• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Mosto logo apos fervura direto no balde fermentador

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Calazans

New Member
Afiliado
26/2/20
Ola, pretendo fazer uma lager, e tem um impasse, quero pegar o mosto logo apos a fervura, e colocar direto no balde fermentador, sem resfriar, tampa-lo, colocar o airlock, e geladeira ate atingir a temperatura se 12 graus, para só depois colocar a levedura. Algum e já fez assim? Por estar quente e tampado, corre o risco de estourar dentro da geladeira?

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Este método se chama "no chill".
Tem muita gente que faz assim.
Quando o mosto esfriar, ele vai diminuir de volume e criar pressão negativa dentro do balde, com isso o airlock vai borbulhar ao contrário, puxando o ar de fora para dentro do balde.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Faço isso, levas de 50L após a fervura, faço o redemoinho e fica lá por uns 15-20 minutos antes de transferir para o fermentador. Uso bombonas daquelas azuis, encho, tampo e ponho o airlock normalmente, deixo até o outro dia para inocular o fermento. Nunca tive problemas com esse processo, tanto o fermentador quanto a torneira que uso nele (28E) suportam tranquilamente o calor. Por estar com o airlock não há pro lema de estouro.

José Geraldo

Member
Afiliado
13/3/20
Faço isso, levas de 50L após a fervura, faço o redemoinho e fica lá por uns 15-20 minutos antes de transferir para o fermentador. Uso bombonas daquelas azuis, encho, tampo e ponho o airlock normalmente, deixo até o outro dia para inocular o fermento. Nunca tive problemas com esse processo, tanto o fermentador quanto a torneira que uso nele (28E) suportam tranquilamente o calor. Por estar com o airlock não há pro lema de estouro.
Como você calcula o amargor do lúpulo dessa forma?

Sergio Ribeiro

New Member
Afiliado
31/7/18
Calazans, precisa verificar qual tipo de material do seu fermentador e a temperatura que ele resiste. Eu sei que as bombonas, cujo material é o PEAD, suporta até 120º. Com relação aos baldes, cuja composição é o plástico alimentício, já não sei até qual temperatura suporta. Por via das dúvidas, faça como o Edgar mencionou, deixe o mosto esfriando por uns 15-20 minutos e depois joga no fermentador.

ricardok14

Active Member
Afiliado
26/6/19
Eu faço BIAB e no chill tbm, mas quando acaba de ferver eu faço um whirpool na panela durante uns 20 minutos pra temperatura baixar para +- 80º, dai transfiro pro balde fermentador, coloco na geladeira, colo o sensor do controlador no balde, seto a temperatura que quero inocular e deixo lá resfriando. Quando o mosto ainda está quente, no lugar do airlock eu coloco um algodão embebido em solução de iodo, dai coloco o airlock quando for inocular.

Eu faço o whirpool pra corrigir os tempos da lupulagem, eu atraso 20 minutos para cada adição.

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Acho que é inevitável o fermentador sugar o ar, juntamente com bactérias, para dentro, por conta da retração no esfriamento do mosto.
Prefiro chiller e gelo, apesar do trabalho.

Danilo Breda

Member
Afiliado
21/4/20
Amigo, brassei apenas uma vez e por praticidade, fiz no-chill. Porém, o que eu fiz (por desconfiar do plástico da torneira no fermentador) foi após a fervura, fazer o redemoinho, esperar o tempo do vapor parar de sair da panela (já estará a cerca de 75~80 graus), daí tampo e passo um papel filme pra lacrar a tampa, pra evitar contaminação. Deixei até o dia seguinte 7h da manha, terminei a brassagem era 00:30. Quando acordei, o mosto estava a 38 graus, deixei escorrer da altura do fogão mesmo pro fermentador bem devagar, o mosto foi resfriando e aerando ao mesmo tempo. Amanhã espero colocar a breja no cold, e até agora acredito que não tenha rolado contaminação, pelas amostras que provei até aqui.IMG-20200527-WA0000.jpeg

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
No meu caso,atualmente eu esfrio o mosto pós fervura até 80 graus, ou menos , com chiller, e evitando mais amargor. Faço o whirpool e deixo decantar por uns30 minutos. Após, passo por um chiller de contra fluxo deixando o mosto nuns 25 - 27 graus (ambiente). Coloco o fermentador com airlock (pouco alcool) na geladeira e espero atingir a temperatura de inoculação da levedura. Oxigeno o mosto, inoculo a levedura, travo o fermentador e o resto segue normal. Minha geladeira antiga diminui em 2 a 3 graus por hora (aproximadamente para 20 litros), então não demora muito para "ales". Para lagers pouco tempo mais. Tudo bem sanitizado (acho eu) e tive problema 1 vez. Descobri que foi contaminação durante o starter. Nunca fiz "NoChill" pois tento controlar bem o amargor.

ramonmoraes

Active Member
Afiliado
20/3/18
Ola, pretendo fazer uma lager, e tem um impasse, quero pegar o mosto logo apos a fervura, e colocar direto no balde fermentador, sem resfriar, tampa-lo, colocar o airlock, e geladeira ate atingir a temperatura se 12 graus, para só depois colocar a levedura. Algum e já fez assim? Por estar quente e tampado, corre o risco de estourar dentro da geladeira?
Boa tarde!

Na época que fiz minha primeira Lager eu também estava fazendo pelo modo "no chill" , eu joguei o mosto quente após whirpool tudo em um fermentador e em um galão de água mineral, setei o freezer para 11°C e no outro dia (umas 15 horas depois) aerei o mosto com bomba de aquário e inoculei a levedura propagada.

A breja ficou boa e dentro do esperado, sem nenhum problema.