Off-Flavours após mudança de equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Pessoal preciso de algumas dicas ou sugestões. Sai de BIAB para tribloco(Pelo menos acho que é assim que chamam!), comprei 3 panelas de alumínio, chiller de contra fluxo, bazooka tudo novo. Contudo nas 3 brassagens que fiz até agora todas em um amargor no final de breja que tenho certeza que não deveria estar ali. Processo de fermentação foi todo dentro das boas práticas e tudo mais. Mesmo assim quando vou beber a minha cerveja percebo que há algo que não deveria estar ali, um amargor residual desagradável no final. Fiz uma Cream Ale e 2x American Wheat (Uma 25IBU e outra 40IBU) fermentadas a 18}º todas Us05, então no aroma ficou neutro, mais no sabor tem isso que comentei acima. Na American Whear com 40IBU é mais difícil de identificar, por ter sido mais lupulada, mesmo assim da para perceber.
Sei que precisam de muito mais informações, mais alguma sugestão ou dica?
 
Tá calculando certinho os volumes do teu equipamento novo? Pode ter mais perdas do que o esperado, quando vê tá acabando com x litros e colocando ibu pra 2x litros.
 
A principio sim amigo. Estou suspeitando da minha fervura. Fervi por 60 minutos e a OG era para ser 1047 mais ao medir no balde fermentador estava 1040.
 
@destynnos ,

Acho que um bom início seria identificar melhor o que você está considerando off-flavours.

Da uma pesquisada sobre "guia de off-flavours" no Google, ou no site da BJCP - onde consta uma parte destinada e português e espanhol > study guide - ou no site na Agrária em downloads...

Enfim, é preciso uma identificação mais exata do aroma e do sabor que está sentindo, pois amargor em si, pode ser apenas lúpulo, pois o tipo e tempo de fervura irão influenciar muito no sabor.

Eu utilizo muito o Magnum e ele costuma deixar um retrogosto mais amargo e pode ficar adstringente, dependendo do volume e do tempo de fervura.

Mas como o @RobertoMSF também citou, cheque se o seu volume de fervura continua sendo o mesmo de quando era BIAB. Talvez sua receita esteja iniciando com os mesmos parâmetros do BIAB, mas esteja finalizando com menos mosto a ser fervido, logo, o lúpulo concentrará mais.

Bons estudos!
 
destynnus, assim sem muita informação do processo eu vou deduzir que seja taninos. No BIAB geralmente a moagem é fina porém a lavagem não é muito eficiente, e não extrai muitos taninos. Em um sistema tribloco com bazooka a moagem deveria ser mais grossa, e a lavagem deve ser com água de pH próximo de 5.5, com temperatura não superior a 78°C e cuidando pra não lavar demais (geralmente em cervejas leves se lava demais) parando a lavagem quando a densidade chegar a 1.010 SG e adicionando água na fervura se for preciso.
 
A principio sim amigo. Estou suspeitando da minha fervura. Fervi por 60 minutos e a OG era para ser 1047 mais ao medir no balde fermentador estava 1040.
Equipamento novo, eu sugiro medir a densidade antes da fervura, depois da fervura e a taxa de evaporação também. Se tu não chega na densidade planejada a cerveja fica desequilibrada, podendo ficar sem corpo, muito amarga ou muito doce e enjoativa.
Vou editar e acrescentar aqui: sabendo a taxa de evaporação eu uso calculadoras na internet pra me dizer quantos minutos eu tenho que ferver a mais pra chegar na OG desejada ou quanta água eu devo adicionar no início da fervura.
 
Last edited:
Obrigado pessoal, vou levar minha cerveja essa semana para um pessoal mais especialista que eu, para eles me disserem o que acham!
 
Obrigado pessoal, vou levar minha cerveja essa semana para um pessoal mais especialista que eu, para eles me disserem o que acham!

Cara, mas não deixe de pesquisar e estudar.

Achar, todo mundo acha isso ou aquilo, mas conhecer os processos, os defeitos, os erros... e esses conhecimentos te levam aos acertos - e cervejas cada vez melhores.

Por isso, é importante aprender sobre off-flavours para evitá-los ou quando possível, corrigi-los na fermentação.

Sem ter informações mais exatas e detalhadas da sua receita, da brassagem, de todo processo e suas formas de execução, mesmo especialistas ficarão no escuro para diagnosticar a causa e indicar a cura apenas provando sua cerveja. Você ter o seu próprio conhecimento e a confiança nos seus processos e métodos é fundamental. Talvez sua cerveja nem tenha defeito.

Aliás, na brassagem e durante toda fermentação é importante ir provando a cerveja para acompanhar a evolução dos aromas e sabores. Qualquer problema poderá ser identificado e, quando for o caso, ainda no fermentador ser corrigido.

Por exemplo, após resfriar, provou o mosto? Sentiu o teor de amargor? Sentiu o aroma? Sentiu a doçura do malte? Percebeu se estavam iguais as anteriores? Todos esses parâmetros alteram-se e são válidos também na fermentação - quando aí sim, os defeitos ficam aparentes, como manteiga, repolho, hospital, ferro, ovo, papelão, chulé, adstringência, acidez, etc, etc, etc...

Boa sorte!
 
Back
Top