• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Nibs de cacau em uma Imperial Stout

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

GuilhermeAlmeida

Active Member
Afiliado
9/1/19
Olá Pessoal, tudo bem?

Estou com uma Imperial Stout em fermentação, e gostaria de adicionar nibs de cacau na maturação.
Qual seria a melhor forma de fazer a adição?

Sei que a quantidade de dias do item na maturação vai do gosto, mas para quem já fez, qual seria a sugestão?

Vou adicionar chips de carvalho francês na maturação, que já está repousado no whisky, devo fazer o mesmo com o nibs?

Ao pesquisar um pouco aqui no fórum, vi que muitas pessoas utilizam cacau em pó, mas isto é um problema, devido a gordura presente nesse adjunto. Com o nibs de cacau, isto também pode ocorrer, mas gostaria de ter um feedback de quem já fez, e como ficou o resultado final.

Obrigado desde já.

GuilhermeAlmeida

Active Member
Afiliado
9/1/19
Opa, é claro.

O método foi o BIAB, levando em consideração uma eficiência de 65%.

Fermentáveis

5,3 kg - Pale Ale (56,7%)
1,3 kg - Munich Light (13,9 %)
700 g - Chocolate Malt (7,5%)
500 g - CaraMunich 1 (5,3%)
450g - Crystal 150 (4,8%)
300 g - Malte Black (3,2%)
800 g - Aveia em Flocos (8,6%)

Lúpulos
28 g Hallertau Magum (60 min)
12 g East Kent goldings (0 min)
12 g Fuggles (0 min)

Fermento
S-04

OG Estimado: 1072
FG Estimado: 1018

Cor SRM: 46,8
IBU: 40
ABV: 7,3%

Caio Fukuzaki

Member
Afiliado
9/5/18
Olá Pessoal, tudo bem?

Estou com uma Imperial Stout em fermentação, e gostaria de adicionar nibs de cacau na maturação.

Sei que a quantidade de dias do item na maturação vai do gosto, mas para quem já fez, qual seria a sugestão?

Vou adicionar chips de carvalho francês na maturação, que já está repousado no whisky, devo fazer o mesmo com o nibs?

Ao pesquisar um pouco aqui no fórum, vi que muitas pessoas utilizam cacau em pó, mas isto é um problema, devido a gordura presente nesse adjunto. Com o nibs de cacau, isto também pode ocorrer, mas gostaria de ter um feedback de quem já fez, e como ficou o resultado final.

Obrigado desde já.
Fiz uma RIS e usei 150g de nibs de cacau para 15L de cerveja.
Coloquei nos últimos 7 dias do cold crash antes do envase.

Ficou com um sabor suave, porém gostoso.

GuilhermeAlmeida

Active Member
Afiliado
9/1/19
Então, adicionei o nibs de cacau nos últimos 7 dias do cold crash também, além dos chips de carvalho, que ficaram cerca de 4 dias em contato coma cerveja.

Após o cold, fiz o envase, e duas semanas depois, abri uma garrafa. O sabor e aroma do nibs está bem sutil, mas não está roubando a cena (como esperado).

Os chips deram um sabor espetacular, dando aquela sensação de envelhecimento em um barril de madeira. Tomei o primeiro gole com uma temperatura de aproximadamente 7°, e conforme a temperatura subia, era possível sentir os sabores e os aromas do amadeirado e do cacau, além de outros aromas que vieram de brinde (como um leve aroma e sabor de baunilha).
Na minha percepção, a receita ficou espetacular, ficou com um belo corpo, retenção de espuma e muito bem equilibrada (amargor, teor alcoólico, aroma e sabor).
Gosto muito de tomar vinhos, e esta cerveja, nos últimos goles, me fez lembrar um vinho que gosto muito, envelhecido no carvalho com adição de baunilha e tabaco (talvez na próxima brassagem eu tente replicar isto em uma cerveja).

Trops

Active Member
Afiliado
26/11/19
Então, adicionei o nibs de cacau nos últimos 7 dias do cold crash também, além dos chips de carvalho, que ficaram cerca de 4 dias em contato coma cerveja.

Após o cold, fiz o envase, e duas semanas depois, abri uma garrafa. O sabor e aroma do nibs está bem sutil, mas não está roubando a cena (como esperado).

Os chips deram um sabor espetacular, dando aquela sensação de envelhecimento em um barril de madeira. Tomei o primeiro gole com uma temperatura de aproximadamente 7°, e conforme a temperatura subia, era possível sentir os sabores e os aromas do amadeirado e do cacau, além de outros aromas que vieram de brinde (como um leve aroma e sabor de baunilha).
Na minha percepção, a receita ficou espetacular, ficou com um belo corpo, retenção de espuma e muito bem equilibrada (amargor, teor alcoólico, aroma e sabor).
Gosto muito de tomar vinhos, e esta cerveja, nos últimos goles, me fez lembrar um vinho que gosto muito, envelhecido no carvalho com adição de baunilha e tabaco (talvez na próxima brassagem eu tente replicar isto em uma cerveja).
interessante, ql foi a receita?

GuilhermeAlmeida

Active Member
Afiliado
9/1/19

Fermentáveis

Lúpulos
12 g Fuggles (0 min)

Fermento
S-04

Chips de carvalho francês, repousado no whisky, Cold Crash por 4 dias.
Nibs de cacau, adicionado a 7 dias para o final do cold crash.

Barão Barone

Active Member
Afiliado
24/8/19
Olá Pessoal, tudo bem?

Obrigado desde já.
Eu faço assim : Nibs de cacau a dosagem é de 10 gr/ Lt ...aí vai do seu gosto ....aumentar ou diminuir ....deixe por 48 hs na WODKA (extrai melhor o aroma , pois não tem cheiro )....acrescente apos o cold crash....pode usar também 10 gr/Lt de café arábica , em extração a FRIO , que conserva melhor o gosto de café ....deixe por 24 hs na água ...1 xc de café / 5 xc de água ...acrescente junto com os nibs ....após o cold ...deixe descansar 1 semana e engarrafe

Richard Paiva

New Member
Afiliado
19/6/19

Fermentáveis

Lúpulos
12 g Fuggles (0 min)

Fermento
S-04

Chips de carvalho francês, repousado no whisky, Cold Crash por 4 dias.
Nibs de cacau, adicionado a 7 dias para o final do cold crash.
Essa receita é para quantos litros ?

Latest posts

Group Builder