O liga e desliga do controlador pode danificar o frigobar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 28, 2019
Messages
12
Reaction score
1
Bom dia, estou iniciando no hobby da cerveja artesanal e tenho várias dúvidas...

Já comprei o kit para fazer no modo BIAB, não tenho espaço direito. Estou querendo comprar um frigobar para fermentação e também o controlador, uma minha dúvida sobre isso é se o controlador desligando e ligando o frigobar não vai danificar? E outra, dá pra utilizar o frigobar pra fermentar a 5º ou até menos?

Quem puder ajudar muito obrigado.

Clayton
 
Eu entendo que isso já acontece sem o controlador. Quando voce define no próprio termostato a potencia ele chega até a determinada e desliga, quando esquenta liga de novo. Então o controlador não prejudica, até ajuda a economizar vida util do frigobar.É apenas um achismo meu, sem conhecimento para embasamento.
 
Você tem que regular algumas variáveis. Na maioria dos controladores, você configura um delay mínimo pra ele religar o motor após desligar. Eu uso configurado pra 2 minutos no mínimo.
Também tem que regular a margem em relação a temperatura desejada. Eu uso 0,8 graus. Se estou fermentando a 18, o regulador vai ligar quando chegar a 18,8 e desligar quando chegar a 18,0.
Se baixar muito o delay e a margem, vai ficar ligando e desligando em intervalos muito curtos e isso não é bom.
Outro fator importante é a borracha de vedação da geladeira. Se estiver boa, a eficiência vai ser maior e não vai forçar o motor.

Quanto a usar o frigobar pra fazer o cold (5° ou menos) vai depender da potencia do frigobar. Eu uso uma geladeira normal, tirei a porta e a gaveta do congelador. Chega a -7°.
 
Eu recomendo um freezer ao invés de um frigobar.... já tive frigobar, cervejeira e hoje uso um freezer consul, que além de ter bem mais espaço, gasta muito menos energia que os outros dois, tem um maior alcance térmico (consigo chegar ate -20° caso precise usar para congelar algo e trabalha muito bem na faixa entre 15° e 25°). O frigobar e mesmo a cervejeira mantém o motor ligado por muito mais tempo para atingir temperaturas abaixo dos 5°...
 
Eu recomendo um freezer ao invés de um frigobar.... já tive frigobar, cervejeira e hoje uso um freezer consul, que além de ter bem mais espaço, gasta muito menos energia que os outros dois, tem um maior alcance térmico (consigo chegar ate -20° caso precise usar para congelar algo e trabalha muito bem na faixa entre 15° e 25°). O frigobar e mesmo a cervejeira mantém o motor ligado por muito mais tempo para atingir temperaturas abaixo dos 5°...
Qual freezer que tu usa Edgar?
 
Qual freezer que tu usa Edgar?
Opa, eu uso um Consul, CVU20GBANA. Veja as fotos, ele vem com essas cestas porém já estou fazendo umas prateleiras sob medida em inox pra ele. Esse fermentador que está nele é de 10L, porém já coloquei o de 20 e cabe tranquilo...
 

Attachments

  • 15777245795947076307230195279537.jpg
    15777245795947076307230195279537.jpg
    28.3 KB · Views: 112
  • 15777246098812935551986814734942.jpg
    15777246098812935551986814734942.jpg
    40.9 KB · Views: 115
A cestinha aguenta tranquilo o peso? É só curiosidade mesmo.

Moro num apt então não tem como por um freezer em casa. Ainda mais que faço as brassagens numa panela que fica em cima do frigobar de fermentação.. Minha única saída pra freezer seria aquele H162 da eletrolux mas tá caaaro.

Vlw!
 
Você tem que regular algumas variáveis. Na maioria dos controladores, você configura um delay mínimo pra ele religar o motor após desligar. Eu uso configurado pra 2 minutos no mínimo.
Também tem que regular a margem em relação a temperatura desejada. Eu uso 0,8 graus. Se estou fermentando a 18, o regulador vai ligar quando chegar a 18,8 e desligar quando chegar a 18,0.
Se baixar muito o delay e a margem, vai ficar ligando e desligando em intervalos muito curtos e isso não é bom.
Outro fator importante é a borracha de vedação da geladeira. Se estiver boa, a eficiência vai ser maior e não vai forçar o motor.

Quanto a usar o frigobar pra fazer o cold (5° ou menos) vai depender da potencia do frigobar. Eu uso uma geladeira normal, tirei a porta e a gaveta do congelador. Chega a -7°.

Muito obrigado a todos, vou dar uma pesquisada mais sobre isso que vc falou (delay, margem...).

Vlw mesmo, vou começar agora a fabricar e estou tento muitas dúvidas, mas acredito ser normal. Futuramente quem sabe pensar em um freezer.

Grande abraço.
 
Boa tarde confrates! Minha dúvida é quanto a variação que fica no regulador de temperatura, no caso o meu é o stc 1000, ele fica uma variação constante de 18 até 18.3, isso é normal para esse controlador? O sensor está no poço térmico,acho eu q não deveria variar assim.. ou esse seria o erro já do equipamento?
 
Boa tarde confrates! Minha dúvida é quanto a variação que fica no regulador de temperatura, no caso o meu é o stc 1000, ele fica uma variação constante de 18 até 18.3, isso é normal para esse controlador? O sensor está no poço térmico,acho eu q não deveria variar assim.. ou esse seria o erro já do equipamento?
Normal cara. O meu também é um desses. A regulagem desse "passo" de 0,3° é configurável na função "F2" dele. O meu fica também em 0,3°, e a função "F3" é o atraso (em minutos) para ele ligar o relé quando atinge a temperatura limite. O meu deixo em "2", e quando uso o sensor em poço térmico ou dentro de uma garrafa com água e álcool configuro o "F4" para 3° (diferença de de temperatura). Da uma olhada Aqui no meu canal do youtube que tem um vídeo explicando sobre isso! E já se inscreve lá, valeu!
 
Boa tarde amigos! Trabalhei num projeto de baixo custo para controle de temperatura com controle via app no celular. Estou compartilhando tudo em vídeos no youtube. Espero que seja de ajuda.

 
Normal cara. O meu também é um desses. A regulagem desse "passo" de 0,3° é configurável na função "F2" dele. O meu fica também em 0,3°, e a função "F3" é o atraso (em minutos) para ele ligar o relé quando atinge a temperatura limite. O meu deixo em "2", e quando uso o sensor em poço térmico ou dentro de uma garrafa com água e álcool configuro o "F4" para 3° (diferença de de temperatura). Da uma olhada Aqui no meu canal do youtube que tem um vídeo explicando sobre isso! E já se inscreve lá, valeu!
Mas vc deixa +3 ou -3? E deixa direto essa diferença? Por q eu percebi que o meu tem diferença de 3 graus a mais quando baixa de 10 graus, fiz um teste com água com gelo e botei dois outros termômetros na água e os dois deram próximos de 0, mas o sensor do stc deu 3 graus...
 
Mas vc deixa +3 ou -3? E deixa direto essa diferença? Por q eu percebi que o meu tem diferença de 3 graus a mais quando baixa de 10 graus, fiz um teste com água com gelo e botei dois outros termômetros na água e os dois deram próximos de 0, mas o sensor do stc deu 3 graus...
Daí no seu caso você coloca -3, pois daí quando o STC medir 3° ele mostrará no display 0°, ou seja, compensará a diferença e marcará igual aos outros do seu teste e acionará o motor na hora correta. Agora resta saber se é o STC ou os outros dois que estão errados... se for aqueles do Paraguai quadradinhos é quase certo que eles estão errados...
 
Daí no seu caso você coloca -3, pois daí quando o STC medir 3° ele mostrará no display 0°, ou seja, compensará a diferença e marcará igual aos outros do seu teste e acionará o motor na hora correta. Agora resta saber se é o STC ou os outros dois que estão errados... se for aqueles do Paraguai quadradinhos é quase certo que eles estão errados...
pois é, mas eu fiz aquele esquema de colocar um pouco de agua no copo e encher de gelo e quando começar a derreter adicionar mais gelo e depois medir, e quando medi um termômetro marcou -0,5° e 0.2°, mas o stc marcou 3°, por isso acho q é o stc, pois aquela agua era pra estar a 0° ou muito próximo, como marcou os outros dois termômetros... no meu balde fermentador tbm tenho o termometro adesivo que marca de 2 em dois graus, quando fiz o cold com a correção de -3, a fita marcou com azul bem forte 2° que é o mínimo (ela não marca 0°), então acho q ele devia estar próximo de zero. Mas brigadão pela colaboração! Talvez essa seja a dúvida de outros! hehe
 
minhas considerações:
1. Não conheço esse seu esquema do gelo na água. Mas teoricamente não vejo sentido.. Tenta fazer o seguinte, em uma garrafinha de refri (daquelas pequeninas mesmo) faz um furo na tampa, põe metade dela de água e coloca o sensor lá dentro pra ver até quanto chega. Quando estiver a 0º, depois de uma hora a água na garrafinha já deve estar congelando. Se não tiver, não tá a 0º.
2. Esses adesivos não são nem um pouco confiáveis. Eu tiraria ele daí pra não te confundir...
 
Back
Top