NEIPA com S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fgwnobrega

Member
Joined
Apr 14, 2018
Messages
7
Reaction score
3
pessoal bom dia

Estou preparando uma receita de NEIPA.
Me deparei com a seleção da Levedura.
Andei pesquisando entre Bio4 Vermont, JuiceAle Sy028, TeckBrew13. Mas entre restrições e dificuldades de uso e compra, vi a opção dos S-33 e S04 Fermentis.

Vi comentarios no link abaixo e me fez considerar o Safale S-33

Algum ja usou o mesmo em NEIPA? Ficou bom?
Queria escutar vossas experiencias e sugestões.
https://fermentis.com/en/yeast-to-brew-a-neipa/
Abraço e bom feriado
 
entao, sou novo no meio mas tbm estou interessado em fazer uma neipa em alguma das proximas brassagens, pelo que andei pesquisando é de suma importancia que vc use uma levedura capaz de fazer biotransformação, nao sei se essas ai sao, mas caso ainda nao tenha pesquisado isso entao recomendo que olhe esse potencial.

edit: vi o link que vc mandou, la fala disso, entao imagino que vc ja pesquisou e essas duas devem fazer (pode ignorar meu comentario... kkkk)...

tem uns fa lallemand tbm que fazem, de repente vc consegue comprar mais facil
 
Last edited:
pessoal bom dia

Estou preparando uma receita de NEIPA.
Me deparei com a seleção da Levedura.
Andei pesquisando entre Bio4 Vermont, JuiceAle Sy028, TeckBrew13. Mas entre restrições e dificuldades de uso e compra, vi a opção dos S-33 e S04 Fermentis.

Vi comentarios no link abaixo e me fez considerar o Safale S-33

Algum ja usou o mesmo em NEIPA? Ficou bom?
Queria escutar vossas experiencias e sugestões.
https://fermentis.com/en/yeast-to-brew-a-neipa/
Abraço e bom feriado
Oi, @fgwnobrega, tanto o s04 quanto o s33 tem ótimos resultados em NEIPAs. Já usei os 2. Vc vai curtir. Abs.
 
Oi, @fgwnobrega, tanto o s04 quanto o s33 tem ótimos resultados em NEIPAs. Já usei os 2. Vc vai curtir. Abs.

Olá Marcelo, como estás?

Tenho pesquisado sobre a S-33, e pretendo utilizá-la numa futura NEIPA.

Terias como passar uma breve impressão sobre os perfis aromáticos, turbidez e corpo... sobre ambas leveduras (S04 e S-33)?

Gran abr

Cheers
 
Olá Marcelo, como estás?

Tenho pesquisado sobre a S-33, e pretendo utilizá-la numa futura NEIPA.

Terias como passar uma breve impressão sobre os perfis aromáticos, turbidez e corpo... sobre ambas leveduras (S04 e S-33)?

Gran abr

Cheers
Oi, @TSchneider! O melhor é você se guiar pelo material que a fermentis disponibiliza no site deles. Lá vc vai encontrar uma descrição bem completa do perfil de cada levedura, com gráficos e tudo mais. Atenuação, perfil aromático, ésteres... É melhor do que eu descrever aqui.
Agora, em NEIPAs, a turbidez e o aroma, na verdade dependem mais do lupulo que da levedura, então o importante é vc colocar bastante lúpulo antes da fermentação, e/ou fazer dry hopping com a fermentação ativa, para haver a biotransformação do lúpulo. Assim a cerva vai ficar turva e com o aroma cítrico que se espera das NEIPAs. Quanto ao corpo, depende do extrato e da atenuação. Cada levedura tem um potencial de atenuação, mas o resultado final depende muito mais da temperatura de brassagem e da OG. O importante é balancear as características do seu mosto com as características da levedura. Com uma OG alta, vc pode ter uma atenuação maior sem perder corpo, enquanto com uma OG baixa pode ser interessante uma atenuação menor... Abs.
 
Oi, @TSchneider! O melhor é você se guiar pelo material que a fermentis disponibiliza no site deles. Lá vc vai encontrar uma descrição bem completa do perfil de cada levedura, com gráficos e tudo mais. Atenuação, perfil aromático, ésteres... É melhor do que eu descrever aqui.
Agora, em NEIPAs, a turbidez e o aroma, na verdade dependem mais do lupulo que da levedura, então o importante é vc colocar bastante lúpulo antes da fermentação, e/ou fazer dry hopping com a fermentação ativa, para haver a biotransformação do lúpulo. Assim a cerva vai ficar turva e com o aroma cítrico que se espera das NEIPAs. Quanto ao corpo, depende do extrato e da atenuação. Cada levedura tem um potencial de atenuação, mas o resultado final depende muito mais da temperatura de brassagem e da OG. O importante é balancear as características do seu mosto com as características da levedura. Com uma OG alta, vc pode ter uma atenuação maior sem perder corpo, enquanto com uma OG baixa pode ser interessante uma atenuação menor... Abs.
Olá Marcelo, obrigado pela explanação! Desde já, peço desculpas na demora em responder por aqui. Farei algum teste futuro utilizando a S-33. Assim que concretizar isso, volto aqui pra dizer qual foi o resultado.

Gran abr e boas brassagens!
 
Back
Top