• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

New England IPA - Sugestões

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

hopdevils

Well-Known Member
Afiliado
11/6/15
Fala aí galera. Tá bem legal essa discussão aqui. A pouco que to pesquisando tb sobre as NE IPA. Minha ultima IPA que fiz queria essa proposta de um amargor limpo,aromas e sabores bem frutado do lupulo e muito Dry Hopping no hopstand resfriado a 78º com whirpool por 20 min.

Para buscar o frutado dos lupulos e amargor limpo usei uma dose pequena no FWH e fui usando doses legais a partir dos 30'' e aumentando no 20'' 10'' 0'' e hopstand a 78º.

Ficou espetacular apesar de ibu70 ficou bem limpa o amargor, nada agressivo como um ibu70 de West Coast Ipa. Sabor ficou frutado espetacularmente de frutas amarelas (manga, maracujá, tangerina) e o aroma incrivel. usei os lupulos Zythos , Mosaic Cashmere e Centennial na fervura e hopstand e os lupulos Simcoe , Equinox, Azzaca e Enigma no Dry Hopping. Total de 200g no dry e 200g na fervura. Malte Pilsen (90%) Carapils (5%) e Maelanoidina (5%).
Legal!
Acho que um combo de lúpulos desses e nessas quantidades devem ter dado um bela ipa mesmo!

Na minha última eu usei 20% de malte de centeio,algo que já estava curioso para testar numa ipa.Achei legal o "spice" que ele adiciona
,embora de forma bem sútil.De resto foi pilsen,pale ale maris otter e carapils.
Os lúpulos foram amarillo,centennial e vic secret na média de 14g/l.
Também senti esse aroma e sabor pungentes de frutas amarelas e ... goiaba(algo que nunca tinha atingido!).Pelo que li a goiaba vem do combo amarillo-centennial.

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Bem, ontem tirei uma parte para medir a densidade e ela estava espetacular...infelizmente tive que passar pra fazer um cold crash rápido pq tinha muito lúpulo em suspensão...pras proximas levas, pretendo fazer um dip hopping ou até mesmo utilizar um hop bag para não ter que fazer essa etapa...

brunopires_vet

Well-Known Member
Afiliado
2/5/15
esse tipo de ipa não seria aquele que um camarada estava falando com o jamal lá no mondial de la biere que usa 20g de lupulo por litro de cerveja ?

O Leo Satt da Dogma disse que na Rizoma é mais de 20/l

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

brunopires_vet

Well-Known Member
Afiliado
2/5/15
esse tipo de ipa não seria aquele que um camarada estava falando com o jamal lá no mondial de la biere que usa 20g de lupulo por litro de cerveja ?

O Leo Satt da Dogma disse que na Rizoma é mais de 20/l

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FernandoAugusto

Well-Known Member
Afiliado
9/5/15
Acho que a questão nem é essa proporção de 20g/l mas sim as etapas de adição dos lúpulos. Entre os 30" e 10" confere muito sabor, quanto mais perto dos 30" mais sabor e do 10" mais aroma. Então se queres sabor frutado é fundamental usar nessas etapas e muito lúpulo, e ainda adiquirir todo ibu pretendido nessas etapas. E para muito aroma uma carga boa aos 0" e um o msm tanto ou mais num hopstand a 78° ( nessa temperatura não há volatização dos óleos essenciais). E por fim um generoso e bem feito dry hopping. No meu gosto acho o amargor bem mais limpo e equilibrado que aquelas pancadas de amargor das West Coast Ipas

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Eu já pensaria em vários outros mais frutados, como Jarrylo, Azzaca , Galaxy, El Dorado. Usaria esses lúpulos com alto AA e muito óleos essenciais acima de 2%. Que tem dupla função.
Mas para a adição FWH ou de 60min não faz muito sentido usar estes nobres. Deixe eles para o final.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Legal!
Acho que um combo de lúpulos desses e nessas quantidades devem ter dado um bela ipa mesmo!

Na minha última eu usei 20% de malte de centeio,algo que já estava curioso para testar numa ipa.Achei legal o "spice" que ele adiciona
,embora de forma bem sútil.De resto foi pilsen,pale ale maris otter e carapils.
Os lúpulos foram amarillo,centennial e vic secret na média de 14g/l.
Também senti esse aroma e sabor pungentes de frutas amarelas e ... goiaba(algo que nunca tinha atingido!).Pelo que li a goiaba vem do combo amarillo-centennial.
@hopdevils

Estou justamente atrás desta "goiaba" em uma IPA!

Poderia dar uma dica de como usou a combinação Centennial + Amarillo?

Foi meio a meio?

Adições tardias e também dry hoping?

Obrigado!

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
O Haze até que ficou parecido... Mas creio que foi por conta do Malte de trigo mesmo e da carga de lúpulo(que nem foi tão alta assim).
Fiquei com receio de colocar a farinha de trigo na fervura pois não tinha ideia da quantidade. Vamos ver o resultado.

Attachments

FernandoAugusto

Well-Known Member
Afiliado
9/5/15
O Haze até que ficou parecido... Mas creio que foi por conta do Malte de trigo mesmo e da carga de lúpulo(que nem foi tão alta assim).
Fiquei com receio de colocar a farinha de trigo na fervura pois não tinha ideia da quantidade. Vamos ver o resultado.
Pelo que pesquisei o haze é mais por conta da química da água do que por lúpulo ou farinha de trigo. Se fosse haze por lúpulo com ctz daria aquele grass e adstringência com o tempo. Fazem um ajuste de cloretos que com essa química dificulta a floculação das leveduras

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
A minha ficou assim...acredito que ficou aderente ao estilo...agora é só envasar, carbonatar e avaliar depois...

Attachments

hopdevils

Well-Known Member
Afiliado
11/6/15
@hopdevils

Estou justamente atrás desta "goiaba" em uma IPA!

Poderia dar uma dica de como usou a combinação Centennial + Amarillo?

Foi meio a meio?

Adições tardias e também dry hoping?

Obrigado!
Vou te mostrar minha lupulagem inteira,porque creio que fique mais simples de explicar.

Para 20L:

-20g de cada Centennial,Amarillo(15min)
-30g de cada Centennial,Vic Secrects (0min;Hop Stand 20min)
-30g(x3) de cada Amarillo,Centennial,Vic Secrets Dry Hopping1(5 dias)
-30g(x3) de cada Amarillo,Centennial,Vic Secrets Dry Hopping2(7 dias)

Eu teria usado uma quantidade de Amarillo no flame out (0min) se eu eu tivesse mais em mãos.O late hopping também não foi tão agressivo porque eu queria uma ipa beirando 40 ibu.

Acho que o aroma e sabor de goiaba veio mesmo do combo amarillo-centennial,porque o vic secrets para mim dá um maracujá leve,abacaxi,algo resinoso e talvez pinho.

Se você tá procurando "goiaba" em uma ipa te recomendo fazer a combinação.

Abraço.

rtosati

Well-Known Member
Afiliado
7/3/16
Nao vi se ja foi postado aqui, mas tem esse video do Jamal

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=izOl3v2sI94[/ame]

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Pelo que pesquisei o haze é mais por conta da química da água do que por lúpulo ou farinha de trigo. Se fosse haze por lúpulo com ctz daria aquele grass e adstringência com o tempo. Fazem um ajuste de cloretos que com essa química dificulta a floculação das leveduras
Estou até planejando fazer outra só no ano que vem agora...vou fazer a modificação da água com cloretos e, quem sabe, até lá, já exista a tal levedura conan!

paulopinho

Well-Known Member
Afiliado
2/4/15
sulfato calcio: (gypsum) diminui o ph da agua e melhora o aroma do lúpulo e diminui seu amargor

sulfato de magnesio: abaixa o ph e pode ser usado para melhorar o aroma do lúpulo

cloreto de calcio : aumenta a doçura do malte principalmente se combinado com sódio
ps: (((( não queremos isso nesta cerveja ))))

fonte: how to brew - John Palmer

FernandoAugusto

Well-Known Member
Afiliado
9/5/15
sulfato calcio: (gypsum) diminui o ph da agua e melhora o aroma do lúpulo e diminui seu amargor

sulfato de magnesio: abaixa o ph e pode ser usado para melhorar o aroma do lúpulo

cloreto de calcio : aumenta a doçura do malte principalmente se combinado com sódio
ps: (((( não queremos isso nesta cerveja ))))

fonte: how to brew - John Palmer
Pois é temos que estudar muito a respeito ainda. Mas pode ser exatamente por isso, que se quer o cloreto na cerveja, com isso , ao potencializar o dulçor do malte, deve dar esse aspecto do amargor mais limpo e esse perfil mineral deve deixar a água mais cremosa e alto corpo, dificultando assim a floculação do levedo.

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Pois é temos que estudar muito a respeito ainda. Mas pode ser exatamente por isso, que se quer o cloreto na cerveja, com isso , ao potencializar o dulçor do malte, deve dar esse aspecto do amargor mais limpo e esse perfil mineral deve deixar a água mais cremosa e alto corpo, dificultando assim a floculação do levedo.
Quando ele disse (((nao queremos isso neste tipo de cerveja))), eu pensei exatamente que nem vc...às vezes é isso que buscamos...até pq na página que já citaram neste tópico indica que isso é utilizado...

http://scottjanish.com/chasing-mouthfeel-softness/