Off Flavor Clorofenol

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago Garcia

Member
Joined
May 8, 2018
Messages
8
Reaction score
1
Location
Fortaleza CE
Senhores,

Envasei uma session ipa e acabou com o Off Flavor de clorofenol. Em minha casa eu uso aguá de poço e não do sistema, então teoricamente não teria cloro. E fora que algumas garrafas apresentam o off-flavor mais forte e alguma mais fracas.

O que pode ter acontecido?
 
Como é o processo de sanitização de vocês? Vejo isso acontecer, recorrentemente, com quem é muito preocupado com a sanitização.

O problema mais comum é o não enxágue com água após o uso do iodophor, por exemplo.
 
Como é o processo de sanitização de vocês? Vejo isso acontecer, recorrentemente, com quem é muito preocupado com a sanitização.

O problema mais comum é o não enxágue com água após o uso do iodophor, por exemplo.

Eu fiz o dry hop direto no mosto ( não usei bag) e ele acabou entupindo com "bagaço" de lupulo a magueira de envase. Ai tinha que tirar para limpar desentupir(ai era água e depois iodophor diluido). Me pergunto se não foi nesse momento por que aconteceu de algumas garrafas ficarem com o off-flavor bem forte e outras ja mais fraco.
 
Eu fiz o dry hop direto no mosto ( não usei bag) e ele acabou entupindo com "bagaço" de lupulo a magueira de envase. Ai tinha que tirar para limpar desentupir(ai era água e depois iodophor diluido). Me pergunto se não foi nesse momento por que aconteceu de algumas garrafas ficarem com o off-flavor bem forte e outras ja mais fraco.

E depois você não lavou a mangueira de envase posteriormente com água não? Se não, é bem provável que ele aconteceu nessa fase.
 
Como é o processo de sanitização de vocês? Vejo isso acontecer, recorrentemente, com quem é muito preocupado com a sanitização.

O problema mais comum é o não enxágue com água após o uso do iodophor, por exemplo.

Enxágue após o uso de iodophor? Acho que você está enganado amigo.

Primeiro, a medida de 0,4ml para 500ml (ou 0,8ml /litro) usada pelo companheiro está correta e não necessita enxágue. Segundo, enxaguar após usar o Iodophor não é uma medida de sanitização adequada, o enxague com água elimina a sanitização e traz de volta possíveis contaminantes. Após o uso do Iodophor, apenas se deixa escorrer para eliminar o excesso. Terceiro, acredito que o Iodophor enquanto causa de Clorofenol somente se aplica caso se use uma proporção de diluição muito acima do recomendado.

Clorofenol, geralmente como origem o cloro da água.

Fiz um filtro caseiro de água com um cano e cloro ativado, e mesmo usando água da rede nunca tive problemas de clorofenol.

.
 
Enxágue após o uso de iodophor? Acho que você está enganado amigo.

Primeiro, a medida de 0,4ml para 500ml (ou 0,8ml /litro) usada pelo companheiro está correta e não necessita enxágue. Segundo, enxaguar após usar o Iodophor não é uma medida de sanitização adequada, o enxague com água elimina a sanitização e traz de volta possíveis contaminantes. Após o uso do Iodophor, apenas se deixa escorrer para eliminar o excesso. Terceiro, acredito que o Iodophor enquanto causa de Clorofenol somente se aplica caso se use uma proporção de diluição muito acima do recomendado.

Clorofenol, geralmente como origem o cloro da água.

Fiz um filtro caseiro de água com um cano e cloro ativado, e mesmo usando água da rede nunca tive problemas de clorofenol.

.
no meu caso não enxáguava após o idophor!
Fiquei com a impressão que podia ser o excesso de sanitizante devido a lavagem da mangueira.
Não me recordo muito bem como foi outras vezes, mas dessa vez adicionei o primming ainda quente ao mosto.
Sera que isso pode ter causado o off flavor?
 
Enxágue após o uso de iodophor? Acho que você está enganado amigo.

Primeiro, a medida de 0,4ml para 500ml (ou 0,8ml /litro) usada pelo companheiro está correta e não necessita enxágue. Segundo, enxaguar após usar o Iodophor não é uma medida de sanitização adequada, o enxague com água elimina a sanitização e traz de volta possíveis contaminantes. Após o uso do Iodophor, apenas se deixa escorrer para eliminar o excesso. Terceiro, acredito que o Iodophor enquanto causa de Clorofenol somente se aplica caso se use uma proporção de diluição muito acima do recomendado.

Clorofenol, geralmente como origem o cloro da água.

Fiz um filtro caseiro de água com um cano e cloro ativado, e mesmo usando água da rede nunca tive problemas de clorofenol.

.

No próprio how to brew ele cita 02 aspectos a respeito do Iodophor:

1) Ele deixa os equipamentos secando após o uso do Iodophor;
2) O próprio John Palmer rinsa os equipamentos com água fervida para evitar qualquer possibilidade de off-flavor.

As 02 partes podem ser vistas no link do livro How to Brew localizado na página http://howtobrew.com/book/section-1/brewing-preperations/sanitation/sanitizing-your-equipment

Eu uso as 2 recomendações, além da sua de um filtro de carvão ativado e nunca tive esse problema...
 
Eu uso iodophor com 0.8ml/l em nunca enxáguo, nem mangueiras, nem garrafas.
Comecei a usar um vinator para sanitizar as garrafas e algumas delas até um algum resquício de espuma ainda ao envasar e nunca tive off-flavor de clorofenol. Ao usar iodophor simplesmente deixo escorrer com a boca para baixo, evitando uma contaminação posterior pelo ar.

talvez teu off-flavor não seja clorofenol, mas algo semelhante ou percebido como.
 
Já ouvi falar - mais de uma vez- de poço em que a prefeitura jogava cloro. Procura saber com certeza se não há cloro nessa água. Pode ser isso.
 
Olá amigo, vc sente gosto de hospital na boca quando bebe? Semelhante a esparadrapo? Se for então realmente vc fez algo errado com seu sanitizante considerando que a água era de poço, foi fervida ou filtrada? Quando entupia a mangueira do envase vc desentupia com alguma ferramenta que precisava sanitizar a mangueira toda vez? Não podia sanitizar só a ferramenta? Já considerou com pode ser outro off flavor?
 
Olá amigo, vc sente gosto de hospital na boca quando bebe? Semelhante a esparadrapo? Se for então realmente vc fez algo errado com seu sanitizante considerando que a água era de poço, foi fervida ou filtrada? Quando entupia a mangueira do envase vc desentupia com alguma ferramenta que precisava sanitizar a mangueira toda vez? Não podia sanitizar só a ferramenta? Já considerou com pode ser outro off flavor?

Esse gosto de hospital mesmo. Verifiquei com alguns sommerliers daqui de fortaleza e eles confirmaram.
Não cheguei a ferver a água para limpar quando entupia acho que o maior problema foi ai mesmo.
Obrigado.
 
eu uso iodophor e enxáguo com agua corrente. uso ha 10 anos, sempre enxaguando e NUNCA tive contaminação de cerveja.
Ja provei cerveja de outros amigos com esse gostinho de hospital e em todos era batata, os caras nao enxaguavam.
Eu continuo com o meu metodo, enxaguando e bebendo cerveja sem gosto de hospital, heheheheh
 
eu uso iodophor e enxáguo com agua corrente. uso ha 10 anos, sempre enxaguando e NUNCA tive contaminação de cerveja.
Ja provei cerveja de outros amigos com esse gostinho de hospital e em todos era batata, os caras nao enxaguavam.
Eu continuo com o meu metodo, enxaguando e bebendo cerveja sem gosto de hospital, heheheheh
lendo mais eu vi algumas pessoas dizendo que era bom lavar mais com água fervida.
 
Senhores,

Envasei uma session ipa e acabou com o Off Flavor de clorofenol. Em minha casa eu uso aguá de poço e não do sistema, então teoricamente não teria cloro. E fora que algumas garrafas apresentam o off-flavor mais forte e alguma mais fracas.

O que pode ter acontecido?



Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.
 
Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.

Eu usei a US05.
No meu caso acho que foi contaminação mesmo.
 
eu uso iodophor e enxáguo com agua corrente. uso ha 10 anos, sempre enxaguando e NUNCA tive contaminação de cerveja.
Ja provei cerveja de outros amigos com esse gostinho de hospital e em todos era batata, os caras nao enxaguavam.
Eu continuo com o meu metodo, enxaguando e bebendo cerveja sem gosto de hospital, heheheheh

Se dá certo para você, ótimo. Mas como você enxágua, água normal?
Acho improvável que o gosto hospitalar venha do Iodophor usado na proporção correta. Pensa só, são menos de 0,8 ml para um litro de sanitizante. E deixando escorrer, sobra praticamente nada. É muito pouco.
 
Sugestão: vai em uma loja qualquer de produtos para aquários e compra um teste de Cloro na água. Normalmente é barato (aqui no Rio foi R$ 12,00) e permite saber se tem excesso ou não de Cloro na sua água. Não é tão preciso, mas dá para saber se tem muito Cloro, que pode estar originando o seu problema (as vezes alguma contaminação do seu poço). Já tive bastante problema com Clorofenol. A água da CEDAE aqui no Rio é Cloro puro. Só resolvi filtrando toda a água que uso, principalmente a que uso para preparar o sanitizante e para limpar os equipamentos.

Quanto ao Iodophor, uso 0,8/L, enxaguo com água fervida e nunca tive problemas graves de contaminação, exceto estes problemas com Clorofenol que morreram ao filtrar a água. Garrafas eu lavo e depois asso no forno a 180 graus por uma hora e meia para exterminar qualquer contaminante.
 
Last edited:
Se dá certo para você, ótimo. Mas como você enxágua, água normal?
Acho improvável que o gosto hospitalar venha do Iodophor usado na proporção correta. Pensa só, são menos de 0,8 ml para um litro de sanitizante. E deixando escorrer, sobra praticamente nada. É muito pouco.
Sim enxáguo com água do meu filtro de carvão ativado....nada mais. Ontem mesmo embarillei 40 litros fazendo isso, limpei os postmixes, sanitizei, enchaguei e ripa na chulipa, coloquei a cerveja....nunca tive problemas...
 
Oi pessoal, uma ajuda por favor.

Queria compartilhar minha experiência com esse CLOROFENOL.

Nas minhas últimas brasagens fiz 4 American IPAs, usando US-05, e TODAS, simplesmente TODAS, tinham esse gosto hospitalar, mas com um detalhe, o sabor estava bom, o aroma estava bom, mas, após o gole vinha uma vontade de “regurgitar” (arrotar), e, nesse regurgito havia o gosto hospitalar. SÓ NO REGURGITAR.

Desde a primeira brasagem com esse off-flavor fiz vários estudos, tomando várias providências, e, mesmo assim, o retrogosto continuava.

Algumas informações:

1- Fiz as duas primeira brasagens usando PAC 200, e quando sanitizava as garrafas fazia enxague com água fervida. Achando que poderia ser o excesso de sanitizante eu mudei para o Iodofor, ainda assim o retrogosto continuou;

2- minha água de brasagem e de lavagem era da rede, mas passava por dois filtros de carvão ativado, que, salvo engano, tira o cloro, que é uma das causas do clorofenol;

3- sou um pouco chato com a sanitização, sanitizo tudo, até minhas mãos, com álcool 70%, mas sempre dentro das proporções recomendadas;

4- o mais perturbador é que entre uma brasagem dessa IPA e outra, eu brassava uma outra cerveja qualquer, tipo uma brown porter, e outras, e, nesses casos NÃO HAVIA o tal off-flavor.

Se alguém tiver uma sugestão, que não seja deixar de fazer IPAs, me ajudem.

Abraços a todos.
 
Oi pessoal, uma ajuda por favor.

Queria compartilhar minha experiência com esse CLOROFENOL.

Nas minhas últimas brasagens fiz 4 American IPAs, usando US-05, e TODAS, simplesmente TODAS, tinham esse gosto hospitalar, mas com um detalhe, o sabor estava bom, o aroma estava bom, mas, após o gole vinha uma vontade de “regurgitar” (arrotar), e, nesse regurgito havia o gosto hospitalar. SÓ NO REGURGITAR.

Desde a primeira brasagem com esse off-flavor fiz vários estudos, tomando várias providências, e, mesmo assim, o retrogosto continuava.

Algumas informações:

1- Fiz as duas primeira brasagens usando PAC 200, e quando sanitizava as garrafas fazia enxague com água fervida. Achando que poderia ser o excesso de sanitizante eu mudei para o Iodofor, ainda assim o retrogosto continuou;

2- minha água de brasagem e de lavagem era da rede, mas passava por dois filtros de carvão ativado, que, salvo engano, tira o cloro, que é uma das causas do clorofenol;

3- sou um pouco chato com a sanitização, sanitizo tudo, até minhas mãos, com álcool 70%, mas sempre dentro das proporções recomendadas;

4- o mais perturbador é que entre uma brasagem dessa IPA e outra, eu brassava uma outra cerveja qualquer, tipo uma brown porter, e outras, e, nesses casos NÃO HAVIA o tal off-flavor.

Se alguém tiver uma sugestão, que não seja deixar de fazer IPAs, me ajudem.

Abraços a todos.


Primeira coisa eu testaria utilizar água mineral em todo o processo, inclusive para os sanitizantes.
 
Oi pessoal, uma ajuda por favor.

Queria compartilhar minha experiência com esse CLOROFENOL.

Nas minhas últimas brasagens fiz 4 American IPAs, usando US-05, e TODAS, simplesmente TODAS, tinham esse gosto hospitalar, mas com um detalhe, o sabor estava bom, o aroma estava bom, mas, após o gole vinha uma vontade de “regurgitar” (arrotar), e, nesse regurgito havia o gosto hospitalar. SÓ NO REGURGITAR.

Desde a primeira brasagem com esse off-flavor fiz vários estudos, tomando várias providências, e, mesmo assim, o retrogosto continuava.

Algumas informações:

1- Fiz as duas primeira brasagens usando PAC 200, e quando sanitizava as garrafas fazia enxague com água fervida. Achando que poderia ser o excesso de sanitizante eu mudei para o Iodofor, ainda assim o retrogosto continuou;

2- minha água de brasagem e de lavagem era da rede, mas passava por dois filtros de carvão ativado, que, salvo engano, tira o cloro, que é uma das causas do clorofenol;

3- sou um pouco chato com a sanitização, sanitizo tudo, até minhas mãos, com álcool 70%, mas sempre dentro das proporções recomendadas;

4- o mais perturbador é que entre uma brasagem dessa IPA e outra, eu brassava uma outra cerveja qualquer, tipo uma brown porter, e outras, e, nesses casos NÃO HAVIA o tal off-flavor.

Se alguém tiver uma sugestão, que não seja deixar de fazer IPAs, me ajudem.

Abraços a todos.
A levedura que vc usou era nova ou reaproveitada? Algumas contaminações podem gerar um fenólico que pode ser confundido com clorofenol.

É a ideia de usar só água mineral na brassagem tb é uma boa.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
Pessoal, boa noite.
Desculpe a demora em responder, muito trabalho.
As leveduras eram novas, sempre uso novas, em pó, sempre hidrato, uso 2 pacotinhos para 20 L.
Só fico na dúvida de uma coisa, porque esse clorofenol só acontece nas IPAs? Não deveriam ocorrer também nas cervejas dos demais estilos?
Acho que o uso da água mineral não responderia esse mistério.
Abraços.
 
@MARCELO FERNANDES ,
passar por dois filtros nem sempre garante a total eliminação do cloro. Mas para a felicidade de todos, o cloro é extremamente volátil. Uma simples fervura da água filtrada pode elimina-lo, até mesmo deixar a água parada de um dia para outro na panela pode eliminar boa parte dele (é por isto que sempre se coloca mais cloro na piscina para mante-la saudável).

Tens certeza que o off-flavor é clorofenol? Falo pois pode ser até mesmo os lúpulos. Quem já usou o Sorachi Ace em excesso sabe do que falo. Ele traz um gosto e aroma de limão de produtos de limpeza quando mal dosado.

Eu faria dois experimentos: 1) ferveria levemente a água de uso um dia antes; 2)faria duas receitas, uma não pesando a mão nos lúpulos.
 
Moro no Rio e uso água da CEDAE, que, como já disseram, tem muito cloro. Para brassar, passo essa água por um filtro de partículas e um de carvão ativado, no mesmo dia da brassagem.
Já sanitizei muito com peracético, mas hoje tenho usado mais o iodofor (0,8ml/L). Uso água direto da torneira, sem filtrar, para diluir o sanitizante. Nunca enxaguei nenhum item depois de usar o sanitizante; acho essa prática improcedente, a não ser que seja com água fervente (fervida não, fervente). As garrafas deixo escorrer naquele escorredor "árvore" por um tempo depois de borrifar a solução sanitizante.

Nunca tive off flavour de clorefenol, nem nada do tipo medicinal. Além da presença de cloro, existem outros fatores que podem gerar o gosto medicinal na cerveja. (Se não me engano, existem outros fenóis que podem trazer esse gosto).
 
Valeu pelas dicas pessoal.
Quanto aos lúpulos, nas 4 brassagens que falei usei um DH de Citra, 2g/litro.
Vou fazer essa experiencia de ferver a água um dia antes.
Quanto ao gosto, conforme relatei acima, no retrogosto fica um medicinal, que associe logo ao clorofenol.
Abraços.
 
Cara, qual era a OG do mosto? Usou algum tipo de nutriente?
Tive esse problema numa Session também. Minha OG era baixa e não tinha colocado nutriente. Acabou gerando o mesmo off. Trocando uma ideia com o pessoal das cervejarias um deles teve o mesmo problema. Era falta de nutriente, daí a levedura estressava, rolava autolise e dava esse off. Depois refiz a receita corrigindo isso e ficou ótima!
 
Cara, qual era a OG do mosto? Usou algum tipo de nutriente?
Tive esse problema numa Session também. Minha OG era baixa e não tinha colocado nutriente. Acabou gerando o mesmo off. Trocando uma ideia com o pessoal das cervejarias um deles teve o mesmo problema. Era falta de nutriente, daí a levedura estressava, rolava autolise e dava esse off. Depois refiz a receita corrigindo isso e ficou ótima!


Cara nas 4 brassagens a OG variou um pouco, mas 1060 seria uma boa aproximação média.
Conforme falei acima, usei US-05 em todas, 2 saches para 20L, com hidratação prévia, mas em termos de nutrientes sou meio crú nesse assunto, eu usei 4g de LEVEDO DE CERVEJA nos 15 minutos finais da fervura (orientação de um vídeo do JAMAL, do BEER SCHOOL).

Como você corrigiu esse problema?
Como forneceu nutrientes ?
Usa levedura líquida ou liofilizada?
Abraços e obrigado.
 
Qual Levedura usou ?
Usei da Yeastlab em 03 brassagens e as 03 aconteceu esse problema também.
Fora a Super Hiper Mega carbonatação no 3 dia com apenas 4.5g/l.
Certeza que nao foi Sanitização nem agua com cloro (foi usada mineral) e meu equipamento tbm nao estava contaminado, fiz outras levas com outro fermento e tudo ok.
Detalhe: Amigo meu que fez a cerveja no equipamento dele tbm aconteceu a mesma coisa.
Tem um post aqui dessa levedura o pessoal reclamando a mesma coisa.
Já Tive esse problema com duas brassagens com o fermento da Yeastlab. Não uso mais.
 
Cara nas 4 brassagens a OG variou um pouco, mas 1060 seria uma boa aproximação média.
Conforme falei acima, usei US-05 em todas, 2 saches para 20L, com hidratação prévia, mas em termos de nutrientes sou meio crú nesse assunto, eu usei 4g de LEVEDO DE CERVEJA nos 15 minutos finais da fervura (orientação de um vídeo do JAMAL, do BEER SCHOOL).

Como você corrigiu esse problema?
Como forneceu nutrientes ?
Usa levedura líquida ou liofilizada?
Abraços e obrigado.

Cara, pitching rate certo, starter, usei 1 pct de Servomyces nos últimos 10min e 10ml de Sulfato de zinco no fermentador. Usei a US-05 mesmo @ 18º, meu preferido pra ipas. Og 1050
Nessa brassagem o problema resolveu é zero off
 
Off Flavor de clorofenol

Thiago, às vezes não é clorofenol. Por exemplo, se a fermentação não iniciou bem alguns compostos podem ficar nela por não haver CO2 se desprendendo e arrastando. Pode gerar muito acetaldeído, que somado ao álcool superior, diacetil que não tenha sido consumido dão cheiro e sabor parecido com acetona. Vale relembrar se tua fermentação começou e terminou bem.
 
Pessoal alguém poderia me dar uma ajuda?

Sou novo no processo de cerveja artesanal. Fiz duas brassagens e ainda não consegui uma cerveja boa. Nas duas brassagens a cerveja apresenta o off flavor de gosto medicinal (clorofenol).
Não consegui identificar onde está (ão) o(s) erro (s). No entanto nas duas brassagens percebi resíduos de fermento no fundo das garrafas.
Também foi percebido que esse off flavor parece ter sido após o processo de envase, pois durante a fermentação e maturação, não identifiquei esse cheiro e gosto.
Seria esse off flavor causado pelo excesso de fermento durante a troca de balde após a maturação ou resíduo/erro no uso de iodofor na sanitização das garrafas e balde?
Uso o iodofor na proporção de 0,8 ml/l e após borrifo álcool 70, tanto na sanitização de baldes e equipamentos, como nas garrafas.
 
Pessoal alguém poderia me dar uma ajuda?

Sou novo no processo de cerveja artesanal. Fiz duas brassagens e ainda não consegui uma cerveja boa. Nas duas brassagens a cerveja apresenta o off flavor de gosto medicinal (clorofenol).
Não consegui identificar onde está (ão) o(s) erro (s). No entanto nas duas brassagens percebi resíduos de fermento no fundo das garrafas.
Também foi percebido que esse off flavor parece ter sido após o processo de envase, pois durante a fermentação e maturação, não identifiquei esse cheiro e gosto.
Seria esse off flavor causado pelo excesso de fermento durante a troca de balde após a maturação ou resíduo/erro no uso de iodofor na sanitização das garrafas e balde?
Uso o iodofor na proporção de 0,8 ml/l e após borrifo álcool 70, tanto na sanitização de baldes e equipamentos, como nas garrafas.

Se eu não me engano, o clorofenol é causado por cloro na água. Já aconteceu comigo e também só percebi na garrafa. No meu caso acho que foi por que não respeitei a vazão do filtro.

Tens que ver que água estás utilizando, se for da torneira, pode ser o filtro. Se for mineral, pode ser que não seja uma água de qualidade.
 
Se eu não me engano, o clorofenol é causado por cloro na água. Já aconteceu comigo e também só percebi na garrafa. No meu caso acho que foi por que não respeitei a vazão do filtro.

Tens que ver que água estás utilizando, se for da torneira, pode ser o filtro. Se for mineral, pode ser que não seja uma água de qualidade.


E quando percebemos isso e a água não há cloro? Foi retirada de um poço artesiano.
 
Se eu não me engano, o clorofenol é causado por cloro na água. Já aconteceu comigo e também só percebi na garrafa. No meu caso acho que foi por que não respeitei a vazão do filtro.

Tens que ver que água estás utilizando, se for da torneira, pode ser o filtro. Se for mineral, pode ser que não seja uma água de qualidade.

Então Rodrigo, usei água mineral no processo, com exceção do preparo do primming que usei água filtrada/fervida.
Além disso, usei agua de torneira no processo de sanitização com idofor.
 
Back
Top