• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Não moeu o malte, o que fazer?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Pessoal, uma duvida, a Cerveja ficou assim:
WhatsApp Image 2021-03-03 at 11.09.30.jpeg
sendo a da esquerda a primeira garrafa que envasei, e a direita a ultima... Da para notar a diferença ne kkkk Porem a da direita ainda está com muita sujeira, o que eu posso fazer para melhorar isso? porque eu tirei da maturação a frio esperei uns 5 min para "decantar" as sujeiras que haviam subido quando mudei o fermentador de lugar... Será que o tempo de maturação a frio foi pouco? Fiz somente 3 dias, a 1°C, utilizei gelatina desde o primeiro dia de maturação a frio, que começou logo apos 7 dias de "fermentação"... Ou seja, ficou assim: 7 dias fermentando a 16°C mais 3 dias com gelatina a 1°C...
Esse é meu Fermentador:
WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14 (1).jpeg
Alguma dica para diminuir os sedmentos nas garrafas?

Rafael Garcia

Member
Afiliado
15/8/20
Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"...
Provavelmente isso é porque o malte não estava moído e não converteu de forma adequada. Ou porque tinha lúpulo em suspensão ainda.

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Ver anexo 126011
sendo a da esquerda a primeira garrafa que envasei, e a direita a ultima... Da para notar a diferença ne kkkk Porem a da direita ainda está com muita sujeira, o que eu posso fazer para melhorar isso? porque eu tirei da maturação a frio esperei uns 5 min para "decantar" as sujeiras que haviam subido quando mudei o fermentador de lugar... Será que o tempo de maturação a frio foi pouco? Fiz somente 3 dias, a 1°C, utilizei gelatina desde o primeiro dia de maturação a frio, que começou logo apos 7 dias de "fermentação"... Ou seja, ficou assim: 7 dias fermentando a 16°C mais 3 dias com gelatina a 1°C...
Esse é meu Fermentador:
Ver anexo 126012
Lucas, venho acompanhando a saga e vou dar meus pitacos aqui tb....
Primeiro, fiquei bastante curioso em saber a OG e a FG dessa breja (digo breja pq fermentou e sempre que um mosto fermenta resulta em cerveja, as vezes não é boa, mas quanto a isso pode ficar tranquilo). Isso é mais por curiosidade de saber a perda de rendimento em não moer o malte.
Pela aparência das garrafas parece q elas foram envasadas diretamente do fermentador sem priming e com pouco tempo de cold. Veja que a primeira garrafa tinha mais sedimento, parecia mais turva, porque tinham mais sedimentos em suspensão, enquanto a última com a breja da parte superior do fermentador já tinha decantado esses sedimentos.
Tendo isso em vista, o priming foi feito diretamente nas garrafas?
Se vc fez cold no isopor, não acredito que tenha atingido 1ºC...... Creio que estava mais para uns 10ºC no mínimo, pois teria que "afogar" tudo em gelo para chegar a 1ºC. Outra coisa quanto a isso, se vc agitar o fermentador depois do cold, ele não vai decantar em 5 minutos....
Bem, Espero mais sucesso nas próximas brejas, não desistam.
Abraços e boas brejas!

herbinho

Well-Known Member
Afiliado
28/4/17
Ver anexo 126011
Esse é meu Fermentador:
Ver anexo 126012
Tempo de maturação, 3 dias é muito pouco. e como usa isopor, não está fazendo a zero graus, certo?

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Zero não chegou, porem consegui fazer chegar a 1°C, isso durante umas 16 horas, durante a notie ele ficava entre 4 - 5 °C

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Agora uma pergunta, eu tive que mexer no galão para dceixar ele em uma altura boa para tirar... E subiu um pouco de sujeira, no caso eu posso tirar ele do cold crash e deixar em temperatura ambiente para esperar decantar mais um pouco? antes de tirar pela tornerinha? sei la, umas 3, 4 horas em temperatura ambiente? Será que ja resolveria?

Rafael Garcia

Member
Afiliado
15/8/20
Agora uma pergunta, eu tive que mexer no galão para dceixar ele em uma altura boa para tirar... E subiu um pouco de sujeira, no caso eu posso tirar ele do cold crash e deixar em temperatura ambiente para esperar decantar mais um pouco? antes de tirar pela tornerinha? sei la, umas 3, 4 horas em temperatura ambiente? Será que ja resolveria?
Acho que a levedura vai "acordar" de novo e subir pra procurar comida, mas testa na próxima.. só assim pra saber..
Outra coisa que pode fazer, é inclinar o fermentador durante a fermentação, colocar um calço pequeno para a levedura ficar um pouco mais longe da torneira

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Galera, hoje a minha segunda leva fiz tudo certinho, moendo o malte kkkkkkkkkkkk E realmente ficou bem diferente... Ficou linda a bichinha.... Vamos ver o sabor daqui 14 dias...
Bem bonita mesmo cara!!! Só errando que se aprende mesmo.... Não deixe seu pai desanimar e já faz outra em seguida... Essa ficou muito bonita!

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Proxima que vou fazer é essa:
Cerveja.PNG
Pessoal fala que parece bastante com a corona ne, e meu pai adora corona... Porem minha preocupação e que no site que vou comprar ta falando que essa fica com 32 IBU, e dai veio a duvida, será que a corona tem td isso de IBU?Cerveja2.PNG