• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Não moeu o malte, o que fazer?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Galera, vejo varias pessoas falando da importancia de moer o malte por causa das camadas que o malte tem e as proteinas e talz... Mas assim, eu fiz cerveja aqui em casa e meu pai começou a fazer na dele, acabou que ele não pediu minha ajuda para começar, e foi logo metendo a cara para fazer, e fez com o malte inteiro, não moeu, pegou no jeito que veio o kit e colocou na panela e fez o mosto... O que isso pode causar na receita dele? Já era? perdeu a receita? Ou tem como salvar?

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Ele vai ter um mosto com pouquissimo açucar fermentável.
O fato de moer o malte é para expor a parte interna e aquilo ali é cheio de amido que vai ser convertido de acordo com as rampas de temperatura.
É o endosperma.

Se ele colocou o fermento e está fermentando, deixa acabar e boa.

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Entendi, então ele falou que está fermentando sim, porém foi mais intenso nós 3 primeiros dias,agora que está no sexto dia está mais lento, ele tirou uma amostra e eu não achei a cor MT bonita n, n sei oq ele está fazendo lá né, mas....IMG_20210224_000427.jpg
Ele deve ter pegado mais a parte de baixo né? Só com as impurezas pq está MT "branca" mas sei lá ...

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Vai do malte que ele usou.
Se está fermentando, ok.
Só experimentar.
Depois conta pra gente.

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Ele falou que está no sexto dia e que hj a noite fazem sete dias, ele tirou essa amostra, falou que está bastante com gosto de cerveja, porém que está com um pouco de cheiro de trigo,mesmo não tendo usado... Falou que vai esperar mais um pouco antes de fazer o cole crush, acho q e assim q escreve né kkkkkk mas ele falou q vai esperar mais 2 dias para ver se sair esse cheiro

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Ele falou que está no sexto dia e que hj a noite fazem sete dias, ele tirou essa amostra, falou que está bastante com gosto de cerveja, porém que está com um pouco de cheiro de trigo,mesmo não tendo usado... Falou que vai esperar mais um pouco antes de fazer o cole crush, acho q e assim q escreve né kkkkkk mas ele falou q vai esperar mais 2 dias para ver se sair esse cheiro
Depende do malte usado. O cheiro de trigo ou pão é esperado mesmo.
É normal durante a fermentação essa cor mais opaca, ele não tem como medir a densidade lá?
Se escreve cold crash, pede pra ele deixar 10 dias em fermentação e depois mais 5 de cold crash que deve resolver...
Se fermentou, no fim sai cerveja. Talvez uma bem leve, com pouco álcool... Você sabe se ele aí menos controlou a temperatura da mostura?

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Um dado importante a este respeito é a OG do mosto.... A coloração depende do malte, agora a OG que indica a quantidade de açúcar do mosto.... já que está fermentando....

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Um dado importante a este respeito é a OG do mosto.... A coloração depende do malte, agora a OG que indica a quantidade de açúcar do mosto.... já que está fermentando....
Na verdade a diferença entre a densidade antes de colocar o fermento e atual é que indica se está ou não fermentando... Se o pai não mediu nada fica difícil ele dizer se fermentou bem ou não...

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Vou levar meus equipamentos pra ele hj lá galera, vou medir de noite e amanhã de noite pra ver se a fermentação acabou daí falo pra vcs aqui oq q deu... E se der certo e já tiver terminado será q já vale a pena ir para o cold crash? Ou espera mais um pouco para eliminar mais algumas impurezas?

Alan Pats

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Uma boa idéia nesse caso, faz aquele bom e velho teste de diacetil. Pega uma amostra, aquece um pouco no microondas e cheira/prova. Se estiver "amanteigado" é legal fazer o descanso diacetil antes do cold crash.
Mas enfim, o máximo que pode acontecer neste processo é ter uma cerveja menos alcoolica rs

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Mas será que o gosto e a cor vai ficar como se tivesse moído? Pq menos álcool não e tanto o problema ne....

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Acho que vai ficar com um corpo bem leve, meio aguada. Mas estou curioso para saber como ficou. Um dia vou fazer como experiência uns 5 litros medindo OG e FG para ver o que resulta. Depois seco os grãos e môo para aproveitar em outra leva.

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Ai pessoal, para quem está acompanhando, ficou assim.

WhatsApp Image 2021-02-27 at 17.24.36.jpeg

Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"... A proxima ele vaif azer certinha moendo os maltes... Vai ficar mais escura né? Mas ok, Vamos ver daqui 10 dias como vai ficar realmente...

Ederaldo Kuller da Rocha

Well-Known Member
Afiliado
12/2/20
Ai pessoal, para quem está acompanhando, ficou assim.

Ver anexo 125985

Achei que ficou muito clara, deve estar fraca... Experimentei um pouco e achei um pouco mais amarga do que "cerveja de boteco"... A proxima ele vaif azer certinha moendo os maltes... Vai ficar mais escura né? Mas ok, Vamos ver daqui 10 dias como vai ficar realmente...
Então, depende muito de qual malte ele usar, mas se nessa ele usou só pilsen, a cor está correta, por q o Pilsen da sempre essa cor amarelo palha para a cerva... Mas no final vai ficar boa!!