OG baixa - primeira tentativa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo1984

Active Member
Joined
May 13, 2021
Messages
36
Reaction score
19
Location
Santa Catarina
Olá,
Fiz minha primeira tentativa de brassagem ontem. Tentei fazer uma weiss (1 kg malte pilsen, 1 kg malte de trigo, 100 g melanoidina, 10 g lúpulo styrian goldings, para um lote de 10 L).

Tempo mostura: 60 min, 68 °C.
Tempo fervura: 60 min.
Método BIAB

Fiz ontem, e não tinha densimetro. Hoje chegou meu densimetro e fui medir estava em 1.017.

Há espuma dentro do fermentador, mas o gosto do mosto não está doce.

Gostaria de saber o que posso ter feito de errado, e se compensa seguir com a fermentação com uma densidade tão baixa.
Obrigado.
 
Last edited:
Ih rapaz, tem muita variável nisso aí. Em qual temperatura vc está fermentando? Como está sendo o controle? Qual a cepa? Como não mediu a OG não dá pra saber se a densidade de fato foi baixa ou se o fermento realmente consumiu de uns 1040 ou 1050 e poucos (creio que seja o que vc esperava) até 1017.

Dependendo da cepa e temperatura de fermentação, é possível (e não necessariamente é uma boa coisa, já que temperaturas altas demais podem significar fermentações rápidas e cheias de ésteres, alcoois superiores, diacetil...) baixar de 1040 e poucos até 1017 em um dia. Minhas fermentações com cepas rápidas e cervejas médias (1040-1050) geralmente tem terminado em 2, no máximo 3 dias, de forma saudável. Enfim, pode ser que sua OG tenha sido dentro do esperado, mas como não foi medida antes da fermentação iniciar, só resta especular.

Sobre compensar seguir com a fermentação, sempre compensa. No máximo vai sair uma cerveja menos alcoólica, com menos corpo e menos balanço, mas - se cuidou dos demais fatores da fermentação e da sanitização - vai sair bebível e provavelmente até boa. Descartar a leva quase (quase!) nunca vale à pena, na pior das hipóteses vai ser aprendizado pra próxima e uma palhinha do quão maravilhosa pode ser uma cerveja feita por vc.

Por fim, nunca abra o fermentador durante a fermentação. A chance de contaminação é alta. Se tá curioso sobre como a coisa tá evoluindo, tira uma amostra, mede a densidade e vai provando.

Boas brassagens e bem vindo ao maravilhoso mundo da produção caseira!
 
Ih rapaz, tem muita variável nisso aí. Em qual temperatura vc está fermentando? Como está sendo o controle? Qual a cepa? Como não mediu a OG não dá pra saber se a densidade de fato foi baixa ou se o fermento realmente consumiu de uns 1040 ou 1050 e poucos (creio que seja o que vc esperava) até 1017.

Dependendo da cepa e temperatura de fermentação, é possível (e não necessariamente é uma boa coisa, já que temperaturas altas demais podem significar fermentações rápidas e cheias de ésteres, alcoois superiores, diacetil...) baixar de 1040 e poucos até 1017 em um dia. Minhas fermentações com cepas rápidas e cervejas médias (1040-1050) geralmente tem terminado em 2, no máximo 3 dias, de forma saudável. Enfim, pode ser que sua OG tenha sido dentro do esperado, mas como não foi medida antes da fermentação iniciar, só resta especular.

Sobre compensar seguir com a fermentação, sempre compensa. No máximo vai sair uma cerveja menos alcoólica, com menos corpo e menos balanço, mas - se cuidou dos demais fatores da fermentação e da sanitização - vai sair bebível e provavelmente até boa. Descartar a leva quase (quase!) nunca vale à pena, na pior das hipóteses vai ser aprendizado pra próxima e uma palhinha do quão maravilhosa pode ser uma cerveja feita por vc.

Por fim, nunca abra o fermentador durante a fermentação. A chance de contaminação é alta. Se tá curioso sobre como a coisa tá evoluindo, tira uma amostra, mede a densidade e vai provando.

Boas brassagens e bem vindo ao maravilhoso mundo da produção caseira!

Obrigado Gabriel. Me deu um pouco de esperança para que pelo menos alguma coisa aconteça. Inoculei WB-06, e não tenho controle de temperatura. Mas hoje aqui durante o dia não fez mais de 21 °C. Agora está 18 °C. Para ver a espuma eu tirei o airlock e espiei. Tomara que não tenha contaminado.
Agradeço novamente.
 
Nada! Cara, mesmo que esteja frio, a fermentação é um processo exotérmico (gera bastante calor) e por isso é bom, mesmo assim, ficar de olho na temperatura do balde, pq fica bem acima da ambiente. Por vezes na casa de uns 5ºC, 6ºC. Se ainda não tiver meio de controlar a temperatura (refrigerador + termostato digital), sugiro fazer o lance da caixa de isopor + garrafa pet congelada, e um termômetro digital (pode ser daqueles chinesinhos) colado na parede do fermentador, pra ir mantendo na temperatura de fermentação na medida do possível. Vai notar uma melhora considerável na fermentação fazendo esse controle. Abraços!
 
Apenas um retorno caso algum novato tenha problema semelhante.
Hoje, consegui fazer outro fermentador e repeti a receita.
Mas, de acordo com o que vi aqui no fórum, deixei 1,5h de mosturacao. E, diferente do que fiz da outra vez, não liguei o fogo após colocar os grãos. No início, estava 68°C, e após 1,5h, 60°C.
Suspeito que na primeira vez, fiquei muito preocupado em manter a temperatura a 68°C, e ficava acendendo o fogo.
Como a água aquece de baixo para cima e os grãos ficam no fundo, pode ter aquecido demais e desnaturado as enzimas e não convertendo açúcar. É uma especulação, mas acho que errei nisso.
Hoje consegui medir a OG e deu 1.040. Buscava no mínimo 1.044 de acordo com o aplicativo que uso para fazer uma weiss. Mas fiquei bem contente hoje com o resultado e fiz menos bagunça que na primeira vez.
Abraços.
 
Agradeço aos colegas pela ajuda. Hj tenho só 6 dias de priming mas já experimentei a breja. É muito boa? Não. Já tem bastante espuma? Não. Não é ácida? É. É melhor que uma Skol? SIM!
Foi m8nha primeira brassagem e estou ainda aprendendo muito com ela. Agradeço o @grabrielskin por incentivar a manter o lote.
 

Attachments

  • 16221573979252060823059041622390.jpg
    16221573979252060823059041622390.jpg
    17.2 KB · Views: 7
Back
Top