Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Novo setup 170L em construção com dúvidas (sempre kkk)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
só uma duvida besta:

é correto chamar de tribloco qualquer sistema que tenha 3 panelas? sempre achei q tribloco era necessariamente mostura > tina de clarificação > fervura

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
só uma duvida besta:

é correto chamar de tribloco qualquer sistema que tenha 3 panelas? sempre achei q tribloco era necessariamente mostura > tina de clarificação > fervura
Single = Única
Double = Duas
Tri = Três
:p
É correto chamar de tribloco sim, pois são 3 recipientes.
Normalmente os triblocos são assim: Mostura, Lavagem e Fervura, clarificação se faz na panela de mostura durante o mash-out ou ao longo do processo re-circulando constantemente e depois transfere pra panela de fervura.
A maioria dos triblocos utiliza elemento de aquecimento nos 3 recipientes, nos Herms são apenas 2 recipientes com aquecimento e o mosto é aquecido circulando ele por uma serpentina dentro da panela de lavagem.
Existe o RIMs que daí o aquecimento fica num recipiente fechado e de tamanho reduzido, onde vc passa o mosto por ele pra aquecer. Diferente do Herms que o mosto passa por uma serpentina, no RIMs o mosto tem contato com uma resistência.

Existe o quadribloco, mas pessoal chama de tribloco pois o 4º recipiente é apenas uma "caldeira", daí vc transfere essa líquido quente pras outras panelas pra aquecê-las, esses projetos costumam utilizam recipientes encamisados.

Última edição:

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Single = Única
Double = Duas
Tri = Três
:p
É correto chamar de tribloco sim, pois são 3 recipientes.
Normalmente os triblocos são assim: Mostura, Lavagem e Fervura, clarificação se faz na panela de mostura durante o mash-out ou ao longo do processo re-circulando constantemente e depois transfere pra panela de fervura.
A maioria dos triblocos utiliza elemento de aquecimento nos 3 recipientes, nos Herms são apenas 2 recipientes com aquecimento e o mosto é aquecido circulando ele por uma serpentina dentro da panela de lavagem.
Existe o RIMs que daí o aquecimento fica num recipiente fechado e de tamanho reduzido, onde vc passa o mosto por ele pra aquecer. Diferente do Herms que o mosto passa por uma serpentina, no RIMs o mosto tem contato com uma resistência.

Existe o quadribloco, mas pessoal chama de tribloco pois o 4º recipiente é apenas uma "caldeira", daí vc transfere essa líquido quente pras outras panelas pra aquecê-las, esses projetos costumam utilizam recipientes encamisados.
saquei, achava q o tribloco tradicional era o comumente usado em cozinhas industriais, no qual usa-se a tina de clarificação, e que o tribloco caseiro era so um termo que os homebrewers adotaram para simplificar uma explicação/descrição do sistema que usava.

RodrigoDettmann

Active Member
Afiliado
6/5/18
Se puder ajudar, no meu sistema eu uso a panela de lavagem mais alta que a de mostura, fazendo a lavagem por gravidade.
O resfriamento também é por gravidade.
Com o auxílio de válvulas de 3 vias, uso somente uma bomba.
Uso uma válvula na saída da bomba onde seleciono se vai pra panela de mostura ou fervura e outra no topo da panela de mostura onde seleciono se entra mosto da recirculação ou água da lavagem.
Assim quando termina a mostura mando o mosto pra perfura pela bomba e vai entrando a água de lavagem por gravidade.
Claro que com duas bombas as possibilidades são enormes, mas por enquanto tem me atendido bem e sem pingos no chão. 😁

EDIT: Me falta um brewstand descente. 😂

Attachments

FabricioFLS

Member
Afiliado
18/5/20
Se puder ajudar, no meu sistema eu uso a panela de lavagem mais alta que a de mostura, fazendo a lavagem por gravidade.
O resfriamento também é por gravidade.
Com o auxílio de válvulas de 3 vias, uso somente uma bomba.
Uso uma válvula na saída da bomba onde seleciono se vai pra panela de mostura ou fervura e outra no topo da panela de mostura onde seleciono se entra mosto da recirculação ou água da lavagem.
Assim quando termina a mostura mando o mosto pra perfura pela bomba e vai entrando a água de lavagem por gravidade.
Claro que com duas bombas as possibilidades são enormes, mas por enquanto tem me atendido bem e sem pingos no chão. 😁

EDIT: Me falta um brewstand descente. 😂
Onde que você encontrou essa válvula com 3 saídas? Muito Legal, também utilizo brewstand por gravidade e uma bomba só.
1612463236103.png

RodrigoDettmann

Active Member
Afiliado
6/5/18
Onde que você encontrou essa válvula com 3 saídas? Muito Legal, também utilizo brewstand por gravidade e uma bomba só.
Ver anexo 125743
Comprei no AliExpress, nesse link:
R$ 51,24 30%OFF | Válvula de esfera de interruptor de aço inoxidável, de alta qualidade, 1/2 polegadas, bsp, fêmea dn15 ss304 l, tipo t fluxo de 3 vias válvula de esfera de água

Na época foi a mais barata (relação preço + frete), mas vale a pesquisa.

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Comprei no AliExpress, nesse link:
R$ 51,24 30%OFF | Válvula de esfera de interruptor de aço inoxidável, de alta qualidade, 1/2 polegadas, bsp, fêmea dn15 ss304 l, tipo t fluxo de 3 vias válvula de esfera de água

Na época foi a mais barata (relação preço + frete), mas vale a pesquisa.
Eu quase fui nessas 3way mas fiquei com medo de não conseguir regular a vazão de saída. Você consegue fazer isso ou só dá para direcionar de um lado para o outro?

heldernadolny

Well-Known Member
Afiliado
9/8/17
Edgard,
Seu setup é parecido com o meu. Tenho 2 panelas nr.50 e 1 nr.55, 2 bombas e resistências nas 3. Optei por resistências de sobrepor para facilitar limpeza e Whirlpool.

1 - vedação das válvulas com oring/arruela.

2 - não fixei as resistências. As 3 são de sobrepor.

3 - uso tudo de 1/2 e preciso reduzir as bombas na saída, de tão forte que fica. Se der mole, seca a resistência e carameliza na mostura.

4 - não vejo problema em transferir 120l para o fermentador via bomba.

5 - já bem explicados pelos demais colegas.

6 - não consigo pensar num Whirlpool bem feito com uma resistência fixa na panela de fervura, pois isso optei em sobrepor. Mas não tenho experiência com ela fixa. No meu caso, perco muito pouco no trub.
Não vejo necessidade da panela de fervura ser do mesmo tamanho da de mostura. Acredito que 3 tamanhos diferentes seja o ideal, otimizando levas de vários volumes. Fixa a mostura (fundo falso) e alterna lavagem com fervura dependendo do tamanho da leva. Ultimamente tenho feito 25 litros pro fermentador. Fervo na de nr.50 e uso a de nr.55 pra lavagem.
Sparge estou fazendo com uma mangueira solta no mosto, formando um redemoinho. Muito eficaz. Ia até fazer um sparge arm mas parei de evoluir meu equipamento porque vou vender. Vou me mudar de Juiz de Fora para Salvador em breve. Fatalmente não terei o mesmo espaço físico lá. Até parei de montar o painel. Está funcionando com tudo fora da quadro decomando.rs
Tribloco tem uma eficiência absurda.
Não vi se vc tem dimmer, pid e Wattímetro. Aconselho muito para controlar as resistências.
No chill neste volume? Aconselho um chiller de placas, ainda que conclua com no chill depois.
Ver anexo 125682Ver anexo 125681Ver anexo 125682Ver anexo 125683Ver anexo 125684Ver anexo 125685Ver anexo 125686Ver anexo 125687Ver anexo 125678
Fala mestre, blza?

Também uso resistência de sobrepor, para facilitar. Como é esse esquema que você fez no fundo falso, pro malte não passar pra baixo, tendo a resistência por ali?

E de que material é feito esse brew stand? Metalon?

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Fala mestre, blza?

Também uso resistência de sobrepor, para facilitar. Como é esse esquema que você fez no fundo falso, pro malte não passar pra baixo, tendo a resistência por ali?

E de que material é feito esse brew stand? Metalon?
Eu fiz a resistência com aquecimento só na circunferência. Haste fria. Fiz 2 aberturas na lateral do fundo falso para encaixar as hastes. Vedo com aquelas rolhas de silicone que tem um furo no meio. Cortei a lateral da rolha até chegar no furo. Assim fica fácil de colocar e retirar para lavar.
IMG_20191216_182852.jpgIMG_20210217_231213.jpg
Fiz o brewstand com metalon de 30x30. Apesar de ser de encaixe, a construção ficou muito reforçada.

FabricioFLS

Member
Afiliado
18/5/20
Eu fiz a resistência com aquecimento só na circunferência. Haste fria. Fiz 2 aberturas na lateral do fundo falso para encaixar as hastes. Vedo com aquelas rolhas de silicone que tem um furo no meio. Cortei a lateral da rolha até chegar no furo. Assim fica fácil de colocar e retirar para lavar.
Ver anexo 125892Ver anexo 125893
Fiz o brewstand com metalon de 30x30. Apesar de ser de encaixe, a construção ficou muito reforçada.
Boa tarde

Em qual empresa adquiriu essas resistências?

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Boa tarde

Em qual empresa adquiriu essas resistências?

marcelo_r_a

Well-Known Member
Afiliado
7/2/17
só uma duvida besta:

Bom dia! Mano, não é correto não. Vc está certo. Em equipamentos industriais a cozinha não conta a tina de água quente... Então num sistema tribloco vc vai encontrar, na verdade, 4 tinas. O sistema caseiro é diferente, e a gente sempre conta a panela de água pra lavagem tbm. Quando se fala de cozinha bibloco, tribloco, etc, no meio cervejeiro, as pessoas vão entender um tipo de equipamento específico...
No universo do homebrew o que se fala são sistemas single-vessel, two-vessel, etc... Que seriam sistemas de uma panela, duas panelas, etc. Aí a galera vê o nome duas panelas e acha que é um sistema bibloco, mas é uma confusão, e o funcionando desses sistemas é completamente diferente.
Resumindo, um sistema bi-block não é a mesma coisa que um sistema two-vessel.
Abs.

Última edição: