OG mmuuuiiitttoooo baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Gouveia

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2019
Messages
64
Reaction score
8
Location
Portugal
Olá! Fiz a minha 6ª brassagem hoje e pela 1.ª vez tive uma OG muito abaixo do esperado, devia dar 1081 e deu 1054... Acho que o problema foi a moagem dos grãos que ficou mal moída, com muito Malte inteiro. A FG esperada será 1014, mas como uma OG tão baixa, se calhar vai ficar muito menos... O mosto está muito doce pq na receita leva 1kg de açúcar... Quais serão os problemas? Um ABV muito mais baixo? Obrigado
 
Olá @Ricardo Gouveia.

Quanto a OG baixa. Normalmente, quando ajudamos alguém que está com baixa OG na mostura é problema na moagem. Quase sempre. Mas, existem outros fatores também que já nos deparamos aqui.

outro fatores que raramente acontecem:
- Ph da água influencia muito. Sempre prefira água com ph 6,5 a 7,5 é o ideal. Faixa de 6 a 8 também está adequado. Se puder utilizar o Beersmith e fazer a correção do ph da mostura com ácido lático melhora a eficiência também.
- Termômetro desregulado. Já tivemos casos de um cervejeiro que não estava conseguindo fazer a mostura e depois descobriu que o termômetro digital dele estava bem desregulado. Marcava 65º C e no real estava 50º C.

Por outro lado, como é uma receita high gravity, pode ser a quantidade de malte. Já fiz várias e sempre observo uma redução eficiência quando utilizo muito malte.


Quando a cerveja pronta:
- Adicionar o açúcar não vai deixar a cerveja final doce, pois todo o açúcar se converterá em álcool. Assim, a adição do açúcar sempre vai deixar a cerveja mais alcoólica.
- ABV final: Para cálculo do abv final (OG inicial - OG final (FG) ) * 0,134 -> Se ficar nos 1.014 finais ficaria (1054 - 1014)*0,134 = 5,36% de alcool. Aprox. 5,4%. Uma dúvida, em qual momento tu mediu a OG de 1.054?
 
Quando eu comecei a perder eficiência nas minhas levas era por causa da moagem. Comecei a moer duas vezes e resolveu. Eu consigo eficiência ideal quando utilizo 3 litros de água por kg de malte. Não cabe essa proporção na minha panela de mostura quando é uma high graviti, aí a eficiência cai.
 
Olá @Ricardo Gouveia.

Quanto a OG baixa. Normalmente, quando ajudamos alguém que está com baixa OG na mostura é problema na moagem. Quase sempre. Mas, existem outros fatores também que já nos deparamos aqui.

outro fatores que raramente acontecem:
- Ph da água influencia muito. Sempre prefira água com ph 6,5 a 7,5 é o ideal. Faixa de 6 a 8 também está adequado. Se puder utilizar o Beersmith e fazer a correção do ph da mostura com ácido lático melhora a eficiência também.
- Termômetro desregulado. Já tivemos casos de um cervejeiro que não estava conseguindo fazer a mostura e depois descobriu que o termômetro digital dele estava bem desregulado. Marcava 65º C e no real estava 50º C.

Por outro lado, como é uma receita high gravity, pode ser a quantidade de malte. Já fiz várias e sempre observo uma redução eficiência quando utilizo muito malte.


Quando a cerveja pronta:
- Adicionar o açúcar não vai deixar a cerveja final doce, pois todo o açúcar se converterá em álcool. Assim, a adição do açúcar sempre vai deixar a cerveja mais alcoólica.
- ABV final: Para cálculo do abv final (OG inicial - OG final (FG) ) * 0,134 -> Se ficar nos 1.014 finais ficaria (1054 - 1014)*0,134 = 5,36% de alcool. Aprox. 5,4%. Uma dúvida, em qual momento tu mediu a OG de 1.054?

Obrigado pela ajuda! Eu medi após o resfriamento do mosto no balde fermentador... estava a +-25º.
 
Quando eu comecei a perder eficiência nas minhas levas era por causa da moagem. Comecei a moer duas vezes e resolveu. Eu consigo eficiência ideal quando utilizo 3 litros de água por kg de malte. Não cabe essa proporção na minha panela de mostura quando é uma high graviti, aí a eficiência cai.

Obrigado. Mas eu usei 32L de água para 6Kg de malte... tb pode ser isso. Por essas contas eu iria usar 18L de água, mas isso daria uns 10L de cerveja... ou estou a calcular mal?
 
Obrigado. Mas eu usei 32L de água para 6Kg de malte... tb pode ser isso. Por essas contas eu iria usar 18L de água, mas isso daria uns 10L de cerveja... ou estou a calcular mal?
Tem que fazer a lavagem dos grãos depois da mostura. O sparge. O comum é fazer a mostura com 3l/kg, escorrer o mosto, depois fazer um batch sparge ou um fly sparge até atingir o volume pré fervura. Eu costumo coletar 26,5 litros para início de fervura, para reduzir até 21 litros no final da Fervura. Costuma ficar 1 litro de Trub no fundo da panela e 20 litros vão pro fermentador.
 
Um exemplo... Se eu pretender 20L de cerveja:
. Uso 20L de água na mostura
. Para lavagem do grão uso 3L por cada Kg de malte usado. Exemplo, se usar 5kg de malte na receita, devo lavar o grão com 15L de água. Isto é, no total uso 35L para obter 20L de cerveja, é isso? Obrigado
 
Um exemplo... Se eu pretender 20L de cerveja:
. Uso 20L de água na mostura
. Para lavagem do grão uso 3L por cada Kg de malte usado. Exemplo, se usar 5kg de malte na receita, devo lavar o grão com 15L de água. Isto é, no total uso 35L para obter 20L de cerveja, é isso? Obrigado
Em primeiro lugar, ao final da lavagem você deve terminar com mais de 20 litros para iniciar a fervura. Eu miro em 26,5 para acabar a fervura com 21 litros.
Quando eu falo em 3l/kg de malte é na mostura. Lavagem é outra coisa. Também tem que levar em consideração que os grãos absorvem água, então nem toda a água que você coloca na mostura vai sair. Os grãos absorvem aproximadamente 0,8 litros de água por kg.
Então, no exemplo, para 5kg de grãos você faz a mostura com 15 litros (3x5). Ao final da mostura você irá coletar 15 - (0,8x5) =11 litros. Aí você faz a lavagem com o que falta para os 26,5 litros, ou seja, 26,5 - 11 = 15,5 litros.
Resumindo, para 5kg de grãos você faz a mostura com 15 litros e a lavagem com 15,5 litros e coleta 26,5 litros para a fervura.
 
As contas do @AndreRuthes batem com os valores que eu utilizo.

Faço 11L de tamanho de lote. Uso 3 kg de malte ±. Mando para a mostura com 10 litros de água.

Saio da mostura com ~7 litros úteis. Depois faço lavagem com 7 litros, o que dá quase 14 litros e poucos na fervura.

Aí, descontando trub, contração, evaporação. isso me gera uns 11L úteis no fermentador.
 
Back
Top