O uso de maltes torrados com o intuito de corrigir a cor traz impactos ao sabor da cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 12, 2021
Messages
11
Reaction score
5
Location
Joinville-SC
Boa tarde cervejeiros!!

Usando o Brewfather ví que, segundo os calculos do app, é possível chegar à todas as intensidades de cores apenas adicionando pequenas quantidades de maltes torrados.

Estou bolando uma receita de Session IPA e queria uma coloração avermelhada e de acordo com o app se eu adionar 50g (1,2%) +- de malte chocolate vou chegar na cor que quero.
A questão é esses 50g de malte torrado pode trazer sabores de malte torrado (café, chocolate...)? Considerando que é uma session com og de 1039 esse impacto será maior ou a quantidade é tão pequena que o impacto sensioral será nulo?
 
Minha experiência com cevada torrada em 1,5% do grist não peguei tostado em uma IPA que fiz recentemente. Eu utilizei junto do melano/ malainoidina com 5% e ficou um ambar profundo.
Tentei fazer uma Black IPA uma vez e acrescentei no mash out 5% de carafa especial III. O Tostado se apresentou, mas creio que de uma forma menos evidente. Mas, acabou virando uma American Stout, hehe.
O chocolate tb ja usei para cor e sabor mais maltado, em pequenas proporções, e acho que é menos intenso em torrado que estes que citei.
 
pode? pode! vai? Não se sabe! Então, faça o teste e nos diga o resultado. isso varia muito, de acordo com equipamento, tempo e até mesmo de maltearia.
 
Assista esse vídeo do Marcelo Fenoll. Tem dicas bem interessantes.



Fiz uma black IPA recentemente e adicionei os maltes escuros nos 10 minutos finais da mostura. Não fiz mash out.
8 kg (94.1%) — Agraria Malte Pale Ale — Grão — 6 EBC
300 g (3.5%) — Weyermann Carafa Special III — Grão — 1400 EBC
200 g (2.4%) — Crisp Chocolate Malt — Grão — 1045 EBC

O plano era trazer um pouco dos sabores do maltes torrados. Deu certo e não ficou muito intenso.

Depois compartilhe seus resultados.
Abraços.
 
Maltes torrados ou caramelo podem trazer sabores para a cerveja, especialmente quando se fala de uma Session IPA, estilo que pede um perfil neutro de malte para permitir que o lúpulo brilhe. Só não sei se nessa porcentagem vai ter impacto porque nunca utilizei malte chocolate numa IPA.
Caso você queira corrigir a cor da cerveja sem alterações no sabor, pode usar Sinamar, que é um extrato de malte da Weyermann com coloração entre 4000 e 5000 EBC. Alguns brewshops fracionam, e uns 250ml dá para usar por muito tempo. Fiz uma IPA semana passada somente com maltes claros (Pilsen, Pale Ale e Munique I) e usei apenas 7ml para corrigir a cor de 25l. Ficou um âmbar bem bonito.
 
Boa tarde cervejeiros!!

Usando o Brewfather ví que, segundo os calculos do app, é possível chegar à todas as intensidades de cores apenas adicionando pequenas quantidades de maltes torrados.

Estou bolando uma receita de Session IPA e queria uma coloração avermelhada e de acordo com o app se eu adionar 50g (1,2%) +- de malte chocolate vou chegar na cor que quero.
A questão é esses 50g de malte torrado pode trazer sabores de malte torrado (café, chocolate...)? Considerando que é uma session com og de 1039 esse impacto será maior ou a quantidade é tão pequena que o impacto sensioral será nulo?
 
Ítalo, boa noite.
Eu acredito que não mudaria em nada. Agora, já os maltes caramelo, acredito que não irá conseguir, pois o processo é totalmente diferente da simples torra.
Faça a experiência com pequena quantidade, e anotando tudo numa caderneta. Depois de cada grau de torra desejado, faça um chá com o malte que você torrou, guarde em vidros, como esses de geleia, para registrar as cores que você vai obtendo. Se eu lembrar de mais alguma coisa, comento aqui.
Vou seguir aqui este tópico que é por demais interessante. Sucesso e abraços.
 
Last edited:
Back
Top