Oktoberfest, ajuda para adicionar melanoidina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dasilvj4

Member
Joined
Jan 26, 2021
Messages
24
Reaction score
3
Location
Mogi das Cruzes SP
Pessoal, quero fazer a seguinte receita do e-book do cerveja fácil:

OktoberFEST! 20L

Ingredientes:
2 kg Malte Pilsen
1.5 kg Malte Munique
1.5 kg Malte Vienna
15 g Lúpulo Magnum @60min
20 g Lúpulo Mittelfrüh @5min
1 Whirfloc @5min
100 g Extrato de Malte (p/ Starter)
1 Levedura W-34

5,2% ABV
27 IBU
1.051 OG
1.010 FG
6 COR

Pergunta 1: Eu vi que muitas cervejas nesse estilo usam o melanoidina e que ele tem um sensorial parecido com decocção, eu posso substiuir 500g de malte munich por melanoidina?

A rampa original é 10 dias a 12°C, rampa de 4 dias até 18°C e mater mais 4 dias a 18°C finalizando com 4 dias a 0° para clarificação, quero mudar isso minha ideia é deixar os dois primeiros dias a 8 graus devido a meu baixo controle de temperatura (caixa de isopor).

Edit: Pergunta 2: Será que fica legal, quero ir testando, esperar atenuar para entrar na rampa, sair dos 18°C só depois que não perceber diacetil e depois só clarificar.
 
Sobre os meus processos, tenho basicamente:

BIAB básico
Controle de temperatura de fermentação com isopor e gelo
Geladeira a 2-4°C para clarificação

Aguá: Nas duas primeiras usei água mineral, na terceira de 10L fiquei com preguiça e testei água fervida + vitamina C, acho que vou usar isso caso eu não sinta diferença

Bastante cuidado com sanitização e pouca experiencia, é minha quarta brassagem.

Eu sei que lager não é para "iniciantes", mas é a cerveja que eu gosto de tomar e é a que eu quero aprender a fazer, gosto de uma cerveja leve e que eu possa tomar 3L no churrasco(!!!).

* O starter vou sobredimensionar, vou fazer de acordo com o beer friend para lager 1,5g/L
 
Last edited:
toma esse pleonasmo: Novamente volto a repetir de novo - Cuidado com receitas que pega por aí porque é preciso ajustá-las de acordo com o perfil do seu equipamento e fermentação. O Ideal é pegar essas receitas, jogar em um software devidamente programado para seu equipamento e perfil de fermentação (a alguns meses troquei o beersmith pelo brewfather) e ir equalizando para chegar no estilo.

Não entendi o seu "ele tem um sensorial parecido com decocção" Olha, eu uso melano em algumas brejas que busco realce no malte e com mais avermelhada. O munich creio que dê uma cor mais suave e um sabor de malte legal para Lagers. Eu não substituiria. Mas, faça o teste! Faz uma com munich e outra com malano e compare as diferenças! Essa arte se baseia em, testes kkkk

Recomendo que vá medindo e quando chegar quase na FG (uns 2-3 pontos acima) aumente a temperatura, malte pilsen sempre me trouxe bastante diacetil. Não sei se conseguirá sentir nela ainda em processo, mas manda bala! Uns 4-5 dias no descanso em temperatura elevada deve resolver.

Quanto à água, nunca usei fervida. Antigamente comprava mineral, hoje uso apenas filtrada (tenho um filtro de 3 estágios).

E é isso! Atento sempre na limpeza, nunca tive uma breja contaminada em toda minha jornada (vou pro segundo ano, mais de 100 brassagens).. E faça o que gosta. Faça pra você! Saúde!!
 
Como estou começando ainda não tenho os parâmetros exatos, mas já estou "ensaiando" o uso de software, com essa receita coloquei no brewer friend para ver como ficam as modificações, segue o link:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/1112255/oktoberfest-
Sobre as fases de fermentação e maturação pretendo seguir o que já usaram mas principalmente medir tudo para decidir atenuação e diacetil.

Eu estava pensando em substituir só 500g, ou seja, continuar com 1Kg de munique e 500g de melanoidina.
 
Sim, o Melano simula o sensorial da decocção. Já repeti a mesma receita com melano e com decocção e o sensorial fica bastante próximo, apesar de não igual.

Outras dicas , se me permitir:

1 - a não ser que queira muito ter essa experiência, se é iniciante, programe a "simulação" de decocção pra uma leva mais pra frente. Vc possivelmente vai ter um resultado X que não saberá se é do Melano, do Munich, do Vienna...etc

2 - Se eu fosse fazer esta receita e pensasse introduzir Melano, faria em proporção menor do que a que você sugeriu.

3 - Dá uma olhada se o estilo da sua receita está correto, vejo Czech Lager.

Abs
 
Last edited:
Muito obrigado, é atrás de dicas que eu estou indo, se puder me ajudar ainda mais, segue a resposta para os suas dicas.

1 - Sim eu quero, estou testando algumas receitas e quero chegar a uma cerveja bem gostosa para repetir sempre, então se melanoidina ajuda já vou direto.

2 - A proporção de melanoidina é justamente o que mais preciso saber, 3u achava que 500g já eram pouco, pode me ajudar com valores, manter a receita original e adicionar só 100g?

3 - Com certeza não está, não consegui encontrar no site o estilo Czech Lager

Obrigado pela ajuda!
 
Legal, não diria mais ou menos "gostosa" em funcão do malte melano, mas se vc gosta de sabores que remetem os termos abaixo, deve gostar dos sabores que o melano trará:

Common words to describe the flavor of Melanoidin Malt include “Bready”, “Nutty”, “Malty”, “Full”, and “Honey”, and “Biscuit”.

Eu usaria ente 2,5 e 5% do total de grãos.

Abs
 
Vou dar meus 2 centavos.

Fiz uma Marzen ano passado e foi assim:

51% Pilsen
35,7% Munich
8.2% Vienna
5.1% Melano

1.056 OG
1.012 FG
6.0% ABV
29 IBU
19 EBC

A cerveja ficou muito boa, porém, saiu um pouco do estilo. Ficou mais escura do que eu esperava e um dulçor residual acima do desejado. Pra repetir, eu baixaria tanto o melano (para uns 3%) quanto o Munich e aumentaria o Viena. Dessa forma ela deve dar uma balanceada.
 

Attachments

  • IMG_7438.JPG
    IMG_7438.JPG
    37 KB · Views: 20
  • IMG_7453.JPG
    IMG_7453.JPG
    52.9 KB · Views: 20
Vou dar meus 2 centavos.

Fiz uma Marzen ano passado e foi assim:

51% Pilsen
35,7% Munich
8.2% Vienna
5.1% Melano

1.056 OG
1.012 FG
6.0% ABV
29 IBU
19 EBC

A cerveja ficou muito boa, porém, saiu um pouco do estilo. Ficou mais escura do que eu esperava e um dulçor residual acima do desejado. Pra repetir, eu baixaria tanto o melano (para uns 3%) quanto o Munich e aumentaria o Viena. Dessa forma ela deve dar uma balanceada.

Excelentes comentários.
 
Eu acho que não precisa, o Munich já traz o maltado que queres, já é uma cerveja bem maltada, se colocar o melanoidina, pode que fique muito forte o maltado. Vai do gosto, eu faria essa receita e pelo seu gosto você decide, se achar que precisa ser mais maltada, use o melanoidina na próxima.
 
Legal, não diria mais ou menos "gostosa" em funcão do malte melano, mas se vc gosta de sabores que remetem os termos abaixo, deve gostar dos sabores que o melano trará:

Common words to describe the flavor of Melanoidin Malt include “Bready”, “Nutty”, “Malty”, “Full”, and “Honey”, and “Biscuit”.

Eu usaria ente 2,5 e 5% do total de grãos.

Abs

Legal, vou adicionar 150g de melanoidina então, ~3%.
 
Vou dar meus 2 centavos.

Fiz uma Marzen ano passado e foi assim:

51% Pilsen
35,7% Munich
8.2% Vienna
5.1% Melano

1.056 OG
1.012 FG
6.0% ABV
29 IBU
19 EBC

A cerveja ficou muito boa, porém, saiu um pouco do estilo. Ficou mais escura do que eu esperava e um dulçor residual acima do desejado. Pra repetir, eu baixaria tanto o melano (para uns 3%) quanto o Munich e aumentaria o Viena. Dessa forma ela deve dar uma balanceada.

Minha receita balanceada entre os dois maltes, hoje com 30% de cada (Vienna e Munich).

Com a adição fica da seguinte forma:

AmountFermentableCostPPG°LBill %
2 kgAgrária - Pilsner Malt37238.1%
1.50 kgAgrária - Munich Malt36928.6%
1.50 kgAgrária - Vienna Malt37428.6%
0.10 kgBriess - DME Pilsen Light4521.9%
0.15 kgGerman - Melanoidin37252.9%


https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/1112255/oktoberfest-
Acho que vai ficar legal.
 
Eu acho que não precisa, o Munich já traz o maltado que queres, já é uma cerveja bem maltada, se colocar o melanoidina, pode que fique muito forte o maltado. Vai do gosto, eu faria essa receita e pelo seu gosto você decide, se achar que precisa ser mais maltada, use o melanoidina na próxima.

Eu também estou achando essa cerveja bem maltada, visto que eu gosto de cervejas bem leves e refrescantes, mas eu quero ter esse parâmetro para ir melhorando ela.
 
Fiquei com uma dúvida no uso do editor de receitas do BF.

No meu saco BIAB, basicamente uso 20L de mosto mais 10L de lavagem, como colocar isso lá no editor, eu simplesmente coloquei 30L a 60 min, não consegui identificar a mostura e lavagem no método BIAB.
 
Quanto ao starter, acho que 100g de DME deve ser pouco. Você precisaria de uns 2 litros de starter para fazer 20 litros de lager. Logo 200g de DME.
Quanto ao melano não colocaria de jeito nenhum.
Fiz a receita do Jamil do livre Brewing Classic Styles que não tem melano e achei que ficou muito bem maltada e até um pouco doce.
Acho que o melano a deixaria muito enjoativa.
 
Sobre o starter acho que deve ser até mais, pelo que vi no beer friend com 6bi/g deve ser um starter de 2 litros com dois estágios de 100g cada, usando uma W34 70.

Como eu vou usar a lama de uma BF 16 de uma receita de 20L acho que vou conseguir colocar o dobro do necessário.

Sobre a receita estou repensando se ela não vai ficar pesada, talvez eu faça antes uma bohemian pilsner que pega mais leve em maltês especiais e deixo essa para a próxima receita.

Agradeço a todos que me ajudaram aqui, vou abrir outro tópico para a outra receita, mas como essa aqui só vai começar daqui uns 30 dias ou mais assim que eu fizer atualizo esse tópico para compartilhar o que achei dela.
 
Back
Top