Off flavor azedo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Francisco Mattos

Well-Known Member
Joined
May 5, 2019
Messages
53
Reaction score
2
Location
Araruama
Bom dia!

Duas das minhas quatros últimas brassagens não terminaram bem, pois após as fases de fermentação e maturação um forte sabor de azedo foi percebido nas cervejas (APA e SESSION IPA). Isso ocorreu após eu instalar um filtro 3 estágios.

As outras cervejas que fiz foram uma CREAM ALE e uma BR ALE e ficaram show de bola.

Será que dei mole na sanitização? Lavei as bombonas com água, depois água com cloro e depois com água e iodofor.
 
Notou algo fora do padrão nas rampas da mostura? Certa vez tive uma acidez a qual atribuí a falta de energía, que fez com que meu mosto esfriasse até uns 40°... umas 2 horas depois quando voltou, continuei a brassagem normalmente e a breja (no caso era uma weiss) ficou bem mais ácida do que de costume...
 
Tem como medir pH?
Chute 1 - levedura com essa tendência. Pro meu paladar K-97 e Nottingham , entre outras, possuem essa tendência.
Chute 2 - contaminação com levedura selvagem
Chute 3 - contaminação bacteriana

Provavelmente muitos não concordarão, mas percebi isso com certa frequência em cervejas de terceiros já com várias semanas de vida , acelerado por excesso de tempo sem refrigeração.
 
Acho que seria mais interessante dar mais detalhes, foi a mesma levedura nas quatro receitas? Aroma tinha algo off ou apenas acidez no paladar?
 
Respondendo aos questionamentos acima:

Edgar:
* Não notei nada de anormal.

Persevalli:
* Ainda não medi o PH da água, mas estava pensando nisto.
* Utilizei a levedura US-05, sendo que na APA utilizei levedura nova, nas outras 3 utilizei lama que tinha na geladeira.

Roberto:
* Sim, a mesma levedura, conforme explicado acima.
* Aroma e sabor de azedo.
 
Respondendo aos questionamentos acima:

Edgar:
* Não notei nada de anormal.

Persevalli:
* Ainda não medi o PH da água, mas estava pensando nisto.
* Utilizei a levedura US-05, sendo que na APA utilizei levedura nova, nas outras 3 utilizei lama que tinha na geladeira.

Roberto:
* Sim, a mesma levedura, conforme explicado acima.
* Aroma e sabor de azedo.
Grandes chances de contaminação então amigo, levedura dificilmente eleva pra esse tipo de acidez, tirando a praga da wb06 hehe
 
Respondendo aos questionamentos acima:

Edgar:
* Não notei nada de anormal.

Persevalli:
* Ainda não medi o PH da água, mas estava pensando nisto.
* Utilizei a levedura US-05, sendo que na APA utilizei levedura nova, nas outras 3 utilizei lama que tinha na geladeira.

Roberto:
* Sim, a mesma levedura, conforme explicado acima.
* Aroma e sabor de azedo.
Obrigado, Francisco.
Sobre o pH , só pra esclarecer, refiro-me ao pH do produto acabado. O pH da água vai mudar drasticamente após a mostura e a fermentação.
Obrigado

Abs
 
Back
Top