Edgard,
Seu setup é parecido com o meu. Tenho 2 panelas nr.50 e 1 nr.55, 2 bombas e resistências nas 3. Optei por resistências de sobrepor para facilitar limpeza e Whirlpool.
1 - vedação das válvulas com oring/arruela.
2 - não fixei as resistências. As 3 são de sobrepor.
3 - uso tudo de 1/2 e preciso reduzir as bombas na saída, de tão forte que fica. Se der mole, seca a resistência e carameliza na mostura.
4 - não vejo problema em transferir 120l para o fermentador via bomba.
5 - já bem explicados pelos demais colegas.
6 - não consigo pensar num Whirlpool bem feito com uma resistência fixa na panela de fervura, pois isso optei em sobrepor. Mas não tenho experiência com ela fixa. No meu caso, perco muito pouco no trub.
Não vejo necessidade da panela de fervura ser do mesmo tamanho da de mostura. Acredito que 3 tamanhos diferentes seja o ideal, otimizando levas de vários volumes. Fixa a mostura (fundo falso) e alterna lavagem com fervura dependendo do tamanho da leva. Ultimamente tenho feito 25 litros pro fermentador. Fervo na de nr.50 e uso a de nr.55 pra lavagem.
Sparge estou fazendo com uma mangueira solta no mosto, formando um redemoinho. Muito eficaz. Ia até fazer um sparge arm mas parei de evoluir meu equipamento porque vou vender. Vou me mudar de Juiz de Fora para Salvador em breve. Fatalmente não terei o mesmo espaço físico lá. Até parei de montar o painel. Está funcionando com tudo fora da quadro decomando.rs
Tribloco tem uma eficiência absurda.
Não vi se vc tem dimmer, pid e Wattímetro. Aconselho muito para controlar as resistências.
No chill neste volume? Aconselho um chiller de placas, ainda que conclua com no chill depois.
Ver anexo 125682Ver anexo 125681Ver anexo 125682Ver anexo 125683Ver anexo 125684Ver anexo 125685Ver anexo 125686Ver anexo 125687Ver anexo 125678