Não moeu o malte, o que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Galera, vejo varias pessoas falando da importancia de moer o malte por causa das camadas que o malte tem e as proteinas e talz... Mas assim, eu fiz cerveja aqui em casa e meu pai começou a fazer na dele, acabou que ele não pediu minha ajuda para começar, e foi logo metendo a cara para fazer, e fez com o malte inteiro, não moeu, pegou no jeito que veio o kit e colocou na panela e fez o mosto... O que isso pode causar na receita dele? Já era? perdeu a receita? Ou tem como salvar?
 
Ele vai ter um mosto com pouquissimo açucar fermentável.
O fato de moer o malte é para expor a parte interna e aquilo ali é cheio de amido que vai ser convertido de acordo com as rampas de temperatura.
É o endosperma.

Se ele colocou o fermento e está fermentando, deixa acabar e boa.
 
Entendi, então ele falou que está fermentando sim, porém foi mais intenso nós 3 primeiros dias,agora que está no sexto dia está mais lento, ele tirou uma amostra e eu não achei a cor MT bonita n, n sei oq ele está fazendo lá né, mas....
IMG_20210224_000427.jpg

Ele deve ter pegado mais a parte de baixo né? Só com as impurezas pq está MT "branca" mas sei lá ...
 
Vai do malte que ele usou.
Se está fermentando, ok.
Só experimentar.
Depois conta pra gente.
 
Ele falou que está no sexto dia e que hj a noite fazem sete dias, ele tirou essa amostra, falou que está bastante com gosto de cerveja, porém que está com um pouco de cheiro de trigo,mesmo não tendo usado... Falou que vai esperar mais um pouco antes de fazer o cole crush, acho q e assim q escreve né kkkkkk mas ele falou q vai esperar mais 2 dias para ver se sair esse cheiro
 
Ele falou que está no sexto dia e que hj a noite fazem sete dias, ele tirou essa amostra, falou que está bastante com gosto de cerveja, porém que está com um pouco de cheiro de trigo,mesmo não tendo usado... Falou que vai esperar mais um pouco antes de fazer o cole crush, acho q e assim q escreve né kkkkkk mas ele falou q vai esperar mais 2 dias para ver se sair esse cheiro
Depende do malte usado. O cheiro de trigo ou pão é esperado mesmo.
É normal durante a fermentação essa cor mais opaca, ele não tem como medir a densidade lá?
Se escreve cold crash, pede pra ele deixar 10 dias em fermentação e depois mais 5 de cold crash que deve resolver...
Se fermentou, no fim sai cerveja. Talvez uma bem leve, com pouco álcool... Você sabe se ele aí menos controlou a temperatura da mostura?
 
Um dado importante a este respeito é a OG do mosto.... A coloração depende do malte, agora a OG que indica a quantidade de açúcar do mosto.... já que está fermentando....
Na verdade a diferença entre a densidade antes de colocar o fermento e atual é que indica se está ou não fermentando... Se o pai não mediu nada fica difícil ele dizer se fermentou bem ou não...
 
Vou levar meus equipamentos pra ele hj lá galera, vou medir de noite e amanhã de noite pra ver se a fermentação acabou daí falo pra vcs aqui oq q deu... E se der certo e já tiver terminado será q já vale a pena ir para o cold crash? Ou espera mais um pouco para eliminar mais algumas impurezas?
 
Uma boa idéia nesse caso, faz aquele bom e velho teste de diacetil. Pega uma amostra, aquece um pouco no microondas e cheira/prova. Se estiver "amanteigado" é legal fazer o descanso diacetil antes do cold crash.
Mas enfim, o máximo que pode acontecer neste processo é ter uma cerveja menos alcoolica rs
 
Mas será que o gosto e a cor vai ficar como se tivesse moído? Pq menos álcool não e tanto o problema ne....
 
Acho que vai ficar com um corpo bem leve, meio aguada. Mas estou curioso para saber como ficou. Um dia vou fazer como experiência uns 5 litros medindo OG e FG para ver o que resulta. Depois seco os grãos e môo para aproveitar em outra leva.
 
Mas será que o gosto e a cor vai ficar como se tivesse moído? Pq menos álcool não e tanto o problema ne....
Acredito que vai sentir a diferença apenas no abv mesmo, e no corpo. Fora isso, carbonata e vai para o abraço!

Obs.: vai envasar como?
 
Ai pessoal, para quem está acompanhando, ficou assim.

WhatsApp Image 2021-02-27 at 17.24.36.jpeg


Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"... A proxima ele vaif azer certinha moendo os maltes... Vai ficar mais escura né? Mas ok, Vamos ver daqui 10 dias como vai ficar realmente...
 
Ai pessoal, para quem está acompanhando, ficou assim.

View attachment 125985

Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"... A proxima ele vaif azer certinha moendo os maltes... Vai ficar mais escura né? Mas ok, Vamos ver daqui 10 dias como vai ficar realmente...
Então, depende muito de qual malte ele usar, mas se nessa ele usou só pilsen, a cor está correta, por q o Pilsen da sempre essa cor amarelo palha para a cerva... Mas no final vai ficar boa!!
 
Pessoal, uma duvida, a Cerveja ficou assim:
WhatsApp Image 2021-03-03 at 11.09.30.jpeg

sendo a da esquerda a primeira garrafa que envasei, e a direita a ultima... Da para notar a diferença ne kkkk Porem a da direita ainda está com muita sujeira, o que eu posso fazer para melhorar isso? porque eu tirei da maturação a frio esperei uns 5 min para "decantar" as sujeiras que haviam subido quando mudei o fermentador de lugar... Será que o tempo de maturação a frio foi pouco? Fiz somente 3 dias, a 1°C, utilizei gelatina desde o primeiro dia de maturação a frio, que começou logo apos 7 dias de "fermentação"... Ou seja, ficou assim: 7 dias fermentando a 16°C mais 3 dias com gelatina a 1°C...
Esse é meu Fermentador:
WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14 (1).jpeg

Alguma dica para diminuir os sedmentos nas garrafas?
 
Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"...

Provavelmente isso é porque o malte não estava moído e não converteu de forma adequada. Ou porque tinha lúpulo em suspensão ainda.
 
Pessoal, uma duvida, a Cerveja ficou assim:
View attachment 126011
sendo a da esquerda a primeira garrafa que envasei, e a direita a ultima... Da para notar a diferença ne kkkk Porem a da direita ainda está com muita sujeira, o que eu posso fazer para melhorar isso? porque eu tirei da maturação a frio esperei uns 5 min para "decantar" as sujeiras que haviam subido quando mudei o fermentador de lugar... Será que o tempo de maturação a frio foi pouco? Fiz somente 3 dias, a 1°C, utilizei gelatina desde o primeiro dia de maturação a frio, que começou logo apos 7 dias de "fermentação"... Ou seja, ficou assim: 7 dias fermentando a 16°C mais 3 dias com gelatina a 1°C...
Esse é meu Fermentador:
View attachment 126012
Alguma dica para diminuir os sedmentos nas garrafas?
Lucas, venho acompanhando a saga e vou dar meus pitacos aqui tb....
Primeiro, fiquei bastante curioso em saber a OG e a FG dessa breja (digo breja pq fermentou e sempre que um mosto fermenta resulta em cerveja, as vezes não é boa, mas quanto a isso pode ficar tranquilo). Isso é mais por curiosidade de saber a perda de rendimento em não moer o malte.
Pela aparência das garrafas parece q elas foram envasadas diretamente do fermentador sem priming e com pouco tempo de cold. Veja que a primeira garrafa tinha mais sedimento, parecia mais turva, porque tinham mais sedimentos em suspensão, enquanto a última com a breja da parte superior do fermentador já tinha decantado esses sedimentos.
Tendo isso em vista, o priming foi feito diretamente nas garrafas?
Se vc fez cold no isopor, não acredito que tenha atingido 1ºC...... Creio que estava mais para uns 10ºC no mínimo, pois teria que "afogar" tudo em gelo para chegar a 1ºC. Outra coisa quanto a isso, se vc agitar o fermentador depois do cold, ele não vai decantar em 5 minutos....
Bem, Espero mais sucesso nas próximas brejas, não desistam.
Abraços e boas brejas!
 
Pessoal, uma duvida, a Cerveja ficou assim:
View attachment 126011
sendo a da esquerda a primeira garrafa que envasei, e a direita a ultima... Da para notar a diferença ne kkkk Porem a da direita ainda está com muita sujeira, o que eu posso fazer para melhorar isso? porque eu tirei da maturação a frio esperei uns 5 min para "decantar" as sujeiras que haviam subido quando mudei o fermentador de lugar... Será que o tempo de maturação a frio foi pouco? Fiz somente 3 dias, a 1°C, utilizei gelatina desde o primeiro dia de maturação a frio, que começou logo apos 7 dias de "fermentação"... Ou seja, ficou assim: 7 dias fermentando a 16°C mais 3 dias com gelatina a 1°C...
Esse é meu Fermentador:
View attachment 126012
Alguma dica para diminuir os sedmentos nas garrafas?
Tempo de maturação, 3 dias é muito pouco. e como usa isopor, não está fazendo a zero graus, certo?
 
Zero não chegou, porem consegui fazer chegar a 1°C, isso durante umas 16 horas, durante a notie ele ficava entre 4 - 5 °C
 
Agora uma pergunta, eu tive que mexer no galão para dceixar ele em uma altura boa para tirar... E subiu um pouco de sujeira, no caso eu posso tirar ele do cold crash e deixar em temperatura ambiente para esperar decantar mais um pouco? antes de tirar pela tornerinha? sei la, umas 3, 4 horas em temperatura ambiente? Será que ja resolveria?
 
Agora uma pergunta, eu tive que mexer no galão para dceixar ele em uma altura boa para tirar... E subiu um pouco de sujeira, no caso eu posso tirar ele do cold crash e deixar em temperatura ambiente para esperar decantar mais um pouco? antes de tirar pela tornerinha? sei la, umas 3, 4 horas em temperatura ambiente? Será que ja resolveria?

Acho que a levedura vai "acordar" de novo e subir pra procurar comida, mas testa na próxima.. só assim pra saber..
Outra coisa que pode fazer, é inclinar o fermentador durante a fermentação, colocar um calço pequeno para a levedura ficar um pouco mais longe da torneira
 
Galera, hoje a minha segunda leva fiz tudo certinho, moendo o malte kkkkkkkkkkkk E realmente ficou bem diferente... Ficou linda a bichinha.... Vamos ver o sabor daqui 14 dias...
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-03-17 at 17.28.50.jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-17 at 17.28.50.jpeg
    34.5 KB · Views: 23
Galera, hoje a minha segunda leva fiz tudo certinho, moendo o malte kkkkkkkkkkkk E realmente ficou bem diferente... Ficou linda a bichinha.... Vamos ver o sabor daqui 14 dias...
Bem bonita mesmo cara!!! Só errando que se aprende mesmo.... Não deixe seu pai desanimar e já faz outra em seguida... Essa ficou muito bonita!
 
Proxima que vou fazer é essa:
Cerveja.PNG

Pessoal fala que parece bastante com a corona ne, e meu pai adora corona... Porem minha preocupação e que no site que vou comprar ta falando que essa fica com 32 IBU, e dai veio a duvida, será que a corona tem td isso de IBU?
Cerveja2.PNG
 

Latest posts

Back
Top