Off-flavor de cachaça na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 5, 2019
Messages
18
Reaction score
1
Location
Salvador BA
Galera,

Fiz minha primeira breja, uma APA. Cuidei muito bem da sanitizacao (tudo com álcool 70) e após a primeira fermentação coletei uma amostra para verificar a fg. Ao provar essa amostra notei um gosto similar ao que sinto em cachaças de alambique artesanais. Um gosto estranho meio parecido com gosto de mandioquinha salsa (batata baroa) ou algo parecido rs. Alguém sabe me dizer qual off flavor se parece com isso? Obrigado.
 
Estou com o mesmo problema na minha 2ª Brassagem. Fiz uma Blond Ale com fermentação controlada (utilizando S-04 ) a 18 graus por 14 dias com airlock ativo OG 1046 e FG 1010. Ao provar aparenta um saber de alcool, cachaça bem forte. Se alguém puder ajudar agradeço.
 
Estou com o mesmo problema na minha 2ª Brassagem. Fiz uma Blond Ale com fermentação controlada (utilizando S-04 ) a 18 graus por 14 dias com airlock ativo OG 1046 e FG 1010. Ao provar aparenta um saber de alcool, cachaça bem forte. Se alguém puder ajudar agradeço.

Danilo, eu deixei minha breja no descanso de diacetil por 3 dias a 24°C e maturei a 10°C por sete dias. Fiz o could e usei gelatina nos últimos 2 dias (de cinco no total) é o sabor desapareceu. Ficou uma boa breja.
 
Danilo, eu deixei minha breja no descanso de diacetil por 3 dias a 24°C e maturei a 10°C por sete dias. Fiz o could e usei gelatina nos últimos 2 dias (de cinco no total) é o sabor desapareceu. Ficou uma boa breja.
Efraim, muito obrigado pela dica. Vou fazer o mesmo e no fim posto o resultado final.
 
Galera,

Fiz minha primeira breja, uma APA. Cuidei muito bem da sanitizacao (tudo com álcool 70) e após a primeira fermentação coletei uma amostra para verificar a fg. Ao provar essa amostra notei um gosto similar ao que sinto em cachaças de alambique artesanais. Um gosto estranho meio parecido com gosto de mandioquinha salsa (batata baroa) ou algo parecido rs. Alguém sabe me dizer qual off flavor se parece com isso? Obrigado.
Vou deixar aqui o registro para referência futura aos colegas. O aroma de cachaça na minha breja era excesso de leveduras em suspensão. Apesar de muitos não recomendarem, após a fermentação secundária, fiz a trasfega para outro balde e maturei normalmente. Não tive mais o problema.
 
Legal Efraim. Obrigado por ter compartilhado.

Seis meses depois estou com uma sensação parecida, mas não sei se é off flavor ou alto teor alcoólico (afinal, é uma prova ainda sem carbonatação e com altas temperaturas). Seguirei com o descanso de diacetil.
 
Legal Efraim. Obrigado por ter compartilhado.

Seis meses depois estou com uma sensação parecida, mas não sei se é off flavor ou alto teor alcoólico (afinal, é uma prova ainda sem carbonatação e com altas temperaturas). Seguirei com o descanso de diacetil.
Me ajudou bastante o uso do whirlflock na fervura e correção do cálcio na água de mostura.
 
Não sei o que pode ter sido, mas meu sogro teria adorado essa cerveja 😬
 
Legal Efraim. Obrigado por ter compartilhado.

Seis meses depois estou com uma sensação parecida, mas não sei se é off flavor ou alto teor alcoólico (afinal, é uma prova ainda sem carbonatação e com altas temperaturas). Seguirei com o descanso de diacetil.

É legal ficar de olho na fermentação, altas temperaturas tbm geram essa sensação do alcool, verifica com quanto fermentou e numa próxima faça um teste com uns 2 graus abaixo. Claro que tem de considerar o ABV da breja mas acredito que não seja seu caso.
 
Valeu pelas sugestões, pessoal.

Nesse caso a fermentação foi bem controlada. Fiz o descanso de diacetil e o sabor arredondou bem, a sensação alcoolica está diminuindo. Arrisco em dizer que faz parte do arredondamento da cerveja, que está verde ainda. Segui o processo e vou engarrafar logo, da maneira que está.
 
Back
Top