Não consigo Aroma e Sabor de lúpulo nas IPAs

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida, e não achei nenhum material que pudesse me orientar.

Já fiz um total de 3 brassagens do estilo IPA.

2 das receitas eu comprei pronta no Lamas (porcaria ipa).
1 delas eu coloquei a receita disponibilizada pela Brewdog da Punk IPA de que foi usada de 2007 até 2010 no beersmith de acordo com meu equipamento e eficiência.

O problema é que em nenhuma das receitas eu notei aquele aroma e sabor de lúpulo acentuado das IPAs. Sempre ficou muito discreto. Uma das brassagens ficou quase nulo, mas essa em especial, acho que foi por eu demorado muito para resfriar o mosto. Levei uns 25min para iniciar.
O amargor sempre fica dentro do esperado, e gravidade também. Porém o aroma e amargor não consigo de forma alguma. Na última brassagem eu resfriei com chiller de 20 placas que ao transferir para o fermentador já estava direto chegando com 27 graus.
Com o passar da fermentação o sabor do lúpulo vai sumindo.

Estou muito descontente com as minhas brassagens de IPA. Já nos outros estilos não tenho problemas.

Poderiam me orientar com algo?

Obrigado

Wagner
 
Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida, e não achei nenhum material que pudesse me orientar.

Já fiz um total de 3 brassagens do estilo IPA.

2 das receitas eu comprei pronta no Lamas (porcaria ipa).
1 delas eu coloquei a receita disponibilizada pela Brewdog da Punk IPA de que foi usada de 2007 até 2010 no beersmith de acordo com meu equipamento e eficiência.

O problema é que em nenhuma das receitas eu notei aquele aroma e sabor de lúpulo acentuado das IPAs. Sempre ficou muito discreto. Uma das brassagens ficou quase nulo, mas essa em especial, acho que foi por eu demorado muito para resfriar o mosto. Levei uns 25min para iniciar.
O amargor sempre fica dentro do esperado, e gravidade também. Porém o aroma e amargor não consigo de forma alguma. Na última brassagem eu resfriei com chiller de 20 placas que ao transferir para o fermentador já estava direto chegando com 27 graus.
Com o passar da fermentação o sabor do lúpulo vai sumindo.

Estou muito descontente com as minhas brassagens de IPA. Já nos outros estilos não tenho problemas.

Poderiam me orientar com algo?

Obrigado

Wagner

Você tem feito Dry Hopping?
 
Bicho, seguinte.... Tem que SOCAR lúpulo, mesmo! E não pode ser qualquer lúpulo. Tem lúpulo que não se presta pra hop bursting (Centennial é um que, na minha opinião, funciona apenas pra dry hopping). Usa Citra, Galaxy, Simcoe, Mosaic... algum lúpulo que seja cítrico pra valer!

Em primeiro lugar, esquece a adição dos 60min. Deixa pra colocar TODO o lúpulo a partir dos 15min finais de fervura (isso se chama late hopping).

E, de preferência, utiliza chiller de imersão e começa a resfriar a partir do momento que desliga a chama, mexendo o mosto em movimentos circulares para aumentar a área de exposição de mosto quente com o chiller, pra resfriar mais rápido. Quando a temperatura estiver abaixo dos 75ºC, faz outra adição monstra de lúpulo. Faz whirpool a frio, depois que retirar o chiller.

E por fim, faz um belo de um dry hopping, no mínimo 4g/L.

E bebe rápido e, se possível, guarda elas em geladeira. IPA/APA deve ser tomada fresca. Quanto mais tempo passa, mais o lúpulo some.

Posta aí a receita que tu fez...
 
Bicho, seguinte.... Tem que SOCAR lúpulo, mesmo! E não pode ser qualquer lúpulo. Tem lúpulo que não se presta pra hop bursting (Centennial é um que, na minha opinião, funciona apenas pra dry hopping). Usa Citra, Galaxy, Simcoe, Mosaic... algum lúpulo que seja cítrico pra valer!

Em primeiro lugar, esquece a adição dos 60min. Deixa pra colocar TODO o lúpulo a partir dos 15min finais de fervura (isso se chama late hopping).

E, de preferência, utiliza chiller de imersão e começa a resfriar a partir do momento que desliga a chama, mexendo o mosto em movimentos circulares para aumentar a área de exposição de mosto quente com o chiller, pra resfriar mais rápido. Quando a temperatura estiver abaixo dos 75ºC, faz outra adição monstra de lúpulo. Faz whirpool a frio, depois que retirar o chiller.

E por fim, faz um belo de um dry hopping, no mínimo 4g/L.

E bebe rápido e, se possível, guarda elas em geladeira. IPA/APA deve ser tomada fresca. Quanto mais tempo passa, mais o lúpulo some.

Posta aí a receita que tu fez...
Eu particularmente vejo algumas coisas de forma diferente:

Em primeiro lugar, esquece a adição dos 60min. Deixa pra colocar TODO o lúpulo a partir dos 15min finais de fervura (isso se chama late hopping).

Late Hopping é adicionar lúpulos ao final. Isso não tem nada a ver com não adicionar no início.

Gordon Strong, autor do Brewing Better Beer, relata que um bom gosto de lúpulo se consegue com First Wort Hopping, e eu concordo plenamente, fora o fator do amargor não ficar áspero.

Eu particularmente uso First Wort em todas as minhas IPAs.

E, de preferência, utiliza chiller de imersão e começa a resfriar a partir do momento que desliga a chama, mexendo o mosto em movimentos circulares para aumentar a área de exposição de mosto quente com o chiller, pra resfriar mais rápido. Quando a temperatura estiver abaixo dos 75ºC, faz outra adição monstra de lúpulo. Faz whirpool a frio, depois que retirar o chiller.

Tudo isso que ele falou de fato é bom.

Mas isso é necessário pra fazer uma ótima? Não, nada disso é NECESSÁRIO, ou obrigatório. Eu nem me lembro a última vez que fiz whirlpool a frio numa IPA. Antigamente eu achava isso obrigatório, até ver que outras coisas afetavam muito mais. Hoje o que eu faço é um whirlpool mais longo (mais tempo mexendo pra dar uma baixada na temperatura), aguardo o trub decantar, e resfrio.

E bebe rápido e, se possível, guarda elas em geladeira. IPA/APA deve ser tomada fresca. Quanto mais tempo passa, mais o lúpulo some.

Sim, o aroma tende a sumir, mas isso não quer dizer que necessariamente a cerveja piore. Já cansei de tomar IPAs que perderam um pouco de aroma mas definitivamente melhoraram com tempo de maturação. O que ocorre? A galera fica preocupada só com lúpulo, MAIS E MAIS, e esquece de fazer uma boa fermentação, ou dos maltes, ou de uma correta mosturação, etc.


-----------

Na minha visão, você começa uma IPA pensando nos lúpulos do final da fervura.

No livro Brewing Better Beer, o Gordon cita que, para adições tardias, 1g de lúpulo (qualquer um) por Litro gera uma presença "subtle" ou seja, quase imperceptível. 2g por litro.... já fica nítida. 3g por litro, já fica acentuado, e 4g por litro ou mais, fica intenso......... e cita que, somando absolutamente todo o lúpulo usado em todos os processos, somados, não tem porque exceder 12g de lúpulo por litro.

Bom, então o que eu faço? Primeiro eu escolho os lúpulos, faço adições entre 10 e 0 minutos de acordo com o que quero de gosto e aroma. Se quero mais aroma, faço só a zero.... se quero gosto também, começo a adicionar também aos 5, 10.... em algumas extremas até 20, 30. Bom, o fato é.... eu faço adições de no mínimo 4g por litro ao final da fervura, por vezes mais.

Depois disso, vou para a adição inicial, geralmente com First Wort Hopping, e faço uma adição pra chegar nos IBUs que planejo.... com First Wort Hopping (que dá a sensação de menos amargor, apesar de quimicamente gerar mais) eu normalmente miro nos 70 IBUs.

Feito isso, depois lá na frente é que vou pensar no Dry Hopping, mas geralmente foi o que falaram.... lá seus 3 ou 4 gramas por litro. Eu prefiro separar em duas adições... adiciono o primeiro, espero uns 4 ou 5 dias, e depois adiciono a outra metade, e espero mais um tempo.

Sobre maltes, tenho preferido usar Pilsen como base, e escureço elas com Munich, Crystal, etc.... mantendo baixo sempre os caramelos. Falam em no máximo 5%... eu já não sou tão radical.. mas não passo de 10%.

Eu particularmente gosto de usar pelo menos uns 10% de Trigo a exemplo de muitas americanas... noto uma refrescância e uma certa acentuação de todos os aromas dos lúpulos com o trigo.

No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.

Bons artigos:
- Mitch Steele: https://www.homebrewersassociation.org/how-to-brew/5-tips-on-brewing-ipas-from-mitch-steele/
- O cara da Russian River.... eu acho esse artigo melhor ainda: https://www.homebrewersassociation.org/how-to-brew/5-tips-for-better-ipas-from-vinnie-cilurzo/

Dica final que dou:

Por vezes, pra fazer um gosto ficar mais forte, ou amargor mais forte, você não precisa aumentar mais aquele ingrediente, mas simplesmente diminuir as coisas que estão ofuscando ele. Exemplo..... fermentar melhor e deixar os aromas e gostos de fermentação mais limpos, deixar ela mais seca, usar menos maltes caramelo, etc. A maioria das IPAs que eu vejo por aí e que não ficam boas são por:
- Fermentação mal feita - cerveja muito encorpada
- Fermentação mal feita - sulfurosas demais ou frutadas demais, afetando o aroma
- Clarificação mal feita - turvas, e turbidez afeta o gosto, e em muitos casos negativamente (matéria sólida que acabamos mastigando, e que normalmente tem amargor ruim).

Maiores defeito de uma IPA pra mim:
- encorpadas demais... perde drinkability.
- turvas... gera amargor que fica grudado na garganta e não sai, clássico de dry hopping exagerado e má clarificação. IPAs boas, pra mim, são cristais.

Abraço,
 
Last edited:
Perfeito post do Guenther. Tinha que colcoar como fixo: "Guia básico de uma IPA".

O artigo do Vinnie da Russian River é praticamente o manual de instruções da Pliny the Elder que eles brassam, aí você começa a entender o porque de ser considerada a melhor IPA do mundo.

Minha única divergência, e aí é uma questão pessoal é que vez ou outra eu gosto de uma IPA mais incorpada. Meu setup em casa funciona assim: sempre tenho uma IPA no postmix, todos os dias do ano, e no outro postmix eu deixo uma cerveja mais leve para os amigos e família (blondes, saison, weiss, etc). Tenho também agora um pipeline de sours que vão para as garrafas...mas de vez em quando me dá aquela voltade de tomar uma IPA mais incorpada..então o que tenho feito nos últimos 6 meses é fazer algumas levas BIAB de 10 litros de IPAs onde mosturo aos 69 graus e uso 10-15% de Crystal. não tem uma drinkability boa, mas naqueles dias frios de Curitiba eu acho que combina legar tomar 1 copo a noite, por isso faço apenas 10 litros!
 
Feito isso, depois lá na frente é que vou pensar no Dry Hopping, mas geralmente foi o que falaram.... lá seus 3 ou 4 gramas por litro. Eu prefiro separar em duas adições... adiciono o primeiro, espero uns 4 ou 5 dias, e depois adiciono a outra metade, e espero mais um tempo.

Guenther, por que separar em duas adições? O que se ganha com isso?

Abraço
 
Algo interessante a fazer também é dividir as adições de amargor. Eu particularmente gosto de planejar 70% de FWH e os 30% para o início da fervura. Assim mantém o amargor "macio" e com uma "leve rasgada", que destaca um pouco mais a alta taxa de IBU utilizada.

Percebi nas minhas IPAS que mantendo um corpo alto e um amargor em equilíbrio com ele no BS, a percepção do amargor é muito inferior a uma IPA com menor corpo e o amargor "desproporcional". Mas isso é gosto pessoal!

Tem muita gente que planeja um DH de 4g/l e esquece do flameout. Acredito ser um ponto fundamental no aroma. Eu costumo usar 1,5g/l a 2g/l no flameout e mais 4,5g/l a 5g/l no DH. Sempre cuidando as taxas dos óleos essenciais do perfil do lúpulo para evitar que a cerveja fique muito resinosa ou adstringente.
 
Feito isso, depois lá na frente é que vou pensar no Dry Hopping, mas geralmente foi o que falaram.... lá seus 3 ou 4 gramas por litro. Eu prefiro separar em duas adições... adiciono o primeiro, espero uns 4 ou 5 dias, e depois adiciono a outra metade, e espero mais um tempo.

Qual seria o motivo dessa divisão em fases?

Quando coloca a segunda, mantém os lúpulos da primeira ou usa Hop Bag e retira?
 
Eu particularmente uso First Wort em todas as minhas IPAs.
Alguma recomendação especial pro First Wort ??
Muitos falam em não colocar grandes quantidades e colocar lúpulos de baixo AA e baixo Co-humolone.

Na única que fiz coloquei uns 20% do lúpulo total, usei Topaz (alto AA) e Cascade (alto Co-humolone) e achei que ficou boa.

Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort ?
 
Guenther, por que separar em duas adições? O que se ganha com isso?

Abraço
Em vez de uma camada grossa de lúpulo que acaba se formando no fundo com uma adição só (menos contato lúpulo X cerveja), fazendo mais de uma adição, você acaba ganhando mais contato em adições menores.

Tem um episódio do BrewStrong onde eles falam só sobre isso. No mais, naqueles artigos que citei acima, os caras também citam.

Abraço,
 
Alguma recomendação especial pro First Wort ??
Muitos falam em não colocar grandes quantidades e colocar lúpulos de baixo AA e baixo Co-humolone.

Na única que fiz coloquei uns 20% do lúpulo total, usei Topaz (alto AA) e Cascade (alto Co-humolone) e achei que ficou boa.

Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort ?
Não, isso é totalmente lenda.

Abraço,
 
Compartilho do mesmo problema seu, já fiz 5 IPAs e ainda não fiquei satisfeito com nenhuma delas. Sempre uso bastante lúpulo em adições tardias e em dry hopping. Não é que não fica com aroma de lúpulo, fica sim, mas não o aroma que eu queria. Geralmente as boas IPAs comerciais que eu tomo por aí tem um aroma que lembra o aroma que dá pra sentir ao cheirar um pacotinho de pellets de lúpulos. Já as que eu faço sempre fica com um aroma diferente, bem cítrico, lembrando casca de laranja. Uma dessas receitas inclusive foi uma tentativa de clonar a Punk da Brewdog, mas não chegou nem perto.
 
Compartilho do mesmo problema seu, já fiz 5 IPAs e ainda não fiquei satisfeito com nenhuma delas. Sempre uso bastante lúpulo em adições tardias e em dry hopping. Não é que não fica com aroma de lúpulo, fica sim, mas não o aroma que eu queria. Geralmente as boas IPAs comerciais que eu tomo por aí tem um aroma que lembra o aroma que dá pra sentir ao cheirar um pacotinho de pellets de lúpulos. Já as que eu faço sempre fica com um aroma diferente, bem cítrico, lembrando casca de laranja. Uma dessas receitas inclusive foi uma tentativa de clonar a Punk da Brewdog, mas não chegou nem perto.

Um dos fatores que podem estar causando isso é a qualidade do lúpulo que está utilizando. Procuro sempre comprar os lúpulos recém chegados na distribuidora. Muitas vezes já deixei de usar o lúpulo que queria pela safra ser muito antiga.
Cerca de dois anos atrás fiz umas 15 ipas single hops, procurando conhecer melhor os lúpulos, mas algumas levas deixaram muito a desejar pela safra destes ser de dois anos ou mais, fazendo com que o lúpulo perca muito de suas qualidades, repeti algumas com safras novas e o resultado foi muito diferente.
 
Turbidez de trigo/proteína é uma coisa, de micropedaços de lúpulo, aí não é bom.

@Guenther você, mencionou que utiliza 10% de trigo na receita...irei experimentar, pois nunca usei nas minhas IPAs...

Eu uso gelatina para clarificação. Esse percentual não chega a fazer muita diferença na transparência da cerveja não né? Ou é perceptível?
 
Um dos fatores que podem estar causando isso é a qualidade do lúpulo que está utilizando. Procuro sempre comprar os lúpulos recém chegados na distribuidora. Muitas vezes já deixei de usar o lúpulo que queria pela safra ser muito antiga.
Cerca de dois anos atrás fiz umas 15 ipas single hops, procurando conhecer melhor os lúpulos, mas algumas levas deixaram muito a desejar pela safra destes ser de dois anos ou mais, fazendo com que o lúpulo perca muito de suas qualidades, repeti algumas com safras novas e o resultado foi muito diferente.

Não estou em Curitiba então não tenho como olhar, mas aqui eu só compro aquele lúpulo que vem no apcote verde metálico....não tem erro.

Outra coisa é evitar comprar lúpulo em quantidades muito grandes se você não tem como armazenar eles corretamente. Digo isso porque em uma viagem ao exterior comprei uns 600 gramas de Nelson..mas ele não é um lúpulo que dá pra usar em tudo.....

Recentemente comprei uma embaladora a vácuo portátil. Então eu uso o lúpulo, faço o vácuo, lacro e coloco no freezer, não tem erro.
 
@Guenther você, mencionou que utiliza 10% de trigo na receita...irei experimentar, pois nunca usei nas minhas IPAs...

Eu uso gelatina para clarificação. Esse percentual não chega a fazer muita diferença na transparência da cerveja não né? Ou é perceptível?
Não faz nas minhas... então é preciso considerar que eu corrijo água, uso gelatina, sou paciente, etc. :)
 
Perfeito post do Guenther. Tinha que colcoar como fixo: "Guia básico de uma IPA".

O artigo do Vinnie da Russian River é praticamente o manual de instruções da Pliny the Elder que eles brassam, aí você começa a entender o porque de ser considerada a melhor IPA do mundo.

Minha única divergência, e aí é uma questão pessoal é que vez ou outra eu gosto de uma IPA mais incorpada. Meu setup em casa funciona assim: sempre tenho uma IPA no postmix, todos os dias do ano, e no outro postmix eu deixo uma cerveja mais leve para os amigos e família (blondes, saison, weiss, etc). Tenho também agora um pipeline de sours que vão para as garrafas...mas de vez em quando me dá aquela voltade de tomar uma IPA mais incorpada..então o que tenho feito nos últimos 6 meses é fazer algumas levas BIAB de 10 litros de IPAs onde mosturo aos 69 graus e uso 10-15% de Crystal. não tem uma drinkability boa, mas naqueles dias frios de Curitiba eu acho que combina legar tomar 1 copo a noite, por isso faço apenas 10 litros!

Concordo. Belo post. Tinha que ser fixo como guia.
 
Um dos fatores que podem estar causando isso é a qualidade do lúpulo que está utilizando. Procuro sempre comprar os lúpulos recém chegados na distribuidora. Muitas vezes já deixei de usar o lúpulo que queria pela safra ser muito antiga.
Cerca de dois anos atrás fiz umas 15 ipas single hops, procurando conhecer melhor os lúpulos, mas algumas levas deixaram muito a desejar pela safra destes ser de dois anos ou mais, fazendo com que o lúpulo perca muito de suas qualidades, repeti algumas com safras novas e o resultado foi muito diferente.
Bem lembrado..... tem BrewShops por aí que importam lúpulo em container não refrigerado, e aqui deixa eles em geladeira para parecer cuidadoso. Perguntem sobre isso... e perguntem a safra.

Se o lúpulo foi bem estocado, em termos de Alfa Ácido não faz muita diferença, mas em termos de Dry Hopping e gosto.... safras mais novas, com a mesma estocagem, geram melhores resultados.

Usualmente quando vou fazer Dry Hopping eu sempre tenho 2 ou 3 lúpulos que me "serviriam" para o objetivo que quero, e acabo decidindo mais usar na hora.... pelo todos, abro, sinto o aroma, e decido quais usar.

Abraço,
 
Não faz nas minhas... então é preciso considerar que eu corrijo água, uso gelatina, sou paciente, etc. :)

Não mexo na água, mas sou paciente e também uso gelatina...rs...vou experimentar...

Hoje as minhas são cristalinas. Na pior das hipóteses vai trazer uma turbidez bem leve...
 
Não mexo na água, mas sou paciente e também uso gelatina...rs...vou experimentar...

Hoje as minhas são cristalinas. Na pior das hipóteses vai trazer uma turbidez bem leve...

Irei usar na minha próxima também! Estou curioso para sentir o resultado!
 
Alguma recomendação especial pro First Wort ??
Muitos falam em não colocar grandes quantidades e colocar lúpulos de baixo AA e baixo Co-humolone.

Na única que fiz coloquei uns 20% do lúpulo total, usei Topaz (alto AA) e Cascade (alto Co-humolone) e achei que ficou boa.

Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort ?

Não, isso é totalmente lenda.

Abraço,

Apenas uma observação:

Quantidade e alfa ácido, OK, bem provável que seja lenda, como testado aqui: http://brulosophy.com/2016/07/18/bittering-hops-pt-2-high-vs-low-alpha-acid-exbeeriment-results/

Agora, lúpulos com alta vs baixa quantidade de cohumulona produziram cervejas distintas nesse outro experimento: http://brulosophy.com/2016/03/07/bittering-hops-high-vs-low-cohumulone-exbeeriment-results/

Essas variáveis são discutidas até hoje e os resultados não são conclusivos, então eu não usaria a expressão "totalmente lenda", mas sim: vale a pena testar pra verificar qual é tua preferência.
 
Apenas uma observação:

Quantidade e alfa ácido, OK, bem provável que seja lenda, como testado aqui: http://brulosophy.com/2016/07/18/bittering-hops-pt-2-high-vs-low-alpha-acid-exbeeriment-results/

Agora, lúpulos com alta vs baixa quantidade de cohumulona produziram cervejas distintas nesse outro experimento: http://brulosophy.com/2016/03/07/bittering-hops-high-vs-low-cohumulone-exbeeriment-results/

Essas variáveis são discutidas até hoje e os resultados não são conclusivos, então eu não usaria a expressão "totalmente lenda", mas sim: vale a pena testar pra verificar qual é tua preferência.
@matozo,

Acredito que tu confundiu as coisas.

A pergunta do @caramba foi sobre..... First Wort Hopping. O que o fator Cohumulona do lúpulo tem a ver com isso? Nada. Onde First Wort Hopping é citado no artigo? Nenhuma vez.

A pergunta do @Caramba:
Você tem alguma restrição de lúpulo que não usa no First Wort?

Ou seja, em outras palavras, a pergunta dele é: ao utilizar First Wort Hopping, devo escolher o lúpulo de alguma maneira diferente do que faço quando escolho qualquer lúpulo de amargor?

Se fosse algum experimento que concluísse algo do tipo "Lupulos X são bons pra adições de amargor normal, mas não são bons pra First Wort Hopping"......... aí ok, mas o que tu citou só tem a ver com cohumulona.

Cohumulona é algo largamente conhecido na literatura geral (por isso fizeram o experimento) por aumentar a chance de amargor áspero na cerveja.

Resumindo 1: o que um lúpulo com alto ou baixo teor de Cohumulona vai influenciar na minha decisão de utilizar First Wort Hopping, ou vice-versa? Nada.

Resumindo 2: cohumulona sempre vai aumentar a tendência de amargor mais áspero do que outro lúpulo com menos cohumulona independente se for uma adição normal ou em First Wort Hopping.


Abraço,
 
Last edited:
@Guenther

Não, naõ confundi.

FWH é uma adição de amargor. Usar lúplulos com alta concentração de cohumulona nas adições de amargor pode causar amargor ríspido (ou no mínimo te trazer uma cerveja diferente de outra com lúpulos de baixa cohumulona).

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua preferência.

Repito: vale a pena testar e, baseado na sua preferência, escolher restringir esse tipo de lúpulo nas suas adições de amargor, sejam elas FWH, 90 min, 60 min...

A resposta mais adequada, na minha opinião, seria: FWH por se tratar de uma adição de amargor, caso utilizado com algum lúpulo com alto cohumulona pode (e quero frisar o pode pois não é um fato comprovado) causar um amargor ríspido.

Do artigo do Brulosophy: "later studies performed by our friends at Oregon State University demonstrated experienced tasters were unable to distinguish between beers containing differing CoH levels to a significant degree".

É possível que FWH com alta cohumolona não traga amargor ríspido? Acredito que sim, mas a melhor forma de ter certeza sobre isso é ou analisando algum teste sobre o assunto ou testando por si próprio.
 
@Guenther

Não, naõ confundi.

FWH é uma adição de amargor. Usar lúplulos com alta concentração de cohumulona nas adições de amargor pode causar amargor ríspido (ou no mínimo te trazer uma cerveja diferente de outra com lúpulos de baixa cohumulona).

Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua preferência.

Repito: vale a pena testar e, baseado na sua preferência, escolher restringir esse tipo de lúpulo nas suas adições de amargor, sejam elas FWH, 90 min, 60 min...

A resposta mais adequada, na minha opinião, seria: FWH por se tratar de uma adição de amargor, caso utilizado com algum lúpulo com alto cohumulona pode (e quero frisar o pode pois não é um fato comprovado) causar um amargor ríspido.

Do artigo do Brulosophy: "later studies performed by our friends at Oregon State University demonstrated experienced tasters were unable to distinguish between beers containing differing CoH levels to a significant degree".

É possível que FWH com alta cohumolona não traga amargor ríspido? Acredito que sim, mas a melhor forma de ter certeza sobre isso é ou analisando algum teste sobre o assunto ou testando por si próprio.

Desculpe, com todo o respeito, mas confundiu sim.

Por que? Estamos falando de First Wort Hopping.

O que você está dizendo: "sejam elas FWH, 90 min, 60 min.."

Ou seja, você tá citando uma característica GERAL sobre escolha de lúpulos para amargor, qualquer adição.

Nós estamos falando o seguinte........... dentre as recomendações já conhecidas, incluindo essa que você citou............ existe alguma recomendação ESPECIAL que se aplique SÓ ao First Wort Hopping?

Não existe.

Resumindo:

Pergunta que você está respondendo: "Que lúpulos devo evitar para diminuir o amargor áspero na cerveja?" - Ok, isso você respondeu... mas não foi o que foi perguntado.

Pergunta que realmente foi feita, escrita de forma mais clara: "Devo evitar algum lúpulo ao utilizar técnica First Wort Hopping?"
 
Tudo bem Guenther, já virou uma discussão pra saber quem tá certo e não pra agregar conhecimento, paro por aqui.
 
Tô passando pelo mesmo problema.

Vou repetir a receita na próxima brassagem, mas com técnicas diferentes.

1) lúpulo na fervura só o FWH pra atingir os IBU necessários, e uma adição aos 5 min
2) o resto da adição após whirlpool quando o mosto chegar a 80 graus
3) adiciono mais aos 60 graus
4) Deixo mais alguns minutos (30) antes de resfriar e transferir pro fermentador
5) Não me preocupar tanto com trub, já que a maior parte fica fixa com o whirlpool bem feito

no fermentador:
6) Dry-hop com pellet direto no fermentador no final da primária (5o ou 6o dia)
7) Cold crash + gelatina
8) no dia do envase, blendar a cerveja com chá de lúpulo (ferver 400ml de água c/ 1 shot de vodka, abaixar a 60 graus e descendo temperatura por 45 minutos na prensa francesa)
9) começar a experimentar depois de uns 10 dias engarrafada

Explicações: adições no flameout e hop step extraem características de aroma e sabor da cerveja, e alguns IBU (bem pouco). Trabalham em faixas de temperatura menores que a fervura, então extrai óleos que não são perdidos. O dry hop com pellet direto no fermentador, acho que não tem segredo. O chá de lúpulo no dia do envase tem um princípio parecido com a técnica de flameout (extração sem fervura), e vai dar aroma e sabor mais frescos por ser mais novo.

Quanto menos tempo entre a brassagem e o momento em que você beber a cerveja, mais "novo" será o aroma de lupulo.

Ah, e claro, vou usar 180g de centennial pra 20l.

Espero que isso ajude a dar o famoso "soco de lúpulo" que os homebrewers de IPA tanto falam. Alguem tem alguma sugestão?


Abs

EDIT: outro passo importante: vou comprar um lúpulo da safra 2015. Os pellets que eu tinha na primeira receita eram de 2013.
 
Tudo bem Guenther, já virou uma discussão pra saber quem tá certo e não pra agregar conhecimento, paro por aqui.
Bom, Matozo, respeito tua posição... mas não é de maneira nenhuma a minha intensão.

Acredite... já estou acostumado com os mais diversos tipos de reações em discussões onde eu tenho que me opor a alguém..... eu sempre espero alguma reação assim, querendo dizer que "eu quero só estar certo", ou que é "ego", etc. Já recebi ofensas pessoais, à minha família, etc.... tudo por discordar de alguém, mesmo que de forma totalmente educada.

Bom, que fique claro... eu estou fazendo uma discussão estritamente técnica e interpretativa.

O que eu quero evitar, é que alguém saia daqui com algo na cabeça como "Devo evitar lúpulos com alto teor de cohumulona ao fazer First Wort Hopping."

Se tem alto teor de cohumulona, ou não tem.... tanto faz no que diz respeito à técnica especifica de First Wort Hopping. FWH, pelo que foi testado em rodas de Blind Testing até hoje (a exemplo do Brülosophy), na imensa maioria dos casos sempre faz um mesmo lúpulo ficar com amargor mais Smooth/Suave........... independentemente do teor de cohumulona que ele tenha. Ou seja, se fizer a MESMA receita com Columbus por exemplo (alto teor de cohumulona), e em uma adicioná-lo normalmente, e em outra leva igual adicioná-lo como First Wort Hopping...... a percepção de amargor será mais suave/aveludada com ele. Isso já foi provado várias vezes em blind tests extensivos.

Assim como, se a discussão por exemplo estivesse invertida, falando SOMENTE de cohumulona, o contrário TAMBÉM seria verdade....... cohumulona sempre aumenta a percepção de amargor mais harsh/áspero, independente da técnica. Ou seja, se fizer duas cervejas com First Wort Hopping, uma com um lúpulo rico em cohumulona, e outro não..... a primeira terá maior tendência de amargor mais áspero.

Abraço,
 
Tranquilo, Guenther, eu de verdade admiro teu trabalho e empenho aqui (agora tenho mais motivo para admirar, pois superou os haters e continua postando).

Já aprendi muito contigo e fico feliz que você tenha passado a usar negrito em vez de maiúsculas, hahaha.

É que nesse caso na minha opinião vale a pena ir um pouco além da pergunta, pra ajudar outras pessoas.
 
Tranquilo, Guenther, eu de verdade admiro teu trabalho e empenho aqui (agora tenho mais motivo para admirar, pois superou os haters e continua postando).

Já aprendi muito contigo e fico feliz que você tenha passado a usar negrito em vez de maiúsculas, hahaha.

É que nesse caso na minha opinião vale a pena ir um pouco além da pergunta, pra ajudar outras pessoas.
Cara.......... tu não tens idéia de como é difícil pra mim usar negrito........... enfatizar ALGO em maiúsculas é tão mais rápido e prático nesse editor aqui do fórum. :)

Se ainda tivesse atalho pra fazer isso por aqui.... mas estou tentando me policiar.
 
Seleciona o texto e manda Ctrl+B.

Pra itálico é Ctrl+I (se vc tiver usando PC).
 
Eu particularmente gosto de usar pelo menos uns 10% de Trigo a exemplo de muitas americanas... noto uma refrescância e uma certa acentuação de todos os aromas dos lúpulos com o trigo.

No futuro, quando for partir pra técnicas mais avançadas, eu particularmente uso Sulfato de Cálcio e Cloreto de Cálcio na proporção de 3 x 1, o suficiente para ficar acima dos 50 ppm de cálcio. Se for uma Black IPA, uso alguma coisa de Carbonato de Cálcio também durante a mosturação. Os outros sais, uso metade na mostura, e metade na fervura para um aproveitamento melhor, já que muita coisa pode ficar retida na mosturação.


Você usa trigo maltado ou não maltado?

Sobre os minerais, onde posso encontra-los para comprar?

Abraço!
 
- turvas... gera amargor que fica grudado na garganta e não sai, clássico de dry hopping exagerado e má clarificação. IPAs boas, pra mim, são cristais.

Guenther, como você faz? Aplica gelatina duas vezes, antes e depois do dry hopping?
 
Back
Top