OG abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 15, 2014
Messages
24
Reaction score
0
Olá pessoal, fiz uma brassagem e a OG ficou bem abaixo do que deveria. Fiz uma pesquisa em alguns posts e existem várias hipóteses como pouco malte/muita água, moagem grossa do grao, etc.

Estou analisando o que pode ter acontecido e fiquei com as seguintes dúvidas:
1. Um OG obtido de 1030 frente aos 1058 da receita pode ser somente causado pela moagem inadequada do grão?
2. Fazer a mosturação abaixo da temperatura recomendada pode causar OG mais baixo?

valeu!
 
Olá, sou iniciante, mas algumas coisas você deve analisar.
A sua brassagem durou quanto tempo e a que temperatura?
Você fez o teste do iodo?
Abcs
 
Pra alguém poder ajudar você precisa descrever melhor o seu processo. Que equipamento usa (biab, bazooka, fundo falso), se controlou ou mediu a temperatura e como, como fez a lavagem, até o estilo e água que usou podem influenciar até certo ponto. Abraço,
 
Valter,

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo.
Usei um kit de English IPA da Alquimia da Cerveja, e segui o processo à risca.
Usei uma bazooka para filtragem, e tudo correu bem, sem surpresa e de acordo com a receita e com o material que encontrei na Internet.
Porém, a OG ficou em torno de 1034, e a FG em torno de 1014. Estou suspeitando que esteja relacionado com o processo de lavagem, você pode me fazer um pequeno passo-a-passo para ver se estou errando em algum ponto crucial?

Prost!
 
Valter,

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo.
Usei um kit de English IPA da Alquimia da Cerveja, e segui o processo à risca.
Usei uma bazooka para filtragem, e tudo correu bem, sem surpresa e de acordo com a receita e com o material que encontrei na Internet.
Porém, a OG ficou em torno de 1034, e a FG em torno de 1014. Estou suspeitando que esteja relacionado com o processo de lavagem, você pode me fazer um pequeno passo-a-passo para ver se estou errando em algum ponto crucial?

Prost!

No seu caso eu imagino que o primeiro erro é comprar o kit da Alquimia da Cerveja hehehe. Já sofri com isso também, todas as receitas dele que eu vi tem que adicionar açúcar para fechar a OG, isso ta bem longe de ser o adequado para a grande maioria das cervejas.
 
Corroboro com a opinião, kits da alquimia são furadas. Nunca que uma english IPA pediria açúcar. Também já comprei com eles. A OG bateu sem adição de açúcar, mas a receita que era pra 10 litros ficou com 6. Sem contar que, como o volume ficou bem menor, ela teria que ter ficado mais amarga, pois utilizei a quantidade total de lúpulo para 10 litros, mas não ficou com o amargor de uma IPA.
Comprei um fermentador de balde lá, e veio com a tampa quebrada. Eles trocaram, mas fiquei desconfiado.
Sem falar na velha e conhecida história de que eles manipulam os pacotes de fermento, e pra 10 litros, fornecem meio pacote embalado em um plástico.

Já li também relatos de maltes carunchados fornecidos nos kits, e sempre ouço falar na baixa eficiência dos maltes que eles fornecem...
 
tiefensee e Fagner,

Valeu pelas respostas. Vou fazer o seguinte, estou cotando aqui uma receita de American IPA e vou comprar os grãos e o lúpulo na Lamasbrewshop. Vou seguir o processo como sempre fiz e medir a OG. Assim que tiver isso em mãos volto aqui com o resultado.

Mas, fiquei com um dúvida. Eu não medi a OG antes de fazer a correção. O correto nesse caso seria ter medido e feito a correção somente até o OG chegar no valor estabelecido ou até os 10 litros (no meu caso) mesmo e encarar uma cerveja mais leve?

Prost!
 
tiefensee e Fagner,

Valeu pelas respostas. Vou fazer o seguinte, estou cotando aqui uma receita de American IPA e vou comprar os grãos e o lúpulo na Lamasbrewshop. Vou seguir o processo como sempre fiz e medir a OG. Assim que tiver isso em mãos volto aqui com o resultado.

Mas, fiquei com um dúvida. Eu não medi a OG antes de fazer a correção. O correto nesse caso seria ter medido e feito a correção somente até o OG chegar no valor estabelecido ou até os 10 litros (no meu caso) mesmo e encarar uma cerveja mais leve?

Prost!

O que tu chama de correção? Densidade, volume? Não sou fã de correções no final do processo. Se usou a quantidade correta de água e ingredientes segundo a receita, medir volume menor quer dizer que tu teve perda de volume maior que esperado. É interessante descobrir onde isso está ocorrendo (fervura, espaço morto, etc.). Compensar com água vai mudar o perfil da cerveja (corpo, amargor, cor). Se a OG não bater, sua eficiência foi mais baixa. Compensar com açúcar muda a característica da cerveja. Eu acho que quando isso ocorre, mais vale seguir o processo sem correções, com abv ou volumes diferentes dos planejados, e usar estes dados para revisar processos e perdas
 
O que tu chama de correção? Densidade, volume? Não sou fã de correções no final do processo. Se usou a quantidade correta de água e ingredientes segundo a receita, medir volume menor quer dizer que tu teve perda de volume maior que esperado. É interessante descobrir onde isso está ocorrendo (fervura, espaço morto, etc.). Compensar com água vai mudar o perfil da cerveja (corpo, amargor, cor). Se a OG não bater, sua eficiência foi mais baixa. Compensar com açúcar muda a característica da cerveja. Eu acho que quando isso ocorre, mais vale seguir o processo sem correções, com abv ou volumes diferentes dos planejados, e usar estes dados para revisar processos e perdas
Correção, de acordo com a receita, é compensar a perda de água na lupulagem, até completar os 10 litros.
Nessa última leva, eu tive que colocar em torno de 2 litros de água. Claro que, se não tivesse feito isso, a OG teria sido completamente outra.
 
Correção, de acordo com a receita, é compensar a perda de água na lupulagem, até completar os 10 litros.
Nessa última leva, eu tive que colocar em torno de 2 litros de água. Claro que, se não tivesse feito isso, a OG teria sido completamente outra.

Mas é justamente este o problema. No momento em que tu dilui mais o mosto, a cerveja vai perder a característica da receita, entende?
Vou exemplificar.
Bolei uma receita de 20 litros para um equipamento no qual a perda de trub é 1,5 litros e, de fervura é 4 litros e de resfriamento é 1 litro. Sendo assim, para eu ter 20 litros no fermentador, preciso ferver 26,5 litros, pois o meu total de perda entre fervura / fermentação é 6,5 litros. Coloquei estes dados no programa (ou calculei manualmente), e cheguei que eu preciso adicionar 60 gramas de lupulo aos 60 minutos para o amargor desejado. Ou seja, considerando que eu vou adicionar 60 gramas para 26,5 litros de mosto.

Fiz a fervura, mas observei que ao invés de 1,5, perdi 3,5 em trub. Sendo assim, acabei com 18 litros.

Se eu fizer a correção de volume, a razão entre lúpulo total adicionado e água total vai diminuir, ou seja, a cerveja ficará menos amarga que na receita original. Também, a cerveja ficará com coloração menos intensa e menos alcoólica. Ou seja, eu faço a compensação de volume, mas descaracterizo os outros parâmetros.

O que eu faria neste caso? Fermentaria 18 litros, mas manteria as características da cerveja. Para a próxima receita, ajustaria minha perda de trub e teria maior precisão o volume final.

Até hoje, só uma vez eu compensei com água uma receita, porque a OG ficou bem acima (ainda não conhecia bem meu equipamento e eficiência) mas antes de fazer, simulei no beersmith o que que isso alteraria na minha receita, e ela continuou dentro dos parâmetros que eu esperava. Hoje em dia, tenho uma variação de cerca de 0,5, ou estourando, 1 litro de diferença entre volume esperado e volume real nas minhas receitas, e isso que to indo recém para minha 8 brassagem....
 
Mas é justamente este o problema. No momento em que tu dilui mais o mosto, a cerveja vai perder a característica da receita, entende?
Vou exemplificar.
Bolei uma receita de 20 litros para um equipamento no qual a perda de trub é 1,5 litros e, de fervura é 4 litros e de resfriamento é 1 litro. Sendo assim, para eu ter 20 litros no fermentador, preciso ferver 26,5 litros, pois o meu total de perda entre fervura / fermentação é 6,5 litros. Coloquei estes dados no programa (ou calculei manualmente), e cheguei que eu preciso adicionar 60 gramas de lupulo aos 60 minutos para o amargor desejado. Ou seja, considerando que eu vou adicionar 60 gramas para 26,5 litros de mosto.

Fiz a fervura, mas observei que ao invés de 1,5, perdi 3,5 em trub. Sendo assim, acabei com 18 litros.

Se eu fizer a correção de volume, a razão entre lúpulo total adicionado e água total vai diminuir, ou seja, a cerveja ficará menos amarga que na receita original. Também, a cerveja ficará com coloração menos intensa e menos alcoólica. Ou seja, eu faço a compensação de volume, mas descaracterizo os outros parâmetros.

O que eu faria neste caso? Fermentaria 18 litros, mas manteria as características da cerveja. Para a próxima receita, ajustaria minha perda de trub e teria maior precisão o volume final.

Até hoje, só uma vez eu compensei com água uma receita, porque a OG ficou bem acima (ainda não conhecia bem meu equipamento e eficiência) mas antes de fazer, simulei no beersmith o que que isso alteraria na minha receita, e ela continuou dentro dos parâmetros que eu esperava. Hoje em dia, tenho uma variação de cerca de 0,5, ou estourando, 1 litro de diferença entre volume esperado e volume real nas minhas receitas, e isso que to indo recém para minha 8 brassagem....
tiefensee,

Perfeito, entendo que, na minha 3a brassagem, ainda não conheço a eficiência. Na realidade, por estar apenas seguindo a receita, eu não pensei nisso. Mas ainda assim é algo chocante. Uma coisa é você ter uma perda inesperada de 2 litros em 20. Eu tive que uma de 2 em 10, ou seja, 20%.
Você tem alguma literatura para sugerir que explique bem essa parte do cálculo e do passo a passo da brassagem? Eu comecei meu primeiro post falando que suspeitava ser culpa da etapa da lavagem que ainda não entendi direito como funciona. O manual fala simplesmente para adicionar 6 litros de água aquecia aos grãos mantendo a torneira aberta, de forma a extrair o máximo possível deles. Mas só fala isso.
 
Então, ainda não sei que equipamento você usa, então vou supor que use fundo falso.

Nesse caso você deixa a água da lavagem aquecida a 75C para usar assim que terminar a mosturação. Se possível faz o mash out, aquecendo o mosto até 75C antes de lavar, pode melhorar a eficiência.

Antes de lavar você pode recircular o mosto, drenando devagar o mosto em uma caneca e jogando de volta por cima dos grãos, com cuidado pra não bagunçar os grãos. Não joga do alto, talvez em cima de uma escumadeira, não sempre no mesmo lugar... Isso vai ajudar a assentar a cama de grãos e também a clarificar o mosto. Faz isso até achar que está bom. Se quiser pode ir tirando amostras pra comparar a turbidez.

Depois, lavar. Verifica as temperatura, 75C. Abre a torneira bem pouco e vai drenando devagar até sobrar pouca água sobre os grãos. Quando chegar nesse ponto começa a adicionar a água da lavagem, mantendo o nível sobre os grãos. Adiciona com cuidado pra não fazer um buraco na cama de grãos, senão todo líquido vai passar pelo "buraco" e não vai lavar nada.

Pesquisa por fly sparge, é o nome dessa técnica. Agora, se não usar fundo falso esquece tudo... Essa técnica é pra usar com fundo falso.
 
Olá pessoal, acho que matei a charada da OG abaixo do previsto. Refiz a receita com a mesma quantidade de malte e água (1,55kg de malte para 5l de cerveja já no fermentador) e desta vez o OG ficou em 1.058 frente aos 1.032 da primeira brassagem. Havia percebido que na primeira vez cerca de 30% dos graos nao foram moidos, o que resultou em perda da densidade do mosto.
 
Então, ainda não sei que equipamento você usa, então vou supor que use fundo falso.

Nesse caso você deixa a água da lavagem aquecida a 75C para usar assim que terminar a mosturação. Se possível faz o mash out, aquecendo o mosto até 75C antes de lavar, pode melhorar a eficiência.

Antes de lavar você pode recircular o mosto, drenando devagar o mosto em uma caneca e jogando de volta por cima dos grãos, com cuidado pra não bagunçar os grãos. Não joga do alto, talvez em cima de uma escumadeira, não sempre no mesmo lugar... Isso vai ajudar a assentar a cama de grãos e também a clarificar o mosto. Faz isso até achar que está bom. Se quiser pode ir tirando amostras pra comparar a turbidez.

Depois, lavar. Verifica as temperatura, 75C. Abre a torneira bem pouco e vai drenando devagar até sobrar pouca água sobre os grãos. Quando chegar nesse ponto começa a adicionar a água da lavagem, mantendo o nível sobre os grãos. Adiciona com cuidado pra não fazer um buraco na cama de grãos, senão todo líquido vai passar pelo "buraco" e não vai lavar nada.

Pesquisa por fly sparge, é o nome dessa técnica. Agora, se não usar fundo falso esquece tudo... Essa técnica é pra usar com fundo falso.
Valter,

Estou usando uma bazooka para filtragem, mas a técnica que você descreveu é bem parecida com a que utilizei. Muda alguma coisa com esse tipo de filtro?

Prost!
 
Muda @mzacchi, com bazooka se usa batch sparge, vai funcionar melhor.

Agora estou na corrida no cel, de noite explico melhor, se ninguém o fizer antes. Me manda mensagem privada pra eu lembrar. Abraço!
 
Atualizando, para conhecimento de todos, acabei demorando e o @mzacchi encontrou um vídeo que dispensa qualquer comentário sobre batch sparge. Quem sou eu pra contestar o John Palmer hehehe

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=h5J8S5nBdUc[/ame]

E tem esse post do @Guenther que mostra por que fly sparge não funciona bem com bazooka
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5096688&postcount=2
(tem outros posts onde ele explica com detalhes mas não encontrei e acho que a figura é bem explicativa)
 
Atualizando, para conhecimento de todos, acabei demorando e o @mzacchi encontrou um vídeo que dispensa qualquer comentário sobre batch sparge. Quem sou eu pra contestar o John Palmer hehehe

https://www.youtube.com/watch?v=h5J8S5nBdUc

E tem esse post do @Guenther que mostra por que fly sparge não funciona bem com bazooka
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5096688&postcount=2
(tem outros posts onde ele explica com detalhes mas não encontrei e acho que a figura é bem explicativa)

Genial isso de usar os coolers, mantendo a temperatura pelos 60 minutos sem ter que se preocupar com acender fogo.

Ainda meteu os fundo falso.

Será que rola de comprar esses cooler aqui no BR?
 
Jonnes,

Desse redondo eu nunca vi. Mas vi algumas pessoas usando coolers quadrados mesmo. Se pegar um que venha com aquela válvula embaixo para tirar água melhor ainda, porque dá para aproveitar o furo para a torneira.
Acho que, apesar de meio estranho, é um sistema com um aproveitamento térmico muito melhor do que usar a panela, apesar de complicar caso você queira usar algumas pausas. Mas sempre dá para usar decocção.

Prost!
 
Fiquem atentos, nem todo cooler térmico vendido no Brasil e food grade. Deve ter um tópico aqui no hbt falando sobre.

Abraços.
 
Back
Top