• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

NEIPA - A MISSÃO

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?
Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Pelo q entendi vc usa antes das trasfegas se fizer e tb antes de engarrafar. É indicado 0,8g pra 20lts. Mas fazer prime em NeIPA é um pecado!
Sobre a dosagem usei os experimentos do brulosophy

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Interessante a discussao.
Pra mim o SMB como antioxidante no envase afetou o sensorial (sulfúrico). É difícil dosar corretamente em miligramas, mesmo com balança de precisão.

Hoje uso apenas no mash e sparge, 0,3g no total (21 litros finais), ,normalmente em Lagers delicadas (off topic, desculpem) com bom resultado final e vários cuidados adicionais de processo na parte quente e fria para dissolver o2 o mįnimo possível.

Robinho

Active Member
Afiliado
13/2/19
Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.
Obrigado Robinho, é uma boa.
Mas também presume precisão (na casa dos miligramas) em totais maiores, certo?

Abs

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Afiliado
7/8/19
Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)
Vc escreveu duas vezes 0,3mg, mas creio ser 0,3g (gramas), correto?

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
0,3g

pensei uma coisa e escrevi outra kkkkk
Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...

Attachments

glaubergallo

Member
Afiliado
7/1/20
Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.
Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...

Attachments

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a qtd de lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...

glaubergallo

Member
Afiliado
7/1/20

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

Excelente Cleber. Parabéns mais uma vez pela cerveja. Muito obrigado pelo envio da receita. Grande abraço.

marceloforpresident

Well-Known Member
Afiliado
20/10/16
A que está na garrafa de Corona foi:
26% Pale Ale
26% Pilsen
20% Flocos de trigo
10% Malte de trigo
16% Aveia
2% Melano

A cerveja da segunda foto eu tenho que dar uma olhada para ver se lembro qual é.
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.

Attachments

Wilson Souza Lima Neto

Active Member
Afiliado
19/1/19
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.
Ficou bem legal a cor. Se conseguir o Verdant me avisa, comprei online no Canadá e meu irmão que mora lá me enviou. Mas acho que extraviou. Daí estou com um BRY97, mas parece q o perfil é muito limpo, fiquei com medo de usar... com seu post criei mais coragem de testar ele.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Eu faço a 85 por 15 minutos

Dependendo da faixa de temperatura voce solubiliza mais um determinado tipo de thiols
85 exalta os aromas tropicais
Evandro, você menciona que 85 favorece tropicais, vc tem aí alguma tabela dos oleos e as temperaturas que ele "volatizam" pra guiar a temperatura ?