O que é o gosto (bom) de "bolor ou mofo" em algumas cervejas??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Opa, tava aqui degustando uma duvel e senti aquele gostinho característico e me lembrei de quando tomei pela primeira vez uma franziskaner (logo no começo, quando comecei a me interessar por cervejas). Na época quando senti esse cheiro e gosto, associei a "mofo", mas ao mesmo tempo achei um gosto muito interessante kkkkkkk
Enfim, o que gera esse gosto característico? É o tipo do lúpulo? Levedura?
 
Opa, tava aqui degustando uma duvel e senti aquele gostinho característico e me lembrei de quando tomei pela primeira vez uma franziskaner (logo no começo, quando comecei a me interessar por cervejas). Na época quando senti esse cheiro e gosto, associei a "mofo", mas ao mesmo tempo achei um gosto muito interessante kkkkkkk
Enfim, o que gera esse gosto característico? É o tipo do lúpulo? Levedura?

Caraca, mofo??? kkkk
Não faço ideia, cara. Alguma expressão de fermentação selvagem, talvez? A Duvel eu sei que tem dessas.
 
Mofo?
Na Franziskaner percebo banana, fruta, bubble gum, cravo - ésteres e fenóis oriundos da fermentação. Percebo também caramelo e pão, oriundos dos maltes. Floral levíssimo oriundo da lupulagem, mas acho que só nas mais frescas (o que é dificil no BR).

Na Duvel percebo uma característica mais forte de fermentação, tipicamente belga (funky, condimentado, picante, frutado), mas também percebo uma lupulagem mais pronunciada. Belgas tradicionais tipicamente usam lupulos florais , terrosos ou condimentados.

Palpite 1 - lupulos terrosos (dificil perceber isso numa Weiss)
Palpite 2 - cerveja velha , oxidada.
 
Caraca, mofo??? kkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pse mano, realmente n sei expressar de outra forma, talvez como o @Persevalli falou, lembra um pouco um pão preto...
Palpite 1 - lupulos terrosos (dificil perceber isso numa Weiss)
Palpite 2 - cerveja velha , oxidada.
Bom, sinto esse mesmo sabor/ cheiro na veddet wit, mas de uma forma muuuuito mais fraca. Não sei exatamente o que seria "terroso", mas parece um adjetivo melhor do que floral pra descrever kkkk. O quão velha teria q ser a breja? Pq nenhuma delas estava vencida...
É tipo o primeiro aroma q vc sente nessas brejas, algo "pesado", se fosse em som seria um som grave (eu sei q n faz o menor sentido isso que falei mas ta valendo kkkkkkkk).
 
Back
Top