Muita, muita espuma.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flyer121

Active Member
Joined
Nov 6, 2021
Messages
28
Reaction score
7
Location
SP
Pessoal, a pouco tempo montei meu Kegerator com todas as peças novas (inclusive o keg), e não tô conseguindo acertar no serviço.
Os copos estão saindo com muita espuma e quase nada de líquido. A espuma chega a espirrar na saída da torneira.
Vários espirros e um pouco de líquido.
Já reduzi a carbonatação, já aumentei, já fiz de tudo. Tô quase desistindo do hobby. Rsrsrs
Alguém tem uma dica pra me dar?
Socorro.😕
 
Seria bom mencionar quais mangueiras e as medidas das mesmas que está usando , qual a pressão de carbonataçao que usou , temperatura de serviço , qual altura da torneira , modelo dela ! Enfim são muitas variáveis pra averiguar .
 
Bem lembrado.
Estou utilizando torneira belga, com tubo rígido de 1/4 (redução foi feita com dmfit e 5cm de tubo 3/8), carbonatei com 1bar, temperatura de serviço está em 2⁰ e a torneira está a uns 10/15cm acima do keg (Multkeg).
Tubo da torneira até o keg deve ter uns 70cm.
 
70 cm de comprimento total ? se for acho pouco , eu uso 3 metros de tubo 1/4 ligado no postmix em uma torneira americana nas mesma condições de temperatura e pressão e altura ( inclusive uma pequena emenda de tubo 3/8 com engate )
Acredito que o problema está na tubulação um tanto curta demais
 
Ela até estava maior mas sobrava muito na geladeira, acredito que ela já teve algo em torno de 1,5m e já apresentava o mesmo problema.
Mas vou considerar uma mangueira maior.
 
Dei uma olhada na mangueira agora a pouco e não tinha líquido nela.
 
Extração perfeita.
Mas olhando agora o líquido aqui nem sobe o tubo.
 
Acho que o negócio ai é ir por partes !
1° Aumentar o tamanho da linha . (isso é fato que está curto )
2° conferir toda a linha e evitar excesso de emendas nela
3° Ver na tabela de carbonataçao a pressão e temperatura ideal para a sua cerveja .
 
Acho que o negócio ai é ir por partes !
1° Aumentar o tamanho da linha . (isso é fato que está curto )
2° conferir toda a linha e evitar excesso de emendas nela
3° Ver na tabela de carbonataçao a pressão e temperatura ideal para a sua cerveja .
Acho que pra evitar as emendas só utilizando tubo 3/8.
Hoje tenho duas emendas pra utilizar o 1/4 (uma na saída da extratora e outra na entrada da torneira)
 
Mas, será que tem algum motivo pra não chegar líquido na mangueira mesmo ela sendo mais curta?
 
Mas, será que tem algum motivo pra não chegar líquido na mangueira mesmo ela sendo mais curta?
Eu acredito que isso seja super carbonatação. Só subir espuma pela mangueira. Eu faria um teste, 1 vez por dia "sangrava" o barril, tirando todo o gás. Faria isso por 2 ou 3 dias, e acredito que resolveria teu problema.
 
Eu acredito que isso seja super carbonatação. Só subir espuma pela mangueira. Eu faria um teste, 1 vez por dia "sangrava" o barril, tirando todo o gás. Faria isso por 2 ou 3 dias, e acredito que resolveria teu problema.
Ontem eu sangrei ele umas três vezes a cada 40mim dando umas balançadas a cada vez.
 
Ontem eu sangrei ele umas três vezes a cada 40mim dando umas balançadas a cada vez.
Digo fazer isso por dia, pq no fim do 3 dia, na temperatura q tiver vc coloca o medidor de CO2 e verifica em que pé tá. Após fazer esse cálculo se tiver com 2.5 a 2.8 de pressão, com certeza não vai espumar dessa maneira
 
Digo fazer isso por dia, pq no fim do 3 dia, na temperatura q tiver vc coloca o medidor de CO2 e verifica em que pé tá. Após fazer esse cálculo se tiver com 2.5 a 2.8 de pressão, com certeza não vai espumar dessa maneira
Vou fazer o teste.
Só pra ver se eu entendi direito: Sangro todo o co² uma vez ao dia e deixo. (Sem injetar mais co²). Isso mesmo?
 
Vou fazer o teste.
Só pra ver se eu entendi direito: Sangro todo o co² uma vez ao dia e deixo. (Sem injetar mais co²). Isso mesmo?
Exatamente. Tem um video do Robinho Beer que ele explica bem isso que to te falando. Segue o link:
Aí mostra certinho como fazer...
 
Exatamente. Tem um video do Robinho Beer que ele explica bem isso que to te falando. Segue o link:
Aí mostra certinho como fazer...

Legal. Vou começar a fazer hoje mesmo.
Estou usando um keg. 2.5bar de pressão é seguro?
 
Legal. Vou começar a fazer hoje mesmo.
Estou usando um keg. 2.5bar de pressão é seguro?
Cara pode diminuir essa pressão com certeza, isso é pressão de champagne, srsrsrsrs pode ter 30 metros de linha que vai continuar saindo só espuma.....
Zera a pressão do keg, nao poe mais nada de co2. espera o dia seguinte e mede quanto de pressao ele ta. se tiver acima de 1.3bar pode zerar a pressao no dia seguinte. O objetivo é tirar o co2 mesmo da cerveja....
 
Como vc, eu uso/usava 2.5bar para carbonatar super rapido.
Tipo, colocava 2.5 bar, agitava por 5 min e deixava descansar e no outro dia já estava OK.

Porém, 2.5 bar como pressao de serviço é muita coisa. Normalmente eu uso 1.0 bar.

O q eu tenho feito, depois q consegui colocar o tubo de CO2 dentro da geladeira foi carbonatar já em 1 bar, mesmo sabendo que vai levar a semana toda. (depende do estilo eu uso pouco a mais). Diminuiu bem o fator espuma.

Faça o que os outros confrades orientaram e tente baixar essa pressão de serviço que eu acho que vai ser sucesso.

Legal. Vou começar a fazer hoje mesmo.
Estou usando um keg. 2.5bar de pressão é seguro?
 
Cara pode diminuir essa pressão com certeza, isso é pressão de champagne, srsrsrsrs pode ter 30 metros de linha que vai continuar saindo só espuma.....
Zera a pressão do keg, nao poe mais nada de co2. espera o dia seguinte e mede quanto de pressao ele ta. se tiver acima de 1.3bar pode zerar a pressao no dia seguinte. O objetivo é tirar o co2 mesmo da cerveja....
Farei e vamos ver o resultado.
Tô pensando em colocar 3m de tubo pra ver se ajuda também.
 
Como vc, eu uso/usava 2.5bar para carbonatar super rapido.
Tipo, colocava 2.5 bar, agitava por 5 min e deixava descansar e no outro dia já estava OK.

Porém, 2.5 bar como pressao de serviço é muita coisa. Normalmente eu uso 1.0 bar.

O q eu tenho feito, depois q consegui colocar o tubo de CO2 dentro da geladeira foi carbonatar já em 1 bar, mesmo sabendo que vai levar a semana toda. (depende do estilo eu uso pouco a mais). Diminuiu bem o fator espuma.

Faça o que os outros confrades orientaram e tente baixar essa pressão de serviço que eu acho que vai ser sucesso.
Eu carbonatei dessa maneira mesmo.
No início ela estava flat e ia bem, mas depois só espuma. Rsrsrs
 
Segue vídeo do último serviço antes de purgar o co² do barril.
 

Attachments

  • VID_20211107_122009786.mp4
    28 MB
Segue vídeo do último serviço antes de purgar o co² do barril.
Irmão 2 paradas: 1) torneira belga vc arreia direto, se for colocando devagar, ela vai ativar a parte de crema, então arreia até o fim e no final vc sobe devagar se quiser fazer a crema....

2) 2.5 bar a quantos graus? se foi entre 4 e 5 graus, ou menos, com certeza está supercarbonatada. Faz o lance do video do robinho que daqui há 2 dias ela vai estar top!
 
Irmão 2 paradas: 1) torneira belga vc arreia direto, se for colocando devagar, ela vai ativar a parte de crema, então arreia até o fim e no final vc sobe devagar se quiser fazer a crema....

2) 2.5 bar a quantos graus? se foi entre 4 e 5 graus, ou menos, com certeza está supercarbonatada. Faz o lance do video do robinho que daqui há 2 dias ela vai estar top!
Tive que pedir ajuda da patroa pra abrir a torneira e ela demorou pra baixar. Rsrsrs
O serviço está em 1bar e 2⁰C mas agora já tirei o co² do barril pra começar esse processo conforme descrito pelo Robinho.
 
Até o momento você fez tudo que era pra ser feito.
Carbonatou rápido ( 2 bar em agitação)
Colocou na pressão de serviço certa
(poderia ser até um pouco menos mas tá dentro do aceito para 2°C )
Tentou purgar o CO2. (mas faça como no vídeo que o Rins linkou, assim não haverá margem pra erro. )
So resta a tubulação mesmo . (Que eu acredito estar um tanto curta. )

Eu não curto fazer texto longo , mas resumidamente tem a ver com dinâmica dos fluidos , vc precisa perder parte da pressão no decorrer da linha, pressão essa que desloca o líquido.
O excesso de pressão que causa a lambança toda , porem vc tem algumas formar de fazer que esse excesso seja perdido.
1° Usar um tubo mais fino afim de causar perca de carga na linha .
2° Elevar a altura do ponto de saída ( So não vai imaginar em por a torneira no teto da sala )

3° Uma porrada de opção que nem tem como descrever aqui rsrsrsrs .

No começo é complicado mesmo , so não vale desistir.
 
e uma parada. cuidado com pressao. nao passe de 2 bar, por segurança....
 
Até o momento você fez tudo que era pra ser feito.
Carbonatou rápido ( 2 bar em agitação)
Colocou na pressão de serviço certa
(poderia ser até um pouco menos mas tá dentro do aceito para 2°C )
Tentou purgar o CO2. (mas faça como no vídeo que o Rins linkou, assim não haverá margem pra erro. )
So resta a tubulação mesmo . (Que eu acredito estar um tanto curta. )

Eu não curto fazer texto longo , mas resumidamente tem a ver com dinâmica dos fluidos , vc precisa perder parte da pressão no decorrer da linha, pressão essa que desloca o líquido.
O excesso de pressão que causa a lambança toda , porem vc tem algumas formar de fazer que esse excesso seja perdido.
1° Usar um tubo mais fino afim de causar perca de carga na linha .
2° Elevar a altura do ponto de saída ( So não vai imaginar em por a torneira no teto da sala )

3° Uma porrada de opção que nem tem como descrever aqui rsrsrsrs .

No começo é complicado mesmo , so não vale desistir.
Mangueira já está numa espessura legal só falta ajustar o comprimento mesmo.
Ah o começo é bem difícil, da raiva ver a coisa não funcionar. Mas vamos lá, acho que com a ajuda de vocês deve melhorar.😁
 
Boa tarde,

Se não chega líquido nem na mangueira,
Acho que pode ser algo no barril não?

Chegou a ver os ball lock?
Líquido e gás não estão invertidos né?
Será que não é o tubo pescador?
 
Boa tarde,

Se não chega líquido nem na mangueira,
Acho que pode ser algo no barril não?

Chegou a ver os ball lock?
Líquido e gás não estão invertidos né?
Será que não é o tubo pescador?
Estou usando um keg (multkeg) com válvula S. Tudo no seu devido lugar.
O que poderia afetar o tubo pescador?
 
@flyer12 pergunta boba: vc está regulando o fluxo de saída na torneira? 1bar de carbonatação só vai produzir espuma se a torneira estiver com o fluxo máximo. Tentou no mínimo?
 
@flyer12 pergunta boba: vc está regulando o fluxo de saída na torneira? 1bar de carbonatação só vai produzir espuma se a torneira estiver com o fluxo máximo. Tentou no mínimo?
Sim sim.
Fiz testes com ela toda fechada e abrindo aos poucos. Sem sucesso.
 
O que poderia afetar o tubo pescador?
Se houve alguma entrada falsa de gás pelo tubo pescador, vai gerar uma baita espuma, pois o gás vai ser forçado a sair junto com a cerveja .

Como bem observado pelo SEP Daniel, é uma variável a ser considerada .
Pois se o tubo pescador for de plástico poderia haver um pequeno furo ou trinca nele , onde o gas entra (ou sai ,depende do ponto de vista, rsrsrs).
Agora se o tubo for de inox há pouca chance de haver um furo nele, assim entrada falsa de gás ocorreria pela conexão do tubo com a válvula.
 
Back
Top