• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

New England IPA - Sugestões

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Mensagens
688
Artigo interessante e bem diferente do usual! Geralmente, tenho lido o pessoal usado FWH e late hop additions...agora isso é muito novo pra mim! Fazer FWH e ir pro whirlpool é muito quebra de paradigma para mim! Ahhahahhaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
Artigo interessante e bem diferente do usual! Geralmente, tenho lido o pessoal usado FWH e late hop additions...agora isso é muito novo pra mim! Fazer FWH e ir pro whirlpool é muito quebra de paradigma para mim! Ahhahahhaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tem algum sentido baseado na ideia de privilegiar aroma e sabor em detrimento do amargor.
O que deve complicar mesmo e calcular as qualidades de lúpulo x tempo de resfriamento/infusão

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
até onde sei é o contrário. Amargor mais baixo que as american's ipas tradicionais.



isso sim! é uma cerveja de amargor mais baixo mais com mais gosto de lúpulo.

Artigo interessante:
http://scottjanish.com/chasing-mouthfeel-softness/
Seguindo o que falam os artigos que li, falam em usar somente 1% dos lúpulos na fervura, ou seja, IBU lá em baixo. Apostaria na casa dos 20 a 30 IBU no máximo.

Elas se destacam pelo sabor e aroma, não pelo amargor.
 

Cupe79

Well-Known Member
Afiliado
12/6/15
Mensagens
147
Tem algum sentido baseado na ideia de privilegiar aroma e sabor em detrimento do amargor.
O que deve complicar mesmo e calcular as qualidades de lúpulo x tempo de resfriamento/infusão

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Cara, o Beersmith da um boa noção de calculo de IBU no Whirlpool/tempo..
 

paulopinho

Well-Known Member
Afiliado
2/4/15
Mensagens
466
esse tipo de ipa não seria aquele que um camarada estava falando com o jamal lá no mondial de la biere que usa 20g de lupulo por litro de cerveja ?
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
Também. Ele privilegia os lúpulos....

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

ALANALCANTARA

New Member
Afiliado
26/10/16
Mensagens
1
Galera, sou do Rio e como todos sabem aqui rolou o Modial de la bière.
No evento falou-se muito desse "novo estilo" de cerveja, de modo que 3 cervejarias nacionais estão produzindo a mesma, só nâo me lembro quais pq o evento é grande e eu estava semi-louco.
Então, duas coisas pra ajudar quem quer fazer:

1 - Ela precisa ter lúpulo na proporção de 22g/l de cerveja em adições tardias. Isso é fato. Devido à essa quantidade, msm em adições tardias, a cerveja vai ter amargor e sabor suficientes, e o aroma nem se fala.

2 - A turbidez vem de uma levedura específica para esse estilo que o Jamal do canal Beer School está propagando e vai enviar de graça para quem quiser. Só será necessário pagar o frete. segue o link:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=9gBzvyRpKkg[/ame]

Vamos propagar a levedura e compartilhar.
Iniciativa foda demais.
 
Última edição:

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Mensagens
688
Galera, sou do Rio e como todos sabem aqui rolou o Modial de la bière.
No evento falou-se muito desse "novo estilo" de cerveja, de modo que 3 cervejarias nacionais estão produzindo a mesma, só nâo me lembro quais pq o evento é grande e eu estava semi-louco.
Então, duas coisas pra ajudar quem quer fazer:

1 - Ela precisa ter lúpulo na proporção de 22g/l de cerveja em adições tardias. Isso é fato. Devido à essa quantidade, msm em adições tardias, a cerveja vai ter amargor e sabor suficientes, e o aroma nem se fala.

2 - A turbidez vem de uma levedura específica para esse estilo que o Jamal do canal Beer School está propagando e vai enviar de graça para quem quiser. Só será necessário pagar o frete. segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=9gBzvyRpKkg

Vamos propagar a levedura e compartilhar.
Iniciativa foda demais.
Quanto as cervejarias, seriam Hocus Pocus, OverHop e Mistura Clássica...

Bem, bom dia! Eu, ao tentar brassar o estilo (sem levedura específica e sem correção da água), acredito que o segredo está muito mais no fermento e modificação da água através da adição de cloretos do que qualquer outra coisa (como aveia no grist, relação entre sulfatos cloretos, etc)...até agora, não encontrei nenhuma fonte científica confiável a respeito dessa relação de 22g/L ou até mesmo 20g/L. Na minha opinião, sem enbasamento científico algum, acho que um FWH aliado a late hop aditions com um DH massivo já seria suficiente (10 g/L no total, por exemplo)...

Um ponto que pode, certamente, influenciar o aroma é a safra/idade do lúpulo. No livro For the love of Hops, existe um gráfico oriundo da Sierra Nevada mostrando o quanto a idade do lúpulo influencia o aroma...isso influencia tanto que a Overdrive, se você der uma olhada, utiliza lúpulos frescos...outra cervejaria que opta por lupulos frescos é a Overhop que, se não me engano, compra direto da Cascade Hop Farm...

Bem, concordo com vc quando diz que o efeito Hazy é muito mais da baixa floculação da levedura tipo Conan ou Vermont Ale...

Obrigado pela ajuda!
 

NeoRamza

Well-Known Member
Afiliado
9/3/16
Mensagens
143
Brassei algo parecido sábado. Não é uma NE exatamente porque só terá por volta de 6.5% e porque usei US-05, mas fiz adições de lúpulo apenas a partir de 15 minutos e não usei nada de malte caramelo/crystal.

Tentei usar a farinha no final da fervura, antes de adicionar qualquer lúpulo e a farinha empelotou toda, virou uma gelatina flutuando no mosto. Depois de tentar um tempo dissolver aquilo desisti e tire com uma peneira grande. Duvido que tenha dissolvido alguma quantidade considerável no mosto. Na próxima vez vou tentar colocar na mosturação. Como você fez?
Como disse uns dias atrás fiz algo parecido. Engarrafei uma única garrafa antes do dry-hopping só pra ver como estava ficando e ficou ESPETACULAR. Muito mais parecida com uma NE do que eu esperava, tanto no aroma quanto na aparência. Fiz o primming do restante esses dias e assim que tiver carbonatada vou fazer mais provas e posto novidades.
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
Pelo tudo que já li e vi, o valor de 20g/l não é uma regra, mas o caso de uma cervejaria.

Tudo tem relação ao sabor e aroma.

Quanto ao hazy, é um somatório, proteínas, óleos e compostos dos lúpulos, baixa floculação da levedura, não filtragem (quem sabe pouca ou nenhuma recirculação).

Esta APA, com US-05, 2 dias a 2-5ºC antes de engarrafar ficou assim exatamente por não recircular. Pilsen e Melano 80, Amarillo (4g/l).

Agora quanto ao amargor, mesmo com estas quantidades gigantes de lúpulo em flame out e dry hopping, o IBU final não deveria alterar/subir muito, ou estou enganado ? Ou os alfa-ácidos também isomerizam abaixo de 80ºC ?
 

Attachments

NeoRamza

Well-Known Member
Afiliado
9/3/16
Mensagens
143
jeanpaullopes, deixar o haze assim não é complicado. Na verdade em se tratando de IPA o mais complicado é você conseguir deixar cristalina que isso sem adicionar gelatina.

Porém esse haze aí não é nada comparado ao das verdadeiras NE IPA.

 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
jeanpaullopes, deixar o haze assim não é complicado. Na verdade em se tratando de IPA o mais complicado é você conseguir deixar cristalina que isso sem adicionar gelatina.

Porém esse haze aí não é nada comparado ao das verdadeiras NE IPA.

Sim, mas até mesmo no quesito haze, há diversos exemplos, desde leves até estes "leites".


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

rodfon

Well-Known Member
Afiliado
27/10/15
Mensagens
688
Pelo tudo que já li e vi, o valor de 20g/l não é uma regra, mas o caso de uma cervejaria.

Tudo tem relação ao sabor e aroma.

Quanto ao hazy, é um somatório, proteínas, óleos e compostos dos lúpulos, baixa floculação da levedura, não filtragem (quem sabe pouca ou nenhuma recirculação).

Esta APA, com US-05, 2 dias a 2-5ºC antes de engarrafar ficou assim exatamente por não recircular. Pilsen e Melano 80, Amarillo (4g/l).

Agora quanto ao amargor, mesmo com estas quantidades gigantes de lúpulo em flame out e dry hopping, o IBU final não deveria alterar/subir muito, ou estou enganado ? Ou os alfa-ácidos também isomerizam abaixo de 80ºC ?
Por isso falam em late hop aditions...pq flame out e DH não deveriam alterar o IBU...entendeu? Também fiz pouca recirculação na minha leva...mas não reparei impacto muitooooo grande na turbidez da cerveja...
 

hopdevils

Well-Known Member
Afiliado
11/6/15
Mensagens
196
Lúpulos no flame out aumentam o IBU,sobretudo se você faz um hopstand.Pelo que li, quanto maior a temperatura e o tempo de "descanso" maior a isomerização.
Como desde uns tempos pra cá tenho feito sempre hopstand em minhas ipas,estou contabilizando esses IBUs.Mas tem sido difícil achar uma fonte confiável de contabilizá-los.
Na minha última ipa usei 60% dos lúpulos no hopstand(de 20 min) e deu um enorme aroma e baixo amargor(~40 ibu)
Ainda irei testar 100% das adições no hopstand.
 

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Mensagens
1,824
Lúpulos no flame out aumentam o IBU,sobretudo se você faz um hopstand.Pelo que li, quanto maior a temperatura e o tempo de "descanso" maior a isomerização.
Como desde uns tempos pra cá tenho feito sempre hopstand em minhas ipas,estou contabilizando esses IBUs.Mas tem sido difícil achar uma fonte confiável de contabilizá-los.
Na minha última ipa usei 60% dos lúpulos no hopstand(de 20 min) e deu um enorme aroma e baixo amargor(~40 ibu)
Ainda irei testar 100% das adições no hopstand.
Pela lógica, só aumentaria os IBUs no flame out se a temperatura ficar acima dos 80°C.
Como o mosto demora a esfriar, teoricamente deixar "tudo" parado por 20min é quase como ferver mais 20min, sem o movimento e liberação de vapor mais intensa de uma fervura.
Falo de adições e resfriamento imediato.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

hopdevils

Well-Known Member
Afiliado
11/6/15
Mensagens
196
Pela lógica, só aumentaria os IBUs no flame out se a temperatura ficar acima dos 80°C.
Como o mosto demora a esfriar, teoricamente deixar "tudo" parado por 20min é quase como ferver mais 20min, sem o movimento e liberação de vapor mais intensa de uma fervura.
Falo de adições e resfriamento imediato.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Sim!
Acho que isomerizaria como na fervura.Eu abaixo para 85C no meu hopstand,assim eu não isomerizo tanto mas consigo extrair bem os óleos dos lúpulo do flame out,com a vantagem de evaporar menos que na fervura.
 

FernandoAugusto

Well-Known Member
Afiliado
9/5/15
Mensagens
334
Fala aí galera. Tá bem legal essa discussão aqui. A pouco que to pesquisando tb sobre as NE IPA. Minha ultima IPA que fiz queria essa proposta de um amargor limpo,aromas e sabores bem frutado do lupulo e muito Dry Hopping no hopstand resfriado a 78º com whirpool por 20 min.

Para buscar o frutado dos lupulos e amargor limpo usei uma dose pequena no FWH e fui usando doses legais a partir dos 30'' e aumentando no 20'' 10'' 0'' e hopstand a 78º.

Ficou espetacular apesar de ibu70 ficou bem limpa o amargor, nada agressivo como um ibu70 de West Coast Ipa. Sabor ficou frutado espetacularmente de frutas amarelas (manga, maracujá, tangerina) e o aroma incrivel. usei os lupulos Zythos , Mosaic Cashmere e Centennial na fervura e hopstand e os lupulos Simcoe , Equinox, Azzaca e Enigma no Dry Hopping. Total de 200g no dry e 200g na fervura. Malte Pilsen (90%) Carapils (5%) e Maelanoidina (5%).
 
Topo