• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

OG antes ou depois de decantar o trub?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Bom dia pessoal.
Fiz minha terceira brassagem de uma weiss.
A densidade após a fervura foi de 1.046, ou seja, dentro da minha receita.
Porém, após o resfriamento e decantacao do trub, no momento de passar para o fermentador, a densidade foi para 1.036.
Gostaria de saber qual dos valores representa minha OG.
Obrigado novamente.

Obs.: apenas mudei o título

Última edição:

GuilhermeAlmeida

Well-Known Member
Afiliado
9/1/19
Você está usando densímetro ou refratômetro?
Normalmente os densímetros são calibrados para trabalhar em uma temperatura de 20°, então, sempre que realizar a leitura, você deve estar com a temperatura do mosto o mais próximo possível de 20°.
Você também pode realizar a conversão da temperatura, caso não queira esperar que a temperatura do mosto chegue a 20°. Tem alguns aplicativos que fazem isto, o App da Lamas é um deles.

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Você está usando densímetro ou refratômetro?
Normalmente os densímetros são calibrados para trabalhar em uma temperatura de 20°, então, sempre que realizar a leitura, você deve estar com a temperatura do mosto o mais próximo possível de 20°.
Você também pode realizar a conversão da temperatura, caso não queira esperar que a temperatura do mosto chegue a 20°. Tem alguns aplicativos que fazem isto, o App da Lamas é um deles.
Bom dia,
Estou usando densimetro e fazendo o cálculo com a correção de temperatura pelo Brewfather

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Tecnicamente, ainda na panela você tem a OG pós fervura e após resfriar e mandar pro fermentador (consequentemente e de preferência com o mínimo de "sujeira" possível) você tem sua OG de referência para o restante do processo.
Em minhas experiências, na panela em algumas brejas sobra muita matéria suspensa, o que faz a OG pós fervura ser ligeiramente mais alta. Moto isso principalmente em mostos com bastante trigo ou aveia. Essa é a minha percepção, não li nem ouvi ninguém falar sobre isso.

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Bom dia pessoal.
Fiz minha terceira brassagem de uma weiss.
A densidade após a fervura foi de 1.046, ou seja, dentro da minha receita.
Porém, após o resfriamento e decantacao do trub, no momento de passar para o fermentador, a densidade foi para 1.036.
Gostaria de saber qual dos valores representa minha OG.
Obrigado novamente.

Obs.: apenas mudei o título
De 1.046 pra 1.036 a diferença é muito grande pra jogarmos na conta do trub. Deve ser alguma outra coisa.

brassariatapera

Active Member
Afiliado
27/1/17
Bom dia,
Estou usando densimetro e fazendo o cálculo com a correção de temperatura pelo Brewfather
Não sei como te ajudar neste caso específico, mas posso propor reflexões que talvez esclareçam algo:

A correção de temperatura do densímetro por meio de calculadoras, sempre me deixa com um pé atrás. Tente sempre medir o mais próximo possível de 20º e/ou use mais de uma calculadora. Um double check sempre cai bem.

Um ponto importante é ter certeza da calibração do termômetro e usar o mesmo em todas as medições. Uma diferença na sua medição da temperatura, vai zoar sua leitura.

De preferência use uma proveta de vidro, e se estiver usando uma de plástico tenha certeza de deixar bem cheia, de forma a facilitar a leitura. É um saco ficar tentando ver a superfície do mosto através de plástico semitransparente.

E por último, mas não menos importante, você bebe enquanto brassa? Isso já me deixou com algumas anotações bem curiosas, para dizer o mínimo. kkkkkkkkk

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Não sei como te ajudar neste caso específico, mas posso propor reflexões que talvez esclareçam algo:

A correção de temperatura do densímetro por meio de calculadoras, sempre me deixa com um pé atrás. Tente sempre medir o mais próximo possível de 20º e/ou use mais de uma calculadora. Um double check sempre cai bem.

Um ponto importante é ter certeza da calibração do termômetro e usar o mesmo em todas as medições. Uma diferença na sua medição da temperatura, vai zoar sua leitura.

De preferência use uma proveta de vidro, e se estiver usando uma de plástico tenha certeza de deixar bem cheia, de forma a facilitar a leitura. É um saco ficar tentando ver a superfície do mosto através de plástico semitransparente.

E por último, mas não menos importante, você bebe enquanto brassa? Isso já me deixou com algumas anotações bem curiosas, para dizer o mínimo. kkkkkkkkk
Boas considerações.
É mais provável que seja um erro de leitura mesmo. Hoje fiz outro lote com o mesmo processo e bateu igual 1.036.
Mas no dia da primeira tentativa eu fiquei só no café. O densimetro xing ling que é ruim de ver mesmo.
Obrigado!!

wagnerlibardi

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Também já notei isso. No meu caso a diferença de densidade do mosto pós fervura na panela, para ele resfriado no fermentador costuma variar de 4 a 6 pontos. todos medidos na mesma temperatura. Não tenho a ideia de uma explicação para isso. Sempre tento finalizar minha fervura com 4 a 6 pontos acima para chegar no fermentador como eu quero.

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Um dia desses eu brassei junto com um amigo e dividimos o lote. Da panela já resfriada, sem mexer pra não perturbar o trub, jogamos metade num balde e metade no outro. Diferenças surgiram. Ficou a reflexão: será que a parte de baixo da panela estava mais densa que a parte de cima?

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Também já notei isso. No meu caso a diferença de densidade do mosto pós fervura na panela, para ele resfriado no fermentador costuma variar de 4 a 6 pontos. todos medidos na mesma temperatura. Não tenho a ideia de uma explicação para isso. Sempre tento finalizar minha fervura com 4 a 6 pontos acima para chegar no fermentador como eu quero.
Exatamente. Hoje percebi isso. Logo após a fervura ontem a noite, a densidade estava 1.040 (homogeneizando bem o mostro antes de pegar a amostra). Hoje de manhã, antes de passar para o fermentador (fiz no chill), estava 1.036.
Eu suponho que o lúpulo contribua para a densidade quando está em suspensão. Depois que decanta dá essa diferença.

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Um dia desses eu brassei junto com um amigo e dividimos o lote. Da panela já resfriada, sem mexer pra não perturbar o trub, jogamos metade num balde e metade no outro. Diferenças surgiram. Ficou a reflexão: será que a parte de baixo da panela estava mais densa que a parte de cima?
Pensei nisso ontem pois quando o mosto ainda está na panela logo após a fervura dá misturar bem antes de pegar a amostra. Depois que resfria deve haver essas diferenças de altura dentro da panela.

Última edição:

brassariatapera

Active Member
Afiliado
27/1/17
Exatamente. Hoje percebi isso. Logo após a fervura ontem a noite, a densidade estava 1.040 (homogeneizando bem o mostro antes de pegar a amostra). Hoje de manhã, antes de passar para o fermentador (fiz no chill), estava 1.036.
Eu suponho que o lúpulo contribua para a densidade quando está em suspensão. Depois que decanta dá essa diferença.
Qualquer soluto adicionado a um solvente, tende a alterar a densidade, e claro, temos a relação da densidade que diminui à medida que a temperatura aumenta, e vice versa. Nos cálculos de correção tenta-se compensar isso, mas não conheço a matemática e penso que pode haver algum arredondamento e sempre há o problema de que a medição da temperatura pode não ser a mais exata...

Enfim, esses valores que você menciona aqui, são bem mais próximos do que aqueles "10" pontos de diferença que motivou a abertura do seu tópico, portanto estariam mais dentro de uma realidade da variação das medições e da redução do trub em suspensão. Acredito que (e falo por achismo) na primeira opção tenha sido realmente uma escorregada em alguma medição e agora essa variação de "4" pontos esteja dentro da normalidade.

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Qualquer soluto adicionado a um solvente, tende a alterar a densidade, e claro, temos a relação da densidade que diminui à medida que a temperatura aumenta, e vice versa. Nos cálculos de correção tenta-se compensar isso, mas não conheço a matemática e penso que pode haver algum arredondamento e sempre há o problema de que a medição da temperatura pode não ser a mais exata...

Enfim, esses valores que você menciona aqui, são bem mais próximos do que aqueles "10" pontos de diferença que motivou a abertura do seu tópico, portanto estariam mais dentro de uma realidade da variação das medições e da redução do trub em suspensão. Acredito que (e falo por achismo) na primeira opção tenha sido realmente uma escorregada em alguma medição e agora essa variação de "4" pontos esteja dentro da normalidade.
Eu devo ter errado mesmo na leitura.
Mas no Brewfather há campos separados: "densidade após a fervura" e "densidade final". Observei que o app leva em conta esses valores para calcular a eficiência. Deve ser normal haver uma diferença. Desculpem alongar o tópico. Obrigado Tapera.

brassariatapera

Active Member
Afiliado
27/1/17
Eu devo ter errado mesmo na leitura.
Mas no Brewfather há campos separados: "densidade após a fervura" e "densidade final". Observei que o app leva em conta esses valores para calcular a eficiência. Deve ser normal haver uma diferença. Desculpem alongar o tópico. Obrigado Tapera.
Ricardo, não se desculpe, pensar e discutir sobre dúvidas é essencial para melhoria dos nossos processos. Eu nunca me havia atentado para essa possível diferença, pois normalmente só meço a densidade antes de inocular a levedura, já na temperatura de fermentação. É sempre bom ter mais parâmetros para entender cada aspecto da mostura e sempre, melhorar a qualidade e eficiência. Grande abraço e boas brejas!

Afiliado
17/12/18
@brassariatapera… ola mestre cervejeiro, acredito que vc tenha resolvido todo problema, numa só frase, "pois normalmente só meço a densidade antes de inocular a levedura, já na temperatura de fermentação”, (já na temperatura de fermentação), eu uso o refratômetro e sempre dá diferença, opto pela maior kkk

Bblc

Active Member
Afiliado
24/3/21
Uma coisa meio boba mas que acontece com quem tem torneirinha no fermentador é que às vezes sobre um pouco de água ou sanitizante da lavagem dentro da torneira, que não se misturam imediatamente com o mosto. Esse pequeno volume não é negligível em relação ao tamanho do tubo dos densímetros. Por isso o primeiro mosto que sai pro densímetro tem esse resíduo misturado e tende a mostrar uma OG menor. Tenta tirar a OG duas vezes. Se a segunda leitura for maior, com ctz é isso.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Uma coisa meio boba mas que acontece com quem tem torneirinha no fermentador é que às vezes sobre um pouco de água ou sanitizante da lavagem dentro da torneira, que não se misturam imediatamente com o mosto. Esse pequeno volume não é negligível em relação ao tamanho do tubo dos densímetros. Por isso o primeiro mosto que sai pro densímetro tem esse resíduo misturado e tende a mostrar uma OG menor. Tenta tirar a OG duas vezes. Se a segunda leitura for maior, com ctz é isso.
Costumo tirar uns 100-200ml antes de tirar o mosto para teste após passar pro fermentador. Sempre um dia depois da brassagem antes de inocular a levedura (faço no-chill), retiro uma amostra por cima e meço no refratometro 3 vezes. Caso não tenha refratometro, pode tirar pela torneira ou compre uma pisseta pra tirar por cima. Fazendo assim, consigo medidas bem precisas, quase sempre de acordo com o que a receita planejou.

Latest posts