New England IPA - Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Bem, pessoal. Boa tarde a todos vocês!

Já estou pra mais da minha décima brassagem e sigo evoluindo e aprendendo cada vez mais com vocês e compartilhando meu escasso conhecimento com vocês.

Com isso, gostaria da ajuda de vocês para me ajudar a elaborar uma receita do novo estilo da moda 'New England IPA'.

Estou pesquisando há umas 03 semanas e tenho achado algumas informações meio desencontradas...por isso resolvi abrir este tópico.

Aguardo a ajuda e contribuição de vocês!

Já vi utilizarem malte 02 fileiras, pale ale, vienna, aveia e muitos outros...
Quanto aos lúpulos, já vi utilizarem citra, azacca e qualquer lúpulo com perfil frutado/cítrico...volta e meia utilizando um lúpulo para amargor ou nenhum e pegando pesado nas adições tardias com também um pesado DH...
Já a levedura é o que mais me preocupa...não consegui pensar em nenhuma que esteja de acordo com o que espera-se para o estilo...

Enfim, me ajudem! :)
 
Cara, é bem difícil achar informação consistente sobre as New England IPAs porque realmente não é um estilo próprio ainda e tem muita informação "desencontrada" por aí.

O que se sabe desse "estilo"? São três pontos principais:

-Cerveja turva
-Lúpulos "tropicais"em sua maioria
- Baixo amargor (se comparado com IPAs tradicionais)

O primeiro ponto é o que causa a maior divergência: qual a causa da turbidez?
Algumas pessoas dizem que é o fermento em suspensão, que a cepa utilizada é de baixa floculação e a tendência é que fique mais em suspensão. Para mim não funciona, são raras as cepas que eu acho que combinam quando ficam em quantidades grandes em suspensão. Outras pessoas dizem que são os lúpulos do DH. Para mim também não funciona pois lúpulo em suspensão tem um amargor ruim, adstringente. A terceira teoria (e que na verdade ne sei se é a certa, pois pode ser que a turbidez seja uma combinação das 3) é dos adjuntos como aveia, trigo e centeio, o que para mim faz muito sentido, principalmente a aveia que dá a sensação de cremosidade que muitos relatam nas NE IPAs.

Sobre os lúpulos não tem muito segredo, a recomendação são lúpulos com características tropicais como"Azzaca, Motueka, El Dorado, Citra, Hull Mellon, etc.

Eu tive a oportunidade de tomar uma "NE IPA"duas semanas atrás em uma viagem que fiz a trabalho. Os lúpulos eram Citra, Mosaic e Galaxy. Muito turva, mas sem aquele gosto de fermento em suspensão, aposto em aveia e trigo.

Pretendo brassar uma em breve e faria o seguinte:

-80% base Pilsen
- 5% Crystal para ajustar a cor
- 15% entre aveia e trigo

Deixaria ela entre 50-55 IBUs (60 no máximo) e fazendo praticamente adições tardias (no máximo 10 minutos, mas concentrando a grande maioria no flameout) e se preciso faria uma pequena adicao no FWH para chegar no IBU.

Faria uma mosturação "coringa" de 60 minutos aos 67 graus e usaria um fermento inglês, tipo S-04, fermentando a 18-19 graus.
 
tomei uma muito boa há umas 2 semanas, e conversando com o cervejeiro, ele disse que o segredo mesmo está na correção da água utilizada. Também utilizou aveia.
Ele não me falou em quantidades, proporções e perfil final da água. Segundo ele, ele releu o "Water" e criou o perfil de água de acordo com o que ele queria para dar aquela sensação mais cremosa na boca, bem como, para ajudar na geração da turbidez, que segundo ele, não é de fermento.

Segundo ele, os primeiros lotes da cerveja ainda são com leveduras americanas tradicionais, mas já estão viabilizando a vinda dos EUA de uma levedura mais específica para o estilo.
 
Olá pessoal,
Não tinha conhecimento desse sub estilo de IPA. Achei muito legal, mas vi algo semelhante com as IPAs que faço.
Falaram da turbidez e tal...as que faço ficam turvas, bem fechadas, mesmo maturando por um bom período a 1ºC.
Uso sempre malte de trigo (+/- 10%) e como base o pale ale. (Levedura US-05)
Acredito que essa combinação resulte em uma boa turbidez.
 
Após a ajuda de vocês e de uma leitura complementar, cheguei na seguinte receita:

HOME BREW RECIPE:
Title: Imperial NE Fake IPA
Author: Rodfon

Brew Method: All Grain
Style Name: Double IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.060
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.078
Final Gravity: 1.015
ABV (standard): 8.17%
IBU (tinseth): 91.39
SRM (morey): 4.81

FERMENTABLES:
8 kg - American - Pale 2-Row (82.1%)
1 kg - Belgian - Wheat (10.3%)
0.75 kg - Flaked Oats (7.7%)

HOPS:
50 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: First Wort, IBU: 30.47
15 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Boil for 10 min, IBU: 6.61
15 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Boil for 10 min, IBU: 6.86
15 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Boil for 10 min, IBU: 6.48
20 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Boil for 5 min, IBU: 4.85
20 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Boil for 5 min, IBU: 5.03
20 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Boil for 5 min, IBU: 4.75
15 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 8.72
15 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 9.06
15 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 8.56
25 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Dry Hop for 4 days
25 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Dry Hop for 4 days
25 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Dry Hop for 4 days
25 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Dry Hop for 2 days
25 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Dry Hop for 2 days
25 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Dry Hop for 2 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 55 C, Time: 10 min
2) Infusion, Temp: 68 C, Time: 60 min
3) Sparge, Temp: 78 C
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 17 C


Minha principal dúvida diz respeito a temperatura de mostura. Acho que seria válido utilizar uma rampa a 55C para quebrar as proteínas grandes da aveia e trigo em proteínas menores e mais benéficas à espuma da cerveja. Tenho uma preocupação extra com isso pq sei que a utilização de aveia dificulta a formação/estabilidade da espuma. O quê acham? Faz sentido?
 
@rodfon se me permitir, gostaria de chamar a atençao para um item na sua receita: drinkability.

Uma IIPA de 8.1% ABV com aveia pode ser que fique difícil de tomar mais de um copo, especialmente com o verão batendo na porta.

Acho que o mais interessante seria você baixar a OG (1060-65) e IBUs (50-60) e fazer uma NE IPA ou cortar a aveia e adicionar açucar e fazer uma IIPA bem seca.

Sobre as rampas, o trigo que você vai utilizar é malteado? Se sim eu particularmente não faria rampa, se for trigo normal aí sim, tendo quase 20% de cereais não malteados eu faria uma pequena rampa nos 55C de aproximadamente 15 minutos.
 
@rodfon se me permitir, gostaria de chamar a atençao para um item na sua receita: drinkability.

Uma IIPA de 8.1% ABV com aveia pode ser que fique difícil de tomar mais de um copo, especialmente com o verão batendo na porta.

Acho que o mais interessante seria você baixar a OG (1060-65) e IBUs (50-60) e fazer uma NE IPA ou cortar a aveia e adicionar açucar e fazer uma IIPA bem seca.

Sobre as rampas, o trigo que você vai utilizar é malteado? Se sim eu particularmente não faria rampa, se for trigo normal aí sim, tendo quase 20% de cereais não malteados eu faria uma pequena rampa nos 55C de aproximadamente 15 minutos.

Obrigado pela ajuda, @lpera ! Concordo contigo, prefiro cervejas com maior drinkability mesmo...fiz o que você comentou mesmo! Irei brassar daqui a 02 meses, mas já quero planejar a compra dos insumos!

As alterações que fiz a deixaram assim:

HOME BREW RECIPE:
Title: Imperial NE Fake IPA
Author: Rodfon

Brew Method: All Grain
Style Name: Double IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.046
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.060
Final Gravity: 1.012
ABV (standard): 6.29%
IBU (tinseth): 58.12
SRM (morey): 4.02

FERMENTABLES:
6 kg - American - Pale 2-Row (80%)
1 kg - Belgian - Wheat (13.3%)
0.5 kg - Flaked Oats (6.7%)

HOPS:
25 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: First Wort, IBU: 17.23
10 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.98
10 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Boil for 10 min, IBU: 5.17
10 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.89
10 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.74
10 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.85
10 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.69
10 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 5.82
10 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 6.04
10 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 5.7
10 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - El Dorado, Type: Pellet, AA: 15.7, Use: Dry Hop for 2 days
10 g - Jarrylo, Type: Pellet, AA: 16.3, Use: Dry Hop for 2 days
10 g - Pekko, Type: Pellet, AA: 15.4, Use: Dry Hop for 2 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 68 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 78 C
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 17 C
 
Olá pessoal, só hoje vi esse tópico, e gostaria de acrescentar algumas coisas pois nos últimos meses andei lendo bastante a respeito.

Grande parte do que eu li bate com o que o Ipera falou, porém ainda tem uma quarta teoria que ele não citou que é relativo a altos níveis de Cl no perfil da água o que daria um amargor mais macio e também influenciaria na turbidez. E claro, seguindo a mesma linha de raciocínio do Ipera, a turbidez pode ser uma combinação das 4 coisas.

Cheguei a ver algumas receitas de NEIPA e em nenhuma delas vi ninguém usando S-04. O recomendado mesmo é a Conan, mas vi muita receita com US-05. Infelizmente não tomei nenhuma NE americana ainda, apenas as imitações brasileiras como a overdrive e as dogmas rizoma, citra lover, azaca lover e mosaic lover. E isso da US-05 parece fazer sentido, pois no aroma não há nada de ésteres frutados que a s-04 poderia trazer, apenas muito, MUITO aroma de maracujá.

Em relação ao trigo li em alguma receitas a indicação de usar farinha de trigo, aquelas de fazer bolo mesmo.

Mas por fim, ainda não testei. Estou aguardando as pessoas chegarem a um maior entendimento a respeito dessas receitas, pois como rodfon mesmo falou estas informações ainda estão muito desencontradas.
 
Olá pessoal, só hoje vi esse tópico, e gostaria de acrescentar algumas coisas pois nos últimos meses andei lendo bastante a respeito.

Grande parte do que eu li bate com o que o Ipera falou, porém ainda tem uma quarta teoria que ele não citou que é relativo a altos níveis de Cl no perfil da água o que daria um amargor mais macio e também influenciaria na turbidez. E claro, seguindo a mesma linha de raciocínio do Ipera, a turbidez pode ser uma combinação das 4 coisas.

Cheguei a ver algumas receitas de NEIPA e em nenhuma delas vi ninguém usando S-04. O recomendado mesmo é a Conan, mas vi muita receita com US-05. Infelizmente não tomei nenhuma NE americana ainda, apenas as imitações brasileiras como a overdrive e as dogmas rizoma, citra lover, azaca lover e mosaic lover. E isso da US-05 parece fazer sentido, pois no aroma não há nada de ésteres frutados que a s-04 poderia trazer, apenas muito, MUITO aroma de maracujá.

Em relação ao trigo li em alguma receitas a indicação de usar farinha de trigo, aquelas de fazer bolo mesmo.

Mas por fim, ainda não testei. Estou aguardando as pessoas chegarem a um maior entendimento a respeito dessas receitas, pois como rodfon mesmo falou estas informações ainda estão muito desencontradas.

Bem, esse estilo furou a fila! Irei brassar neste fim de semana...tomei o lançamento da 3 Monkeys com a 02 Cabeças...uma new england ipa single hop de azacca que ficou, na minha humilde opinião, espetacular...e resolvi tentar fazer algo parecido! Pode deixar que irei atualizar este tópico! Quanto às características que podem influenciar e melhorar a aderência ao estilo, comprei os livros Hops, Yeast, Water e Malt para conseguir replicar o quê desejo na cerveja!

Enfim, Irei atualizar este tópico! Podem deixar! :mug::mug:
 
Hoje mesmo eu tomei uma Citra Lover. Pensei em tirar 80ml pra medir a FG no densímetro mas fiquei com dó de desperdiçar :) . Alguém aí que tem refratômetro podia medir.
 
Bem, mudei os lúpulos da receita e achei um link interessante de 02 cervejarias com algumas técnicas...por exemplo, não utilizar gelatina para clarificar, utilizar um pouco de farinha de trigo no final da fervura, fazer Dry Hopping no final da primária...ainda vou avaliar quanto ao DH, mas o resto irei fazer!

Segue abaixo o link:

http://beergraphs.com/bg/973-two-brewers-admit-their-methods-for-haze/

Segue abaixo a receita ajustada:

HOME BREW RECIPE:
Title: Imperial NE Fake IPA
Author: Rodfon

Brew Method: All Grain
Style Name: Double IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.046
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.060
Final Gravity: 1.012
ABV (standard): 6.29%
IBU (tinseth): 60.55
SRM (morey): 4.02

FERMENTABLES:
6 kg - American - Pale 2-Row (80%)
1 kg - Belgian - Wheat (13.3%)
0.5 kg - Flaked Oats (6.7%)

HOPS:
20 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: First Wort, IBU: 13.79
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 10 min, IBU: 3.49
10 g - Galaxy, Type: Pellet, AA: 14.25, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.52
10 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.76
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 5 min, IBU: 1.92
10 g - Galaxy, Type: Pellet, AA: 14.25, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.49
10 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.62
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 4.07
10 g - Galaxy, Type: Pellet, AA: 14.25, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 5.28
10 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Whirlpool for 0 min at 100 °C, IBU: 5.56
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - Galaxy, Type: Pellet, AA: 14.25, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 4 days
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Dry Hop for 2 days
10 g - Galaxy, Type: Pellet, AA: 14.25, Use: Dry Hop for 2 days
10 g - Azacca, Type: Pellet, AA: 15, Use: Dry Hop for 2 days
10 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: Boil for 15 min, IBU: 5.65
10 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.13
10 g - Chinook, Type: Pellet, AA: 13, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.27

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 68 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 78 C
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

OTHER INGREDIENTS:
100 g - Farinha de Trigo, Time: 10 min, Type: Spice, Use: Boil

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 81%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 17 C
 
Grande parte do que eu li bate com o que o Ipera falou, porém ainda tem uma quarta teoria que ele não citou que é relativo a altos níveis de Cl no perfil da água o que daria um amargor mais macio e também influenciaria na turbidez.

Bate com o que eu tinha falado. Adições de sais. Pelo que eu lembro, o cervejeiro que comentei tinha me falado em adição de cloreto de alguma coisa mesmo, mas como não tenho certeza, prefiro não propagar informações erradas. Pelo que ele falou, a adição destes sais também traz uma sensação aveludada na boca.
Acredito que a literatura básica sobre água (Palmer) possa tocar no assunto, mas acredito que no Water deve ter bastante informação.
 
Bate com o que eu tinha falado. Adições de sais. Pelo que eu lembro, o cervejeiro que comentei tinha me falado em adição de cloreto de alguma coisa mesmo, mas como não tenho certeza, prefiro não propagar informações erradas. Pelo que ele falou, a adição destes sais também traz uma sensação aveludada na boca.
Acredito que a literatura básica sobre água (Palmer) possa tocar no assunto, mas acredito que no Water deve ter bastante informação.

Sim, você tinha citado isso sem dizer que era Cloreto. O que você vai usar pra isso é o Cloreto de cálcio e o Cloreto de Sódio. Mas acho que o melhor a se fazer é estipular um fator SO4/CL e calcular as adições usando o BeerSmith novo ou o EZWater. O livro Water é muito bom e deve mesmo ser lido, mas no final das contas você vai acabar usando as calculadoras de todo jeito.
 
Hoje mesmo eu tomei uma Citra Lover. Pensei em tirar 80ml pra medir a FG no densímetro mas fiquei com dó de desperdiçar :) . Alguém aí que tem refratômetro podia medir.

Tá, legal. Mas medir a FG com qual objetivo?
 
Caindo no tópico aqui, vou falar algumas coisas que notei nas minhas pesquisas pra minha brassagem também...
Eu acredito que o IBU das NEDIPA tem que ser bem alto, coisa de 70 pra cima, porém esse amargor nao pode ter o harsh.
As adições geralmente são sempre a partir dos 20min finais.
A quantidade de lúpulo usado geralmente fica em torno de 20g/L(!!).
O fermento não é Inglês nem o American Ale, é alguma cepa modificada(o tal Conan).
Não se usa maltes caramelados.
OG alta, mas que deixe a cerveja seca(usando açúcar)
Uma duvida que eu fiquei foi ver que alguns usam farinha de trigo. O que será que isso trás na cerveja? Só turbidez?

To bolando uma receita pra brassar também, mas ainda estamos um pouco "carentes" de informações sobre essa nova variante do estilo.
 
Para fazermos com a mesma FG ou bem próximo.

Além da turbidez mouthfeel mais suave.

Certo, mas é que não faz muito sentido basear-se na FG para elaborar uma receita, se não temos a OG...

Uma cerveja com OG de 1.040 e outra com OG de 1.080 podem ter a mesma FG...

Avaliar a cerveja sem conhecer esse parâmetros...só no paladas mesmo...

Uma cerveja pode ter FG baixa e mesmo assim ser encorpada...
 
Tá, legal. Mas medir a FG com qual objetivo?

Até pq provavelmente a farinha deve/pode alterar a densidade e não ser fermentável, oq acontece quando se adiciona, por exemplo, lactose...
 
Caindo no tópico aqui, vou falar algumas coisas que notei nas minhas pesquisas pra minha brassagem também...
Eu acredito que o IBU das NEDIPA tem que ser bem alto, coisa de 70 pra cima, porém esse amargor nao pode ter o harsh.
As adições geralmente são sempre a partir dos 20min finais.
A quantidade de lúpulo usado geralmente fica em torno de 20g/L(!!).
O fermento não é Inglês nem o American Ale, é alguma cepa modificada(o tal Conan).
Não se usa maltes caramelados.
OG alta, mas que deixe a cerveja seca(usando açúcar)
Uma duvida que eu fiquei foi ver que alguns usam farinha de trigo. O que será que isso trás na cerveja? Só turbidez?

To bolando uma receita pra brassar também, mas ainda estamos um pouco "carentes" de informações sobre essa nova variante do estilo.

Só lembrar que não vou fazer uma Double IPA, vou fazer uma NE IPA mesmo! Comprei o Water (vai chegar segunda) e só irei corrigir os sais quando realmente souber o que estiver fazendo! Quanto ao fermento, não achei nenhum que se assemelha ao famoso Conan, Vermont Ale ou London Ale III...logo, irei fazer com oq temos nacionalmente mesmo! :rockin: :ban:
 
Só lembrar que não vou fazer uma Double IPA, vou fazer uma NE IPA mesmo! Comprei o Water (vai chegar segunda) e só irei corrigir os sais quando realmente souber o que estiver fazendo! Quanto ao fermento, não achei nenhum que se assemelha ao famoso Conan, Vermont Ale ou London Ale III...logo, irei fazer com oq temos nacionalmente mesmo! :rockin: :ban:

Eu usei esse fermento em uma ESB recentemente:

http://mangrovejacks.com/products/liberty-bell-ale-m36-yeast-10g

Realmente ele destaca o malte...

Gostei muito da limpidez dele.

Pode ser que você consiga um bom resultado com ele, apesar de ele destacar o Malte...
 
Certo, mas é que não faz muito sentido basear-se na FG para elaborar uma receita, se não temos a OG...

Uma cerveja com OG de 1.040 e outra com OG de 1.080 podem ter a mesma FG...

Avaliar a cerveja sem conhecer esse parâmetros...só no paladas mesmo...

Uma cerveja pode ter FG baixa e mesmo assim ser encorpada...

Se você sabe a FG e a graduação alcoólica você pode calcular a OG.
 
Se você sabe a FG e a graduação alcoólica você pode calcular a OG.

Admitindo que a taxa de converão de açúcares em alcool seja a padrão, né?! Nem sempre isso acontece...
 
Eu acredito que o IBU das NEDIPA tem que ser bem alto, coisa de 70 pra cima, porém esse amargor nao pode ter o harsh.

até onde sei é o contrário. Amargor mais baixo que as american's ipas tradicionais.

As adições geralmente são sempre a partir dos 20min finais.
A quantidade de lúpulo usado geralmente fica em torno de 20g/L(!!).

isso sim! é uma cerveja de amargor mais baixo mais com mais gosto de lúpulo.

Artigo interessante:
http://scottjanish.com/chasing-mouthfeel-softness/
 
Admitindo que a taxa de converão de açúcares em alcool seja a padrão, né?! Nem sempre isso acontece...

Não cara, se você tem o ABV você já sabe o quanto de açucares foi convertido. Juntando essa informação com a FG você pode chegar na OG. Não há nada de errado nisso. O real problema que vejo nisso é que na prática a cervejaria pode não colocar o ABV tão preciso no rótulo.
 
Pessoal, notícia boa para todos nós. Entrei em contato com o pessoal da Bio4 por e-mail pois tinha ouvido rumores de que teriam o fermento para NE IPA em breve. Em menos de 24 horas me responderam e me disseram que até o final desse mês terão a venda a levedura propagada da Conan. Se chamará Vermont Ale e a venda será em caráter sazonal. Fiquem atentos.
 
Pessoal, notícia boa para todos nós. Entrei em contato com o pessoal da Bio4 por e-mail pois tinha ouvido rumores de que teriam o fermento para NE IPA em breve. Em menos de 24 horas me responderam e me disseram que até o final desse mês terão a venda a levedura propagada da Conan. Se chamará Vermont Ale e a venda será em caráter sazonal. Fiquem atentos.

Já tinha saído isso na mídia que umas cervejarias que estão fazendo este estilo propagaram lá na Bio4!

Mas obrigado pelo aviso!
 
até onde sei é o contrário. Amargor mais baixo que as american's ipas tradicionais.

Cara, acho que não... Na verdade elas dão a sensação de ser mais baixo em função da suavidade e de não dar aquela "agarrada" na lingua no retrogosto...
Da uma olhada no IBU Heady Topper, que é a "mãe" do estilo no momento, 75IBU. A Rizoma, se não me engano são 80 IBU, a Overdrive são 85IBU.
 
Cara, acho que não... Na verdade elas dão a sensação de ser mais baixo em função da suavidade e de não dar aquela "agarrada" na lingua no retrogosto...
Da uma olhada no IBU Heady Topper, que é a "mãe" do estilo no momento, 75IBU. A Rizoma, se não me engano são 80 IBU, a Overdrive são 85IBU.

O bitterness ratio das IIPA fica por volta de 1 mesmo! Ou seja, pega a OG estimada e ela terá um IBU semelhante...já fiz meu starter ontem! E seja o que deus quiser!
 
Bem, pessoal, brassei ontem e estou só esperando o resultado agora! A farinha deixou realmente a cerveja mais turva! acredito que valeu a pena! Agora vamos ver!
 
Bem, pessoal, brassei ontem e estou só esperando o resultado agora! A farinha deixou realmente a cerveja mais turva! acredito que valeu a pena! Agora vamos ver!

Brassei algo parecido sábado. Não é uma NE exatamente porque só terá por volta de 6.5% e porque usei US-05, mas fiz adições de lúpulo apenas a partir de 15 minutos e não usei nada de malte caramelo/crystal.

Tentei usar a farinha no final da fervura, antes de adicionar qualquer lúpulo e a farinha empelotou toda, virou uma gelatina flutuando no mosto. Depois de tentar um tempo dissolver aquilo desisti e tire com uma peneira grande. Duvido que tenha dissolvido alguma quantidade considerável no mosto. Na próxima vez vou tentar colocar na mosturação. Como você fez?
 
Brassei algo parecido sábado. Não é uma NE exatamente porque só terá por volta de 6.5% e porque usei US-05, mas fiz adições de lúpulo apenas a partir de 15 minutos e não usei nada de malte caramelo/crystal.



Tentei usar a farinha no final da fervura, antes de adicionar qualquer lúpulo e a farinha empelotou toda, virou uma gelatina flutuando no mosto. Depois de tentar um tempo dissolver aquilo desisti e tire com uma peneira grande. Duvido que tenha dissolvido alguma quantidade considerável no mosto. Na próxima vez vou tentar colocar na mosturação. Como você fez?



Eu passei pela peneira de confeiteiro antes...ai empeletou só um pouquinho!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
duas coisas...
Se for pra adicionar farinha, não seria mais indicado adicionar na mosturação? Farinha é Amido, se não converter, vai ter amido não convertido na cerveja, o que é considerado defeito, independente do estilo. Só não sei se vai gerar a turbidez necessária, mas não corrigiria a falta de turbidez com uma fonte de amido não convertida... Teria que ver também sobre a gelatinização da farinha, pra não gerar aquela goma... como nunca fiz, nunca estudei sobre, mas acredito que farinha direto na fervura não seja legal...

Segundo, pra adicionar farinha ou amido de milho em qualquer líquido quente, é só fazer mesma coisa que se faz na culinária. Mistura-se inicialmente a farinha em água fria e mistura bem pra solubilizar. Depois, derrama-se esta mistura no líquido quente. É assim que se engrossa molho, por exemplo...
 
duas coisas...
Se for pra adicionar farinha, não seria mais indicado adicionar na mosturação? Farinha é Amido, se não converter, vai ter amido não convertido na cerveja, o que é considerado defeito, independente do estilo. Só não sei se vai gerar a turbidez necessária, mas não corrigiria a falta de turbidez com uma fonte de amido não convertida... Teria que ver também sobre a gelatinização da farinha, pra não gerar aquela goma... como nunca fiz, nunca estudei sobre, mas acredito que farinha direto na fervura não seja legal...

Segundo, pra adicionar farinha ou amido de milho em qualquer líquido quente, é só fazer mesma coisa que se faz na culinária. Mistura-se inicialmente a farinha em água fria e mistura bem pra solubilizar. Depois, derrama-se esta mistura no líquido quente. É assim que se engrossa molho, por exemplo...

Eu adicionei na fervura pq ja tinha visto esta receita de witbier no brew your own...mas faz sentido oq vc disse sim! só fiquei c medo de atrapalhar a clarificação...

https://byo.com/bock/item/1647-witbier-style-profile
 
Eu adicionei na fervura pq ja tinha visto esta receita de witbier no brew your own...mas faz sentido oq vc disse sim! só fiquei c medo de atrapalhar a clarificação...

https://byo.com/bock/item/1647-witbier-style-profile

Engraçado que nesse link falam pra colocar apenas 1 colher. Na receita que eu havia achado no reddit usava 150g/20L. Mas nessa receita do BYO eles deixam bem claro que essa farinha de trigo é pra deixar turvo mesmo, enquanto na NEIPA o objetivo seria mouthfeel e a turbidez seria só consequência.
 
Engraçado que nesse link falam pra colocar apenas 1 colher. Na receita que eu havia achado no reddit usava 150g/20L. Mas nessa receita do BYO eles deixam bem claro que essa farinha de trigo é pra deixar turvo mesmo, enquanto na NEIPA o objetivo seria mouthfeel e a turbidez seria só consequência.

Inclusive, essa receita é de uma witbier...

Sim, eu adicionei inclusive menos (120 gramas para 29 Litros)...mas foi só para mostrar que tem gente usando na fervura também! Agora, seria interessante comparar o resultado na fervura e na mostura!
 
pois é... que nem eu falei. EU nunca fiz, também não estudei sobre. Só acho estranho colocar amido na fervura. Talvez uma quantidade pequena...

Se eu fosse fazer, apostaria na adição de sais, aumentar a taxa de cloretos antes de ir pro esquema da farinha por causa da turbidez.
Talvez aveia ou trigo não maltado ou até farinha na mosturação pra dar essa sensação macia na boca.

Mas que nem eu disse, não estudei o estilo ou o que fazer, me baseio apenas na conversa com um cervejeiro que conheço e respeito bastante. Ele que me passou as questões de: adição de sais p/ turbidez, amargor mais baixo e apenas late hopping com os lúpulos aromáticos da "nova geração", utilização de aveia pro aveludado na boca, utilização de levedura específica, se possível. Se não, neutra americana...

Se eu fosse fazer, partiria disso como base para estudos e para primeira tentativa...
 
Concordo com voce no que diz respeito a adição de cloretos na água e de levedura específica...

bem,a OG estimada foi 1.060 e a que foi envasada foi 1.066...na segunda-feira à noite a densidade já estava em 1.036...

vamos aguardar para ver como vai ficar agora!
 
@rodfon

Cara, olha a coincidência...inventei de assinar a BYO (revista impressa) faz uns 3 meses atrás, tinha até esquecido, e ontem chegou a primeira em casa, e adivinha qual a matéria da capa? NE IPA!

Chegando em casa hoje vou ver se consigo tirar fotos da matéria e postar aqui.
 
@rodfon

Cara, olha a coincidência...inventei de assinar a BYO (revista impressa) faz uns 3 meses atrás, tinha até esquecido, e ontem chegou a primeira em casa, e adivinha qual a matéria da capa? NE IPA!

Chegando em casa hoje vou ver se consigo tirar fotos da matéria e postar aqui.

Estou aguardando! :ban: :mug:
 

Latest posts

Back
Top