Mosto com uma cor MUITO mais intensa do que a prevista pelo Beersmith 3.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Prado

Member
Joined
Sep 8, 2018
Messages
12
Reaction score
0
Location
Salto SP
Boa noite, pessoal. Ontem, em uma brassagem, me aconteceu um problema que nunca havia acontecido antes. O mosto saiu MUITO mais escuro do que o esperado e não consigo entender o porquê.

Uso BIAB em uma panela de 45 litros e minha receita era uma American IPA com a seguinte composição:

5,5kg Pilsen Agrária (4 EBC - 99,1%)
0,05kg Carafa III (1034,4 EBC - 0,9%)
10,00g Magnum aos 60 mins
10,00g Summit aos 15 mins
15,00g Summit aos 10 mins
30,00 Summit aos 2 mins
Levedura Nottingham da Lallemand.

O resultado esperado era o seguinte:
SG de 1,059 (esperando uma eficiência de 75%, que é a média que costumo ter com essa quantidade de malte)
66,1 IBUs
17,4 EBC
6% ABV

O Ph da água mineral que comprei era de 5,0. Usei essa água outras vezes e não tive problemas. Adicionei 27 litros (não faço lavagem dos grãos) dela para a mostura, já considerando as perdas que teria nos grãos e na fervura.

Aqueci a água da mostura aos 66 graus e adicionei os grãos. Mexi um pouco e deixei lá por 1:30h. Quando abri a panela para retirar os grãos, eis a surpresa: a cerveja estava MUITO mais escura do que o esperado. Nessa composição de maltes o Beersmith previa um leve laranja, mas o que eu tinha era um cor marrom, parecida com o das Brown Ales.

Esse era o resultado previsto pelo Beersmith:
IPA previsão do beersmith.png


Esse foi o resultado obtido:
IPA cor do mosto.jpg


Por fim fiquei irritado e resolvi transformar a receita em uma Black IPA, mas o que me incomoda é que eu não sei como o mosto ficou dessa cor e tenho medo que o problema volte a acontecer.

Alguns detalhes (que talvez sejam mais do que detalhes):

* Usei um moedor de discos pela primeira vez. Acho que eu não soube regular direito e fiz mais farelo do que de costume, principalmente com os maltes torrados. Apesar de ter feito bastante farelo, minha eficiência foi de 65%, bem abaixo da que costumo ter.

* Na loucura eu acabei adicionando 5g de sulfato de cálcio na cerveja, sem conhecer o perfil da água. Eu queria ressaltar o sabor dos lúpulos, mas agora vejo que fazer isso sem conhecer minha água foi bem estúpido.

* Lavei a panela com detergente e agora penso que talvez meu enxague não foi perfeito, mas não sei se isso pode influenciar.

*A cerveja, agora uma Black IPA, está sendo fermentada sem maiores problemas e até o momento o gosto parece estar bom.

Isso já aconteceu com algum de vocês? Alguém tem ideia do que pode ter alterado tanto a cor? Por não conseguir identificar o problema estou com receoso com as próximas brassagens.
 
Aconteceu comigo uma vez e foi simplesmente erro na separação dos maltes na loja.
Vc pediu 50 gramas de Carafa III, será que não mandaram 500?
 
Na sua descrição o malte carafa está com 1034 EBC. No site da Weyermann a cor é de 1350 EBC. Na brewshop que compro insumos eles informam que a cor pode variar de 1300 a 1500 EBC. Acredito que pode ser isso, pois 1034 é o padrão cadastrado no Beersmith, mas pode ser que o grão que você comprou tenha outra cor.

Mas não se irrite! heheheh Vai dar uma bela Black IPA!
 
Maltes com EBC errado, como disse osrocha são a principal causa. Densidade final mais alta do que a esperada também deixa a cerveja um pouco mais escura.
 
Aconteceu comigo uma vez e foi simplesmente erro na separação dos maltes na loja.
Vc pediu 50 gramas de Carafa III, será que não mandaram 500?

Pior que eu comprei uma saca de malte pilsen e um pouco de diversos maltes especiais. Eu mesmo os separei e fui bastante cauteloso nessa parte. Também fiquei desconfiado e até conferi se a balança estava regulada.
 
Na sua descrição o malte carafa está com 1034 EBC. No site da Weyermann a cor é de 1350 EBC. Na brewshop que compro insumos eles informam que a cor pode variar de 1300 a 1500 EBC. Acredito que pode ser isso, pois 1034 é o padrão cadastrado no Beersmith, mas pode ser que o grão que você comprou tenha outra cor.

Mas não se irrite! heheheh Vai dar uma bela Black IPA!

O estranho é que no Beersmith, mesmo configurando o EBC dos 0,05 de malte Carafa III pra 1500, o resultado ainda fica muito longe da cor marrom apresentada. Configurando para 1500 EBC, ficaria dessa forma:

https://prnt.sc/rr0xaz
 
Maltes com EBC errado, como disse osrocha são a principal causa. Densidade final mais alta do que a esperada também deixa a cerveja um pouco mais escura.

A eficiência, no meu caso, foi até abaixo da esperada. Eu previa algo em torno de 75% e obtive 65%. No caso do ebc dos maltes, mesmo configurando no Beersmith para 1500, a cor ainda não seria tão intensa.

Ficaria algo assim:
https://prnt.sc/rr0xaz
 
cara, como a unanimidade da galera também acredito que tá mais pra ser o malte mesmo com falha no EBC... As quantidades me parecem OK, estou com uma black IPA aqui fermentando um pouco mais escura que essa aí, mas usei 5K pilsner, 1K Munich e 0,5K Black e o que tive real e no beersmith foi isso... Ou ainda, podem ter te mandado outro malte no lugar do Carafa...
 

Attachments

  • bi.jpg
    bi.jpg
    5.1 KB · Views: 4
  • dd.jpg
    dd.jpg
    20.7 KB · Views: 4
cara, como a unanimidade da galera também acredito que tá mais pra ser o malte mesmo com falha no EBC... As quantidades me parecem OK, estou com uma black IPA aqui fermentando um pouco mais escura que essa aí, mas usei 5K pilsner, 1K Munich e 0,5K Black e o que tive real e no beersmith foi isso... Ou ainda, podem ter te mandado outro malte no lugar do Carafa...

Mas veja só, a minha receita original era uma American IPA. Essa foto é uma foto que tirei do mosto, em que só acrescentei 5,5 de Malte Pilsen e 0,05 de Carafa III. Como fiquei desagradado com a cor muito escura eu acabei resolvendo colocar mais malte Carafa III no mashout pra dar a cor necessária pra se enquadrar no estilo Black IPA.

A questão que me assombra é: poderia 50 gramas de um malte, por mais escuro que fosse, tornar 20 litros de uma cerveja amarelo palha (cor que seria alcançada apenas com malte pilsen) em uma cerveja marrom escuro (cor alcançada com 5,5 kg de malte pilsen + 50 gramas de carafa III)?
 
Mas veja só, a minha receita original era uma American IPA. Essa foto é uma foto que tirei do mosto, em que só acrescentei 5,5 de Malte Pilsen e 0,05 de Carafa III. Como fiquei desagradado com a cor muito escura eu acabei resolvendo colocar mais malte Carafa III no mashout pra dar a cor necessária pra se enquadrar no estilo Black IPA.

A questão que me assombra é: poderia 50 gramas de um malte, por mais escuro que fosse, tornar 20 litros de uma cerveja amarelo palha (cor que seria alcançada apenas com malte pilsen) em uma cerveja marrom escuro (cor alcançada com 5,5 kg de malte pilsen + 50 gramas de carafa III)?
Sim, eu entendi... Já tentou fazer uma outra breja usando esse malte pilsen da mesma saca? o resultado ficou como esperado? Vai ver que a variação veio do pilsner...
 
Eu ficaria calmo...
Ja fermentou ela ? A cor do mosto vai mudar.
Essa ai q anexei tb tinha previsão de srm 5. Olha acor do mosto...
No final ficou certinha
 

Attachments

  • kayak_2017.10.29_16.06.22.jpg
    kayak_2017.10.29_16.06.22.jpg
    45.4 KB · Views: 24
Sim, eu entendi... Já tentou fazer uma outra breja usando esse malte pilsen da mesma saca? o resultado ficou como esperado? Vai ver que a variação veio do pilsner...

Bem, essa foi a primeira vez que uso malte dessa saca. Fiquei pensando sobre isso também. Acho que vou ver se faço uns 2 litros de mosto com esse malte só pra ver como fica a cor.
 
Eu ficaria calmo...
Ja fermentou ela ? A cor do mosto vai mudar.
Essa ai q anexei tb tinha previsão de srm 5. Olha acor do mosto...
No final ficou certinha

Eita, cara! No fim essa breja realmente ficou dourada? Fiquei impressionado. Se isso de fato acontece, talvez eu devia ter tocado o barco e seguido a receita original. Estou mesmo com a sensação de que a Black IPA que estou fermentando não está tão escura quanto aparentava na panela, mas vamos ver...
 
Eita, cara! No fim essa breja realmente ficou dourada? Fiquei impressionado. Se isso de fato acontece, talvez eu devia ter tocado o barco e seguido a receita original. Estou mesmo com a sensação de que a Black IPA que estou fermentando não está tão escura quanto aparentava na panela, mas vamos ver...
Sim. Dourada. Certinha na estimativa. Não tenho foto ou até tenho mas não vou achar pq tem uns 2 anos isso. Mas leva fé
 
Salve João! Os confrades já disseram várias coisas que podem ter acontecido. O que eu ainda acrescentaria também foi o fato também de você ter se precipitado um pouco... A breja ainda não tinha nem fermentado e muito menos passado pelo cold crash ou outro método de clarificação e isso com certeza iria clarear bem mais. Agora é só esperar a Black ipa sair!
 
Back
Top