O que é BATCH SPARGE, e FLY/CONTINUOUS SPARGE, e quando usar?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Guenther, 30/11/15.

1. 1/8/16 #41

chuckedw

chuckedw

chuckedw

Well-Known Member

Afiliado:
    14/9/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    Quantos litros?? Eu continuaria, vai ficar encorpadona!

2. 2/8/16 #42

NeoRamza

NeoRamza

NeoRamza

Well-Known Member

Afiliado:
    9/3/16
    Curtidas Recebidas:
    35
    Com certeza vale a pena. Na minha primeira brassagem eu cheguei até a ferver o mosto sem querer. Pensei em abortar e jogar tudo fora, mas continuei e ela ficou muito boa pra minha surpresa.

vinipandolfo curtiu isso.
  3. 26/9/16 #43

jppaixao

jppaixao

jppaixao

Member

Afiliado:
    17/8/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Não uso fundo falso no fogareiro por isso, a probabilidade de abaixo do fundo estar uma temperatura muito acima dos grãos é enorme. Se tiver uma bomba de recirculação para o mosto abaixo do fundo ficar sempre recirculando, blz. Senão tiver, usa o Bazooka mesmo.

4. 26/9/16 #44

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Olá,

Cara, primeira coisa que vc tem que fazer é calcular a temperatura da água, e não esquentar água a X, misturar, e depois ver no que dá.

Uma fórmula clássica é:

TG = Temperatura dos Grãos (ex.: 20 graus)
    TM = Temperatura de Mosturação Desejada (ex.: 68 graus)
    P = Proporção de Água utilizada (ex.: 3 L/KG)
    0,41 = É só uma constante que muda se formos calcular em graus F.

Ta = a temperatura que a água deve ficar antes de colocarmos o malte

A fórmula:

Ta = ((0,41 / P) x (TM – TG)) + TM

Exemplo - assumindo que utilizaremos uma proporção de água (P) de 3 L/KG, que a temperatura dos grãos (TG) é de 20 graus, e que queremos uma temperatura de mosturação de 68 graus (TM):

T = ((0,41 / 3) x (68 – 20)) + 68 T = (0,1367 x 48) + 68
    T = 6,5616 + 68
    T =~ 74,5 graus

Particularmente, para panelas de alumínio sem isolamento, eu recomendo a maioria dos cervejeiros a fazerem uma correção de 1,5 graus, ou seja, se quer 68 graus, calcule como se fosse para 69,5. É sempre melhor errar pra cima, pois basta adicionar água fria pra resolver.

-------

Sobre sua dificuldade, a questão é simplíssima.... ou vc está recirculando de forma muito lenta, ou o fogo está muito forte para a sua velocidade de recirculação. Igual, é completamente normal o fundo estar mais quente justamente porque o fogo está lá, mas lembre que este mosto mais aquecido só fica quente até que vc remova-o dali e devolva-o em cima da panela, quando ele será resfriado novamente. Esse pouco tempo em alta temperatura não é nem de perto suficiente para inativar as enzimas. Muitos cervejeiros pensam que as reações são instantâneas, mas não são, e isso está nos livros mais respeitados (No Kunze por exemplo há gráficos de temperatura VS quanto tempo a enzima sobrevive naquela temperatura fixa).

Ou seja, use fogo baixo, vá recirculando, e medindo na parte de cima da cama de grãos, algo como 5cm abaixo dos grãos. Quando chegar perto da temperatura que quer, digamos, 1 grau, desligue o fogo e de mais uma recirculada para homogenizar.

Querer que 100% da panela fique exatamente na mesma temperatura é algo que não serve pra praticamente nada. Mesmo em sistemas com recirculação constante, sempre vai haver uma diferença entre a parte de cima e a parte de baixo, e qual é o problema disso? Nenhum. O importante é o perfil do mosto como um todo no final.

Quando se faz uma infusão simples e se tampa a panela para esperar com tudo desligado, é totalmente normal que depois de um tempo a parte de baixo fique mais fria, e a parte de cima um pouco mais quente, no entanto isso é um padrão que se repete.... e tem alta repetibilidade.

Ou seja, qual é o importante da mosturação? Converter tudo, atingir o perfil de açúcares fermentáveis e não fermentáveis que vc quer, e ter uma razoável repetibilidade.

Grande abraço,

FelGuara curtiu isso.
  5. 26/6/17 #45

buzz

buzz

buzz

Active Member

Afiliado:
    16/5/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Atualmente uso bazooka e faço BATCH SPARGE, quero comprar um fundo falso para fazer FLY SPARGE. Minha duvida é como calcular a densidade disso tudo.
    No meu caso eu faco a recirculacao, passo pra panela de fervura e calculo a densidade. Na primeira lavagem recirculo novamente, tiro uma medida de gravidade e adiciono também para a panela de fervura. E na ultima lavagem eu recirculo, calculo a densidade (que já é bem mais baixa) e sei quanto liquido eu preciso adicionar dessa lavagem ao meu wort final para chegar na gravidade pré fervura esperada. No caso do FLY SPARGE como é feito isso? Se já estou fazendo uma lavagem continua e chegar na panela de fervura pra tirar gravidade e vi que não extrai açucares suficientes tenho que voltar tudo e ferver de novo?

EDIT: Consegui achar umas informações na versão americana do fórum, aparentemente devo fazer o FLY SPARGE tirando medidas de gravidade do caldo saindo de uma panela para a outra e fazer isso até chegar em 1.010, a partir desse ponto paro de lavar, deixo a água que sobrou no mosto pra trás e magicamente devo estar com tudo certo para começar a fervura. Como não sei eficiência do meu equipamento e não possuo beersmith(estou seguindo receita apenas), como faço se após a lavagem eu não atingir minha gravidade pre fervura esperada?

Perdão pelo post confuso :fro:

6. 26/6/17 #46

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Aí eu te pergunto, se vc ir lavando até alcançar isso.... quantos litros vai colocar pra ferver? Vai fazer a leva com uma litragem diferente do que havia sido planejado? E se fizer..... o projetado que a receita tinha pra cor, pra amargor, etc... foram pra onde? Para o espaço.

O negócio do 1010 é um LIMITE... não quer dizer que vc deva fazer assim, a menos que ao final da lavagem vc recalcule toda sua receita para a litragem atual, etc.

Fly Sparge é a técnica de lavagem..... até onde vc vai lavar, é uma decisão sua. Esse negócio de lavar até 1010 também dá pra fazer igual no Batch Sparge.

Eu particularmente recomendo sempre fazer exatamente a litragem que se havia previsto, dessa forma vc vai ter a cor que planejou, o amargor, todas as características... a única coisa que pode variar é a OG, e se a OG variar um pouco, o que isso afeta? Só o teor de álcool praticamente.

Ou seja, independentemente da técnica que uso pra lavagem, eu SEMPRE lavo até atingir o volume pré-fervura que eu havia planejado na receita.

Abraço,

leduardol curtiu isso.
  7. 26/6/17 #47

buzz

buzz

buzz

Active Member

Afiliado:
    16/5/17
    Curtidas Recebidas:
    3

Achei que a OG seria a característica mais importante a se preocupar quando preparando o Wort.Pois se meu volume for superior posso tirar um pouco e jogar fora ou recalcular lúpulo etc, parte visual, cor turbidez não me importo tanto ainda pois é mais questão de aparência. Achei bem prática a regra de fazer a listagem correta mas até aí tem que confiar que o software calculou as quantidades certas pra vc, o que não é meu caso ainda. Queria saber qual o ponto de parar a lavagem com base na gravidade pois já fiz 3 brassagem, e tudo está correto menos o teor alcoólico...

8. 26/6/17 #48

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    43
    Pessoal,

Existe alguma boa prática em para o "1o Mosto" que já foi escoado para a panela de fervura , enquanto se faz a lavagem na panela de mostura/lavagem? Digo , enquanto se lava , o mosto que já foi pra outra panela (fervura) vai perdendo um pouco de temperatura , esperando que a lavagem termine para que o mosto seja completado para fervura.

1) Deve ser mantida a temperatura de mosturação na panela de fervura?
    2) Deve ser elevada a temperatura para que quando "chegue" o restante do mosto (pós lavagem) tudo já esteja próximo da temperatura de fervura?

Obrigado

Persevalli

9. 26/6/17 #49

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Pois a minha opinião é justamente o contrário.... a única coisa que, se variar, não afeta muito, é a OG. Se eu queria que a cerveja ficasse com 5.5 e ela ficou com 5, ou 6, a diferença pra mim é mínima comparado com o teor de amargor, etc.

buzz curtiu isso.
  10. 27/6/17 #50

buzz

buzz

buzz

Active Member

Afiliado:
    16/5/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Acho que não há problema (e até economiza tempo) já ir aquecendo o wort durante a lavagem contanto que não se inicie a fervura

11. 4/7/17 #51

leduardol

leduardol

leduardol

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Faço exatamente assim. E normalmente o impacto é bem baixo e com o tempo se vai ajustando o equipamento no Beersmith. Também achei muito melhor passar para o Fly Sparge no sistema de 2 panelas que tenho, otimiza e não via perdas apreciáveis... Hoje passei para o sistema Grainfather logo tudo Fly-Sparge, e não vejo alterações para quando fazia no outro sistema com o Batch Sparge.

@Guenther no Fly Sparge, é importante deixar a camada de agua acima da cama de grãos? Que aconteceria se ponho agua, drena e põe mais? Tem um nível ideal mínimo e/ou máximo para deixa acima da cama de grãos?

12. 4/7/17 #52

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Imagine que vc está com sua mão toda suja cheia de açúcar grudado, e vai lavar sua mão embaixo de água corrente, só deixando a mão parada embaixo da torneira, sem poder mexê-la.

Pra limpar ela totalmente, você vai deixar sua mão parada de forma que a água só pegue na metade da mão ou no meio da palma da mão até a ponta dos dedos, ou...... vai posicionar a mão de forma que a água cubra toda a superfície da sua mão, desde o pulso até a ponta dos dedos?

Numa lavagem contínua, o que está acima do nível no líquido............... não está sendo lavado.

Esvaziar, encher, esvaziar encher teria a vantagem de............ nada. Vantagem nenhuma. :fro:

Abração,

13. 4/7/17 #53

leduardol

leduardol

leduardol

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/16
    Curtidas Recebidas:
    8

Falando assim ficou bem fácil de entender. E eu complicando achando que podia estar compactando a cama ou arrastando material por aumentar a velocidade devido à coluna de líquido.

Estou usando cerca de 10-25mm de nível no máximo. O que não é relevante para pensar nisso tudo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

14. 4/7/17 #54

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Eu sempre mantenho o nível do líquido por volta de uns 5cm acima da cama de grãos.

Abraço,

15. 4/7/17 #55

leduardol

leduardol

leduardol

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/16
    Curtidas Recebidas:
    8

Boa. Como tô usando um grainfather agora posso ajustar fácil o overflow para isso. Acho que vai até acelerar a lavagem que demorou da última vez.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

16. 4/7/17 #56

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    EH UMA DECOCÇÃO SEM QUERER HAHAHA

Sempre fiz assim, e sempre saiu uma ceva a fude.

17. 2/5/18 #57

Leitao

Leitao

Leitao

Member

Afiliado:
    18/2/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Me ocorreu uma dúvida, li que precisamos de 2,5 ~ 3L de água por quilo de grão. No BIAB essa regra não se aplica? Começa com o total de água considerando a perda dos grãos para o inicio da fervura?

18. 21/5/18 às 14:48 #58

Lucas Carnetti

Lucas Carnetti

Lucas Carnetti

Member

Afiliado:
    1/5/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, um duvida

Como uso fundo falso, durante a lavagem dos grãos eu sempre regulo o quanto vou adicionar de água na panela conforme a quantidade que sai, ou seja, mantendo a alguns centímetros da cama de grãos.
    Mas, e se eu retirar todo mosto primário, adicionar água até cobrir a cama de grãos, esvaziar tudo e assim por diante? Qual seria o resultado? Não aumentaria a eficiência, dado o maior tempo de contato da água de lavagem com os grãos?
    (obs: sem mexer na cama de grãos, como é feito no batch sparge)

Compartilhe esta Página