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Novo setup 170L em construção com dúvidas (sempre kkk)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EDGAR LOUZANO VERDILE

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29/12/19
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Boa galera, 6 meses após ter comprado as duas panelas principais me parece que está bem próximo...
O que eu já tenho:
- duas panelas de 170L com suas válvulas sendo uma com fundo falso
- BrewStand (mandei fazer em dezembro)
- três resistências sendo duas de 10Kw e uma de 6Kw
- 1 bomba MP15
- painel de controle já montado com craftbeer pi
- conexões, mangueiras e miudezas

O que falta comprar (aparentemente):
- panela N40 para aquecer água de lavagem;
- segunda bomba para transferência ao término da fervura (opcional, evitaria ficar liga-desliga de mangueiras entre panelas)
- sparge arm
- Cabos 10mm para conexão do painel na rede elétrica e resistências

O painel venho usando nas Brassagens manuais a cerca de 6 meses, já está "redondinho". Só falta furar as panelas para instalar as resistências

Daí chegamos nas dúvidas:
1) vedação das válvulas: estou usando vedações de silicone por fora da panela, apoiadas por uma arroela. Optei assim pois hoje no meu sistema uso assim e não tenho tido problemas. Alguma sugestão melhor?

2) vedação das resistências: se você usa dessas como nas fotos como vieram nas minhas, elas vão por fora também certo? Ou seria melhor substituir por um outro tipo? Sugestões?

3) estou comprando um sparge arm para usar na mostura. Alguém usa com essas bombas MP15 com tubulação de 1/2? Ouvi dizer que fica com fluxo baixo, é verdade?

4) no caso de começar a fazer 120L por vez, qual seria o método para transferir para os fermentadores? Hoje faço 50L com no-chill, após 30' de whirpool transfiro com a própria bomba MP15 para os fermentadores. Vêem alguma dificuldade devido a litragem maior?

5) optei por cabos de 10mm, ficarei a 10m da caixa de distribuição. Usarei um disjuntor de 50A para as resistências de 10Kw e um de 32A para a de 6Kw. Alguém que use essas potências pode me dar dicas sobre a bitola dos cabos? Pelos cálculos os de 10mm atendem com folga (visto que as duas resistências de 10Kw nunca estarão ligadas simultaneamente)

6) sugestões para melhorar ainda mais esse projeto?

Sei que varias dessas dúvidas já estão respondidas , mas achei interessante criar esse tópico para centralizar as dúvidas do meu setup. Qualquer dúvida também não deixem de perguntar!
 

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Alexandre Soldá

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9/9/20
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Parabéns pelo novo setup, está ficando show! Apesar do meu sistema ser de uma única panela (mais uma tina que utilizo pra lavagem), todo equipamento montei do zero, então faço algumas considerações:
1- O dimensionamento dos cabos e disjuntores atendem com folga as correntes que vão ser geradas pelas resistências, porém tenha uma atenção com as tomadas e terminais, pois podem ser o elo mais fraco do circuito. Tive problemas com tomadas de 20A utilizando resistência de 5KW. Aquelas tomadas e terminais industriais resolvem essa questão;
2- Os terminais da minha resistência são idênticos aos seus, esse anel de vedação verde do lado interno e a porca do lado externo são suficientes para a vedação. Sugiro acoplar terminais cerâmicos nesses terminais e nos cabos. Além de isolar com mais segurança funcionam como engates rápidos que facilitam a remoção para limpeza;
3- Para a vedação das válvulas tenho utilizado orings de silicone.
De resto, parabéns pelo belo projeto!
 

Gu_MAZZA

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12/3/17
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A entrada de energia do estabelecimento suporta os 16kW? Vc falou que não vai ligar as duas de 10kW juntas mas a de 10 e de 6 vão?
Na maioria dos locais no BR o padrão de entrada dos estabelecimentos residenciais são de 50A ou 63A, os 16kW vão consumir mais de 70A.
Outra coisa a se verificar nessas ocasiões é que o cabo vai esquentar independente do diâmetro e por isso existem várias métodos de instalação e cada um tem uma tolerância a passagem de corrente. Cabo PP 10mm e 10m (ao ar livre) não vai suportar os 16kW, nem mesmo condutores separados.

Qualquer coisa que vc for instalar na panela e que seja passante, a instalação correta é assim:
De fora pra dentro - Niple (para a válvula), arruela metal, arruela silicone, panela, arruela metal e porca.

No-chill 120L? Caraca, acredito que isso não vai dar bom, vai demorar demais pra resfriar e vai ter turbidez entre outras coisas.
Atualmente vc faz no-chill, mas já testeou alguma brassagem igual a com no-chill mas resfriando? Experimente, com certeza haverá diferenças.
 
Última edição:

EDGAR LOUZANO VERDILE

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29/12/19
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Parabéns pelo novo setup, está ficando show! Apesar do meu sistema ser de uma única panela (mais uma tina que utilizo pra lavagem), todo equipamento montei do zero, então faço algumas considerações:
1- O dimensionamento dos cabos e disjuntores atendem com folga as correntes que vão ser geradas pelas resistências, porém tenha uma atenção com as tomadas e terminais, pois podem ser o elo mais fraco do circuito. Tive problemas com tomadas de 20A utilizando resistência de 5KW. Aquelas tomadas e terminais industriais resolvem essa questão;
2- Os terminais da minha resistência são idênticos aos seus, esse anel de vedação verde do lado interno e a porca do lado externo são suficientes para a vedação. Sugiro acoplar terminais cerâmicos nesses terminais e nos cabos. Além de isolar com mais segurança funcionam como engates rápidos que facilitam a remoção para limpeza;
3- Para a vedação das válvulas tenho utilizado orings de silicone.
De resto, parabéns pelo belo projeto!
Obrigado pelos apontamentos...
1) Então, nou vou usar tomadas, e se for certamente serão as industriais;
2) Ótimo, vou fazer dessa forma. Já esses conectores cerâmicos não encontrei a venda na internet... Se tiver algum link e não for pedir muito posta pra gente!
Valeu!
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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29/12/19
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A entrada de energia do estabelecimento suporta os 16kW? Vc falou que não vai ligar as duas de 10kW juntas mas a de 10 e de 6 vão?
Na maioria dos locais no BR o padrão de entrada dos estabelecimentos residenciais são de 50A ou 63A, os 16kW vão consumir mais de 70A.
Outra coisa a se verificar nessas ocasiões é que o cabo vai esquentar independente do diâmetro e por isso existem várias métodos de instalação e cada um tem uma tolerância a passagem de corrente. Cabo PP 10mm e 10m (ao ar livre) não vai suportar os 16kW, nem mesmo condutores separados.

Qualquer coisa que vc for instalar na panela e que seja passante, a instalação correta é assim:
De fora pra dentro - Niple (para a válvula), arruela metal, arruela silicone, arruela metal e porca.

No-chill 120L? Caraca, acredito que isso não vai dar bom, vai demorar demais pra resfriar e vai ter turbidez entre outras coisas.
Atualmente vc faz no-chill, mas já testeou alguma brassagem igual a com no-chill mas resfriando? Experimente, com certeza haverá diferenças.
Pode crê Mazza, não me atentei a entrada de energia de casa... O que sei é que lá hoje tem um disjuntor de 63A para toda a casa. Vou verificar com a concessionária de energia! Quanto as resistências, a intenção é não utilizar a potência total, estou usando a sua interface, e limitarei todas elas em 80% via software. Mas mesmo assim é bom ter uma folga né!
Quanto ao no-chill, vou continuar usando os fermentadores de 60L, e costumo deixar resfriando neles... Então uma leva de 120 iria ocupar dois fermentadores, ficaria como é hoje. Mas farei o teste, tenho um amigo que tem um chiller de placas parado, vou pegar pra testar.
Obrigado!
 

Gu_MAZZA

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12/3/17
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Se o disjuntor que alimenta toda sua casa é de 63A então sua rede de energia não vai aguentar mais que isso. Lembre-se que vc tem mais aparelhos ligados na tomada em casa.

Não vai adiantar vc reduzir a potência via software pra 80%, lógica PID é ON/OFF e oq o software faz é uma compensação no tempo de acionamento e que faz reduzir pra 80% a capacidade de aquecimento mas não o consumo instantâneo, a cada vez que a resistência for ativada será a potência máxima dela consumida.
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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29/12/19
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Se o disjuntor que alimenta toda sua casa é de 63A então sua rede de energia não vai aguentar mais que isso. Lembre-se que vc tem mais aparelhos ligados na tomada em casa.

Não vai adiantar vc reduzir a potência via software pra 80%, lógica PID é ON/OFF e oq o software faz é uma compensação no tempo de acionamento e que faz reduzir pra 80% a capacidade de aquecimento mas não o consumo instantâneo, a cada vez que a resistência for ativada será a potência máxima dela consumida.
Sim, vou consultar a concessionária... Eu não sabia que a lógica era on off... Mas que bom saber, assim já mudarei alguns planos aqui... Eu achei que a tensão que era recebida pelo SSR oscilaria fazendo com que a potência de saída se reduzisse proporcionalmente...
 

Carlos Cadamuro

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3/4/19
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Oi Edgar, parabéns pela montagem! Muito bacana mesmo.
Considerações quanto ao sparge arm, eu uso com uma mp-15 e regulo a vazão com uma válvula na entrada dele....Só tinha essa foto aqui. Mas ele funciona bem e, nesse caso, deveria estar fazendo alguma experiência (20l) pois está no fundo da panela. Ele regula a altura.


Outra coisa, creio que já havia comentado com vc sobre as questões da entrada de luz da casa, quando comentei que o meu aqui não aguentaria um acionamento elétrico e sairia mais caro do que vc pode imaginar ajustar tudo para isso... Tenho entrada bifásica com 63A tb, com uma resistência de 10kW, em 220V, vai usar uns 45A, então o disjuntor de 50A aguenta, mas sobram somente uns 18A para o resto da casa. Nem pensar ligar uma torneira quente junto! A de 6kW vai consumir uns 27A, então as duas juntas também não vai rolar, tendo em vista que o pico daria 72A, quase 10 a mais do que suporta o seu padrão.
Quanto aos cabos, 10mm2 suporta tranquilamente 50A e um cabo 4mm2 suporta 28A, muito próximo a de 6kW, sugiro um de 6mm2 que vai até uns 36A com tranquilidade.
Realmente como alguém citou acima, as conexões podem ser um ponto fraco no sistema, vá em uma loja especializada para realizar isso de forma correta.
Bem, espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!!!
 

Addyson

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5/11/17
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Boa galera, 6 meses após ter comprado as duas panelas principais me parece que está bem próximo...
O que eu já tenho:
- duas panelas de 170L com suas válvulas sendo uma com fundo falso
- BrewStand (mandei fazer em dezembro)
- três resistências sendo duas de 10Kw e uma de 6Kw
- 1 bomba MP15
- painel de controle já montado com craftbeer pi
- conexões, mangueiras e miudezas

O que falta comprar (aparentemente):
- panela N40 para aquecer água de lavagem;
- segunda bomba para transferência ao término da fervura (opcional, evitaria ficar liga-desliga de mangueiras entre panelas)
- sparge arm
- Cabos 10mm para conexão do painel na rede elétrica e resistências

O painel venho usando nas Brassagens manuais a cerca de 6 meses, já está "redondinho". Só falta furar as panelas para instalar as resistências

Daí chegamos nas dúvidas:
1) vedação das válvulas: estou usando vedações de silicone por fora da panela, apoiadas por uma arroela. Optei assim pois hoje no meu sistema uso assim e não tenho tido problemas. Alguma sugestão melhor?

2) vedação das resistências: se você usa dessas como nas fotos como vieram nas minhas, elas vão por fora também certo? Ou seria melhor substituir por um outro tipo? Sugestões?

3) estou comprando um sparge arm para usar na mostura. Alguém usa com essas bombas MP15 com tubulação de 1/2? Ouvi dizer que fica com fluxo baixo, é verdade?

4) no caso de começar a fazer 120L por vez, qual seria o método para transferir para os fermentadores? Hoje faço 50L com no-chill, após 30' de whirpool transfiro com a própria bomba MP15 para os fermentadores. Vêem alguma dificuldade devido a litragem maior?

5) optei por cabos de 10mm, ficarei a 10m da caixa de distribuição. Usarei um disjuntor de 50A para as resistências de 10Kw e um de 32A para a de 6Kw. Alguém que use essas potências pode me dar dicas sobre a bitola dos cabos? Pelos cálculos os de 10mm atendem com folga (visto que as duas resistências de 10Kw nunca estarão ligadas simultaneamente)

6) sugestões para melhorar ainda mais esse projeto?

Sei que varias dessas dúvidas já estão respondidas , mas achei interessante criar esse tópico para centralizar as dúvidas do meu setup. Qualquer dúvida também não deixem de perguntar!
Edgard,
Seu setup é parecido com o meu. Tenho 2 panelas nr.50 e 1 nr.55, 2 bombas e resistências nas 3. Optei por resistências de sobrepor para facilitar limpeza e Whirlpool.

1 - vedação das válvulas com oring/arruela.

2 - não fixei as resistências. As 3 são de sobrepor.

3 - uso tudo de 1/2 e preciso reduzir as bombas na saída, de tão forte que fica. Se der mole, seca a resistência e carameliza na mostura.

4 - não vejo problema em transferir 120l para o fermentador via bomba.

5 - já bem explicados pelos demais colegas.

6 - não consigo pensar num Whirlpool bem feito com uma resistência fixa na panela de fervura, pois isso optei em sobrepor. Mas não tenho experiência com ela fixa. No meu caso, perco muito pouco no trub.
Não vejo necessidade da panela de fervura ser do mesmo tamanho da de mostura. Acredito que 3 tamanhos diferentes seja o ideal, otimizando levas de vários volumes. Fixa a mostura (fundo falso) e alterna lavagem com fervura dependendo do tamanho da leva. Ultimamente tenho feito 25 litros pro fermentador. Fervo na de nr.50 e uso a de nr.55 pra lavagem.
Sparge estou fazendo com uma mangueira solta no mosto, formando um redemoinho. Muito eficaz. Ia até fazer um sparge arm mas parei de evoluir meu equipamento porque vou vender. Vou me mudar de Juiz de Fora para Salvador em breve. Fatalmente não terei o mesmo espaço físico lá. Até parei de montar o painel. Está funcionando com tudo fora da quadro decomando.rs
Tribloco tem uma eficiência absurda.
Não vi se vc tem dimmer, pid e Wattímetro. Aconselho muito para controlar as resistências.
No chill neste volume? Aconselho um chiller de placas, ainda que conclua com no chill depois.
IMG_20191216_185440.jpgIMG_20191216_185621.jpgIMG_20191216_185440.jpgIMG_20191216_184154.jpgIMG_20191216_184145.jpgIMG_20191216_182924.jpgIMG_20191216_182858.jpgIMG_20191216_182852.jpgIMG_20191216_173945.jpg
 

Addyson

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Edgard,
Seu setup é parecido com o meu. Tenho 2 panelas nr.50 e 1 nr.55, 2 bombas e resistências nas 3. Optei por resistências de sobrepor para facilitar limpeza e Whirlpool.

1 - vedação das válvulas com oring/arruela.

2 - não fixei as resistências. As 3 são de sobrepor.

3 - uso tudo de 1/2 e preciso reduzir as bombas na saída, de tão forte que fica. Se der mole, seca a resistência e carameliza na mostura.

4 - não vejo problema em transferir 120l para o fermentador via bomba.

5 - já bem explicados pelos demais colegas.

6 - não consigo pensar num Whirlpool bem feito com uma resistência fixa na panela de fervura, pois isso optei em sobrepor. Mas não tenho experiência com ela fixa. No meu caso, perco muito pouco no trub.
Não vejo necessidade da panela de fervura ser do mesmo tamanho da de mostura. Acredito que 3 tamanhos diferentes seja o ideal, otimizando levas de vários volumes. Fixa a mostura (fundo falso) e alterna lavagem com fervura dependendo do tamanho da leva. Ultimamente tenho feito 25 litros pro fermentador. Fervo na de nr.50 e uso a de nr.55 pra lavagem.
Sparge estou fazendo com uma mangueira solta no mosto, formando um redemoinho. Muito eficaz. Ia até fazer um sparge arm mas parei de evoluir meu equipamento porque vou vender. Vou me mudar de Juiz de Fora para Salvador em breve. Fatalmente não terei o mesmo espaço físico lá. Até parei de montar o painel. Está funcionando com tudo fora da quadro decomando.rs
Tribloco tem uma eficiência absurda.
Não vi se vc tem dimmer, pid e Wattímetro. Aconselho muito para controlar as resistências.
No chill neste volume? Aconselho um chiller de placas, ainda que conclua com no chill depois.
Ver anexo 125682Ver anexo 125681Ver anexo 125682Ver anexo 125683Ver anexo 125684Ver anexo 125685Ver anexo 125686Ver anexo 125687Ver anexo 125678
IMG_20191216_182838.jpgIMG_20191216_181534.jpgIMG_20191216_181515.jpgIMG_20191216_181456.jpgIMG_20191216_181230.jpgIMG_20191216_181216.jpgIMG_20191216_181212.jpgIMG_20191216_181224.jpgIMG_20191216_181035.jpgIMG_20191216_181024.jpg
 

EDGAR LOUZANO VERDILE

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Edgard,
Seu setup é parecido com o meu. Tenho 2 panelas nr.50 e 1 nr.55, 2 bombas e resistências nas 3. Optei por resistências de sobrepor para facilitar limpeza e Whirlpool.

1 - vedação das válvulas com oring/arruela.

2 - não fixei as resistências. As 3 são de sobrepor.

3 - uso tudo de 1/2 e preciso reduzir as bombas na saída, de tão forte que fica. Se der mole, seca a resistência e carameliza na mostura.

4 - não vejo problema em transferir 120l para o fermentador via bomba.

5 - já bem explicados pelos demais colegas.

6 - não consigo pensar num Whirlpool bem feito com uma resistência fixa na panela de fervura, pois isso optei em sobrepor. Mas não tenho experiência com ela fixa. No meu caso, perco muito pouco no trub.
Não vejo necessidade da panela de fervura ser do mesmo tamanho da de mostura. Acredito que 3 tamanhos diferentes seja o ideal, otimizando levas de vários volumes. Fixa a mostura (fundo falso) e alterna lavagem com fervura dependendo do tamanho da leva. Ultimamente tenho feito 25 litros pro fermentador. Fervo na de nr.50 e uso a de nr.55 pra lavagem.
Sparge estou fazendo com uma mangueira solta no mosto, formando um redemoinho. Muito eficaz. Ia até fazer um sparge arm mas parei de evoluir meu equipamento porque vou vender. Vou me mudar de Juiz de Fora para Salvador em breve. Fatalmente não terei o mesmo espaço físico lá. Até parei de montar o painel. Está funcionando com tudo fora da quadro decomando.rs
Tribloco tem uma eficiência absurda.
Não vi se vc tem dimmer, pid e Wattímetro. Aconselho muito para controlar as resistências.
No chill neste volume? Aconselho um chiller de placas, ainda que conclua com no chill depois.
Ver anexo 125682Ver anexo 125681Ver anexo 125682Ver anexo 125683Ver anexo 125684Ver anexo 125685Ver anexo 125686Ver anexo 125687Ver anexo 125678
Parabéns, seu sistema tá top...
Uso um controlador que eu mesmo montei e programei com craftbeerpi. Ele tem controle PID por deles SSR.
Sua ideia do chiller de placas e completar com no-chill caso necessário é muito interessante....
Tenho uma dúvida com sua mostura. Sobre o pescador no centro da panela, você notou diferença ou só colocou por que o fundo falso ficou abaixo da saída?
 

Addyson

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Parabéns, seu sistema tá top...
Uso um controlador que eu mesmo montei e programei com craftbeerpi. Ele tem controle PID por deles SSR.
Sua ideia do chiller de placas e completar com no-chill caso necessário é muito interessante....
Tenho uma dúvida com sua mostura. Sobre o pescador no centro da panela, você notou diferença ou só colocou por que o fundo falso ficou abaixo da saída?
O fundo falso era acima da torneira. Mas isso me dificultava fazer levas pequenas, tipo 20 litros. Ficava muito líquido em baixo e muito espesso acima. Aí eu coloquei parafusos de inox mais curtos (pés do fundo falso), furei e coloquei o pescador no meio com um espigão cortado. Deu muito certo e ainda ajuda a manter a temperatura homogênea.
 

Addyson

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Parabéns, seu sistema tá top...
Uso um controlador que eu mesmo montei e programei com craftbeerpi. Ele tem controle PID por deles SSR.
Sua ideia do chiller de placas e completar com no-chill caso necessário é muito interessante....
Tenho uma dúvida com sua mostura. Sobre o pescador no centro da panela, você notou diferença ou só colocou por que o fundo falso ficou abaixo da saída?
Ah. Vc controla com pid/ssr sem dimmer? Não reduz a potência de nenhuma resistência, nem na fervura?
Na fervura tenho só dimmer, sem pid/ssr. Entendo ser melhor. O controlador, na prática, fica ligando e desligando, como se fosse uma contatora (mais silenciosa e resistente).
 

Addyson

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Como que você utiliza o sistema das bombas, cada uma tem duas saídas por quais motivos? Consegue nos explicar como que utiliza?
Fabrício,

Vamos lá.

Na entrada da cada bomba eu tenho um sensor de temperatura, ligado em seu respectivo pid. Achei melhor do que medir na panela, perto da resistência. Mais preciso.

A primeira bomba é da lavagem.
IMG_20191216_181212.jpg
O ssr dela queimou e não troquei. Também está sem dimmer na lavagem. Então só recirculo (abro Esquerda e fecho Direita) para medir a temperatura quando aqueço pouca água. Quando o nível da água está no termômetro analógico, nem uso o pid.
Na hora da lavagem eu fecho E e abro D. Nesta hora a outra bomba está com E fechada, deixando passagem para a água de lavagem ir para o sparge.

A outra bomba é da mostura.
IMG_20191216_181216.jpg
IMG_20191216_180801.jpg
Perceba que a saída E dela é ligada na saída D da outra, com um T entre as 2, que sobe para a mostura.

Faço recirculação contínua. Na mostura eu fecho D e abro E. Abro pouco, por sinal. Controlo a vazão nesta válvula. Neste momento a bomba de lavagem está com D fechada, deixando a subida do sparge apenas para o mosto.

Terminado o mash out, fecho E e abro (pouco) D, fluindo o mosto para a fervura, lentamente.

Quando o mosto está começando a chegar no nível dos grãos, começo o fly sparge. Na bomba de lavagem, abro D bem pouco e fecho E.

Então ao mesmo tempo que mando o mosto para a fervura, lavo os grãos. Lentamente, como manda o figurino.

Com isso consigo uma eficiência absurda. Sempre que pego algum kit de 20 litros (que geralmente rende 18l) eu tenho que ajustar a receita porque tiro 23-25l com a mesma OG (e a lupulagem foi pensada para 18l).

Meu fundo falso também foi muito bem construído. Chapa grossa e muitos furos, com diâmetro um pouco maior. Vazão excelente. Clarificação idem.

Brassagens sem 1 gota no chão.

Esta configuração ajuda muito também na limpeza, com recirculação nas bombas de um lado para o outro.

Eu ia montar o resfriamento passando pela bomba, mas parei de evoluir o equipamento. Tenho feito no chiller de placas, por gravidade.

Tribloco é uma coisa de outro mundo!

IMG_20200808_174443.jpgIMG_20200808_174437.jpg
 

FabricioFLS

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Vlw mestre, muito obrigado pela explicação, estou indo pelo mesmo caminho de equipamento, falta apena mais uma bomba, minha dúvida também ficou em relação a ligação da bomba para resfriamento, farei por gravidade também, hoje a utilizo, mas é aquele desengata aqui e engata ali.
 
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