O que é BATCH SPARGE, e FLY/CONTINUOUS SPARGE, e quando usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Bom, motivado pela seguinte pergunta um tópico, resolvi criar um post-fixo porque já tive que responder isso muitas vezes.

Boa noite, por que não faz sentido batch Sparge com fundo falso? Tenho feito... Meu sistema é um BIAB elétrico com cesto em inox (sei que BIAB não inclui lavar...) normalmente dreno o mosto e acrescento mais água que recircula por um tempo, depois ergo o cesto e retorno com o primeiro mosto... melhorou a eficiência e não gasta tanto tempo a mais...

Bom, antes de entrar na parte do Batch Sparge e Fly Sparge, vou responder o restante da pergunta do @LisboaPrates.

- Meu sistema é um BIAB elétrico com cesto em inox (sei que BIAB não inclui lavar...)

BIAB - Brew In A Bag - Fazer cerveja em um saco. Bom, o que esse nome não diz também é o conceito por trás disso. O conceito de BIAB é fazer cerveja com qualidade igual às melhores e mais clássicas técnicas, porém, com o menor esforço, menor equipamento, e da forma mais rápida possível. Em troca disso (pois sempre quando GANHAMOS algo, precisamos DAR outra coisa em troca) arcamos com uma eficiência menor, e logo, gastamos um pouco mais de dinheiro em malte.

Bom, ocorre que existem variações/deturpações da técnica, o que não tem problema algum porque não precisamos seguir regras. O problema que vejo com isso é que as pessoas mudam o processo, e continuam chamando a coisa de BIAB, e isso sim, na minha visão, é errado. O que eu vejo muitas vezes são cervejeiros querendo fazer BIAB, mas com o espírito do "GANHA e GANHA", ou seja, quer ganhar na hora de aproveitar as vantagens do BIAB, mas querem GANHAR NOVAMENTE também na hora da eficiência, e em resumo, não querem dar nada em troca...... e com isso inventam formas mirabolantes de lavar os grãos dentro do saco.......... achando que ganharam em tudo...... mas não se dão conta que estão adicionando TRABALHO e TEMPO ao processo, muitas vezes de tal forma, que o processo BIAB perde o sentido já que estão tendo o mesmo trabalho que se tivessem um equipamento normal de 2 ou 3 panelas, e no fim fica somente a vantagem de ter só 1 panela em vez de 2 ou 3.


Bom, agora que temos claro o conceito de BIAB, respondendo ao @LisboaPrates, na verdade, não, teu sistema não é BIAB. BIAB é com BAG, e normalmente super fina, justamente pra não demandar recirculação. Você está utilizando um cesto com furos maiores. Furos maiores fazem com que pequenas partículas passem pelo filtro e fazem a gente ser obrigado a recircular.

Logo, esse CESTO nada mais é do que um fundo falso com uma tela na volta dele.

Ou seja, esse sistema é um SINGLE VESSEL (a exemplo de BrauMeister e seus 800 mil clones no Brasil).

Sistemas Single Vessel, sim, TEM QUE recircular, pelos motivos que citei acima, ou seja, o "filtro" tem furos grandes.

Para ficar claro, o ÚNICO sistema em que não precisa recircular, é com BAG de granularidade BEM fina, como tecido VOIL. Qualquer outro sistema, precisa recircular. Se precisa recircular............ é como se estivesse utilizando um fundo-falso, bazooka, etc.

-------------

FLY / CONTINUOUS SPARGE - Lavagem Contínua

- Idealmente você NÃO mexe nos grãos (a menos que seja obrigatório por motivos de entupimento, caso clássico das cervejarias)
- Você drena mosto lentamente para a panela de fervura
- Você adiciona água por cima da cama na mesma vazão, fazendo com que o nível de líquido não baixe e se mantenha sempre alguns CM acima da cama de grãos.
- Não se controla quanto de água se adiciona, e sim a quantidade de mosto (ou densidade) do mosto que sai, ou a densidade do mosto como um todo na panela de fervura.

BATCH SPARGE - Lavagem por Batelada (técnica que entrou em evidência com o homebrewer Danny Conn, dos EUA)

- Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)
- Adiciona água
- MEXE todo o malte (para misturar grãos pouco "lavados" com grãos menos lavados, ou que possuam mais açúcar grudado.
- Recircula
- Extrai novamente o mosto e vai repetido isso até atingir o volume total de mosto que precisa na panela de fervura, ou a densidade, etc.

Comparação

Em ambas você precisa recircular antes de começar a filtrar/lavar.

Feito isso....

- No Fly Sparge, você começa a drenar, acerta a vazão que a água entra, e................ pronto! Não tem mais trabalho nenhum até o final da lavagem.

- No Batch Sparge, você drena, adiciona água, mistura, e RECIRCULA novamente (pois você detonou sua cama degrãos ao mexer o malte), e começa tudo novamente. Resumindo, bem mais trabalho....... mas permite o uso de uma Bazooka.

Mas por que diabos isso é interessante? Porque antigamente, nos EUA, conseguir um fundo-falso apropriado era um imenso problema........ então utilizavam bazooka, que dava pra fazer em casa (qualquer um faz com poucas ferramentas) e podia adaptar numa caixa térmica.

Aí o que esses caras faziam? Tentavam fazer o mesmo que as CERVEJARIAS, e cervejarias, TODAS, usam Fly Sparge. Só que ao fazer isso com bazooka, tinham baixo rendimento..... entupimento, etc... aí criaram outras técnicas pra corrigir a deficiência do filtro.

-------------

Porque Batch Sparge é uma técnica que não tem sentido com Fundo Falso?

Porque a melhor técnica que existe, em todos os sentidos, seja por praticidade, pouca oxigenação de mosto, eficiência, repetibilidade, flexibilidade para implementar RIMS, HERMS, etc, é a Lavagem Contínua, ou Fly-Sparge, só que.... lavagem contínua só realmente é indicada para filtros que promovam uma lavagem homogênea dos grãos, e isso só ocorre com fundo falso.

No How to Brew, do Palmer, tem um apêndice que fala só disso. Vejam a imagem abaixo:

figure4.gif



Ou seja, no caso A, com FUNDO FALSO, a Lavagem Contínua é perfeita.... o grão é todo lavado de forma perfeita.

Já nos casos B e C, com filtros de canos ou Bazooka, durante uma LAVAGEM CONTINUA, parte dos grãos (os mais escuros) não seriam lavados adequadamente, e a outra parte, mais clara, seria lavada demais.

Para ESSES casos (e casos de entupimento total) que a técnica de Batch Sparge foi criada. No caso C, no Batch Sparge, você drena o mosto todo, depois adiciona água na panela, e............. MISTURA TODO OS GRÃOS. Isso faz com que a parte ESCURA (grãos mal lavados, com açúcar) vá para o meio, e a parte clara (bem lavada) vá para os cantos, e tudo fique misturado.

Ou seja, você corrige a ineficiência de sugar o mosto com ponto único, que claramente gera o problema mostrado na figura C, pois os fluídos sempre tendem a seguir o caminho mais fácil.

-----------

RESUMO

Pra quem tem um sistema com fundo falso, e faz Batch Sparge, está tendo mais trabalho, menos repetibilidade, e em vários casos, menos eficiência. Resumindo, não tem motivo técnico para tal.

Agora, por gosto pessoal, ok.

Abração,
 
Com fundo falso, após o mash-out (no qual o mosto ja está sendo recirculado), existe tempo ideal para recirculação antes da drenagem/lavagem?
 
Se faz recirculação com um objetivo: deixar o mosto límpido.

Logo, não interessa o tempo, interessa é alcançar o objetivo, seja em 1 minuto, ou 20.

Abraço,
 
Pode ter duvidas neste tópico?

Se nao me avisem e crio um novo, mas vou aproveitar a pratica e perguntar:
Tenho o equipamento referido como os americanos, a caixa termica com bazooka e utilizo batch sparge, seria normal então a eficiencia ser baixa?
Tive aproximadamente 55% de eficiência segundo o beersmith, mesmo utilizando uma sacarificação de 90 mins a temp constante. Seria apropriado a cada 30 mins agitar para homogeneizar ou mantenho tudo parado?

Grato pelas explicações!
 
Pode ter duvidas neste tópico?

Se nao me avisem e crio um novo, mas vou aproveitar a pratica e perguntar:
Tenho o equipamento referido como os americanos, a caixa termica com bazooka e utilizo batch sparge, seria normal então a eficiencia ser baixa?
Tive aproximadamente 55% de eficiência segundo o beersmith, mesmo utilizando uma sacarificação de 90 mins a temp constante. Seria apropriado a cada 30 mins agitar para homogeneizar ou mantenho tudo parado?

Grato pelas explicações!
Mantem tudo parado.

E não, não é normal ter baixa eficiência. Na verdade, dá pra ter eficiências altíssimas mesmo com caixa térmica, bazooka, e fazendo batch sparge.

Abraço,
 
creio que talvez nao tenha feito o sparge da maneira correta então... vou pesquisar e farei novamente... tive o mesmo problema que em outro topico, creio que a bomba ta com mta força e nao circulando pelo mosto inteiro.

Obrigado!
 
Boa noite... Realmente Meu sistema é um single vessel com recirculação continua... Tenho feito Batch Sparge pois pensava ser mais eficiente que o fly Sparge por remexer a cama e recircular... Mas está fácil mudar para fly... Da próxima vou tentar... Na verdade, o objetivo é alcançar um volume maior, e não apenas eficiência...
Obrigado,
Ricardo Lisboa Prates.
 
Bom dia!

utilizo fly sparge, mas tenho notado uma deficiencia na lavagem e na recirculação, e vendo estas imagens notei que o indicado pra quem usa fundo falso seria colocar uma mangueira prologando a saida ate o centro da panela, no meu caso nao uso isso, a saida da panela esta puxando o mosto pela lateral, isso pode causar problemas na brassagem? seria indicado eu prolongar com um tubo ate o meio da panela?
 
digo isso porque apos a lavegem, dei uma viradinha na panela pra tirar ate a ultima gota e saiu um mosto de cor muito escuro, isso apos a lavagem onde ja estava saindo mosto bem claro, ou seja esse mosto estava la parado no canto, tenho receito que, se o mosto que esta do outro lado da saida ficar parado, ele pode aquecer de mais e a temperatura naquele canto aquecer muito, bagunçando a rampa (utilizo resistencia eletrica com resirculação constante e controle de temp no retorno)
 
Faz sentido recircular usando Fly Sparge ?

Li em algum lugar, não me lembro onde agora, que aumenta a eficiência, mas dá um trampo danado recircular toda a água da lavagem.

Na minha última brassagem não recirculei, e não senti diferença..
 
Faz sentido recircular usando Fly Sparge ?

Li em algum lugar, não me lembro onde agora, que aumenta a eficiência, mas dá um trampo danado recircular toda a água da lavagem.

Na minha última brassagem não recirculei, e não senti diferença..
Recirculação se faz antes da lavagem, em qualquer caso.

Durante, só TALVEZ pode-se fazer em Batch Sparge.

Em Fly Sparge, você quer REMOVER os açúcares, ou seja, o fluxo deve ser constante para que a água que entra na panela sirva de "meio de transporte" para os açúcares. Se você recircular, estará sendo contra-producente já que está devolvendo para panela açúcares que você já conseguiu remover.... e que você quer que fique fora dela. Seria como eu colocar as minhas mãos sujas embaixo de uma torneira e deixar a água suja acumular num balde, e depois de minhas mãos estarem limpas, eu mergulhá-las novamente na água suja lá no balde.

Abraço,
 
Recirculação se faz antes da lavagem, em qualquer caso.

Durante, só TALVEZ pode-se fazer em Batch Sparge.

Em Fly Sparge, você quer REMOVER os açúcares, ou seja, o fluxo deve ser constante para que a água que entra na panela sirva de "meio de transporte" para os açúcares. Se você recircular, estará sendo contra-producente já que está devolvendo para panela açúcares que você já conseguiu remover.... e que você quer que fique fora dela. Seria como eu colocar as minhas mãos sujas embaixo de uma torneira e deixar a água suja acumular num balde, e depois de minhas mãos estarem limpas, eu mergulhá-las novamente na água suja lá no balde.

Abraço,

Muito obrigado Guenther..

Pelo visto perdi tempo e eficiência recirculando com a água da lavagem..

Parabéns pelo fórum nota mil, tem me ajudado muito corrigir os erros que aprendi com fontes não confiáveis..
 
Muito obrigado Guenther..

Pelo visto perdi tempo e eficiência recirculando com a água da lavagem..

Parabéns pelo fórum nota mil, tem me ajudado muito corrigir os erros que aprendi com fontes não confiáveis..

Não entendi, em que ponto você conseguiu recircular no meio de um fly sparge se teoricamente é um método de lavagem continua?
 
Acho q na verdade o que rolou foi um batch sparge com reciculação.
Só fiquei na dúvida quando a eficiência, achava que não deveria perder.

E provavelmente deve ter ganho um mosto mais limpo , correto?
 
Last edited:
Não entendi, em que ponto você conseguiu recircular no meio de um fly sparge se teoricamente é um método de lavagem continua?

O mosto lavado que eu retirava pela torneira eu devolvia para a panela, fazia esse processo algumas vezes até retirar o mosto definitivamente para fervura e depois adicionava mais água, e recirculava novamente...
 
O mosto lavado que eu retirava pela torneira eu devolvia para a panela, fazia esse processo algumas vezes até retirar o mosto definitivamente para fervura e depois adicionava mais água, e recirculava novamente...

Então foi um batch mesmo, não um fly hehe.
 
Ótimo texto, professor! Comecei a fazer cerveja há um ano e optei pela sua sugestão de fundo falso+fly sparge, e não me arrependo👍🍻
 
O que eu posso fazer para colocar em cima do fly sparge? Eu to recirculando com bomba e mangueira, mas to achando que a cama de graos esta se desfazedo, mesmo eu colocando a bomba com vazao baixa...
Vale a pena criar alguma geringonça?
 
O que eu posso fazer para colocar em cima do fly sparge? Eu to recirculando com bomba e mangueira, mas to achando que a cama de graos esta se desfazedo, mesmo eu colocando a bomba com vazao baixa...
Vale a pena criar alguma geringonça?
No geral, mangueira com comprimento suficiente para dar uma volta completa dentro da panela faz com que a ponta dela fique submersa, rente à parede, e apontando levemente pra cima, o que é a perfeição porque gera aeração quase zero, um suave whirlpool que homogeneiza tudo, tudo isso sem fazer buraco no malte.

Abraço,
 
Vlw ghunter. Ah fiz pela primeira vez a brassagem só com recirculacao com fundo falso e foi 100%. Bem mais simples que ficar mexendo toda hora.
Vlw pelas dicas.
Abs.
 
No geral, mangueira com comprimento suficiente para dar uma volta completa dentro da panela faz com que a ponta dela fique submersa, rente à parede, e apontando levemente pra cima, o que é a perfeição porque gera aeração quase zero, um suave whirlpool que homogeneiza tudo, tudo isso sem fazer buraco no malte.

Abraço,


Guenther,

No meu caso, a água de lavagem acaba antes de atingir o volume pré-fervura, e fica drenando somente o que há na panela de mostura, ficando abaixo do nivel da cama de graos em dado momento.

Lhe pergunto:

Isso pode afetar negativamente a lavagem e diminuir eficiência? Devo ter água de lavagem entrando até atingir o volume pré fervura?

Pergunto pois minha panela de agua quente é menor que a panela de mostura.

abraço
 
Guenther,

No meu caso, a água de lavagem acaba antes de atingir o volume pré-fervura, e fica drenando somente o que há na panela de mostura, ficando abaixo do nivel da cama de graos em dado momento.

Lhe pergunto:

Isso pode afetar negativamente a lavagem e diminuir eficiência? Devo ter água de lavagem entrando até atingir o volume pré fervura?

Pergunto pois minha panela de agua quente é menor que a panela de mostura.

abraço
Cara, o ideal é ter água suficiente, não precisa terminar completamente a lavagem com o nível de água cobrindo a cama de grãos.

No entanto, é bom alguma água sobrando, de forma que o nível do líquido na panela não baixe do fundo falso, pois isso normalmente faz com que saiam muitas partículas pequenas que ficam estagnadas abaixo do fundo falso.

Abraço,
 
Quando fiz o curso na WE, apesar de usar fundo falso, me ensinaram pela técnica de Bacth Sparge (que até pouco tempo nem fazia ideia do nome ou que existiam outras técnicas). Eu recirculava até ter um mosto super limpo, então drenava tudo para a panela de fervura. Ao terminar a drenagem cortava a cama de malte com uma faca como se fosse uma pizza xadrez, coloca a agua da lavagem e recircula novamente (o que é muito frustrante, já que tudo já estava clarinho).
Na minha última brassagem descobri o Fly Sparge e testei! Bah, foi muito mais tranquilo, a eficiência não baixou em nada e a clarificação ficou como de costume. Ótima dica esta!
Abraço e obrigado.

João Marcelo Rockstroh
 
Quando fiz o curso na WE, apesar de usar fundo falso, me ensinaram pela técnica de Bacth Sparge (que até pouco tempo nem fazia ideia do nome ou que existiam outras técnicas). Eu recirculava até ter um mosto super limpo, então drenava tudo para a panela de fervura. Ao terminar a drenagem cortava a cama de malte com uma faca como se fosse uma pizza xadrez, coloca a agua da lavagem e recircula novamente (o que é muito frustrante, já que tudo já estava clarinho).
Na minha última brassagem descobri o Fly Sparge e testei! Bah, foi muito mais tranquilo, a eficiência não baixou em nada e a clarificação ficou como de costume. Ótima dica esta!
Abraço e obrigado.

João Marcelo Rockstroh
Cortar a cama de grão como uma pizza, essa é nova! Haha.

Se você não misturava o grão com a nova água pra homogeneizar dps disso me parece que o que aconteceria era a criação de channeling e perda de eficiência. Ensinaram assim no curso msm?
 
Tem até foto no manual... Mas hoje concordo com você, provavelmente aconteça o que você falou, sem falar no saco que é ficar recirculando novamente. No entanto, sempre tive uma boa eficiência mesmo com esta técnica nas 4 brassagens que fiz desta forma.
Abraço,
JM
 
Cortar a cama de grão como uma pizza, essa é nova! Haha.

Se você não misturava o grão com a nova água pra homogeneizar dps disso me parece que o que aconteceria era a criação de channeling e perda de eficiência. Ensinaram assim no curso msm?
Tem até foto no manual... Mas hoje concordo com você, provavelmente aconteça o que você falou, sem falar no saco que é ficar recirculando novamente. No entanto, sempre tive uma boa eficiência mesmo com esta técnica nas 4 brassagens que fiz desta forma.
Abraço,
JM
 
Bom, motivado pela seguinte pergunta um tópico, resolvi criar um post-fixo porque já tive que responder isso muitas vezes.



Bom, antes de entrar na parte do Batch Sparge e Fly Sparge, vou responder o restante da pergunta do @LisboaPrates.

- Meu sistema é um BIAB elétrico com cesto em inox (sei que BIAB não inclui lavar...)

BIAB - Brew In A Bag - Fazer cerveja em um saco. Bom, o que esse nome não diz também é o conceito por trás disso. O conceito de BIAB é fazer cerveja com qualidade igual às melhores e mais clássicas técnicas, porém, com o menor esforço, menor equipamento, e da forma mais rápida possível. Em troca disso (pois sempre quando GANHAMOS algo, precisamos DAR outra coisa em troca) arcamos com uma eficiência menor, e logo, gastamos um pouco mais de dinheiro em malte.

Bom, ocorre que existem variações/deturpações da técnica, o que não tem problema algum porque não precisamos seguir regras. O problema que vejo com isso é que as pessoas mudam o processo, e continuam chamando a coisa de BIAB, e isso sim, na minha visão, é errado. O que eu vejo muitas vezes são cervejeiros querendo fazer BIAB, mas com o espírito do "GANHA e GANHA", ou seja, quer ganhar na hora de aproveitar as vantagens do BIAB, mas querem GANHAR NOVAMENTE também na hora da eficiência, e em resumo, não querem dar nada em troca...... e com isso inventam formas mirabolantes de lavar os grãos dentro do saco.......... achando que ganharam em tudo...... mas não se dão conta que estão adicionando TRABALHO e TEMPO ao processo, muitas vezes de tal forma, que o processo BIAB perde o sentido já que estão tendo o mesmo trabalho que se tivessem um equipamento normal de 2 ou 3 panelas, e no fim fica somente a vantagem de ter só 1 panela em vez de 2 ou 3.


Bom, agora que temos claro o conceito de BIAB, respondendo ao @LisboaPrates, na verdade, não, teu sistema não é BIAB. BIAB é com BAG, e normalmente super fina, justamente pra não demandar recirculação. Você está utilizando um cesto com furos maiores. Furos maiores fazem com que pequenas partículas passem pelo filtro e fazem a gente ser obrigado a recircular.

Logo, esse CESTO nada mais é do que um fundo falso com uma tela na volta dele.

Ou seja, esse sistema é um SINGLE VESSEL (a exemplo de BrauMeister e seus 800 mil clones no Brasil).

Sistemas Single Vessel, sim, TEM QUE recircular, pelos motivos que citei acima, ou seja, o "filtro" tem furos grandes.

Para ficar claro, o ÚNICO sistema em que não precisa recircular, é com BAG de granularidade BEM fina, como tecido VOIL. Qualquer outro sistema, precisa recircular. Se precisa recircular............ é como se estivesse utilizando um fundo-falso, bazooka, etc.

-------------

FLY / CONTINUOUS SPARGE - Lavagem Contínua

- Idealmente você NÃO mexe nos grãos (a menos que seja obrigatório por motivos de entupimento, caso clássico das cervejarias)
- Você drena mosto lentamente para a panela de fervura
- Você adiciona água por cima da cama na mesma vazão, fazendo com que o nível de líquido não baixe e se mantenha sempre alguns CM acima da cama de grãos.
- Não se controla quanto de água se adiciona, e sim a quantidade de mosto (ou densidade) do mosto que sai, ou a densidade do mosto como um todo na panela de fervura.

BATCH SPARGE - Lavagem por Batelada (técnica que entrou em evidência com o homebrewer Danny Conn, dos EUA)

- Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)
- Adiciona água
- MEXE todo o malte (para misturar grãos pouco "lavados" com grãos menos lavados, ou que possuam mais açúcar grudado.
- Recircula
- Extrai novamente o mosto e vai repetido isso até atingir o volume total de mosto que precisa na panela de fervura, ou a densidade, etc.

Comparação

Em ambas você precisa recircular antes de começar a filtrar/lavar.

Feito isso....

- No Fly Sparge, você começa a drenar, acerta a vazão que a água entra, e................ pronto! Não tem mais trabalho nenhum até o final da lavagem.

- No Batch Sparge, você drena, adiciona água, mistura, e RECIRCULA novamente (pois você detonou sua cama degrãos ao mexer o malte), e começa tudo novamente. Resumindo, bem mais trabalho....... mas permite o uso de uma Bazooka.

Mas por que diabos isso é interessante? Porque antigamente, nos EUA, conseguir um fundo-falso apropriado era um imenso problema........ então utilizavam bazooka, que dava pra fazer em casa (qualquer um faz com poucas ferramentas) e podia adaptar numa caixa térmica.

Aí o que esses caras faziam? Tentavam fazer o mesmo que as CERVEJARIAS, e cervejarias, TODAS, usam Fly Sparge. Só que ao fazer isso com bazooka, tinham baixo rendimento..... entupimento, etc... aí criaram outras técnicas pra corrigir a deficiência do filtro.

-------------

Porque Batch Sparge é uma técnica que não tem sentido com Fundo Falso?

Porque a melhor técnica que existe, em todos os sentidos, seja por praticidade, pouca oxigenação de mosto, eficiência, repetibilidade, flexibilidade para implementar RIMS, HERMS, etc, é a Lavagem Contínua, ou Fly-Sparge, só que.... lavagem contínua só realmente é indicada para filtros que promovam uma lavagem homogênea dos grãos, e isso só ocorre com fundo falso.

No How to Brew, do Palmer, tem um apêndice que fala só disso. Vejam a imagem abaixo:

figure4.gif



Ou seja, no caso A, com FUNDO FALSO, a Lavagem Contínua é perfeita.... o grão é todo lavado de forma perfeita.

Já nos casos B e C, com filtros de canos ou Bazooka, durante uma LAVAGEM CONTINUA, parte dos grãos (os mais escuros) não seriam lavados adequadamente, e a outra parte, mais clara, seria lavada demais.

Para ESSES casos (e casos de entupimento total) que a técnica de Batch Sparge foi criada. No caso C, no Batch Sparge, você drena o mosto todo, depois adiciona água na panela, e............. MISTURA TODO OS GRÃOS. Isso faz com que a parte ESCURA (grãos mal lavados, com açúcar) vá para o meio, e a parte clara (bem lavada) vá para os cantos, e tudo fique misturado.

Ou seja, você corrige a ineficiência de sugar o mosto com ponto único, que claramente gera o problema mostrado na figura C, pois os fluídos sempre tendem a seguir o caminho mais fácil.

-----------

RESUMO

Pra quem tem um sistema com fundo falso, e faz Batch Sparge, está tendo mais trabalho, menos repetibilidade, e em vários casos, menos eficiência. Resumindo, não tem motivo técnico para tal.

Agora, por gosto pessoal, ok.

Abração,

Guenther, boa tarde!

Amanhã vou fazer minha segunda brassagem e vou utilizar o BATCH SPARGE, pois utilizo bazooka.

Entendi muito bem o que você explicou, mas, fiquei com uma dúvida na primeira parte do processo, onde você diz:

"Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)".

Neste caso não haverá recirculação dessa primeira parte do mosto? Isso não prejudicará a limpidez da cerveja? Pergunto isso por que a recirculação só acontece na segunda etapa do processo onde coloco a água de lavagem que será misturado com o mosto retirado da panela no primeiro processo e que ao meu entender não estará limpa.

É isso mesmo?

Abraço.
 
Guenther, boa tarde!

Amanhã vou fazer minha segunda brassagem e vou utilizar o BATCH SPARGE, pois utilizo bazooka.

Entendi muito bem o que você explicou, mas, fiquei com uma dúvida na primeira parte do processo, onde você diz:

"Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)".

Neste caso não haverá recirculação dessa primeira parte do mosto? Isso não prejudicará a limpidez da cerveja? Pergunto isso por que a recirculação só acontece na segunda etapa do processo onde coloco a água de lavagem que será misturado com o mosto retirado da panela no primeiro processo e que ao meu entender não estará limpa.

É isso mesmo?

Abraço.

Imaginei uma solução pra isso que seria fazer a recirculação da primeira parte do mosto antes de esgotar a panela e seguir com o batch sparge.

Será que dá certo?
 
Guenther, boa tarde!

Amanhã vou fazer minha segunda brassagem e vou utilizar o BATCH SPARGE, pois utilizo bazooka.

Entendi muito bem o que você explicou, mas, fiquei com uma dúvida na primeira parte do processo, onde você diz:

"Você remove todo o mosto rapidamente (alguns recomendam não esgotar completamente e deixar alguns cm de mosto na panela, apesar de não ser algo obrigatório)".

Neste caso não haverá recirculação dessa primeira parte do mosto? Isso não prejudicará a limpidez da cerveja? Pergunto isso por que a recirculação só acontece na segunda etapa do processo onde coloco a água de lavagem que será misturado com o mosto retirado da panela no primeiro processo e que ao meu entender não estará limpa.

É isso mesmo?

Abraço.
Recirculação tem que fazer antes de qualquer filtragem, independentemente do filtro. É que eu imaginei que isso tinha ficado intrínseco.

Abraço,
 
Pessoal.. Separo a água para lavagem dos grãos e fico, antes mesmo da recirculação, circulando o mosto para homogeneizar a temperatura com uma bomba e fundo falso. Depois disso começo a recirculação.. Tenho uma panela de 49L e costumo fazer receitas de 30 Litros então vou adicionando a água de lavagem ao mosto que está recirculando e cabe toda dentro da mesma panela.. Não faço como o pessoal disse que é ir drenando para uma panela ou balde enquanto se faz a lavagem da cama.. Posso continuar fazendo como faço ou está errado?
 
Pessoal.. Separo a água para lavagem dos grãos e fico, antes mesmo da recirculação, circulando o mosto para homogeneizar a temperatura com uma bomba e fundo falso. Depois disso começo a recirculação.. Tenho uma panela de 49L e costumo fazer receitas de 30 Litros então vou adicionando a água de lavagem ao mosto que está recirculando e cabe toda dentro da mesma panela.. Não faço como o pessoal disse que é ir drenando para uma panela ou balde enquanto se faz a lavagem da cama.. Posso continuar fazendo como faço ou está errado?

Não tem "errado". Mas veja bem... se você "lava" os grãos apenas adicionando água nova ao invés de ir drenando, você não está removendo todos os açúcares que poderia remover, pois está lavando os grãos com o próprio mosto que já está "sujo". (Saturado).

Eu até diria para você testar em uma próxima vez, já que sua panela comporta o volume total de água, que adicione toda a água da receita diretamente na mostura. Se o resultado for satisfatório, você achou uma maneira de reduzir seu esforço. (No-sparge).

Abraço.
 
Nunca tive fundo falso, sempre usei o mesmo bazooka simples e sempre com fly sparge. Minha eficiência é na média de 78%. Também não uso aqueles chuveirinhos que o pessoal coloca em cima da panela (nunca entendi direito o porque).
Deixo uns 20cm de água sempre acima da cama de grãos. Coloco uma mangueira logo abaixo da superfície do mosto e vou escoando bem devagar na vazão de 1 litro a cada 1 ou 2 minutos.

Será que se eu partir pro fundo falso minha eficiência sobe até quanto???
 
olá!
Ainda estou um pouco confuso.
Uso fundo falso e faço tudo na mesma panela (sem transferir para filtrar)

Se entendi direito, seria isso:

1) Faz o mashout (76º)
2) Recircula até ficar clarinho
3) Drena TODO o líquido para a panela de fervura (deixa só um pouco abaixo do fundo falso)
4) Acrescenta (com auxilio de uma espumadeira) TODA a água da lavagem (76º)
5) Recircula
6) Drena tudo para a panela de fervura

isso ai?
 
@jackraulg, pelo que tenho lido e tenho feito, não há necessidade de recircular a água q usou na lavagem. O resto é isso aí mesmo. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@jackraulg, pelo que tenho lido e tenho feito, não há necessidade de recircular a água q usou na lavagem. O resto é isso aí mesmo. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
olá!
Ainda estou um pouco confuso.
Uso fundo falso e faço tudo na mesma panela (sem transferir para filtrar)

Se entendi direito, seria isso:

1) Faz o mashout (76º)
2) Recircula até ficar clarinho
3) Drena TODO o líquido para a panela de fervura (deixa só um pouco abaixo do fundo falso)
4) Acrescenta (com auxilio de uma espumadeira) TODA a água da lavagem (76º)
5) Recircula
6) Drena tudo para a panela de fervura

isso ai?

Isso que você faz é o BATCH SPARGE. Em termos de eficiência o melhor é o CONTINUOUS.

Mas de fato não precisa recircular de novo (passo 5). A recirculação serve para arrumar a cama de grãos de forma que ela se transforme em um filtro. Isso já foi feito no teu passo 2.
 
Na verdade eu não deixo drenar todo o liquido (etapa 3). Fiquei na duvida se deveria fazer isso ou continuar como faço, que é:

1) Faz o mashout (76º)
2) Recircula até ficar clarinho
3) Começa a drenar para a panela de fervura e antes que os grãos fiquem aparentes, começo a por a água de lavagem (espumadeira)
5) Deixo sempre cerca de uma polegada de água acima dos grãos.
6) Partiu fervura.

que acham?
 
Isso que você faz é o BATCH SPARGE. Em termos de eficiência o melhor é o CONTINUOUS.

Mas de fato não precisa recircular de novo (passo 5). A recirculação serve para arrumar a cama de grãos de forma que ela se transforme em um filtro. Isso já foi feito no teu passo 2.

O ideal no Batch Sparge (em termos de eficiência) é que após adicionar a água da lavagem você misture novamente os grãos, deixe descansar e faça a circulação novamente antes de drenar. É obrigatório? Não. Aí vai de cada cervejeiro, se você quer ganho na eficiência vai ter um tempo maior de brassagem por conta disso.

No Batch Sparge sem misturar os grãos na brassagem o máximo de eficiência que eu consegui foi na casa dos 70-73%, que dependendo do tempo que quero na brassagem já está suficiente para mim.
 
Hoje fiz a brassagem na mesma panela de filtragem (fundo falso) e foi complicado.

Pré esquentei a água a 68º e adicionei o malte. Mexi pra não ter grumos e a temperatura caiu la pra 62º. Como eu quero uma cerveja mais encorpada, decidi esquentar mais.

Enquanto esquentava, fui recirculando.
O problema é que a temperatura passou BASTANTE dos 68º. Isso porque eu estava tirando a temperatura acima do fundo falso (+- na metade da panela). E o mosto abaixo do fundo falso (depois fui ver) já estava em 82º . Ou seja....os grão estava a 68º e o mosto abaixo do fundo falaso a 82º. Demorou uns 15 minutos pra emparelhar. Acabou ficando com uma diferença de 64 e 69º
:(

Minha pergunta é. Vale a pena eu continuar com ela até o final ou melhor começar de novo essa leva?
 
Back
Top