• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Mosto não espumou na aeração

Home Brew Talk Brasil Forums

Help Support Home Brew Talk Brasil Forums:

Afiliado
28/5/21
Salve pessoal. Brassei 20l de uma Oatmeal Stout utilizando os seguintes insumos:

4.5kg pale
1kg aveia em flocos
900g caramunich II
400g carafa special I
200g carafa special III

Cheguei na OG de 1.050 e inseri o mosto na geladeira até atingir a temperatura de 17 graus e, após, aerei com uma bombinha de aquário por 30min. Achei estranho pois durante o tempo de aeração a espuma não deu sinal de vida!

Alguém já passou por esse tipo de situação ou sabe me dizer se terei problemas?

15 minutos do final da fervura eu liquidifiquei 1/2 coco e inserir em um hopspider. Mas não sei se pela pequena quantidade isso seria relevante, mas...

Desde já, obrigado pela ajuda!

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Meu palpite seria a alta quantidade de gordura no teu mosto, tanto da aveia quanto do coco, que matam a espuma. Mas isso não deve alterar a eficácia da sua aeração - eu aero usando antiespumante e a espuma também some, mas a aeração rola. Pode (provavelmente) alterar a espuma no resultado final da cerveja, o que é bem comum em stouts com muitos adjuntos lipídicos.

Alan Reginato

Active Member
Afiliado
18/4/22
Meu palpite seria a alta quantidade de gordura no teu mosto, tanto da aveia quanto do coco, que matam a espuma. Mas isso não deve alterar a eficácia da sua aeração - eu aero usando antiespumante e a espuma também some, mas a aeração rola. Pode (provavelmente) alterar a espuma no resultado final da cerveja, o que é bem comum em stouts com muitos adjuntos lipídicos.
Situação parecida, uso antiespumante após largar no balde e a espuma some, mas a fermentação acontece normal.

Como o colega falou, deve ser por causa da gordura do coco.

A propósito, vocês notaram muita diferença após começar a usar o aerador? Um amigo meu usava e parou de usar, pois aparentemente não deu muita diferença na atenuação, nem na lag fase.

Eu usei uma vez e não deu diferença perceptível. Normalmente faço só um splash caprichado.

Afiliado
28/5/21
Situação parecida, uso antiespumante após largar no balde e a espuma some, mas a fermentação acontece normal.

Como o colega falou, deve ser por causa da gordura do coco.

A propósito, vocês notaram muita diferença após começar a usar o aerador? Um amigo meu usava e parou de usar, pois aparentemente não deu muita diferença na atenuação, nem na lag fase.

Eu usei uma vez e não deu diferença perceptível. Normalmente faço só um splash caprichado.
Deve ser isso mesmo, após a fermentação vou tirar um litro de cerveja e carbonatar para teste... minha preocupação é se terei problemas na espuma final, nunca aconteceu comigo, mas é a primeiravez que utilizo coco in natura. Faço a aeração somente quando não consigo chegar na temperatura ideal de fermentação, então deixo o mosto esfriar por 24h na geladeira.

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20

Eu tenho usado o método SNS ao invés da aeração com bombinha, e tenho gostado muito do resultado.
Fácil de fazer, e a fase lag desce para umas 6h no máximo, e já consegui duas medalhas com cervejas que usei esse método!
Vale a tentativa!

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Ele parte do pressuposto que a saúde e "ativação" da levedura vale mais que o número de células, então inocular a levedura no topo da atividade (high krauzen) é bom porque ela já chega comendo tudo.

SNS é fazer um starter num recipiente pelo menos 5x mais volumoso que o volume de mosto (eu uso galão de 5L de água mineral, para starter de 1L). Quando está na temperatura de inóculo, agitar o recipiente FURIOSAMENTE para criar a maior espuma/aeração possível. Aí inocula a levedura.

Deixa por algumas horas (entre 6 e 12), quanto tiver com alta formação de krauzen, inocula tudo no fermentador.

FelGuara

Well-Known Member
Afiliado
18/4/17
Eu tenho usado o método SNS ao invés da aeração com bombinha, e tenho gostado muito do resultado.
Fácil de fazer, e a fase lag desce para umas 6h no máximo, e já consegui duas medalhas com cervejas que usei esse método!
Vale a tentativa!

Pow, meu irmão… muito obrigado!!!

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Ele parte do pressuposto que a saúde e "ativação" da levedura vale mais que o número de células, então inocular a levedura no topo da atividade (high krauzen) é bom porque ela já chega comendo tudo.

SNS é fazer um starter num recipiente pelo menos 5x mais volumoso que o volume de mosto (eu uso galão de 5L de água mineral, para starter de 1L). Quando está na temperatura de inóculo, agitar o recipiente FURIOSAMENTE para criar a maior espuma/aeração possível. Aí inocula a levedura.

Deixa por algumas horas (entre 6 e 12), quanto tiver com alta formação de krauzen, inocula tudo no fermentador.
Será que véio como eu, usar uma pedra difusora e um nebulizador faria esse serviço sem me matar de agitar essa bagaça?

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Será que véio como eu, usar uma pedra difusora e um nebulizador faria esse serviço sem me matar de agitar essa bagaça?
Acho que sim, perfeitamente!
A ideia é aerar o mosto o quanto possível, pois a fase lag (com o consequente consumo de oxigênio) acontecerá quase todo nesse starter.