigo, tudo bem?

Olá amigo, tudo bem?
Irei deixar aqui um link de algumas fotos do meu


Amigo,
irei deixar aqui um link que tem algumas fotos do meu frigobar consul 120L de quando estava montando meu kegerato que vai te ajudar.
Kegerator -FRIGOBAR Consul 120L

OI Walney, dei uma olhada nas fotos, muito bom!

Parabéns pelo projeto.

Em principio, não vou remover a parte do congelador, como não vou por a torre no refrigerador, preciso fazer apenas um furo pequeno para mangueira.

Neste final de semana quero trabalhar no projeto. Em principio vou fazer um furo na parte traseira, seguindo a dica do colega Alexandre.

Agradeço pelo contado.

Forte abraço.
 
Agradeço a todos que ajudaram.

Fiz o furo na parte traseira, um pouco acima do motor.

Ficou tudo ok.



Espero que ajude quem precisar furar um deste.

Forte abraço à todos.
 

Attachments

  • 00.jpg
    00.jpg
    24.5 KB · Views: 77
  • 000.jpg
    000.jpg
    25.4 KB · Views: 74
OI Walney, dei uma olhada nas fotos, muito bom!

Parabéns pelo projeto.

Em principio, não vou remover a parte do congelador, como não vou por a torre no refrigerador, preciso fazer apenas um furo pequeno para mangueira.

Neste final de semana quero trabalhar no projeto. Em principio vou fazer um furo na parte traseira, seguindo a dica do colega Alexandre.

Agradeço pelo contado.

Forte abraço.
Fala Landrade. Tudo bem!
Sucesso no seu projeto, quando concluir posta aqui como ficou para galera ver blz?
Abraço
 
Fala pessoal!

Já estou com o Kegerator em funcionamento.

Uma coisa que estou tentando melhorar é a temperatura.

Pretendo dobrar o evaporador e furar na parte de cima para diminuir o tamanho da mangueira na parte externa.

Posso furar bem no meio da parte superior? passa alguma coisa por ali?

Vi que o colega Urso furou o dele na parte de cima, porém mais para trás. A minha ideia era furar no centro mesmo, para ficar bem embaixo da torre.

Seguem algumas fotos.

Forte abraço a todos!
 

Attachments

  • IMG_9408.jpg
    IMG_9408.jpg
    78.4 KB · Views: 71
  • IMG_9410.jpg
    IMG_9410.jpg
    37.7 KB · Views: 73
  • 20211022_105406.jpg
    20211022_105406.jpg
    85.6 KB · Views: 70
Fala pessoal!

Já estou com o Kegerator em funcionamento.

Uma coisa que estou tentando melhorar é a temperatura.

Pretendo dobrar o evaporador e furar na parte de cima para diminuir o tamanho da mangueira na parte externa.

Posso furar bem no meio da parte superior? passa alguma coisa por ali?

Vi que o colega Urso furou o dele na parte de cima, porém mais para trás. A minha ideia era furar no centro mesmo, para ficar bem embaixo da torre.

Seguem algumas fotos.

Forte abraço a todos!

Fala Landrade! tudo bem?
Projetinho show de bola... Meus parabéns!

1 - Quanto sua dúvida em furar a parte de cima, quando pergunta se tem algum problema vc se refere a estrutura do frigobar em si, ou evaporador? pergunto isso pq eu fiz o furo superior no meu como pode observar fotos postadas aqui no fórum para passar a tubulação da torre e nessa parte não vejo problema nenhum.

2 - Agora se estiver falando do evaporador, e por ventura vc não vá dobra-lo por completo na parte de trás ou na lateral, como fiz no meu para ganhar mais espaço na parte de cima, não terá nenhum "problema" isso desde que vc não pegue aquelas trilhas, partes salientes por onde o gás passa para congelar todo o evaporador.
Segue uma foto do evaporador retirado da internet para ilustrar o que estou falando.

Qualquer dúvidas pode perguntar!
até pq estamos aqui para compartilhar experiências, seja elas positivas ou infelizmente negativas, é é dessa forma que aprendemos...

Cheers 🍻
Screenshot_20211124-105702_Mercado Libre.jpg
 
Obrigado @Walney!

Acabei virando e dobrando o vaporizador. Estou pensando em furar no centro, só para diminuir o tamanho da mangueira para torre.

Comprei um Controlador Digital Full Gauge Mt512e e estou aguardando chegar.

Forte abraço!
 
Obrigado @Walney!

Acabei virando e dobrando o vaporizador. Estou pensando em furar no centro, só para diminuir o tamanho da mangueira para torre.

Comprei um Controlador Digital Full Gauge Mt512e e estou aguardando chegar.

Forte abraço!
Vai por mim, deixe um metro de tubo aí dentro… muito curta mais atrapalha que ajuda.
 
Obrigado Rodrigo! Vou deixar ela como esta na parte interna, só quero diminuir na parte externa para não ter tanta troca de calor e desperdício da breja.
O Robinho Beer soltou um vídeo recentemente sobre diâmetro das linhas. Pra ter o mínimo de cerveja quente, uma linha fininha resolve bem, fora que contém a velocidade e evita de espumar. Especialmente se vc for usar torneira americana, sem controle de vazão. Ele faz a picnic servir lindamente. Foi a solução que adotei, linha mais fina que a tradicional 3/8. Tô usando 8x4 mas poderia ser bem mais fina, tipo 6x2, aí mesmo se passar da carbonatação, ainda vai servir sem catástrofes
 
O Robinho Beer soltou um vídeo recentemente sobre diâmetro das linhas. Pra ter o mínimo de cerveja quente, uma linha fininha resolve bem, fora que contém a velocidade e evita de espumar. Especialmente se vc for usar torneira americana, sem controle de vazão. Ele faz a picnic servir lindamente. Foi a solução que adotei, linha mais fina que a tradicional 3/8. Tô usando 8x4 mas poderia ser bem mais fina, tipo 6x2, aí mesmo se passar da carbonatação, ainda vai servir sem catástrofes
Bem interessante @Rodrigo Maion. Quando for trocar as mangueiras vou tentar usar mais fina.

Forte abraço!
 
Pessoal, hoje chegou o meu controlador Mt-512e. Quero colocar ele numa caixa, em cima da bancada de pedra.

Removi a proteção que fica ao lado do motor, onde esta os fios.

Verifiquei onde entra o fase, mas fiquei com receio de ligar.

No esquema que tem atrás do frigobar tem o termostato -> protetor térmico -> relé. Não encontrei o relé.

A saída do controlador ligo direto ali no protetor térmico?

Tenho que remover o termostato original?

Agradeço desde já.

Forte abraço!

consul.jpg
 
Bom dia pessoal!

Pesquisando na internet encontrei algumas informações.

Ali na foto onde entra o conector do fio fase é o relé e onde entra o neutro é o protetor térmico (pelo menos foi o que entendi).

Também vi que tanto faz a polaridade, pode entrar fase ou neutro que vai funcionar nos terminais (confere)?

Ainda não tive coragem de ligar, mas acredito que seja por aí.

Forte abraço à todos.
 
Bom dia pessoal!

Pesquisando na internet encontrei algumas informações.

Ali na foto onde entra o conector do fio fase é o relé e onde entra o neutro é o protetor térmico (pelo menos foi o que entendi).

Também vi que tanto faz a polaridade, pode entrar fase ou neutro que vai funcionar nos terminais (confere)?

Ainda não tive coragem de ligar, mas acredito que seja por aí.

Forte abraço à todos.

Landrade!
Por que vc não usa a instalação em paralelo ao invés de ligar diretamente no motor do equipamento? funciona muito bem!
 
Bom dia pessoal!

Pesquisando na internet encontrei algumas informações.

Ali na foto onde entra o conector do fio fase é o relé e onde entra o neutro é o protetor térmico (pelo menos foi o que entendi).

Também vi que tanto faz a polaridade, pode entrar fase ou neutro que vai funcionar nos terminais (confere)?

Ainda não tive coragem de ligar, mas acredito que seja por aí.

Forte abraço à todos.
Eu não recomendo tirar o protetor térmico, pq é ele que vai proteger seu motor de queimar por um superaquecimento. Seria como tirar o disjuntor da casa. O cabo de energia entra aí atrás do motor e são 3 vias, o terra, que recomendo manter sempre, um fase e um neutro se for 110v ou 2 fase se for 220v.
Observe que tem um par de fios subindo pelo isolamento até o termostato lá dentro da geladeira. Não precisa remover nada lá dentro, apenas pegue esse par de fios, que é um que sobe até o termostato, onde interrompe ou não e outro que desce até chegar no motor. Abandona esse par aí… desconectado e isolado. Os cabos de energia agora chegarão direto no motor, exatamente onde já havia um direto e outro que vinha do termostato. Fotografe onde entram os 2 conectores.

O esquema de ligação do controlador é só seguir o manual. Onde esses 2 pontos de energia chegam no motor, vc vai precisar fazer com cabos novos, já que a energia precisa chegar antes no controlador e depois descer até o motor.

Dessa maneira, tudo que vc fez fica facilmente reversível caso queira voltar como um frigobar comum. Se não tiver essa intenção, pode arrancar o termostato original, cortar os fios rente à carcaça, isolar e pronto!
 
Landrade!
Por que vc não usa a instalação em paralelo ao invés de ligar diretamente no motor do equipamento? funciona muito bem!

Bom dia @Walney!

Em paralelo quer dizer somente conectar nos cabos que já ligam ali no motor, ignorando o termostato?

Obrigado por responder.
 
Eu não recomendo tirar o protetor térmico, pq é ele que vai proteger seu motor de queimar por um superaquecimento. Seria como tirar o disjuntor da casa. O cabo de energia entra aí atrás do motor e são 3 vias, o terra, que recomendo manter sempre, um fase e um neutro se for 110v ou 2 fase se for 220v.
Observe que tem um par de fios subindo pelo isolamento até o termostato lá dentro da geladeira. Não precisa remover nada lá dentro, apenas pegue esse par de fios, que é um que sobe até o termostato, onde interrompe ou não e outro que desce até chegar no motor. Abandona esse par aí… desconectado e isolado. Os cabos de energia agora chegarão direto no motor, exatamente onde já havia um direto e outro que vinha do termostato. Fotografe onde entram os 2 conectores.

O esquema de ligação do controlador é só seguir o manual. Onde esses 2 pontos de energia chegam no motor, vc vai precisar fazer com cabos novos, já que a energia precisa chegar antes no controlador e depois descer até o motor.

Dessa maneira, tudo que vc fez fica facilmente reversível caso queira voltar como um frigobar comum. Se não tiver essa intenção, pode arrancar o termostato original, cortar os fios rente à carcaça, isolar e pronto!


Sim @Rodrigo Maion, não pretendo remover o protetor térmico.

Na realidade gostaria de deixar tudo como esta em relação aos fios, caso queira voltar com o termostato original.

Minha ideia é conectar diretamente no rele/protetor, um fio neutro e o fase de retorno, que vem lá do controlador.

Pode ser feito desta forma?

Forte abraço!
 
Bom dia @Walney!

Em paralelo quer dizer somente conectar nos cabos que já ligam ali no motor, ignorando o termostato?

Obrigado por responder.
Não! vc faz toda a instalação do controlador alimentando com 110 ou 220 dependendo da sua região ou do seu equipamento. Liga o full gauge na tomada e puxa uma saída para a tomada do seu kegerator como essa imagem anexa, sem mexer na elétrica original da geladeira. (caso prefira, pode acomodar o controlador em uma caixa de passagem)
controlador_de_temperatura_termostato_mt512e_2hp_com_ligacao_110v_full_gauge_2293_1_2020121323...jpg
 
Não! vc faz toda a instalação do controlador alimentando com 110 ou 220 dependendo da sua região ou do seu equipamento. Liga o full gauge na tomada e puxa uma saída para a tomada do seu kegerator como essa imagem anexa, sem mexer na elétrica original da geladeira. (caso prefira, pode acomodar o controlador em uma caixa de passagem)View attachment 127680
Entendi @Walney, a minha ideia era esta mesmo. Ia ligar o frigobar no máximo e utilizar o controlador na tomada dele.

Só que percebi que mesmo no máximo o motor do frigobar desliga.

Você utiliza desta forma?
 
Entendi @Walney, a minha ideia era esta mesmo. Ia ligar o frigobar no máximo e utilizar o controlador na tomada dele.

Só que percebi que mesmo no máximo o motor do frigobar desliga.

Você utiliza desta forma?
Sim, e nunca tive problema com isso. Parte fermentativa, Cold Crash muitas vezes a 0° outra vez chegou congelar! mantenho 2 postmix em torno de 2° e vai que é uma beleza.
 
Back
Top