NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Discussão em 'Envase' iniciado por thirango, 2/1/17.

1. 12/6/17 #81

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Mais uma atualização. A mesma cerveja, do mesmo lote, engarrafadas no mesmo dia e guardadas no mesmo local.
    Uma meu sócio agitou a garrafa antes de abrir, a outra eu gelei e servi com cuidado.

[​IMG][​IMG]

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

2. 12/6/17 #82

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Poxa, sacanagem colocar lado a lado uma foto chinfrim com uma ao ar livre com iluminação natural, na contra luz hahaha.

jeanpaullopes curtiu isso.
  3. 12/6/17 #83

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Era "o que a casa oferecia".

Sim a propaganda é a alma do negócio.

Mas falando sério, o resíduo de lúpulo que fica no fundo das garrafas me parece ser o maior vilão do escurecimento. Como eu já tinha dito, o segundo copo da garrafa sempre é mais escuro.

No caso da clara, a cerveja foi gelada rapidamente (1h de freezer). Talvez deixando mais tempo gelada possa ainda melhorar mais a cor.

4. 12/6/17 #84

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    De se destacar a boa formação e incrível retenção da espuma. Mas também, com a quantidade de aveia usada, não se esperaria algo diferente.

5. 12/6/17 #85

matozo

matozo

matozo

Well-Known Member

Afiliado:
    24/4/16
    Curtidas Recebidas:
    86
    Falando em aveia, li por aí que é um grão mais propenso à oxidação tb, pode ser uma peça a mais no quebra-cabeça do escurecimento.

6. 12/6/17 #86

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Boa @matozo, se tiver a referência ou o link seria bem interessante.

Como no meu caso foram 20% de aveia em flocos, isto pode contribuir no problema.

7. 12/6/17 #87

FernandoAugusto

FernandoAugusto

FernandoAugusto

Well-Known Member

Afiliado:
    10/5/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Acho que o problema não está no lúpulo não. Pelo contrário, altas lúpulagem ajudam na preservação cobra oxidação, por possuir substâncias anti oxidante.

Acho que o maior violão pode ser a aveia mesmo é a a clarificação na brassagem mal feita.

8. 12/6/17 #88

FernandoAugusto

FernandoAugusto

FernandoAugusto

Well-Known Member

Afiliado:
    10/5/15
    Curtidas Recebidas:
    74
    Aveia é rica em compostos fenólicos que escurecem com oxidação...

9. 13/6/17 #89

NeoRamza

NeoRamza

NeoRamza

Well-Known Member

Afiliado:
    9/3/16
    Curtidas Recebidas:
    35
    Eu já tive o mesmo problema em cervejas muito lupuladas que não levam nada de aveia, como por exemplo os clones que tentei fazer das BrewDog Punk e JackHammer.

10. 13/6/17 #90

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    tu deixaste o dry hop por 4 meses???

11. 13/6/17 #91

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    vamos quebrar este contrato! hehehe brincadeiras a parte, vou fazer um dry hop de 400g de lupulo e to meio nervoso! nao sei como fazer pra nao estragar a ceva!

12. 13/6/17 #92

MilRob

MilRob

MilRob

Active Member

Afiliado:
    10/11/16
    Curtidas Recebidas:
    21
    Não, ficou uma semana e depois mudei de barril. Não deu alteração até o barril acabar e isso foi há 2 semanas atrás.

vinipandolfo curtiu isso.
  13. 13/6/17 #93

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    cara, sempre tive uma duvida, quanto tempo posso deixar a ceva no barril?

14. 13/6/17 #94

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Quanto tempo tu pode deixar numa garrafa? A resposta é basicamente a mesma.

Se o barril não estiver com vazamento e estiver devidamente sanitizado, teoricamente o tempo de guarda é o mesmo que tu teria em uma garrafa, ou seja, depende da cerveja e do estilo.

15. 26/6/17 #95

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    já entramos nessas discussões algumas vezes nas rodas de homebrewers, e nao chegamos numa conclusão definitiva.

uns dizem que se deixar mais de 4 dias fora do gelo, carbonatado com CO2, estraga
    outros que se deixar no gelo, carbonatado com CO2, dura indefinidamente
    Também dizem q se for feito com priming, pode deixar na temperatura q tu deixa tuas garrafas com priming, que da no mesmo (como tu disseste)

e até agora, nao vi uma conclusão definitiva!

A questão do CO2, nunca consegui entender pq estragaria a cerveja, já que ele é pra ser "livre de micro-organismos"...

e agora?

16. 26/6/17 #96

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Estar em um ambiente se O2 (saturado de CO2) não é garantia de "livre de micro-organismos". Tu só tem a ausência de micro-organismos aeróbicos.

Ou a tua levedura morre quando saturada de CO2?

Cuidado com esta falsa ideia. Sanitização e sanidade no processo é a chave para tudo.

Frio e ausência de O2 pode dificultar para muitos contaminantes, mas sempre tem uns "chuck norris" e "McGiver" da vida que se dão bem neste ambiente.

17. 26/6/17 #97

MilRob

MilRob

MilRob

Active Member

Afiliado:
    10/11/16
    Curtidas Recebidas:
    21
    Cara, eu sigo uma regra simples, nunca chegou a acontecer comigo para eu ter que descartar de um barril, mas só descartaria uma cerveja se o sabor começasse a ficar alterado. Cerveja é produzida a mais de 1000 anos, por ser um processo seguro, então não tem tanta neura assim.
    Estou com uma Forte de Rum 7.2% envelhescendo em barril em uma adega a 16C e pretendo abrir esse barril só no próximo ano. Outro barril com a mesma cerveja eu já estou tomando e está cada vez melhor.
    A mais velha que tomei da minha produção era de garrafa e tinha 2 anos e estava d+, tomei chorando pq ia acabar..rssss. Outras de garrafa eu lembro de ter jogado fora com nem um ano.

18. 27/6/17 #98

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Não tinha ciencia de que o CO2 é ausente de micro organismos aerobicos apenas, pelo que eu sabia tinha que ser livre de todo e qualquer micro organismo hehehe

Então, a informação que tu passaste anteriormente, de que a ceva dura o mesmo tempo que na garrafa, é furada, como eu imaginava, visto que com o CO2 existe a questão da contaminação.

abrss;

19. 27/6/17 #99

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Deixei duas cevas de alto teor (9,2) maturando com carvalho. Uma delas virou "bretta", a outra está otima.

Acho isso muito estranho, pq até uma semana atrás (estão no carvalho faz mais de mês) estavam as duas excelentes, e nao vejo como pode ter contaminado... =/

20. 27/6/17 #100

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    360
    Não entendi. Não é a presença ou não de O2/CO2 que vai garantir a duração da cerveja e sim a sanidade de todo o processo.

Se o barril/garrafa estiver bem sanitizado na hora do envase e a cerveja não tiver nenhum contaminante (micro-organismo) ela deve ter uma boa duração.

Não é porque existam micro-organismos anaeróbicos que todo o meio sem O2 vai desenvolve-los.

Temos o ambiente repleto de leveduras selvagens de todos os tipos, lactobacilos e outros micro-organismos e nem por isto toda as nossas levas serão contaminadas.

Do que eu disse, qual a diferença entre um barril fechado e uma garrafa além do volume? É claro que se minhas mangueiras estiverem sujas, conectores não sanitizados, começo a ter novos vetores de contaminação no processo.

O que notei é que a medida que o tempo passa e ganhamos confiança, as vezes negligenciamos um pouco a sanitização. É um exercício recorrente relembrar todos os passos de sanitização em todos os processos.

Compartilhe esta Página