Mosto logo apos fervura direto no balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Calazans

Member
Joined
Feb 26, 2020
Messages
5
Reaction score
0
Location
Curitiba-PR
Ola, pretendo fazer uma lager, e tem um impasse, quero pegar o mosto logo apos a fervura, e colocar direto no balde fermentador, sem resfriar, tampa-lo, colocar o airlock, e geladeira ate atingir a temperatura se 12 graus, para só depois colocar a levedura. Algum e já fez assim? Por estar quente e tampado, corre o risco de estourar dentro da geladeira?
 
Este método se chama "no chill".
Tem muita gente que faz assim.
Quando o mosto esfriar, ele vai diminuir de volume e criar pressão negativa dentro do balde, com isso o airlock vai borbulhar ao contrário, puxando o ar de fora para dentro do balde.
 
Faço isso, levas de 50L após a fervura, faço o redemoinho e fica lá por uns 15-20 minutos antes de transferir para o fermentador. Uso bombonas daquelas azuis, encho, tampo e ponho o airlock normalmente, deixo até o outro dia para inocular o fermento. Nunca tive problemas com esse processo, tanto o fermentador quanto a torneira que uso nele (28E) suportam tranquilamente o calor. Por estar com o airlock não há pro lema de estouro.
 
Faço isso, levas de 50L após a fervura, faço o redemoinho e fica lá por uns 15-20 minutos antes de transferir para o fermentador. Uso bombonas daquelas azuis, encho, tampo e ponho o airlock normalmente, deixo até o outro dia para inocular o fermento. Nunca tive problemas com esse processo, tanto o fermentador quanto a torneira que uso nele (28E) suportam tranquilamente o calor. Por estar com o airlock não há pro lema de estouro.
Como você calcula o amargor do lúpulo dessa forma?
 
Calazans, precisa verificar qual tipo de material do seu fermentador e a temperatura que ele resiste. Eu sei que as bombonas, cujo material é o PEAD, suporta até 120º. Com relação aos baldes, cuja composição é o plástico alimentício, já não sei até qual temperatura suporta. Por via das dúvidas, faça como o Edgar mencionou, deixe o mosto esfriando por uns 15-20 minutos e depois joga no fermentador.
 
Eu faço BIAB e no chill tbm, mas quando acaba de ferver eu faço um whirpool na panela durante uns 20 minutos pra temperatura baixar para +- 80º, dai transfiro pro balde fermentador, coloco na geladeira, colo o sensor do controlador no balde, seto a temperatura que quero inocular e deixo lá resfriando. Quando o mosto ainda está quente, no lugar do airlock eu coloco um algodão embebido em solução de iodo, dai coloco o airlock quando for inocular.

Eu faço o whirpool pra corrigir os tempos da lupulagem, eu atraso 20 minutos para cada adição.
 
Acho que é inevitável o fermentador sugar o ar, juntamente com bactérias, para dentro, por conta da retração no esfriamento do mosto.
Prefiro chiller e gelo, apesar do trabalho.
 
Amigo, brassei apenas uma vez e por praticidade, fiz no-chill. Porém, o que eu fiz (por desconfiar do plástico da torneira no fermentador) foi após a fervura, fazer o redemoinho, esperar o tempo do vapor parar de sair da panela (já estará a cerca de 75~80 graus), daí tampo e passo um papel filme pra lacrar a tampa, pra evitar contaminação. Deixei até o dia seguinte 7h da manha, terminei a brassagem era 00:30. Quando acordei, o mosto estava a 38 graus, deixei escorrer da altura do fogão mesmo pro fermentador bem devagar, o mosto foi resfriando e aerando ao mesmo tempo. Amanhã espero colocar a breja no cold, e até agora acredito que não tenha rolado contaminação, pelas amostras que provei até aqui.
IMG-20200527-WA0000.jpeg
 
No meu caso,atualmente eu esfrio o mosto pós fervura até 80 graus, ou menos , com chiller, e evitando mais amargor. Faço o whirpool e deixo decantar por uns30 minutos. Após, passo por um chiller de contra fluxo deixando o mosto nuns 25 - 27 graus (ambiente). Coloco o fermentador com airlock (pouco alcool) na geladeira e espero atingir a temperatura de inoculação da levedura. Oxigeno o mosto, inoculo a levedura, travo o fermentador e o resto segue normal. Minha geladeira antiga diminui em 2 a 3 graus por hora (aproximadamente para 20 litros), então não demora muito para "ales". Para lagers pouco tempo mais. Tudo bem sanitizado (acho eu) e tive problema 1 vez. Descobri que foi contaminação durante o starter. Nunca fiz "NoChill" pois tento controlar bem o amargor.
 
Ola, pretendo fazer uma lager, e tem um impasse, quero pegar o mosto logo apos a fervura, e colocar direto no balde fermentador, sem resfriar, tampa-lo, colocar o airlock, e geladeira ate atingir a temperatura se 12 graus, para só depois colocar a levedura. Algum e já fez assim? Por estar quente e tampado, corre o risco de estourar dentro da geladeira?
Boa tarde!

Na época que fiz minha primeira Lager eu também estava fazendo pelo modo "no chill" , eu joguei o mosto quente após whirpool tudo em um fermentador e em um galão de água mineral, setei o freezer para 11°C e no outro dia (umas 15 horas depois) aerei o mosto com bomba de aquário e inoculei a levedura propagada.

A breja ficou boa e dentro do esperado, sem nenhum problema.
 
Back
Top