Novo membro. Precisando de ajuda com o BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 24, 2019
Messages
17
Reaction score
4
Location
Bauru - SP
Fala, galera. Tenho 22 anos e estou entrando pro mundo das cervejas artesanais. Vou começar a fazer a minha própria produção em breve e gostaria de ter mais contato com a comunidade, já que na minha cidade não conheço muita gente pra trocar experiências (sou de Bauru-SP).

Já tenho em mente que vou seguir pelo método do BIAB, por ser mais conveniente pra mim no momento. Porém tenho inúmeras dúvidas:

-Como ajustar uma receita pensada para o método de 3 panela para o BIAB?
-Quantos litros de água inicial preciso pra começar uma brassagem para 20L? Se for fazer lavagem, quantos litros usar?
-Quanto usar de malte/litro Para 20L?
-Por conta da eficiência ser mais baixa no BIAB, devo fazer infusão simples? Ou fazer a lavagem irá ajudar no resultado final?
 
Fala, galera. Tenho 22 anos e estou entrando pro mundo das cervejas artesanais. Vou começar a fazer a minha própria produção em breve e gostaria de ter mais contato com a comunidade, já que na minha cidade não conheço muita gente pra trocar experiências (sou de Bauru-SP).

Já tenho em mente que vou seguir pelo método do BIAB, por ser mais conveniente pra mim no momento. Porém tenho inúmeras dúvidas:

-Como ajustar uma receita pensada para o método de 3 panela para o BIAB?
-Quantos litros de água inicial preciso pra começar uma brassagem para 20L? Se for fazer lavagem, quantos litros usar?
-Quanto usar de malte/litro Para 20L?
-Por conta da eficiência ser mais baixa no BIAB, devo fazer infusão simples? Ou fazer a lavagem irá ajudar no resultado final?
 
Estou terminando o Painel para o Sistema BIAB - particularmente uso 3 patamares de controle de temperatura 50ºC/62ºC/78ºC veja talves tenha algo que possa lhe ajudar nos videos

 
Cara, assim como você sou iniciante nesse mundo cervejeiro, então tenha isso em conta no comentário e que isso nada mais é do que minha humilde opinião.

Eu acho que pras primeiras brassagens vale a pena vc simplesmente meter a cara e fazer. olha, não to dizendo que é pra fazer de qualquer jeito, mas sim pra tentar simplificar e tentar na prática.

Exemplos do que eu fiz nesse sentido pra começar a me aventurar:
- Em vez de adaptar uma receita de 3 panelas pra BIAB, usei uma receita pronta pensada pro método
- De modo geral, segui a receita, quando vi que o volume tava um pouco abaixo, completei com água quente
- Sempre fiz lavagem não pela eficiência, simplesmente pq a panela que tenho não cabe tudo de uma vez (volume total de água + malte)

Não critico quem é super detalhista e trata a produção quase que como um método científico, foca na eficiência e tal, mas acho que pras primeiras vale a pena ir pra cima e ver no que dá, "registrar" tudo e melhorar na próxima.

Boas brejas!
 
Cara, assim como você sou iniciante nesse mundo cervejeiro, então tenha isso em conta no comentário e que isso nada mais é do que minha humilde opinião.

Eu acho que pras primeiras brassagens vale a pena vc simplesmente meter a cara e fazer. olha, não to dizendo que é pra fazer de qualquer jeito, mas sim pra tentar simplificar e tentar na prática.

Exemplos do que eu fiz nesse sentido pra começar a me aventurar:
- Em vez de adaptar uma receita de 3 panelas pra BIAB, usei uma receita pronta pensada pro método
- De modo geral, segui a receita, quando vi que o volume tava um pouco abaixo, completei com água quente
- Sempre fiz lavagem não pela eficiência, simplesmente pq a panela que tenho não cabe tudo de uma vez (volume total de água + malte)

Não critico quem é super detalhista e trata a produção quase que como um método científico, foca na eficiência e tal, mas acho que pras primeiras vale a pena ir pra cima e ver no que dá, "registrar" tudo e melhorar na próxima.

Boas brejas!
 
Concordo! realmente anotar tudo tudo de um processo acaba neutralizando o excencial que é fazer cerveja! eu mesmo cada brassagem era um desafio, com o tempo vc acaba pegando pratica
 
cara baixa o beersmith versao trial
La ele escalona suas receitas para qualquer tecnica que quiser usar e faz as adaptacoes automaticas
Biab - all grain
Ele te mostra todos os volumes e temperatura e o que esperar das sg durante as receitas
Pra mim beersmith é a coisa que mais ajuda na producao de cerveja
Mais ate do que qualquer panela automatica
 
Biab nao se faz lavagem
Voce joga a agua total la e depois espreme o saco (cuidado com queimaduras)
O intuito do biab é ser mais rapido e simples se voce for lavar graos nao é biab, sao 3 panelas com filtro tecido
 
Usei BIAB nas minhas 5 primeiras brassagens. Eram brassagens de 20 litros, usava até 5kg de malte... Utilizava uma roldana e corda acima da panela para levantar o saco de malte. Fazia sem sparge. Abraço e boa brassagem!
 
Biab nao se faz lavagem
Voce joga a agua total la e depois espreme o saco (cuidado com queimaduras)
O intuito do biab é ser mais rapido e simples se voce for lavar graos nao é biab, sao 3 panelas com filtro tecido
Eu faço BIAB, levas de 60 litros e lavo o bagaço, só esse lance de espremer o saco eu não consegui.
 
Eu faço BIAB de 20 litros. Minha panela é pequena. Esquento água a 77o numa outra panela separada e faço a lavagem até atingir o volume.
 
Eu faço BIAB, levas de 60 litros e lavo o bagaço, só esse lance de espremer o saco eu não consegui.
O qur eu quis dizer é que do jeito que foi concebido, nao se faz lavagem e se espreme ou deixa o saco pendurado com uma polia até parar de gotejar e ponto.

Mas na realidade as pessoas fazem inumeras variacoes dos metodos, o importante é sair cerveja
 
O qur eu quis dizer é que do jeito que foi concebido, nao se faz lavagem e se espreme ou deixa o saco pendurado com uma polia até parar de gotejar e ponto.

Mas na realidade as pessoas fazem inumeras variacoes dos metodos, o importante é sair cerveja
Na verdade levanto o saco, baixo em uma peneira que fica na boca da panela e por gravidade, lavo o bagaço acertando o volume, olha que mesmo lavando, sei que há muita perda de açúcar. Mas insisto não vou espremer o saco.
 
Back
Top