Nutriente para levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cervejeiros normalmente não precisam adicionar nutrientes, porque, ao contrário de vinho, sidra e hidromel, o mosto cervejeiro já possui praticamente tudo que a levedura necessita.

Uma das propagandas dos nutrientes é a reduçao do tempo de fermentação, o que pode ser interessante para cervejarias (tempo = dinheiro).

Em geral, percebo que a tendência é usar nutrientes em cervejas de densidade muito alta ou com uma proporção muito grande de adjuntos. Também já li algo sobre usar nutriente ao reutilizar levedura (acho que foi no livro do Gordon Strong).

Os nutrientes para cerveja (Servomyces, por exemplo) sempre contêm zinco. Acho que esse que você mencionou normalmente não se usa em cervejas.
 
Olá Paulo,

Você sabe se utilizar Zn de suplementação humana como nutriente para fermentação de OGs altas funciona?

Pensei em comparar a quantidade que vem nos nutrientes comerciais e dosá-la com suplemento comprado em farmácia. Será que um Centrum por ter outros micronutrientes pode atrapalhar/ajudar?

Alguém tem algum material nesta linha?

Saúde e obrigado!
 
Interessante, Masiero...

Dei uma olhada na composição do Centrum:
http://centrumvitaminas.com.pt/produtos/centrum/composicao/

Não me parece que tenha algo aí que possa atrapalhar, mas não tenho certeza.

Eu só te pergunto qual o objetivo em usar Centrum? uma caixa com 30 comprimidos (vi no google) custa em torno de 40 reais.
Se for pela economia, tem outras opções mais baratas, como levedura cozida ou um sulfato de zinco, ou não usar até...
Se não for essa a questão, tem o servomyces ou outros específicos.

Adicionando só: até onde eu sei, o zinco funciona na saúde da célula, mas não é exatamente esse o problema de falta de nutriente em cervejas com OG muito alta, o que normalmente falta é nitrogênio, porque ele é um "consumível" necessário pro metabolismo da fermentação. Se essa informação é verdadeira, um nutriente barato pra vinho com amônio é o suficiente.

Abç
 
Olá Tiago,

Obrigado pelas dicas!

Ainda estou me aprofundando no estudo de leveduras (microbiologia não tem nenhuma relação com minha área de formação - mas é apaixonante!), por isso falei do Centrum.

Minha dúvida surgiu pois estou para brassar minha primeira "big beer", que é um clone da Westvleteren XII com OG de 1.101 e fiquei preocupado pois li que em diversos posts que seria necessária adição de nutrientes (Centrum e Azeite eu já tenho em casa hehehe).

Você acha que é o caso de fazer uma nova compra apenas para nutrientes ou posso continuar sem?

Caso eu cozinhe a lama (leveduras lavadas), isso serviria como nutriente? existe alguma receita/temperatura pra isso?

Grato,
 
Você pretende usar fermento líquido? Em um curso de fermentação que fiz, falaram que para fermento seco não e necessário ,. Porém teria uma mudança na lag e tb nos aromas e sabores.
Já no fermento líquido, parece que e necessário , só não lembro pq.
Alguém nesse curso falo do centrum não rola.
Eu particularmente já experimentei o wyeast e usei na dosagem e tempo certo e não percebi diferença . Só uso fermento seco.
 
Buenas pessoal. Sigo um grupo onde tem um cara disse que se jogar 2 colheres de lama no mosto na etapa de fervura é a mesma coisa que jogar nutrientes. Nunca ouvi falar nisso.. sabe se procede?
 
Buenas pessoal. Sigo um grupo onde tem um cara disse que se jogar 2 colheres de lama no mosto na etapa de fervura é a mesma coisa que jogar nutrientes. Nunca ouvi falar nisso.. sabe se procede?

Abre um tópico novo

Esse ai é de 3 anos atrás..
 
Vou contar uma experiencia minha, sem ciência.

Comprei aqueles tabletes de levedo, paguei 15 em 400 unidades.

Uso uma aos 15min de fervura para 55l finais.

Resultado: cervejas bem mais limpas, redução de lag time e melhora na fermentação.
 
@Tuta, você usa leveduras líquidas, secas ou slurry? Faz starter? Como oxigena o mosto?
 
@Tuta, você usa leveduras líquidas, secas ou slurry? Faz starter? Como oxigena o mosto?

Uso seca e lama. Faço starter com stir plate que eu mesmo construí, em um passo por 24hs. 1 Pacote de levedura, 3l de starter.

Oxigeno de forma caseira, com splash e chacoalhando o balde na hora de inocular.
 
Uso seca e lama. Faço starter com stir plate que eu mesmo construí, em um passo por 24hs. 1 Pacote de levedura, 3l de starter.

Oxigeno de forma caseira, com splash e chacoalhando o balde na hora de inocular.

E quando você começou a usar o levedo como nutriente já fazia starter regularmente e oxigenava da mesma forma?
Nas suas cervejas, quanto tempo leva até você perceber um desnível no seu air-lock ou blow-off numa Ale com OG 1,050?
 
E quando você começou a usar o levedo como nutriente já fazia starter regularmente e oxigenava da mesma forma?
Nas suas cervejas, quanto tempo leva até você perceber um desnível no seu air-lock ou blow-off numa Ale com OG 1,050?

Sempre ia incrementando algo mais, mas as vezes que usava nutriente era bem nítido a diferença de quando não usava. Já fiz sem e com utilizando o mesmo método, e tive melhores resultados fazendo com.

O que você quer dizer com "desnível"? Seria de atividade?
 
Isso, o primeiro momento em que você percebeu um desnível no air-lock ou no blow-off, porque isso já é sinal de pressão dentro do fermentador.

Perguntei sobre outras variáveis no processo porque fazer starter realmente diminui o lag-time, e usar levedura seca ao invés de líquida também.
Nas minhas ales (~1,050) eu faço starter de 1,5L, e aero o mosto por 20min com bombinha de aquário e pedra difusora, mas na minha última cerveja eu usei fermento líquido pela primeira vez, fiz starter de 1,7L e aeração de 30min, e também pela primeira vez adicionei 1g de fermento seco velho na fervura, e mesmo assim o lag-time foi maior que nas anteriores, em que eu usei fermento seco.

Já imaginava que o starter com fermento líquido produziria uma quantidade menor de células do que com fermento seco, pois o líquido é mais sensível e tende a perder viabilidade com o tempo. Porém, aumentar o tamanho do starter de 1,5L pra 1,7L, o tempo de aeração de 20min pra 30min, e ainda adicionar levedura como nutriente na fervura não foi suficiente pra recuperar essa perda.
 
Você pretende usar fermento líquido? Em um curso de fermentação que fiz, falaram que para fermento seco não e necessário ,. Porém teria uma mudança na lag e tb nos aromas e sabores.
Já no fermento líquido, parece que e necessário , só não lembro pq.
Alguém nesse curso falo do centrum não rola.
Eu particularmente já experimentei o wyeast e usei na dosagem e tempo certo e não percebi diferença . Só uso fermento seco.

A Fermentis que é fabricante de fermento seco vende nutrientes de levedura com sulfato de zinco. Sendo assim acho que não fosse necessário adicionar nenhum nutriente, eles não venderiam nutrientes para levedura.
 
Back
Top